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Simulado MPE-RN | CONCURSO

Simulado MPE-RN

SIMULADO MPE-RN

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos MPE-RN.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da MPE-RN que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores MPE-RN, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado MPE-RN contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos MPE-RN.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos MPE-RN. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO MPE-RN
Para realizar o simulado MPE-RN você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado MPE-RN você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para MPE-RN é aqui!


#188200
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
MPE-RN
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(1,0) 1 - 

O Código de obras de Natal (Lei Complementar n. 055/2004) estabelece que vários agentes respondam solidariamente pela execução da obra e/ou pelo serviço executado no município, com os objetivos de preservar a integridade dos operários e resguardar a integridade das redes de infraestrutura e das propriedades públicas ou privadas, entre outros.

Supondo que uma obra e/ou um serviço sofra paralisação superior a sessenta (60) dias, os responsáveis pela comunicação ao órgão municipal são:

  • a) proprietários, construtores e fiscais do órgão municipal.
  • b) construtores e proprietários.
  • c) construtores, proprietários e responsáveis técnicos.
  • d) construtores, responsáveis técnicos e fiscais do órgão municipal.
#188201
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MPE-RN
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(1,0) 2 - 

A Lei Complementar n. 055, de 27 de janeiro de 2004, que institui o Código de Obras e Edificações do Município de Natal, estabelece e descreve oito tipos de estudos ambientais. Tais estudos diferenciam-se pelo grau de profundidade exigidos em função da complexidade e/ou do impacto do empreendimento a ser instalado.

Considerando essa lei e supondo que a análise se debruce sobre um empreendimento que envolve áreas submetidas a um grande movimento de terra, áreas de empréstimo, áreas de proteção ambiental e áreas com contaminação dos recursos hídricos por acidentes industriais e similares, o estudo recomendado pela legislação seria o

  • a) Relatório Ambiental Simplificado (RAS).
  • b) Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
  • c) Diagnóstico Ambiental (DA).
  • d) Relatório de Avaliação Ambiental (RAA).
#188202
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(1,0) 3 - 

A NBR 9050 define rota acessível como o trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado que conecta os ambientes externos ou internos de espaços e edificações. Além disso, ela determina, também, que esse trajeto pode ser utilizado, de forma autônoma e segura, por todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência e mobilidade reduzida. Nessas rotas, a instalação de mobiliários pode representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham altura entre 0,60 m até 2,10 m do piso ou saliências com mais de 0,10 m de profundidade.

Considerando essa norma, quando não for possível instalar um mobiliário fora da rota acessível, este deve ser projetado com

  • a) representação do referido mobiliário em mapa acessível, localizado entre 1,20 m e 1,60 m em ambas as direções da rota.
  • b) sinalização tátil e visual no piso, inclusive com alerta direcional, conforme critérios definidos em normas específicas
  • c) sinalização tátil e sonora, localizada na faixa de alcance entre 1,20 m e 1,60 m em plano vertical, em ambas as direções da rota.
  • d) diferença mínima de reflexão da luz (LRV) de 30 pontos em relação ao plano de fundo e ser detectável com bengala longa.
#188203
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(1,0) 4 - 

O Engenheiro Civil responsável por um canteiro de obras foi procurado por um técnico do setor de Segurança do Trabalho para comunicar que, nesse canteiro, no setor de betoneira, há um nível de ruído contínuo ou intermitente, de 83 dB(A).

Considerando a jornada de trabalho padrão de 8 horas diárias, o engenheiro deverá atentar para o fato de que esse nível representa

  • a) o valor abaixo do nível de ação, o que significa que, para os padrões de higiene ocupacional, estão abaixo dos limites de tolerância.
  • b) o valor acima de limite de tolerância, e o setor terá de ser interditado.
  • c) o valor acima do limite de tolerância, mas abaixo do nível de ação.
  • d) o valor acima do nível de ação, e deverão ser tomadas medidas para não ultrapassar o limite de tolerância diário.
#188204
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(1,0) 5 - 

Segundo a Norma Regulamentadora n. 18, Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, todo canteiro de obras necessita de uma área de vivência que deve dispor de uma série de itens em função da quantidade de trabalhadores. Em relação às instalações sanitárias, para um canteiro de obras com 180 trabalhadores, a quantidade mínima de lavatórios, vasos sanitários, mictórios e chuveiros deve ser, respectivamente, de

  • a) 9, 9, 9 e 18.
  • b) 18, 18, 18 e 9.
  • c) 11, 11, 11 e 22
  • d) 22, 11, 11 e 11.
#188205
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(1,0) 6 - 

Uma empresa de construção civil dispõe de um canteiro de obras com 250 empregados, localizado no município de Natal/RN. A data de início da obra é 12 de junho de 2017, e a data de conclusão, 10 de novembro de 2017. Nesse cenário, diversas ações de segurança e saúde do trabalho devem ser observadas, dentre elas a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Considerando o contexto das condições e do meio ambiente de trabalho na indústria da construção, essa empresa deverá constituir

  • a) uma comissão provisória de prevenção de acidentes, por meio de eleição paritária de 09 (nove) membros efetivos e 09 (nove) membros suplentes.
  • b) uma comissão provisória de prevenção de acidentes, por meio de eleição paritária de 05 (cinco) membros efetivos e 05 (cinco) membros suplentes.
  • c) uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), por meio de eleição paritária de 09 (nove) membros efetivos e 09 (nove) membros suplentes.
  • d) uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), por meio de eleição paritária de 05 (cinco) membros efetivos e 07 (sete) membros suplentes.
#188206
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(1,0) 7 - 

Segundo o IBAPE/SP, a inspeção predial é a avaliação isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação. Em relação e essa inspeção, baseada no IBAPE/SP, é correto afirmar:

  • a) As anomalias das edificações são originárias de fatores endógenos ou internos, exógenos ou externos, naturais e funcionais.
  • b) O Laudo de Inspeção Predial de Manutenção é o único documento utilizado para finalidades judiciais.
  • c) O laudo de Inspeção Predial não se presta para avaliações de imóveis e prêmios de seguros, exceto em alguns casos.
  • d) As falhas constatadas e o grau de risco de anomalias, identificados pela Inspeção Predial, são classificados em A, B e C.
#188207
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(1,0) 8 - 

A partir do que estabelece a norma NBR 13752, de dezembro de 1996, relativa a perícias de engenharia na construção civil, analise os conceitos apresentados nos itens a seguir.

I Avaria é a atividade que envolve a tomada de decisão ou posição entre as alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.

II Avaliação é a atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.

III Benfeitorias são obras ou serviços que se realizam em um móvel ou imóvel com o intuito de conservá-lo, melhorá-lo ou embelezá-lo, incorporados permanentemente ao bem ou ao solo pelo homem, e não podem ser retirados sem destruição, fratura ou dano.

IV Usucapião é o direito real assegurado a alguém de desfrutar, temporariamente, de propriedade alheia.

Considerando essa resolução, os conceitos corretos estão presentes nos itens

  • a) II e IV.
  • b) II e III.
  • c) I e IV.
  • d) I e III.
#188208
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(1,0) 9 - 

Com a finalidade de consolidar as áreas de atuação, as atribuições e as atividades profissionais, o Sistema Confea/Crea e Mútua aprovou a Resolução n. 1048/2013 – publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 19 de agosto de 2013. Em relação ao engenheiro civil, tendo como base essa Resolução, considere as afirmações a seguir.

I São da competência do engenheiro civil: o estudo, o projeto, a direção, a fiscalização e a construção das obras de captação e abastecimento de água; o estudo, o projeto, a direção e a execução das instalações de força motriz.

II São da competência do engenheiro civil: trabalhos topográficos e geodésicos; o estudo, o projeto, a direção, a fiscalização e a construção de edifícios com todas as suas obras complementares.

III São da competência do engenheiro civil: o estudo, o projeto, a direção, a fiscalização e a construção das estradas de rodagem e de ferro; o estudo, o projeto, a direção e a execução das instalações mecânicas e eletromecânicas.

IV São da competência do engenheiro civil: o estudo, o projeto, a direção, a fiscalização e a construção de obras de drenagem e irrigação; o estudo, o projeto, a direção, a fiscalização e a construção das obras destinadas ao aproveitamento de energia e dos trabalhos relativos às máquinas e fábricas.

Das afirmações, estão corretas

  • a) I e II.
  • b) II e IV.
  • c) I e III.
  • d) III e IV.
#188209
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(1,0) 10 - 

Os custos diretos de uma obra foram calculados em R$ 60.000,00, sendo que as despesas financeiras no valor de R$ 1.200,00, o total dos impostos sobre o faturamento igual a 8% e os custos indiretos da obra igual a 13% dos custos diretos. Se o empreendedor desejar obter uma lucratividade igual a 17%,o preço de venda dessa obra será de

  • a) R$ 75.000,00.
  • b) R$ 86.250,00.
  • c) R$ 92.000,00.
  • d) R$ 93.500,00.