Simulado INB | Analista de Comunicação | CONCURSO
SIMULADO INB | ANALISTA DE COMUNICAÇÃO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso INB para o cargo de Analista de Comunicação.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDEP para o concurso INB. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Comunicação, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado INB | Analista de Comunicação contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso INB.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #112172
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- INB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Com relação à notícia e à reportagem, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) A reportagem é o relato objetivo e imparcial de um acontecimento ou situação.
- b) A notícia é mais atemporal do que a reportagem.
- c) A notícia acontece. A reportagem tem que ser produzida.
- d) A notícia apoia-se quase exclusivamente em fatos nucleares, ou seja, em pontos principais.
- #112173
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- INB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Segundo Jenkins (2014, p. 26-27): “A ‘propagabilidade’ se refere aos recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outros, às estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, aos atributos de um texto de mídia que podem despertar a motivação de uma comunidade para compartilhar material e às redes sociais que ligam as pessoas por meio da troca de bytes significativos.”.
Analise as seguintes afirmativas sobre as práticas de propagação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Aderência refere-se à necessidade de criar um conteúdo que atraia a atenção da audiência e que a envolva. ( ) O conteúdo que gruda, que tem aderência, é o material que as pessoas querem propagar. ( ) Aderência refere-se aos mecanismos que motivam as pessoas a buscar um site em particular e a permanecer navegando nele. ( ) Aderência privilegia a colocação de conteúdo em um grande número de lugares. Desse modo, não se pode computar a audiência.
Assinale a sequência CORRETA.
- a) V V V F
- b) V F F F
- c) F V V V
- d) F V V F
- #112174
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- INB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
No livro Ética, jornalismo e nova mídia, o autor, Caio Tulio Costa, faz referência ao pensador belga Luc de Brabandere elencando as diferenças entre ética e moral.
A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os elementos ética e moral a suas respectivas características.
COLUNA I
1. Ética 2. Moral
COLUNA II
( ) Supõe julgamento, valor. É individual e tem abordagem sistêmica. ( ) O espaço será todo lugar e tempo sempre. Persegue a justiça. ( ) É precedida pelo ensaio e pelo erro. Distingue o bom e o mau. ( ) Vem do eu, do interior de cada um. Logicamente se encontra contradição.
Assinale a sequência CORRETA.
- a) 1 2 1 1
- b) 2 1 2 1
- c) 2 2 1 2
- d) 1 1 1 2
- #112175
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- INB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Com relação à assessoria de imprensa no Brasil e às ideias de Jorge Duarte (2003), assinale a alternativa INCORRETA.
- a) O processo de obtenção de credibilidade do assessor de imprensa não foi fácil ou pacífico e dependeu das circunstâncias de cada profissional. Não apenas os jornalistas, mas muitas organizações e dirigentes precisaram ser “conscientizados” sobre o papel e as atribuições do assessor.
- b) Na primeira metade do século XX, serviços de divulgação passaram a ser organizados em níveis federal e estaduais, com a presença dos chamados redatores, que produziam e distribuíam textos para a imprensa pelos gabinetes e bureaus de imprensa instalados em órgãos governamentais.
- c) A boa atuação de uma assessoria aumenta a visibilidade pública da organização e pode trazer efeitos mercadológicos e políticos predeterminados. Por perceber isso é que, cada vez mais, instituições brasileiras têm interesse em divulgar suas atividades e propostas pelos meios de comunicação, buscando influenciar a opinião pública.
- d) No período entre os anos 1990 e início de 2000, com um mercado de consumo consolidado e o ocaso do autoritarismo militar, termina, para as organizações, o período em que o mais importante era ter bom trânsito junto às autoridades.
- #112176
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- INB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Analise as afirmativas a seguir relativas às boas práticas do mercado digital.
I. A verba de comunicação deve contemplar todas as ações, como custos associados à produção de um site, manutenções mensais, presença em redes sociais, produções de peças de mídia e vídeos, por exemplo. II. É importante ter claramente qual é o objetivo do negócio e da estratégia de comunicação da empresa. É necessária a mudança na cultura interna das empresas que atrelam seus investimentos (no âmbito digital) somente em campanhas de produtos / serviços ou lançamentos. III. É importante entender em detalhes qual é o público-alvo da marca, com as tradicionais informações (idade, sexo, classe social / econômica) e outras comportamentais. É valido também ter acesso a pesquisas que podem ajudar nesse entendimento.
Estão corretas as afirmativas:
- a) I e II, apenas.
- b) I e III, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II e III.