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Simulado Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal (NOSS) | CONCURSO

Simulado Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal (NOSS)

Simulado Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal (NOSS)

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Este Simulado Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal (NOSS) foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal (NOSS)
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal (NOSS)

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#230692
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Matéria
Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal (NOSS)
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(1,0) 1 - 

A Portaria Normativa n° 3, de 07/05/10 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabelece orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal − NOSS aos órgãos e entidades do Sistema Pessoal Civil da Administração Pública Federal − SIPEC, com o objetivo de definir

  • a) uma política centralizada no Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor para todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
  • b) diretrizes gerais para implementação de ações de assistência médica suplementar ao servidor.
  • c) diretrizes gerais para implementação de ações de vigilância ao ambiente e processos de trabalho e promoção à Saúde do Servidor.
  • d) uma política centralizada para implantação de ações de vigilância aos diferentes órgãos e entidades, por meio de uma gestão do órgão central.
  • e) uma política transversal dos diferentes órgãos e entidades da Administração Pública Federal, porém com diretrizes e implantação centralizada na gestão do Sistema Pessoal Civil da Administração Pública Federal.
#230693
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Matéria
Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal (NOSS)
Concurso
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(1,0) 2 - 

Em relação ao Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal,

  • a) é vedada a presença de acompanhante durante a perícia, uma vez que este pode interferir durante o exame pericial levando a constrangimento a ambas as partes.
  • b) não cabe ao profissional assistente sugerir o tempo estimado de afastamento do trabalho para a recuperação de seu paciente, embora possa emitir parecer sobre os possíveis benefícios ou direitos ou tecer considerações legais ou administrativas.
  • c) o perito não precisa conhecer o tipo de trabalho do avaliado podendo receber informações sobre quais condições são desenvolvidas as atividades laborais, o ambiente, a organização do trabalho, por meio de designação de outros servidores para realizar visitas ou inspeções ao posto de trabalho.
  • d) o perito oficial em saúde, atuando na perícia singular ou em junta, não fica impedido de participar de ato pericial quando a parte for seu paciente ou ex-paciente, uma vez que conhece a história do periciado, pois nesta situação não há comprometimento dele com o caráter de imparcialidade do ato pericial.
  • e) cabe ao profissional assistente prestar as informações necessárias para subsidiar a avaliação pericial, devendo constar, obrigatoriamente, o diagnóstico da doença, sua evolução, a duração, as condutas e respostas terapêuticas, os exames comprobatórios e, se possível, o prognóstico.
#230694
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(1,0) 3 - 

Sobre a PASS - Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal, o NOSS – Norma Operacional de Saúde do Servidor e o SIASS – Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal, assinale a alternativa correta.

  • a) O SIASS é um sistema estruturante de gestão de pessoas que tem a finalidade de articular os recursos existentes e propor medidas para a implementação das ações da PASS, articulando os diferentes órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional uniformizando procedimentos e potencializando ações.
  • b) A PASS é sustentada pelos eixos de vigilância e promoção à saúde e assistência à saúde do servidor, fundamentando-se na abordagem biopsicossocial e na informação epidemiológica. A perícia em saúde atua de forma independente desta política.
  • c) A ética é baseada em um código único de preceitos e obrigações que orientam o comportamento dos indivíduos em relação a seus pares na sociedade, aplicados segundo procedimentos definidos e respaldados de acordo com a moral vigente.
  • d) Na perícia médica é tecnicamente recomendável que, após considerar as informações prestadas pelo profissional de saúde assistente para subsidiar a avaliação pericial, o perito avalie a informação prestada pelo periciado.
  • e) Os profissionais que compõem a equipe de perícia oficial em saúde devem estabelecer em seu trabalho o foco no processo e nas condições de trabalho do periciado, buscando uma avaliação objetiva da capacidade laborativa sem o enfoque em outras variáveis biopsicossociais.
#230695
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(1,0) 4 - 

De acordo com a Portaria Normativa no 3, de 7 de maio de 2010,

  • a) que instituiu a Norma Operacional de Saúde do Servidor-NOSS, os órgãos e as entidades que compõem o Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal-SIPEC têm autonomia para regulamentar sua política em relação à participação dos servidores na gestão da segurança e saúde no trabalho em seus ambientes e atividades.
  • b) a Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS tem por objetivo definir as diretrizes gerais para implementação das ações de vigilância e promoção à saúde do servidor público federal, para os órgãos e as entidades que compõem o Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal-SIPEC.
  • c) para os fins da Norma Operacional de Saúde do Servidor-NOSS, equiparam-se ao acidente de trabalho as doenças profissionais e relacionadas ao trabalho, o acidente de trajeto e a agressão sofrida pelo servidor e provocada por este inadvertidamente no exercício de suas atribuições funcionais.
  • d) que definiu os principais elementos da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal, onde houver lacuna normativa, deve-se considerar, a título precário, a regulamentação aplicada aos trabalhadores da iniciativa privada.
  • e) considera-se proteção da saúde do servidor o conjunto de medidas implementadas com a finalidade de reduzir, controlar ou eliminar os riscos decorrentes do ambiente, do processo de trabalho, dos hábitos de vida e da relação da população com o grande público.
#230696
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(1,0) 5 - 

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público – CISSP

  • a) é consequência do compromisso assumido pelo governo brasileiro junto à Organização Internacional do Trabalho – OIT quando da renovação da subscrição da Convenção no 155, de estender ao Serviço Público a participação dos trabalhadores na gestão da Segurança e Saúde do Trabalho em suas atividades.
  • b) foi instituída pela Norma Orgânica de Segurança e Saúde do Servidor Público, em 11 de maio de 2009, e tem como objetivo permitir ao gestor público um canal de comunicação permanente com representantes dos servidores interessados na gestão de sua segurança e saúde em seus ambientes de trabalho.
  • c) é prevista pela Portaria Normativa no 3, de 7 de maio de 2010, que estabelece orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS, que assegura o direito à participação dos servidores em todas as etapas do processo de atenção à saúde, valorizando seu saber sobre o trabalho.
  • d) é pertinente aos órgãos e às entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC e tem, como principal atribuição, assessorar a administração do órgão ou entidade na edificação de uma política interna de segurança e saúde no trabalho com a participação dos trabalhadores.
  • e) tem, entre suas atribuições, conforme Orientação Normativa do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor – DESAP, sistematizar e analisar os dados gerados nas ações de vigilância e promoção à saúde, notificando os agravos relacionados ao trabalho no sistema SIAPE – Saúde.