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Simulado Magistério Superior | CONCURSO

Simulado Magistério Superior

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Este Simulado Magistério Superior foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Magistério Superior
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Magistério Superior

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#260664
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(1,0) 1 - 

“A palavra fracasso significa falhar, ter mau êxito, em algum empreendimento. A palavra, no âmbito escolar, serve para classificar o aluno que não atende à expectativa de aprendizagem de professores, pais, dirigentes escolares e/ou sistemas governamentais de avaliação. O significado de fracasso é, então, socialmente construído em razão das expectativas gerais da sociedade” (VOSS, 2014). O pensamento destacado remete ao tema do fracasso escolar. Para avaliar o desempenho das escolas brasileiras, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) criou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em relação ao desempenho/fracasso escolar dos estudantes do ensino básico, é correto afirmar que:

  • a) O fracasso escolar é uma questão complexa que envolve dinâmica escolar, relação professor-aluno, sociedade, política, cultura e cognição.
  • b) O IDEB, em seus resultados, revela o fim do fracasso escolar no sistema de ensino público brasileiro.
  • c) No geral, o IDEB vem constatando que é pior o desempenho de alunos de escolas particulares do que das públicas.
  • d) O fracasso escolar é responsabilidade dos professores.
  • e) A avaliação observada nas estatísticas nacionais sobre o desempenho dos alunos das escolas públicas leva em conta a desigualdade social.
#260665
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(1,0) 2 - 

Boas (2012) destaca a existência de dois tipos principais de avaliação no processo ensino-aprendizagem, a formal e a informal. Sobre a avaliação é incorreto afirmar que:

  • a) Quando a avaliação é formal, todos ficam sabendo que ela está ocorrendo: alunos, professores e pais.
  • b) A diferença entre a avaliação informal e a formal é que a informal sempre é prevista.
  • c) A avaliação informal é importante porque dá chances ao professor de conhecer mais amplamente cada aluno: suas necessidades, seus interesses, suas capacidades.
  • d) Na avaliação formal o aluno costuma receber nota, conceito ou menção.
  • e) A avaliação informal dá grande flexibilidade de julgamento ao professor, devendo ser praticada com responsabilidade.
#260666
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(1,0) 3 - 

Veiga (1995; 2003) reflete acerca do processo de construção do Projeto Políticopedagógico. Sobre este assunto é correto afirmar que:

  • a) De acordo com a LDB 9394/96, a elaboração da proposta pedagógica da escola deve ser pautada em princípios da gestão democrática do ensino público. A referida Lei não específica esses princípios.
  • b) O termo político é uma denominação evidenciada na LDB 9394/96, sendo dissociável da dimensão pedagógica que envolve a escola e o ensino.
  • c) O projeto político-pedagógico como inovação regulatória e técnica se fundamenta em uma perspectiva emancipatória e edificante da educação.
  • d) Na construção do Projeto Políticopedagógico é importante pensar que a escola é concebida como espaço social marcado por manifestações de práticas não contraditórias.
  • e) Os princípios norteadores do projeto político-pedagógico são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério.
#260667
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(1,0) 4 - 

Em uma das passagens do livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carol, Alice perguntou: ao gato: __ Pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar? __ Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato. Eu não sei para onde ir! – disse Alice. Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. O trecho do livro suscita reflexões acerca da importância do planejamento. Sobre o planejamento do ensino é correto dizer que:
I- A prática de ensino é intencional, logo precisa ser organizada previamente; II- O planejamento é como um guia de orientação, estabelecendo os rumos do trabalho pedagógico; III- A ação de planejar se traduz como o preenchimento de formulários para controle administrativo; IV- Os elementos do planejamento escolar são: objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação. Eles são articulados e neutros; V- No planejamento, o objetivo é horizonte e alicerce, fundamento e guia da ação didática que se articula dialeticamente com os demais elementos do plano.
Estão corretas:

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I, II e IV, apenas.
  • d) I, II e V, apenas.
  • e) III e IV, apenas.
#260668
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(1,0) 5 - 

De acordo com Cordeiro (2012), a palavra Didática é originária do verbo grego didasko que significa ensinar ou instruir. A partir de Comenius, a Didática foi conceituada como “arte/técnica de ensinar”. Ao longo do tempo, o papel da Didática foi ampliado. Compreendendo a relevância da didática para a formação do educador e com base em perspectivas epistemológicas contemporâneas, é correto afirmar que:

  • a) A didática parte do pressuposto de que é possível escolher o melhor método de ensinar, com regras claras e precisas que garantem o sucesso da aprendizagem dos educandos.
  • b) O processo de ensino-aprendizagem deve ser compreendido na articulação das dimensões humana, técnica e políticosocial, destacando-se assim seu caráter dialético, unidimensional e contextualizado.
  • c) A docência requer um conjunto de saberes: experienciais, de conhecimentos e pedagógicos. Estes saberes integram a identidade do profissional docente.
  • d) O ensino é uma atividade social complexa e demanda uma epistemologia da prática pautada na elaboração de saberes didáticos fundados essencialmente em elementos teóricos.
  • e) Nenhuma das alternativas está correta.