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Simulado Música | CONCURSO

Simulado Música

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Este Simulado Música foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Música
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Música e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Música

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#214113
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Música
Concurso
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(1,0) 1 - 

Em meio ao excesso de informação musical que nos rodeia, para que a música possa ser efetivamente apreciada, é necessário

  • a) perceber e entender os sons por meio do sentido da audição, como resultado de um processo puramente fisiológico.
  • b) adotar postura passiva e receptiva perante o objeto sonoro, pois a consciência do fato sonoro inclui a escuta involuntária.
  • c) discriminar da percepção a estética e o desenvolvimento histórico da música como conceito.
  • d) distanciar-se de determinados pensamentos e comportamentos musicais que possam influenciar a apreciação.
  • e) lançar foco na audição e prestar atenção à apresentação da música.
#214114
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Música
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(1,0) 2 - 

Muitas canções da música popular e obras de rap são caracterizadas por questões ligadas à adaptação da métrica de um texto (acentuação das palavras) à métrica musical (acentuação rítmica). Essas questões são próprias aos estudos de

  • a) prosódia.
  • b) fisiologia da voz.
  • c) rítmica.
  • d) técnica vocal.
  • e) análise musical.
#214115
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(1,0) 3 - 

A máxima da proposta pedagógica de Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950), a Euritmia ou Ginástica Rítmica, que fundamenta o que ficou conhecido como a Pedagogia Moderna da música, é

  • a) “Virtuosismo, na leitura e escrita, na análise e classificação musical”.
  • b) “Preocupar-se em resolver corretamente os exercícios teóricos, como os de harmonia, para desenvolver a imaginação auditiva”.
  • c) “A educação musical deve integrar corpo e mente para que, ao final do trabalho, o estudante possa dizer ‘eu sei’ ao invés de dizer ‘eu sinto’ ”.
  • d) “Se música é movimento, melhor a compreenderá quem participar desse movimento”.
  • e) “Primeiro, os instrumentos convencionais. Depois, o instrumento não convencional, o corpo”.
#214116
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(1,0) 4 - 

A Música Ocidental para concerto repousou, por mais de três séculos, no tonalismo. No século XIX, no entanto, aconteceu um processo de desagregação progressiva do sistema tonal. Um dos aspectos próprios dessa desagregação foi a reintrodução dos modos medievais e antigos, incluindo os orientais, na música. O compositor que mais atuou, nesse sentido, foi

  • a) Beethoven.
  • b) Stockhausen.
  • c) Mozart.
  • d) Debussy.
  • e) Bach.
#214117
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(1,0) 5 - 

Em uma escala diatônica maior, o intervalo de semitom encontra-se entre o

  • a) III - IV e VII - VIII graus.
  • b) I - II e V e VI graus.
  • c) II - III e VI - VII graus.
  • d) III - IV e VI - VII graus.
  • e) I - II e VII - VIII graus.
#214118
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(1,0) 6 - 

A distância entre os sons que representam uma escala cromática é

  • a) quarto de tom.
  • b) tom.
  • c) tom e meio.
  • d) semitom.
  • e) coma.
#214119
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(1,0) 7 - 

Qual o fundamento da proposta educacional do compositor e pedagogo musical Carl Orff (1895 - 1982)?

  • a) A tríade básica música/movimento/fala.
  • b) A execução de instrumentos musicais da orquestra clássica.
  • c) O desenvolvimento do ouvido musical.
  • d) O binômio ritmo/poesia.
  • e) O binômio música/movimento.
#214120
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(1,0) 8 - 

A organização de movimentos de renovação, origem de quase todas as músicas contemporâneas de concerto brasileiras; a liderança de nova geração de compositores brasileiros desde a década de 40; o início, entre outros, dos Seminários Internacionais de Música da Universidade da Bahia (1954) que se transformaram em núcleo de música experimental; e a criação do Grupo Música Viva foram algumas das atividades desenvolvidas, desde 1937, pelo compositor, regente e pedagogo musical conhecido como

  • a) Alberto Nepomuceno.
  • b) Henrique Oswald.
  • c) Leopoldo Miguez.
  • d) Almeida Prado.
  • e) Hans-Joachim Koellreutter.
#214121
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(1,0) 9 - 

Ao pensar didaticamente os reflexos da estética contemporânea na educação musical, mais especificamente para as situações de sala de aula,

  • a) as respostas artísticas são concebidas como sendo afetadas apenas por fatores individuais internos (motivação, conflito, personalidade, etc.) ou resultantes da relação individual com elementos do objeto musical (estrutura formal, timbre, melodia, harmonia, etc.).
  • b) o corpo torna-se essencial na construção do conhecimento musical, a prática é a via pela qual as experiências do estudante são ampliadas, e o professor e os estudantes precisam compartilhar códigos e convenções musicais.
  • c) o processo de naturalização do repertório musical erudito, oriundo da música europeia de períodos, como o clássico e o romântico, é reconhecido no cotidiano do estudante enquanto ser social.
  • d) o processo pelo qual os sujeitos distorcem, desfalcam e suplementam o material sonoro em sua ação musical é compreendido (esteja a ação na execução ou na recepção).
  • e) as funções da música são tratadas como a função cognitiva de integração da novidade, a função de interpretação da realidade e a função de orientação das condutas e das relações sociais.
#214122
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(1,0) 10 - 

Os estudantes, de olhos vendados, precisam descobrir pela escuta o tipo de solo em que caminham, por exemplo, de concreto ou de borracha. Que aspecto da proposta pedagógica do autor da atividade (Murray Schafer) está contemplado por meio desse exercício?

  • a) A limpeza de ouvidos, ou seja, a modificação dos hábitos de escuta.
  • b) A formação do ouvido absoluto.
  • c) A formação do ouvido interno visando, futuramente, à aptidão do estudante para os solfejos.
  • d) O treinamento auditivo para, depois, ampliar o exercício para o reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos.
  • e) O desenvolvimento do ouvido melódico.