Simulado IF/RN - Português | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado IF/RN - Português
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado IF/RN - Português
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso IF/RN.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado IF/RN - Português
Este simulado contém questões da banca FUNCERN , para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IF/RN.
*Conteúdo Programático do Simulado IF/RN - Português .
Português
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .
- #43588
- Banca
- FUNCERN
- Matéria
- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
- a) diluída e é reconstituída a partir de trechos presentes no segundo parágrafo.
- b) implícita e é depreendida com base nas informações presentes no título.
- c) implícita e é depreendida com base nas informações presentes nos parágrafos.
- d) diluída e é reconstituída a partir de informações presentes no título.
- #43589
- Banca
- FUNCERN
- Matéria
- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Considere o trecho:
Alguns advogados logo tentaram usar a cartada (1ª) da imaturidade juvenil para neutralizar (2ª), de vez, a culpabilidade de seus clientes, como se o cérebro imperfeito fosse a “verdadeira" causa dos crimes.
Em relação ao sentido das palavras destacadas, é correto afirmar:
- a) a primeira, em uso conotativo, designa uma ação serena e inconsistente; e a segunda, em uso denotativo, designa uma ação responsável pela promoção ou pela valorização de algo.
- b) a primeira, em uso denotativo, designa uma ação incisiva e inconsistente; e a segunda, em uso conotativo, designa uma ação responsável pela promoção ou perda de força de algo.
- c) a primeira, em uso denotativo, designa uma ação serena e ousada; e a segunda, em uso conotativo, designa uma ação responsável pela exclusão ou pela valorização de algo.
- d) a primeira, em uso conotativo, designa uma ação incisiva e ousada; e a segunda, em uso denotativo, designa uma ação responsável pela exclusão ou pela perda de força de algo.
- #43590
- Banca
- FUNCERN
- Matéria
- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Considere o trecho:
Mas, se o jovem está disposto a cometer um crime e ainda não está mentalmente equipado para avaliar consequências de modo eficaz, será que o medo de “ser preso como adulto" vai impedi-lo?
Assinale a opção em que, pluralizando-se a expressão destacada e obedecendo-se às convenções no âmbito da concordância e da regência, o período se apresenta de acordo com a norma padrão.
- a) Mas, se os jovens estão dispostos a cometer um crime e ainda não estão mentalmente equipados para avaliar consequências de modo eficaz, será que o medo de “ser presos como adultos" vai lhes impedir?
- b) Mas, se os jovens estão dispostos a cometerem um crime e ainda não estão mentalmente equipado para avaliarem consequências de modo eficaz, será que o medo de “serem presos como adultos" vai impedir-lhes?
- c) Mas, se os jovens estão dispostos a cometer um crime e ainda não estão mentalmente equipados para avaliar consequências de modo eficaz, será que o medo de “serem preso como adultos" vai os impedir?
- d) Mas, se os jovens estão dispostos a cometerem um crime e ainda não estão mentalmente equipados para avaliarem consequências de modo eficaz, será que o medo de “serem presos como adultos" vai impedi-los?
- #43591
- Banca
- FUNCERN
- Matéria
- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
- a) imprime um tom de formalidade à discussão, uma vez que predominam estruturas linguísticas representativas da escrita padrão da língua portuguesa.
- b) imprime um tom de informalidade à discussão, uma vez que predominam estruturas linguísticas representativas da escrita informal da língua portuguesa.
- c) contribui para a construção de uma imagem adolescente da figura do autor, uma vez que predominam marcas linguísticas identificadoras do perfil dessa imagem.
- d) contribui para a construção de uma imagem autoritária da figura do autor, uma vez que surgem marcas identificadoras da linguagem de uma época distante da atual.
- #43592
- Banca
- FUNCERN
- Matéria
- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
- a) caracteriza uma situação por meio de uma simultaneidade de acontecimentos e é dominantemente descritivo.
- b) constrói um relato de acontecimentos por meio de uma sucessão de fatos e é dominantemente narrativo.
- c) estrutura uma justificativa para uma afirmação consensual e é dominantemente explicativo.
- d) estabelece um diálogo entre ideias divergentes e é dominantemente argumentativo.
- #43593
- Banca
- FUNCERN
- Matéria
- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
- a) Um dado curioso do debate brasileiro sobre maioridade penal é a insistência com que emerge a afirmação,peremptória, de que os jovens de hoje “não são ingênuos como os de antigamente" [...]".
- b) Resumindo, a melhor evidência científica diz que o cérebro de um jovem de 16 ou 17 anos ainda não atingiu o desenvolvimento pleno [...].
- c) Claro, dissuasão não é a única função da pena. Há a questão da correção do comportamento e de tirar elementos perigosos de circulação [...].
- d) Poucos cientistas endossam essa interpretação radical: ser adolescente não basta para transformar ninguémem criminoso. Há outros fatores também envolvidos, inclusive sociais [...]
- #43594
- Banca
- FUNCERN
- Matéria
- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
- a) “Desde que" (l. 29) e “Mas" (l. 52).
- b) “Esse jovem" (l. 19) e “a questão" (l. 23).
- c) “o problema" (l. 12) e “essa interpretação radical" (l. 34).
- d) “isso" (l. 18) e “tudo isso" (l. 43).
- #43595
- Banca
- FUNCERN
- Matéria
- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Considere o trecho:
Desde que a neurociência ajudou a convencer a Suprema Corte a salvar a vida de Simmons (que hoje cumpre prisão perpetua), a questão do “teenage brain" – cérebro adolescente – assumiu um papel importante no sistema judiciário dos Estados Unidos.
No que se refere à pontuação, é correto afirmar:
- a) os parênteses podem ser excluídos sem implicações para a construção de sentido; e os travessões somente podem ser substituídos por parênteses.
- b) os parênteses e os travessões demarcam trechos que podem permanecer entre vírgulas facultativas.
- c) os parênteses podem ser excluídos com implicações na construção do sentido; e os travessões somente podem ser substituídos por vírgulas.
- d) os parênteses e os travessões demarcam trechos que podem permanecer entre vírgulas obrigatórias.
- #43596
- Banca
- FUNCERN
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- Português
- Concurso
- IFRN
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Considere o trecho:
Agora, se adolescentes que cometem crimes bárbaros não são exatamente uma invenção moderna (1ª), o que dizer da alegação de que eles “sabem muito bem o que estão fazendo"(2ª)?
Em relação aos segmentos destacados, é correto afirmar:
- a) o primeiro exerce função de advérbio; e o segundo, de adjetivo.
- b) o primeiro e o segundo subordinam-se à mesma oração principal.
- c) o primeiro posiciona-se na ordem direta do período; e o segundo subverte essa ordem.
- d) o primeiro e o segundo constituem orações principais em relação a orações substantivas.
- #43597
- Banca
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(1,0) 10 -
- a) informar sobre crimes bárbaros praticados por menores de idade.
- b) defender um ponto de vista acerca da questão da maioridade penal.
- c) apresentar uma visão científica sobre o cérebro dos menores de idade.
- d) enumerar acontecimentos relacionados à questão da maioridade penal.