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Simulado Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários | CONCURSO

Simulado Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários

Simulado Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários

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Este Simulado Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar - Princípios Tributários

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#241938
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(1,0) 1 - 

De acordo com a Constituição Federal, Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, EXCETO:

  • a) Exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;
  • b) Instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos;
  • c) Cobrar tributos depois de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;
  • d) Utilizar tributo com efeito de confisco;
#241939
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(1,0) 2 - 

A desigualdade social é um problema estrutural transpassado por relações de gênero, raça e classe ao definir espaços sociais que os indivíduos ocupam. Considere as seguintes medidas a serem adotadas em eventual reforma tributária.
I. A manutenção dos benefícios tributários aos produtos da cesta básica.
II. A aplicação de alíquota diferenciada de imposto sobre renda para contribuintes servidores públicos com ensino superior completo.
III. A criação de apoios específicos para o afroempreendedorismo, com linhas de crédito e subsídios específicos.
IV. A criação de benefícios fiscais para o consumo de produtos como absorventes, fraldas, anticoncepcionais e medicação hormonal.
Visando a mitigação da desigualdade mencionada, sob a perspectiva jurídico-constitucional, é correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e III.
  • b) I e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) I, III e IV.
#241940
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(1,0) 3 - 

As alternativas a seguir apresentam princípios tributários consagrados no texto constitucional, à exceção de uma.
Assinale-a.

  • a) Princípio do não-confisco.
  • b) Princípio da liberdade de tráfego.
  • c) Princípio da anualidade.
  • d) Princípio da anterioridade.
#241941
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(1,0) 4 - 

Lei federal referente ao imposto de renda publicada em 25/11/2014 introduziu majoração da alíquota do imposto, entretanto não dispôs sobre o início de sua vigência.


Nessa situação hipotética, a nova norma teria eficácia a partir de

  • a) 23/2/2015, aplicando-se os princípios da anterioridade anual e da anterioridade nonagesimal.
  • b) 9/1/2015, aplicando-se o princípio da anterioridade anual e desconsiderando-se o princípio da anterioridade nonagesimal.
  • c) 1.º/1/2016, aplicando-se o princípio da anterioridade anual a partir do início da vigência da norma.
  • d) 1.º/1/2015, aplicando-se o princípio da anterioridade anual e sem se considerar o princípio da anterioridade nonagesimal.
#241942
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(1,0) 5 - 

Em 10 de dezembro de 2015, o Município de Cuiabá instituiu, por meio de lei, contribuição para o custeio de iluminação pública. Em 10 de janeiro de 2016, o Partido Político X, com sede no Município de Cuiabá, recebeu a cobrança da referida contribuição por meio da fatura de consumo de energia elétrica.

Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.

  • a) A cobrança é inconstitucional, pois os partidos políticos são imunes aos tributos incidentes sobre o seu patrimônio.
  • b) A cobrança é inconstitucional, pois apenas a União é competente para a instituição de contribuições.
  • c) A cobrança é inconstitucional, pois viola o princípio da anterioridade nonagesimal.
  • d) A cobrança é ilegal, uma vez que o lançamento é ato privativo da autoridade administrativa.