Simulado MPE-RS | Promotor | CONCURSO
SIMULADO MPE-RS | PROMOTOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso MPE-RS para o cargo de Promotor .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca MPE-RS para o concurso MPE-RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Promotor , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado MPE-RS | Promotor contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso MPE-RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #111567
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a alternativa que preenche corretamente, e de acordo com o sentido do texto, as lacunas das linhas 01, 12 e 15, respectivamente.
- a) vem contribuindo - foi achatada - foram varridas
- b) tem contribuído - foram achatados - foi varrida
- c) vem contribuindo - foram achatados - foram varridas
- d) tem contribuído - seria achatada - foi varrida
- e) tinha contribuído - foi achatada - será varrida
- #111568
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
transmitir informações acerca dos princípios éticos e filosóficos que orientam a produção intelectual de Armatya Sen.
- a) transmitir informações acerca dos princípios éticos e filosóficos que orientam a produção intelectual de Armatya Sen.
- b) informar que os economistas clássicos estavam ultrapassados em suas ideias acerca do conceito de 'eficiência econômica'.
- c) apresentar a posição de Armatya Sen acerca da necessidade de se vincularem valores econômicos e éticos para analisar problemas sociais.
- d) evidenciar que, desde sua origem, a ciência econômica visa buscar a satisfação da necessidade de consumo dos indivíduos.
- e) demonstrar que as características do que se entende por "utilidade" denotam a atenção desmedida dada hoje pelos indivíduos ao seu bem-estar.
- #111569
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considere as seguintes afirmações sobre fragmentos do texto.
I - Do fragmento não é apenas um pensador singular (I. 01), infere-se que o economista é também um formador de opinião reconhecido.
II - Do fragmento dadas como certa s e fixas (I. 04), infere-se que as fronteiras que delimitavam o campo de atuação da economia em época passada não tinham sido ainda demarcadas.
III - Do fragmento Ficou, melhor dizendo (I. 09), infere-se que a economia era anteriormente uma ciência que se inspirava mais em preceitos éticos.
Quais estão de acordo com o texto?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #111570
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinaie com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações acerca do emprego de sinais de pontuação no texto, conforme estejam ou não corretas.
( ) As vírgulas na linha 01 assinalam a intercalação de um segmento com função explicativa.
( ) Os dois-pontos tanto na linha 02 quanto na linha 24 poderiam ser substituídos por vírgula, sem prejuízo da correção ou do significado do texto.
( ) Os travessões nas linhas 27 e 28 poderiam ser substituídos por vírgulas, sem prejuízo da correção e do significado do texto.
( ) A vírgula da linha 28 assinala a separação de orações coordenadas.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- a) V -F -V -F .
- b) V - V - V - F.
- c) F -V -F -V .
- d) F - F - V - F.
- e) F - F - F-V.
- #111571
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa em que a relação de referência entre os elementos anafóricos e os respectivos segmentos textuais está correta.
- a) seus ( I. 03) - um pensador singular (1. 01)
- b) seus (I.. 05) - primeiros escritos (I. 03)
- c) seus (I.09) - O Nobel (I. 09)
- d) Esses (I. 25) - imparcialidade e igualdade (I. 25)
- e) aquelas (I. 28) - situações específicas (I. 27)
- #111572
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa em que se identifica corretamente o sujeito da forma verbal extraída do texto.
- a) procurou (I. 03) - um viajante global (I. 02-03)
- b) estendendo (I. 04) - as fronteiras (I. 03-04)
- c) havia ( I. 10) - um valor essencial (1. 10)
- d) são (I. 25) - princípios ideais (I. 25)
- e) Tendo (I. 34) - a obra de Sen (I. 36)
- #111573
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
No tocante à regência verbal e nominal, seria possível, sem prejuízo da correção gramatical e do significado contextual, substituir
1 - associada ao (I. 06) por associada com o.
2 - imprescindível para (I. 36) por imprescindível a.
3 - anseia por (I. 36) por anseia em.
Quais propostas estão corretas?
- a) Apenas 1
- b) Apenas 2.
- c) Apenas 3.
- d) Apenas 1 e 2.
- e) Apenas 2 e 3.
- #111574
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Na coluna da esquerda, abaixo, estão listados nomes de seis classes gramaticais; na da direita, cinco palavras extraídas do texto.
Associe adequadamente as palavras da coluna da direita à respectiva classe gramatical, de acordo com as funções que essas palavras têm no texto.
1. advérbio
2. adjetivo ( ) próprio (1. 07)
3. conjunção ( ) precedentes (1. 17)
4. preposição ( ) mesmo (1.32)
5. pronome ( ) que (1. 34)
6. substantivo ( ) como (1. 35)
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- a) 6 - 2 -5 -4 - 1 .
- b) 2 - 6 -1 -5 - 3 .
- c) 5 - 1 -6 -5 - 3 .
- d) 2 - 6 -1 -3 - 4 .
- e) 6 - 2 -5 - 3 - 4 .
- #111575
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
No texto, as grafias das palavras autointeressado (I. 07), bem -estar (I. 07), autocentrados { I. 08) e Ideia (I. 30) estão de acordo com os preceitos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, vigente a partir de 1º de janeiro de 2009
Assinale, entre as alternativas abaixo, a única palavra cuja grafia também está de acordo com as normas desse novo Acordo Ortográfico.
- a) asteróide
- b) co-interessado
- c) feiura
- d) mão-de-obra
- e) entre-safra
- #111576
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para fundamentos (I. 09), infusão (I. 16) e cruciais ( I. 26).
- a) alicerces - inserção - fulcrais
- b) dogmas - introdução - árduos
- c) pilares - inserção - insolúveis
- d) alicerces - miscelânea - árduos
- e) dogmas - introdução - fulcrais
- #111577
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Considere as seguintes propostas de substituição de palavras do texto, assinalando com 1 aquelas que manteriam o significado do texto e com 2, aquelas que o alterariam.
( ) especialmente (I. 10) por principalmente
( ) puramente (I. 11) por nitidamente
( ) seguinte (I. 13) por subsequente
( ) como (I. 15) por enquanto
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- a) 2 -1 -2 -2 .
- b) 1 - 2 - 1 - 1.
- c) 2 - 1 - 1 - 2.
- d) 1- 1-2 - 1.
- e) 1 -2 -2 - 1.
- #111578
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Considere as seguintes afirmações sobre segmentos do texto que contêm adjetivos.
I - O segmento radical reducionismo (I. 13) é contextualmente equivalente a reducionismo radical.
II - 0 segmento aspectos valiosos (I. 16) é contextualmente equivalente a valiosos aspectos.
III - O segmento própria caracterização (I. 21-22) é contextualmente equivalente a caracterização própria.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III.
- #111579
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Considere as seguintes afirmações sobre propostas de substituição de formas verbais do texto.
I - A substituição de assombram (I. 17) por sombreiam exigiria uma outra alteração no período.
II - A substituição de inaugurou (I. 23) por deu início exigiria uma outra alteração no período.
III - A substituição de julgar (I. 26) por emitir opinião exigiria uma outra alteração no período.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas I e III.
- e) Apenas II e III.
- #111580
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Considere o enunciado abaixo
Armatya Sen assim se manifestou por ocasião de uma conferência internacional: "Procurarei, em meus escritos, expandir as fronteiras da economia que tanto me têm feito refletir."
Assinale a alternativa que apresenta as formas corretas para completar a reescrita desse enunciado em discurso indireto.
Armatya Sen disse qu e ________ , __________, expandir as fronteiras da economia que tanto________ ______ refletir.
- a) procuraria - em seus escritos - 0 - haviam feito
- b) procurará - em alguns escritos seus - lhe - fizeram
- c) procurará - em alguns escritos seus - lhe - fizeram
- d) há de procurar - em escritos dele - lhe - tinham feito
- e) procurará - em seus escritos - 0 - teriam feito
- #111581
- Banca
- MPE-RS
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Assinale a alternativa que preenche corretamente, e de acordo com o sentido do texto, as lacunas das linhas 04, 08, 17 e 32, respectivamente.
- a) quanto - tem-se - cujo o - a princípio
- b) que - têm-se - cujo - por princípio
- c) como - se tem - que o - por princípio
- d) que - têm-se - cujo o - a princípio
- e) quanto - tem-se - cujo - por princípio