Simulado MPE-MT | Promotor de Justiça | CONCURSO
SIMULADO MPE-MT | PROMOTOR DE JUSTIÇA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso MPE-MT para o cargo de Promotor de Justiça .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFMT para o concurso MPE-MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Promotor de Justiça , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado MPE-MT | Promotor de Justiça contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso MPE-MT.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #113728
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O trecho abaixo foi extraído da reportagem da revista Veja, 26/06/2013, sobre os acontecimentos relativos às manifestações populares ocorridas na semana de 17 a 22 de junho. Quando se espalhou por São Paulo um protesto ________o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus, todo mundo sentiu _____ a coisa era bem maior. Tão maior, tão inebriante, mais mobilizadora, mais assustadora e mais apaixonante que, em uma semana, multidões bem acima de 1 milhão de pessoas jorraram Brasil afora na histórica noite de quinta-feira. Todos os parâmetros comparativos anteriores, ________Diretas Já e Fora Collor, empalideceram diante do abismo aberto _________ representantes dos poderes, de um lado, e o poder dos que se sentem muito mal representados, de outro. A presidente acuada, as instituições em estado de estupor, os políticos desaparecidos e a turbamulta subindo a frágil passarela do Palácio Itamaraty criaram outro sentimento estarrecedor: é muito fácil quebrar o vidro _______separa a ordem do caos.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto.
- a) sobre, que, entre as, com os, de que
- b) contra, que, como, entre os, que
- c) sobre, o qual, como, com os, em que
- d) contra, a qual, entre as, com, que
- e) sobre, o qual, entre as, como, em que
- #113732
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Leia o trecho abaixo extraído do livro Filosofia, de Marilena Chauí. O poderia da Igreja cresce à medida que se esfacela e desmorona o Império Romano. Dois motivos levam a esse crescimento: em primeiro lugar, a expansão do próprio cristianismo pela obra da evangelização dos povos, realizada pelos padres nos territórios do Império Romano e para além deles; em segundo lugar, porque o esfacelamento de Roma, do qual resultará a formação socioeconômica conhecida como feudalismo, fragmentou a propriedade da terra e fez surgirem pequenos poderes locais isolados, de sorte que o único poder centralizado e homogeneamente organizado era o da Igreja.
Em relação aos elementos coesivos no texto, analise as afirmativas.
I - O indicador de proporção à medida que pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por à proporção que ou ao passo que.
II - Os operadores em primeiro lugar e em segundo lugar ordenam a sequência lógica do texto e direcionam, argumentativamente, o olhar do leitor.
III - O operador argumentativo de sorte que é indicador de consequência, podendo ser substituído por de forma que.
IV - A expressão relativa do qual funciona como elemento coesivo anafórico, pois retoma o sentido de Império Romano.
V - Em fragmentou a propriedade da terra e fez surgirem pequenos poderes locais isolados, o operador e indica mais que a soma de argumentos com a mesma força semântica, podendo sofrer acréscimo de assim.
Estão corretas as afirmativas :
- a) I, III e IV, apenas.
- b) II, IV e V, apenas.
- c) I, II, III e V, apenas.
- d) I, II, III, IV e V
- e) II, III e V, apenas.
- #113737
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Leia trecho do artigo de Maílson da Nóbrega (Veja, 26/06/2013) abaixo.
Era hora, pois, de agir. Dilma, que tempos antes se vangloriava de ter baixado os juros, calou-se e autorizou o BC a acelerar a alta da Selic. Provavelmente já sabia que sua popularidade estava em queda, o que depois o Datafolha e o Ibope confirmariam. Isso não que dizer, porém, que a presidente tenha renunciado à tese da esquerda nos anos 1970 e 1980 segundo a qual é possível vencer a inflação sem custos. Ela chegou a afirmar que o remédio seria aumentar o consumo.
Sobre recursos linguísticos utilizados, assinale a afirmativa correta.
- a) As conjunções pois e porém poderiam ser substituídas respectivamente por então e no entanto, e poderiam ser colocadas no início da frase em que se encontram.
- b) As formas verbais vangloriava e acelerar, pretérito perfeito do indicativo e infinito, respectivamente, poderiam ser substituídas, sem prejuízo de sentido, por ufanava e apressar.
- c) As expressões em queda, sem custos e tempos antes acrescentam circunstância de modo aos verbos aos quais se referem.
- d) A forma verbal tenha renunciado pode ser substituída por renunciara, mesmo tempo verbal na forma simples.
- e) O advérbio Provavelmente indica, sobre o fato de a popularidade de Dilma ter caído, a certeza da presidente.
- #113738
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O trecho abaixo é de Gaudêncio Torquato, professor da USP e consultor político, publicado no jornal A Gazeta, em 08 de junho de 2013.
Premiar policiais que tenham o melhor desempenho na tarefa de reduzir a criminalidade é medida eficiente? Ou, desdobrando a questão, a implantação da meritocracia na esfera policial é estratégia adequada para se alcançar a ansiada meta de redução de crimes nas grandes cidades?
Assinale a alternativa que apresenta uma continuidade coerente para o trecho.
- a) Apesar da aparente aprovação, conquistada por um conceito que valoriza o mérito pessoal, não há como deixar de examinar outros posicionamentos que poderão gerar ruídos na implantação da sistemática de contribuir, até, para uma reversão de expectativas.
- b) Ao lado da remuneração, há outros meios que contribuem para o servidor se engajar e participar de forma plena nas tarefas profissionais: os poderes normativo e coercitivo, ou seja, a norma, os princípios, os valores e a possibilidade de ser punido, caso não cumpra bem a missão, funcionam como alavancas do ajustamento do profissional ao ambiente de trabalho.
- c) Em face de uma planilha locupletada de demandas, que se tornam a cada dia mais prementes face aos índices assustadores de criminalidade, o sistema de premiação às performances individuais ameaça ser fator de competição esganiçada e predatória entre grupos.
- d) Na medida em que a cultura meritocrática como conceito que visa valorizar e recompensar os perfis e conjuntos que atingem resultados graças aos seus valores, competências e qualidades é vista com simpatia em todos os espaços de trabalho, ganhando força na administração pública, a resposta, a princípio, é positiva.
- e) Os policiais não refletiram sobre a atual conjuntura de que tanto se fala politicamente; se o tivessem feito, estariam nas ruas e não a fazer greves.
- #113739
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A coluna da esquerda apresenta perguntas feitas na seção Entrevista, revista Veja, 01/05/2013, a Wendy Kopp, fundadora do Teach for America, e a da direita, as respostas dadas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, de forma que as respostas sejam adequadas às perguntas.
1 - Um bom professor nasce ou é criado?
2 - O que acontece com os professores depois de dois anos dando aulas?
3 - Os professores tradicionais ficam incomodados com a chegada de gente sem formação pedagógica para dar aula?
4 - Qual é a melhor estratégia pedagógica?
( ) Cada país tem suas peculiaridades. Nos EUA quando começamos, em 1989, o primeiro passo foi colocar professores do Teach for America em escolas onde havia falta de professores tradicionais. Agora temos gente em todo lugar [...]. São professores assim como os demais.
( ) Vi tantas que deram certo e tantas que deram errado que hoje acredito no seguinte: é preciso oferecer meios para que professores e diretores assumam responsabilidade integral pelo sucesso acadêmico dos alunos.
( ) Procuramos selecionar universitários com certas características, escolhemos aqueles que acreditam no potencial de todas as crianças, que são incansáveis na busca dos objetivos[...] Mas, além dessas qualidades, eles precisam aprender a trabalhar com crianças e adquirir habilidades e conhecimentos para virar professores mais eficazes[...]. E tudo isso é ensinado.
( ) A experiência de ensinar em comunidades de baixa renda não tem impacto apenas nas crianças, mas também nos professores. [...] entre 60% e 70% dos professores estabeleceram-se na área da educação como diretores de escola, formuladores de políticas de educação.
Assinale a sequência correta.
- a) 3, 1, 4, 2
- b) 4, 3, 2, 1
- c) 4, 2, 3, 1
- d) 1, 4, 2, 3
- e) 3, 4, 1, 2
- #113740
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Os textos que compõem as alternativas constituem trechos de cartas dos leitores enviadas à revista Veja, 03/07/2013, sobre as manifestações populares ocorridas em junho. Assinale a alternativa que apresenta argumento que se diferencia dos demais.
- a) Nosso povo, que há muito perdeu suas esperanças, agora acordou para lutar e recuperar sua esperança de ver um Brasil melhor.
- b) Confesso que já tinha perdido a fé na juventude. Agora dou a mão à palmatória e agradeço a todos os jovens por me trazerem de volta a esperança.
- c) Não cabe em meu peito o orgulho que sinto em ver as imagens de nosso povo nas ruas, reivindicando (em paz) nada além dos nossos direitos.
- d) Graças a Deus, nosso povo até que enfim percebeu que precisa protestar contra o que decididamente não vai bem.
- e) Que os sentimentos e motivações que nos levaram às ruas nos acompanhem às urnas nas próximas eleições.
- #113741
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre o texto, analise as afirmativas.
I - Existe perfeita coerência entre a linguagem verbal e a não verbal, pois ambas tratam de liberdade.
II - O texto permite a seguinte ideia subentendida: a imprensa escrita divulga a verdade.
III - Pode-se alterar a colocação dos termos na frase à direita, sem prejuízo de sentido: A verdade sem liberdade não aparece.
IV - A parte não verbal exemplifica a mensagem da peça, poderia ter sido usado outro tipo de falta de liberdade da imprensa.
Estão corretas as afirmativas :
- a) II e IV, apenas.
- b) I, II e III, apenas.
- c) I, II e IV, apenas.
- d) III e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #113742
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Numere os períodos abaixo de modo a se tornarem um texto coeso e coerente.
( ) De início, esse discurso foi usado para constranger a imprensa e o Ministério Público, responsáveis pela descoberta, investigação e denúncia da engrenagem criminosa que subornou parlamentares em troca de votos no Congresso.
( ) Essa última cartada parecia fadada ao sucesso.
( ) Afinal de contas, a Justiça no Brasil só não falha e não tarda quando estão sob suas barras os pés-rapados e os ladrões de galinha.
( ) Durante mais de oito anos, petistas estrelados entoaram certos mantras a fim de apagar da história a mancha do mensalão, o maior esquema de corrupção política no país.
( ) Depois, a ofensiva passou a ter como alvo o Supremo Tribunal Federal, a quem cabia julgar o processo, na tentativa de adiar a execução das penas. Assinale a sequência correta.
Assinale a sequência correta.
- a) 2, 4, 5, 1, 3
- b) 2, 5, 3, 1, 4
- c) 1, 3, 2, 4, 5
- d) 1, 4, 5, 2, 3
- e) 3, 4, 1, 2, 5
- #113743
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Sobre o artigo, analise as afirmativas.
I - O texto usa uma história amplamente conhecida pelos brasileiros para externar sua posição sobre os erros e abusos da medicina no Brasil de hoje.
II - Ao dizer Consta que Galeno, o autor sugere que não há registro de que a história tenha sido exatamente como conta.
III - A ideia de servir-se da inteligência para vencer a ignorância não está colocada no texto como deboche, mas como maneira de obrigar-se a aprender.
IV - No último parágrafo, o articulista traz a situação para o Brasil, onde ocorrem coisas similares à contada sobre Galeno.
Está correto o que se afirma em:
- a) I, II e IV, apenas.
- b) II e III, apenas.
- c) II, III e IV, apenas.
- d) I e III, apenas.
- e) I e IV, apenas.
- #113744
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Em relação à regência verbal e nominal no texto, assinale a afirmativa correta.
- a) Em ninguém que optou por obedecer à sua prescrição morreu, pode-se retirar o acento grave porque o verbo obedecer não rege preposição.
- b) Em chegou certa vez a uma cidade, deve-se substituir a preposição a por em, conforme regem as normas da escrita culta.
- c) Em tinha dúvidas sobre a disposição dos músculos do corpo humano, a preposição sobre está indevidamente empregada porque a palavra dúvida exige a cerca de ou em.
- d) Em vivemos um momento oposto ao do mundo mental de Galeno, a preposição a está corretamente empregada em função da regência do adjetivo oposto.
- e) Em Galeno era um ás em servir-se da sua inteligência, a preposição em deveria ser substituída por de, em função da regência do verbo servir.
- #113745
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Em relação à concordância verbal e nominal no texto, assinale a afirmativa correta.
- a) No trecho para questões que desconhecia, o verbo deve ser pluralizado visto que se refere à palavra questões, que está no plural.
- b) O verbo permanecer, em doença aparecia numas cidades e não em outras, que permaneciam totalmente imunes à epidemia, por se ligar à palavra doença, deveria estar no singular.
- c) Alterando-se a frase ficavam receitando remédios absurdos, rezas para ficavam receitando remédios e rezas absurdos, ela estaria ainda de acordo com as regras da escrita culta.
- d) Se a palavra informações, em Não há informações mais precisas nessa história, for trocada por informes não haverá necessidade de alterar o gênero da palavra precisas.
- e) Em Galeno [...] e tinha dúvidas sobre a disposição dos músculos do corpo humano, o termo dúvidas deveria estar no singular, concordando com Galeno.
- #113746
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A palavra certo (flexionada ou não) ocorre várias vezes ao longo do texto. Assinale a ocorrência em que sua função NÃO é a de caracterizar um substantivo.
- a) Que sorte a nossa, pensaram todos — certo nesta hora, eis que nos aparece o grande Galeno.
- b) Consta que Galeno, o maior médico da Roma amiga, chegou certa vez a uma cidade atingida pela peste
- c) Houve certo desapontamento: mas é só isso que o nosso grande doutor tem para dizer?
- d) Não há informações mais precisas nessa história, mas uma coisa é certa: ninguém que optou por obedecer à sua prescrição morreu
- e) Mas sabia certas coisas interessantes.
- #113747
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
O pronome demonstrativo isso ocorre três vezes no primeiro parágrafo. Assinale a alternativa que apresenta o significado que esse pronome retoma respectivamente.
- a) “Vão embora daqui o mais rápido que puderem. Vão para o lugar mais longe possível. Voltem o mais tarde que conseguirem”. - “Vão embora daqui o mais rápido que puderem. Vão para o lugar mais longe possível. Voltem o mais tarde que conseguirem”. - ninguém que optou por obedecer à sua prescrição morreu.
- b) “Vão embora daqui o mais rápido que puderem. Vão para o lugar mais longe possível. Voltem o mais tarde que conseguirem”.- Houve certo desapontamento - ninguém que optou por obedecer à sua prescrição morreu.
- c) ninguém que optou por obedecer à sua prescrição morreu. - “Vão embora daqui o mais rápido que puderem. Vão para o lugar mais longe possível. Voltem o mais tarde que conseguirem”. - ninguém que optou por obedecer à sua prescrição morreu.- Houve certo desapontamento.
- d) Houve certo desapontamento. - Houve certo desapontamento - “Vão embora daqui o mais rápido que puderem. Vão para o lugar mais longe possível.
- e) ninguém que optou por obedecer à sua prescrição morreu. - Houve certo desapontamento. - “Vão embora daqui o mais rápido que puderem. Vão para o lugar mais longe possível. Voltem o mais tarde que conseguirem”
- #113748
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Em relação a formas verbais usadas no artigo, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) No segundo parágrafo, importava (linha 17) está no pretérito imperfeito do indicativo e exprime um fato durativo, anterior ao momento em que se fala.
- b) No primeiro parágrafo, Vão (linha 5) está no presente do indicativo e indica uma atitude de interferência do falante sobre o interlocutor.
- c) . No terceiro parágrafo, deixariam (linha 23) está no futuro do pretérito do indicativo e indica, na linguagem polida, um fato futuro que se acredita não se realizar.
- d) No quarto parágrafo, abarrotam (linha 29) está no presente do indicativo e exprime um fato que ocorre no momento da fala.
- e) No segundo parágrafo, salvaram (linha 13) está no pretérito perfeito do indicativo e indica uma ação passada e concluída.
- #113749
- Banca
- UFMT
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- MPE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Leia o trecho abaixo, parte de matéria da revista Veja de 20/11/2013. Os distúrbios cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, com 17 milhões de óbitos todos os anos (300.000 deles no Brasil). O aumento nos casos de infarto e derrame está diretamente associado aos piores hábitos da vida moderna: obesidade, tabagismo, dietas desiquilibradas (abundantes em sal, açúcar e gorduras) e sedentarismo. Esses fatores contribuem para deixar as artérias entupidas, enrijecidas e inflamadas. Não bastasse a dificuldade de mudança no estilo de vida, uma minoria de pacientes segue o tratamento à risca. Entre os brasileiros, eles não passam de 20%.
Sobre recursos linguísticos presentes no trecho, analise as afirmativas.
I - Em Os distúrbios cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, o verbo ser deveria estar na terceira pessoa de singular visto se ligar a uma expressão no singular (principal causa).
II - No segundo período, associado está no singular e masculino, pois se refere à palavra aumento, núcleo da expressão O aumento nos casos de infarto e derrame.
III - Em (300 000 deles no Brasil) e (abundantes em sal, açúcar e gorduras), os parênteses foram utilizados para acrescentar um comentário ou explicação ao que foi dito.
IV - O pronome eles, no último período, por referir-se à dificuldade de mudança e à minoria de pacientes, não poderia estar no masculino, deveria vir no feminino.
V - O pronome Esses, em Esses fatores contribuem, exerce a função de retomar o sentido de algo dito, no caso, obesidade, tabagismo, dietas desiquilibradas e sedentarismo.
Estão corretas as afirmativas :
- a) I e III, apenas.
- b) I, III e IV, apenas.
- c) I, II, IV e V, apenas.
- d) II, IV e V, apenas.
- e) II, III e V, apenas.