Processando...

Simulado ITEP - RN de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado ITEP - RN de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado ITEP-RN gratuito | cód.9464

Prepare-se com inteligência: resolva o simulado ITEP-RN agora mesmo! 🧠

 

🔗 Vejam mais simulados ITEP-RN

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado ITEP-RN foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ITEP-RN e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ITEP-RN

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso ITEP-RN


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ITEP-RN. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ITEP-RN


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ITEP-RN.

Ver apostilas para ITEP-RN


📢 Concursos Abertos para ITEP-RN

Veja os concursos abertos da instituição ITEP-RN. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para ITEP-RN


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#137105
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Um fóssil foi encontrado e análises mostraram que a razão entre as quantidades de carbono 14 e carbono 12 é de 20%. Considerando o tempo de meia-vida do Carbono-14 de 5.600 anos, qual é a idade aproximada do fóssil?

  • a) 13.000 anos.
  • b) 11.000 anos.
  • c) 24.000 anos.
  • d) 12.000 anos.
  • e) 2.400 anos.
#137106
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Um átomo de urânio-238 emitiu uma partícula alfa transformando-se no átomo X, que por sua vez emitiu uma partícula beta, transformando-se no átomo Y. A diferença entre o número de nêutrons dos átomos X e Y, nessa ordem, é igual a

  • a) 0.
  • b) 1.
  • c) 2.
  • d) 3.
  • e) 4.
#137107
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No dia 3 de setembro, a Coreia do Norte realizou o seu teste mais potente até hoje com o que seria uma bomba de hidrogênio. A potência estimada da explosão foi de 250 quilotons, ou seja, 16 vezes a força da bomba atômica que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima em 1945. Disponível em: http://www.folha.uol.com.br/mu... (com adaptações).
Com referência ao texto, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. “No instante em que uma bomba de hidrogênio explode ocorre uma reação de___________ nuclear, enquanto que em uma bomba atômica - como a de Hiroshima -, ocorre uma reação de_______________nuclear”

  • a) fusão / fusão
  • b) fusão / fissão
  • c) fissão / fusão
  • d) fissão / fissão
  • e) oxidação / fusão
#137108
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O abuso de substâncias pode levar o indivíduo a desenvolver dependência ou tolerância à substância utilizada. Diante disso, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao conceito de dependência.

  • a) É a necessidade física de ter a concentração da substância aumentada gradativamente para suprir as necessidades físicas do corpo.
  • b) Caracteriza-se pela dificuldade do organismo responder a determinadas concentrações da substância, sendo necessário o aumento gradativo da dose.
  • c) É a necessidade psicológica ou física de continuar consumindo a substância. A dependência física é caracterizada pela síndrome de abstinência e pela tolerância, ou seja, a necessidade de consumir a substância para evitar a síndrome de abstinência.
  • d) Caracteriza-se pela necessidade do organismo em receber substâncias diferentes das já utilizadas para manter a ação esperada.
  • e) É caracterizada pela necessidade do organismo em receber associações de substâncias para evitar o aparecimento de sintomas relacionados à síndrome de abstinência.
#137109
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Sobre titulometria, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A Titulometria é a análise ________________ que se realiza para determinar a ______________ de uma solução. Mais conhecida como titulação, esta análise permite dosar uma ____________ e determinar a sua quantidade por intermédio de outra_____________ de concentração conhecida. A titulação é, em geral, realizada em laboratório e pode ser feita de muitas maneiras, mas a mais conhecida é a titulação __________________, que é empregada em análises industriais por exemplo.

  • a) quantitativa / dissolução / solução / solução / ácido-base
  • b) qualitativa / concentração / solução / solução / ácido-base
  • c) quantitativa / dissolução / solução / solução / ácido-ácido
  • d) quantitativa / concentração / solução / solução / ácido-base
  • e) qualitativa / concentração / solução / diluição / ácido-base
#137110
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Considerando que o uso simultâneo de duas substâncias pode provocar interação a ponto de uma influenciar no efeito da outra, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A família do CYP 450 (Citocromo P450) é um dos fatores mais importantes, tanto nas induções como nas inibições enzimáticas, pois é um dos principais complexos de degradação de substâncias.
  • b) A indução enzimática ocorre quando um dos fármacos tem o potencial de induzir as isoformas do CYP 450, aumentando a ação do outro medicamento.
  • c) A inibição enzimática ocorre quando um dos fármacos tem o potencial de inibir as isoformas do CYP 450, diminuindo o metabolismo da outra droga e, consequentemente, aumentando seu efeito.
  • d) Aproximadamente 70% do CYP hepático são constituídos pelas isoformas CYP1A2, CYP2A6, CYP2B6, CYP2C, CYP2D6, 15 Perito Criminal - Farmácia Bioquímica CYP2E1 e CYP3A. Entre estes, o CYP3A (CYP3A4 e CYP3A5) e o CYP2C (principalmente o CYP2C9 e 2C19) são as subfamílias mais abundantes, responsáveis por 30% e 20%, respectivamente, do CYP total.
  • e) O CYP 450 é a principal família de enzimas utilizadas para o metabolismo das drogas e atua com frequência no metabolismo por oxidação.
#137111
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Admita que em um laboratório o brometo de prata tenha sido obtido a partir de uma reação de neutralização entre uma solução ácida e uma outra solução básica. Admita, ainda, que a concentração do ácido seja igual a 0,405 g/L a 25°C. Nesse caso, o pOH da solução ácida é próximo a

  • a) 2,30.
  • b) 4,70.
  • c) 7,30.
  • d) 9,30.
  • e) 11,7
#137112
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No mercado joalheiro, a pureza do ouro é dada pela quantidade real desse metal presente na pepita. Quando o nível de pureza é de 99,99%, ele é classificado como 24 quilates. O termo quilates surgiu quando Constantino (272-337 dC) mandou cunhar o Solidus; moeda em ouro fino que tinha a massa de 24 sementes de alfarroba, ou 24 quilates, surgindo a expressão “ouro de 24 quilates” para o ouro puro. O número de átomos de ouro presentes em uma joia de massa 10 gramas, feita em ouro 19,2 quilates é, aproximadamente, igual a

  • a) 3,00 X 10²²
  • b) 2,80 X 10²²
  • c) 2,60 X 10²².
  • d) 2,40 X 10²².
  • e) 2,20 X 10²².
#137113
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Considerando que o patrimônio público é dinâmico, podendo ser afetado por vários fatores, as mutações no patrimônio público precisam ser registradas. Esses registros são efetuados por meio da Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que corresponde ao que é evidenciado pela Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP).

  • a) Registra as alterações físicas feitas em cada componente do Patrimônio Líquido.
  • b) Evidencia a situação de mudanças relevantes no patrimonial da entidade pública.
  • c) Evidencia as variações quantitativas e qualitativas resultantes e as independentes da execução orçamentária, bem como o resultado patrimonial.
  • d) Registra a movimentação econômica das entidades públicas, como também as eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do financiamento dos serviços públicos.
  • e) Demonstra os gastos públicos realizados, confrontando-os com o orçamento inicial.
#137114
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ITEP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Em conformidade com a Lei nº 4.320/1964, para elaboração e execução do orçamento, estabeleceu-se o conceito de exercício financeiro, que coincidirá com o calendário

    • a) civil.
    • b) financeiro.
    • c) eleitoral.
    • d) fiscal.
    • e) comercial.
    #137115
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    ITEP-RN
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Os pesticidas organofosforados são os que mais causam intoxicação em trabalhadores rurais. Eles exercem sua ação sobre o/a

    • a) dopamina.
    • b) epinefrina.
    • c) parathion.
    • d) acetilcolina.
    • e) paraoxon.
    #137116
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    ITEP-RN
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Atualmente, não existe uma metodologia de análise padrão exigida pelo poder judiciário para a verificação ou determinação dos níveis de álcool nos fluídos biológicos, porém a mais utilizada, por ser de fácil utilização e baixo custo, é o etilômetro, que é um método eficiente, onde os poucos casos de resultados duvidosos constam no uso de antissépticos bucais e de alguns alimentos ou medicamentos que contenham na sua composição o etanol, porém somente são acusados se o teste for realizado imediatamente após o consumo. Quando são necessárias dosagens mais precisas, principalmente na toxicologia forense, são utilizados métodos mais complexos, como os:

    • a) eletroforéticos e magnéticos.
    • b) imunogenéticos e magnéticos.
    • c) testes colorimétricos e cromatográficos.
    • d) testes de imagens e cromatográficos.
    • e) eletroforéticos e de imagem.
    #137117
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    ITEP-RN
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    A farmacologia é a ciência que estuda o destino dos fármacos no organismo após sua administração e os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos vivos, seus mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco e efeitos desejados e indesejados. Essas duas vertentes da farmacologia são chamadas, respectivamente, de

    • a) farmacocinética e farmacodinâmica.
    • b) farmacodinâmica e farmacocinética.
    • c) farmacocinética e farmacoterapia.
    • d) farmacodinâmica e farmacoterapia.
    • e) farmacoterapia e farmacovigilância.
    #137118
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    ITEP-RN
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    A espectrofotometria visível e ultravioleta é um dos métodos analíticos mais usados nas determinações analíticas em diversas áreas. É aplicada para determinações de compostos orgânicos e inorgânicos, como na identificação do princípio ativo de fármacos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

    • a) A absorção da região visível e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes.
    • b) A absorção da região visível e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes. A região ultravioleta do espectro é geralmente considerada na faixa de 200 a 400 nm e a região do visível entre 200 a 400 nm.
    • c) A absorção pelos compostos orgânicos e inorgânicos é relacionada com uma deficiência de elétrons na molécula.
    • d) De um ponto de vista prático, o aspecto mais importante do cálculo quântico é a determinação de quanta luz é absorvida pela amostra.
    • e) É aplicada para determinações de compostos orgânicos e inorgânicos, como na identificação do princípio ativo de fármacos.
    #137119
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    ITEP-RN
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    A distribuição eletrônica do átomo de ouro, no estado fundamental, por camadas, é

      • a) K = 2 L = 8 M = 18 N = 32 O = 18 P = 1
      • b) K = 2 L = 8 M = 18 N = 32 O = 17 P = 2.
      • c) K = 2 L = 8 M = 18 N = 32 O = 19 P = 0.
      • d) K = 2 L = 8 M = 18 N = 32 O = 16 P = 3.
      • e) K = 2 L = 8 M = 18 N = 32 O = 15 P = 4.