Simulado IPHAN | Analista Comunicação Social | CONCURSO
SIMULADO IPHAN | ANALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IPHAN para o cargo de Analista Comunicação Social.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso IPHAN. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Comunicação Social, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IPHAN | Analista Comunicação Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IPHAN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #49809
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.
Embora não tenham força de lei, os códigos de ética que regem os profissionais de comunicação baseiam-se no direito à informação, que inclui o direito de informar, a liberdade de imprensa e o direito do cidadão de ser informado e de ter acesso à informação.
- #49810
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.
Um profissional de comunicação que critica a comunicação massificada e o uso dos meios de comunicação de massa reafirma normas sociais e expõe os desvios dessas normas ao público, o que constitui uma de suas atribuições.
- #49811
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.
Devido às semelhanças entre os meios de comunicação de massa e os meios de comunicação digital, a conduta do profissional que exerce atividades nesses campos de trabalho é exatamente a mesma.
- #49812
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
Comunicação pública é entendida como aquela que fortalece o Estado, a democracia e a cidadania, prevalecendo o compromisso com o interesse público.
- #49813
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
A comunicação pública tem origem na comunicação governamental, mas são distintas: enquanto a comunicação pública se refere a tudo que seja destinado ao público, a comunicação governamental diz respeito a cada governo em si e ao terceiro setor.
- #49814
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
A comunicação pública acontece no espaço formado pelos fluxos de informação pelos quais interagem agentes públicos e atores sociais, compartilhando informações sobre negociações, conflitos e acordos, para atender temas de interesse coletivo.
- #49815
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
Em relação ao Estado, ações do governo, partidos políticos, terceiro setor, e, em certas circunstâncias, ações privadas, caracterizam-se como comunicação pública.
- #49816
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
Além de relacionar cidadania, democracia e comunicação pública, a legislação brasileira estabelece como objetivos e princípios da rádio difusão pública, entre outros, a promoção do acesso à informação por meio da pluralidade de fontes de produção e distribuição do conteúdo e a não discriminação religiosa, político partidária, filosófica, étnica, de gênero ou de opção sexual.
- #49817
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O advento da comunicação de massa e a midiatização da cultura fazem parte do desenvolvimento industrial e são responsáveis por moldar a conduta e a cultura das pessoas. Com isso, a indústria de comunicação atingiu tanta importância nas sociedades modernas que tudo o que se sabe sobre a sociedade e sobre o mundo foi apreendido por intermédio dos meios de comunicação.
Considerando esse texto como motivador inicial, julgue o seguinte item.
Por constituírem no seu conjunto uma indústria cultural e dependerem fortemente de anunciantes, os meios de comunicação de massa não são considerados pelas várias escolas do pensamento comunicacional como lugar de debate no contexto de uma esfera pública, mas sim como uma atividade meramente mercantil.
- #49818
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Com relação ao uso da segmentação pela mídia, julgue o próximo item.
A segmentação de mercado, um instrumento de marketing, consiste em identificar grupos de indivíduos com a finalidade precípua de lhes aplicar testes de opinião pública.
- #49819
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A respeito das características da redação em jornais, revistas, rádio, Internet e vídeo, julgue o próximo item.
No radiojornalismo, ao se nominarem fontes e instituições, primeiramente se deve indicar o nome da pessoa e, em seguida, o seu cargo, evitando-se uso do plural, de abreviações, bem como a repetição de fonemas (cacofonias e rimas) e frases negativas.
- #49820
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
- #49821
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.
A mensuração de valores, programas e projetos de assessoramento de comunicação fornece feedback de todo o processo de comunicação e, assim, auxilia na reorientação do processo de administração estratégica.
- #49822
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.
As rotinas da assessoria de imprensa incluem a conversa com a presidência da empresa acerca de notícias veiculadas que envolvem a organização; nessa situação, é necessária a checagem prévia da fonte de tais notícias, para se dimensionar a credibilidade das informações nelas apresentadas.
- #49823
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.
O assessor de imprensa deve, sempre que possível, assumir o papel de porta-voz da empresa por ele assessorada, em razão do seu vasto conhecimento a respeito da empresa e de técnicas de comunicação.