Simulado Instrutor de Atividades Esportivas | CONCURSO
Simulado Instrutor de Atividades Esportivas
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Este Simulado Instrutor de Atividades Esportivas foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Instrutor de Atividades Esportivas
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Instrutor de Atividades Esportivas
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #263344
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(1,0) 1 -
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. ( ) A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. ( ) O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. ( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados com o uso moderado de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, integrantes da família ampliada, responsáveis, agentes públicos executores de medidas socioeducativas, ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.
A sequência está correta em
- a) F, V, F, F.
- b) F, F, V, V.
- c) V, F, F, V.
- d) V, V, V, F.
- #263345
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(1,0) 2 -
“O Mestre Gichin Funakoshi, criador do estilo Shotokan de Karatê, desenvolveu e aperfeiçoou consideravelmente o aspecto filosófico desta prática milenar, dando ênfase aos aspectos psicológicos, fazendo com que o praticante melhore sua concentração e adquira um maior controle de suas emoções através do treinamento diário. O praticante de Karatê deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade, buscando a pureza de pensamentos; porém, deve sempre estar alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.” Considerando o trecho anterior, NÃO se configura como um “lema” do Karatê:
- a) Respeito acima de tudo
- b) Valer-se do espírito de agressão.
- c) Esforçar-se para a formação do caráter.
- d) Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
- #263346
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(1,0) 3 -
Tradicionalmente, o Karatê não é uma arte marcial de combate. Seu desenvolvimento foi baseado no aprimoramento de técnicas de autodefesa. No entanto, no final do século XX, o seu caráter competitivo passou a ser mais difundido. Sobre as modalidades do Karatê contempladas nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, analise as afirmativas a seguir.
I. “__________: nesta modalidade não há contato físico. Cinco juízes atribuem pontos ao karateca de acordo com o seu desempenho, com base na execução correta e na velocidade dos movimentos. Há, também, apresentações em trios, devendo ser observada a sincronia entre os membros da equipe. A competição lembra o que acontece na ginástica artística. Apresentação de uma sequência de técnicas; uma simulação de luta.” II. “__________: esta modalidade coloca dois karatecas em combate. As lutas duram de dois a cinco minutos. Os pontos são atribuídos aos golpes desferidos variando, inclusive, o valor da pontuação, dependendo da área do corpo do adversário que foi atingida. É o combate propriamente dito.”
Em relação às modalidades do Karatê esportivo, assinale a alternativa que completa corretamente as afirmativas anteriores.
- a) I. kihon II. Kata
- b) I. Kumite II. Kata
- c) I. Kata II. Kumite
- d) I. Kumite II. kihon
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(1,0) 4 -
O Karatê precisa ser ensinado pedagogicamente nas escolas, o professor pode adaptar as atividades à realidade acadêmica de forma contextualizada. As abordagens das lutas nas aulas de educação física tendema ser pedagógicas, e sempre proporcionar possibilidades para os alunos em diversos contextos. (Rufino e Darido, 2015.)
NÃO se configura como uma proposta pedagógica correta para o ensino do Karatê nas escolas:
- a) Proporcionar aos alunos uma conscientização do que realmente é o Karatê, entendendo que com os seus princípios há possibilidade de controlar a agressividade e atingir a serenidade da mente; esta luta deve ser usada ofensivamente.
- b) Estimular práticas corporais que trabalhem as valências físicas que dependemos e desenvolvemos ao longo da vida, como força, velocidade, resistência, equilíbrio etc. Fazer uso desses movimentos para ter uma vida mais saudável.
- c) Praticar como uso pedagógico no meio de socialização poderá contribuir, significativamente, para encaminhar os alunos ao domínio do ímpeto agressivo, exatamente porque direciona suas energias de forma saudável à cooperação e à socialização, criando, assim, um bem-estar para todos.
- d) Apresentar esta arte marcial ao aluno como uma ferramenta ou um meio canalizador dos sentimentos hostis para fins úteis, evidenciando o instinto de vida, liberando mecanismos de defesa do ego, do qual o aprendiz se livra dos impulsos agressivos, lançando-os no ambiente de forma construtiva e valorizada. O aprendizado desta arte marcial proporciona virtudes necessárias para uma atuação social positiva: união, amizade, respeito e disciplina, visando conter o espírito agressivo dos alunos.
- #263348
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(1,0) 5 -
A graduação no Karatê é fundamental para indicar o nível de experiência dos praticantes; é vista como um sinal de respeito para os atletas menos graduados. Para demonstrar a graduação, os karatecas, no estilo Shotokan, usam uma faixa com uma cor na região da cintura. A ordem das cores das graduações varia de estilo para estilo. No entanto, como padrão, a faixa iniciante e a subsequente são, respectivamente: branca e
- a) roxa.
- b) verde.
- c) marrom.
- d) amarela.