Processando...

Simulado IOBV - Pedagogia | CONCURSO

Simulado IOBV - Pedagogia

OBJETIVOS | Simulado Diversos - Pedagogia

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado Diversos - Pedagogia

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Diversos - Pedagogia

Este simulado contém questões da banca IOBV, para nível Médio do cargo de Auxiliar de Desenvolvimento. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Diversos.

*Conteúdo Programático do Simulado Diversos - Pedagogia.

Pedagogia

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia.

#43938
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Uma instituição de educação infantil deve ter os chamados “brinquedos de afeto". Isso porque tais brinquedos:

  • a) São importantes para a tranquilidade e segurança das crianças.
  • b) Oferecem ótimas oportunidades para darem os primeiros passos.
  • c) Permitem disciplinar os alunos mais desorganizados.
  • d) Possibilitam o acelerar o letramento de crianças de inclusão.
#43939
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Para criar desafios para as crianças pequenas experimentarem como encaixar a peça correta, a escolha mais adequada:

  • a) São os brinquedos de puxar.
  • b) São os cadernos de desenho.
  • c) São os brinquedos de encaixar.
  • d) São as cordas.
#43940
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Por volta dos dez aos vinte meses é interessante que se disponibilize um cesto de objetos às crianças. Poderá se observar que o bebê vai encher, esvaziar e empilhar objetos que tiverem à sua disposição. No desenvolvimento infantil, tal atividade se faz importante, pois com isso ele:

  • a) Tenta descobrir o que fazer com os objetos.
  • b) Evita ser um adolescente e/ou adulto desorganizado.
  • c) Ele reelabora as suas capacidades físicas perdidas no dia anterior.
  • d) Apenas mantém mente e corpo ocupados.
#43941
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Quando a instituição escolar tem procedimentos, preestabelecidos e conhecidos por todos, que devem ser tomados em caso de acidentes, tal acontecimento sinaliza qualidade da educação infantil, que por sua vez pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • a) Espaços e mobiliários que favorecem as experiências das crianças.
  • b) Crianças expressando-se por meio de diferentes linguagens plásticas, simbólicas, musicais e corporais.
  • c) Crianças tendo experiências agradáveis, variadas e estimulantes com a linguagem oral e escrita.
  • d) Segurança.
#43942
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Considerando o desenvolvimento infantil, geralmente uma criança consegue identificar algumas letras do alfabeto e números:

  • a) Apenas aos três anos.
  • b) Entre quatro e cinco anos.
  • c) Entre nove meses e dois anos.
  • d) Apenas aos sete anos.
#43943
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

A perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis pode ser corretamente caracterizada como:

  • a) Deficiência visual.
  • b) Deficiência auditiva.
  • c) Deficiência mental.
  • d) Deficiência intelectual.
#43944
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Tendo o cuidado e as relações como eixo norteador de sua prática educativa, que postura deve adotar um Auxiliar de Educação Infantil frente à interação e trocas de saberes e conhecimentos das crianças assistidas?

  • a) Deixar que as crianças desenvolvam todas as atividades propostas sem nenhuma interferência, mesmo que tais atividades possam representar riscos físicos reais às mesmas.
  • b) Prestar atenção somente nas crianças consideradas e devidamente classificadas como crianças de inclusão.
  • c) Promover a alfabetização e o letramento às crianças como forma de castigo pelos procedimentos atitudinais não obedecidos.
  • d) Acolher as crianças, cuidando delas e prestando atenção às suas emoções, na perspectiva de que aprendam a se conhecer e a se cuidar.
#43945
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

No Brasil, com ratificação da Convenção da Guatemala Decreto nº 3.956/2001:

  • a) Independente do gênero, todos devem ter direitos e deveres iguais.
  • b) Todas as pessoas com deficiência têm o direito de frequentar a educação escolar em qualquer um de seus níveis.
  • c) Houve uma ampliação da proporção de negros em posições valorizadas no serviço público.
  • d) Deve-se trabalhar em sala de aula na perspectiva de diminuir os casos de homofobia nas instituições escolares.
#43946
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à criança a seguinte vivência:

  • a) Reconhecer que os seres vivos modificam o ambiente.
  • b) Utilizar as cores, registrando e organizando seu modo de perceber o mundo.
  • c) Brincar com móbiles, com bichinhos de borracha ou de pelúcia.
  • d) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
#43947
Banca
IOBV
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Mesmo pequenos, os bebês já interagem e se aproximam de outros para se comunicar. Nesse sentido, um Auxiliar de Educação Infantil deve ficar atento ao seguinte procedimento:

  • a) Impedir essa aproximação, favorecendo o pleno desenvolvimento individual de cada bebê.
  • b) Permitir a aproximação de apenas dois bebês a cada brincadeira ou brinquedo.
  • c) Ficar apenas observando os bebês e suas ações, nunca interferindo nelas.
  • d) Não impedir a aproximação dos bebês, mas cuidar para que um não machuque o outro pela falta de coordenação de suas ações.