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Simulado Modelos teóricos de Administração Pública | CONCURSO

Simulado Modelos teóricos de Administração Pública

Simulado Modelos teóricos de Administração Pública

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Este Simulado Modelos teóricos de Administração Pública foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Modelos teóricos de Administração Pública
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Modelos teóricos de Administração Pública

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#221442
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(1,0) 1 - 

Complete a frase a seguir com a opção correta.

O .................... é uma forma da administração pública que se caracteriza pela privatização do Estado, pela interpermeabilidade dos patrimônios público e privado. O príncipe não faz clara distinção entre patrimônio público e seus bens privados.

  • a) modelo patrimonialista
  • b) modelo burocrático
  • c) modelo gerencial
  • d) modelo racional-legal
#221443
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(1,0) 2 - 

Com relação à evolução dos modelos adotados pela administração pública, assinale a opção correta.

  • a) As políticas públicas têm um papel estratégico no capitalismo contemporâneo, a ponto de tornar irrealistas as propostas do pensamento neoliberal de substituí-las pela total autocoordenação do mercado.
  • b) Privatização do Estado é o direito de que a propriedade do Estado seja pública, isto é, de todos e para todos.
  • c) O nepotismo e a corrupção são dois traços inerentes à burocracia, que caracteriza a administração patrimonialista nas sociedades pré-capitalistas.
  • d) A consolidação do Estado do bem-estar social nos países desenvolvidos tem possibilitado a redução crescente de sua carga tributária.
#221444
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(1,0) 3 - 

Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afirmar que, em nosso país:

  • a) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de eficiência, eficácia e competitividade.
  • b) o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.
  • c) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.
  • d) no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.
#221445
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(1,0) 4 - 

O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:

  • a) a retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a sa- ber: participação, accountability e controle social.
  • b) a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.
  • c) no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.
  • d) ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.
#221446
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(1,0) 5 - 

Com relação às formas de propriedades previstas pelo modelo gerencial de administração pública, analise as afirmativas a seguir:

I. O modelo gerencial prevê a propriedade privada.

II. O modelo gerencial prevê a propriedade pública estatal.

III. O modelo gerencial prevê a propriedade pública não-estatal.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#221447
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(1,0) 6 - 

Considere as seguintes assertivas:

I. A qualidade fundamental da Administração Pública Burocrática é a efetividade no controle dos abusos.

II. A incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes é um defeito da Administração Pública Gerencial.

III. Administração Pública Gerencial surgiu na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

No âmbito da Administração Pública está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e II.
#221448
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(1,0) 7 - 

Acerca dos modelos de gestão patrimonialista, burocrática e gerencial, no contexto brasileiro, é correto afirmar:

  • a) cada um deles constituiu-se, a seu tempo, em movimento administrativo autônomo, imune a injunções políticas, econômicas e culturais.
  • b) com a burocracia, o patrimonialismo inicia sua derrocada, sendo fi nalmente extinto com a implantação do gerencialismo.
  • c) o caráter neoliberal da burocracia é uma das principais causas de sua falência.
  • d) com o gerencialismo, a ordem administrativa se reestrutura, porém sem abolir o patrimonialismo e a burocracia que, a seu modo e com nova roupagem, continuam existindo.
#221449
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(1,0) 8 - 

Do ponto de vista do servidor público, a Administração Gerencial prioriza

  • a) o fortalecimento das carreiras formalmente estabelecidas, com garantia de ascensão preferencial dos servidores mais antigos.
  • b) o abandono de modelos clássicos de carreira, estruturada em níveis, por evolução funcional horizontal, com acréscimos salariais decorrentes de participação nos resultados e gratificações por funções.
  • c) o recrutamento por concurso público para carreiras eminentemente técnicas e por métodos de seleção diferenciados para profissionais que ocupem funções de liderança.
  • d) a remuneração por desempenho, a constante capacitação e o sistema de promoção por mérito.
#221450
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(1,0) 9 - 

A implantação do paradigma pós-burocrático no Brasil orientou-se para o aumento da capacidade de governo, por meio da adoção dos princípios da administração gerencial. Em relação a esses princípios:

I. A principal forma de controle sobre as unidades executoras de políticas públicas é o controle social direto: através da participação em conselhos.

II. O núcleo estratégico das atividades típicas de Estado deve ser convertido em cargos de nomeação política, passando a controlar de forma exclusiva a formulação e a gestão de políticas públicas.

III. As secretarias formuladoras de políticas e as unidades executoras dessas políticas devem ser separadas e a relação entre elas operada por meio de contratos de gestão baseados no desempenho de resultados.

IV. O Estado deve orientar suas ações para o cidadãousuário de seus serviços.

V. Um dos princípios centrais do paradigma pósburocrático é a ênfase no controle de resultados por meio dos contratos de gestão.

  • a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
  • b) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
  • c) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
  • d) Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
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(1,0) 10 - 

O modelo de Administração Burocrática, que tem entre seus principais expoentes Max Weber, caracteriza-se

  • a) pela criação de uma estrutura própria e estável, imune à alternância dos governantes, submetida a rígidos controles de resultado e de qualidade, sendo comumente criticada pelo excesso de formalismo e falta de flexibilidade.
  • b) pela consolidação do patrimonialismo, fazendo com que o Aparelho do Estado atue como extensão do poder dos governantes, sendo comumente criticada pelo clientelismo, nepotismo e ausência de controles efetivos.
  • c) pelo fortalecimento do Aparelho do Estado, que passa a atuar de forma paralela e imune ao poder dos governantes, sendo comumente criticada pelo inchaço dos quadros de servidores públicos e ausência de eficiência na correspondente atuação.
  • d) pela ênfase na idéia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo, sendo comumente criticada pela rigidez do controle dos processos, de forma auto-referenciada e sem compromisso com os resultados para o cidadão.