Simulado Meio Ambiente | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado Meio Ambiente
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado Meio Ambiente
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso .
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Meio Ambiente
Este simulado contém questões da banca Diversas, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes .
*Conteúdo Programático do Simulado Meio Ambiente.
Meio Ambiente
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Meio Ambiente.
- #42563
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) por coleta de material em suspensão e do leito, onde analisa-se a concentração e a granulometria.
- b) por traçadores radioativos e traçadores de diluição.
- c) pelas propriedades litológicas com uso das características mineralógicas dos sedimentos.
- d) por acumulação do sedimento num medidor (proveta graduada).
- e) com o uso de fotos de satélite, seguido de comparação com medidas simultâneas de campo para calibragem, sendo aplicado a grandes rios.
- #42565
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) a presença de argônio é fundamental para absorção das emissões de CO2 .
- b) a liberação de clorofluorcarbonados (CFCs) diminui a camada de ozônio.
- c) a temperatura constante nas diversas camadas da atmosfera favorece a dispersão de CFCs.
- d) o elemento mais abundante na composição atmosférica é o oxigênio.
- e) um dos fatores da diminuição do CO2 na atmosfera é a queima de combustíveis fósseis.
- #42568
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
- a) ortocinética
- b) pericinética
- c) metacinética
- d) anticinética
- e) semicinética
- #42571
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
- a) 0,01
- b) 0,1
- c) 10
- d) 100
- e) 1000
- #42572
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre coleta de amostras em campo para monitoramento de qualidade de água, considere:
I. Verificar se o ponto de coleta recebe água diretamente do sistema de distribuição e não de caixas, reservatórios ou cisternas.
II. Realizar desinfecção da saída da bomba com hipoclorito.
III. Inicialmente, abrir a torneira e deixar escoar a água por 2 a 3 minutos, ou o tempo suficiente para eliminar impurezas e água acumulada na canalização.
IV. Evitar a coleta de amostras em áreas estagnadas ou em locais próximos às margens.
Para amostras coletadas em águas superficiais está correto o que se afirma APENAS em
- a) II.
- b) IV.
- c) I e III.
- d) II e IV.
- e) III e IV.
- #42573
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A Resolução n° 357 do CONAMA dispõe sobre a classificação e enquadramento.dos corpos d’água. Considerando-se o uso das águas ao abastecimento para consumo humano, quais classes podem ser utilizadas?
- a) 1, 2, especial e 3.
- b) 1, 3, especial e 4.
- c) 2, 3, especial e 4.
- d) 2, especial e 4.
- e) 1, 2, 3, e 4.
- #42574
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
- a) o aquecimento global tem provocado grandes debates no meio científico.
- b) a preocupação maior é o com o derretimento do mar congelado que pode inundar os continentes.
- c) em cinquenta anos a temperatura média do Ártico não aumentou gerando uma preocupação no mundo científico.
- d) os climatologistas afirmam que o aumento da temperatura no meio ambiente é regular, precisando apenas de controle do uso de gás carbono.
- e) o aquecimento global é resultado do aumento populacional, situação normal para o meio científico, pois as gerações que vão surgimento se adaptam às mudanças.
- #42575
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
- a) suportes são adaptadas à realização de trocas gasosas com o ambiente.
- b) aéreas armazenam reservas alimentares, utilizadas durante a floração e a produção de frutos pela planta.
- c) respiratórias são adaptadas à realização de trocas gasosas com o ambiente.
- d) suportes armazenam reservas alimentares, utilizadas durante a floração e a produção de frutos pela planta.
- e) tuberosas são adaptadas à extração de alimentos de plantas hospedeiras.
- #42576
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os processos de tratamento de esgoto são classificados em preliminar, primário, secundário e terciário. Essa classificação se dá em função da eficiência requerida para a proteção do corpo d’água receptor.
É um reator de tratamento preliminar a(o)
- a) caixa de areia
- b) lagoa de maturação
- c) reator USAB
- d) decantador primário
- e) tanque de lodos ativados
- #42577
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
- a) filtração, floculação, desinfecção, coagulação, decantação e fluoretação.
- b) floculação, decantação, concentração, desinfecção, filtração e fluoretação.
- c) coagulação, floculação, decantação, aeração, desinfecção e fluoretação.
- d) decantação, filtração, estabelização, coagulação, floculação e fluoretação.
- e) desinfecção, decantação, filtração, coagulação, coesão e fluoretação.