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Simulado IF/RN - Português | CONCURSO

Simulado IF/RN - Português

OBJETIVOS | Simulado IF/RN - Português

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado IF/RN - Português

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso IF/RN.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado IF/RN - Português

Este simulado contém questões da banca FUNCERN , para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IF/RN.

*Conteúdo Programático do Simulado IF/RN - Português .

Português

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .

#43588
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

A ideia principal do texto encontra-se

  • a) diluída e é reconstituída a partir de trechos presentes no segundo parágrafo.
  • b) implícita e é depreendida com base nas informações presentes no título.
  • c) implícita e é depreendida com base nas informações presentes nos parágrafos.
  • d) diluída e é reconstituída a partir de informações presentes no título.
#43589
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Considere o trecho:
Alguns advogados logo tentaram usar a cartada (1ª) da imaturidade juvenil para neutralizar (2ª), de vez, a culpabilidade de seus clientes, como se o cérebro imperfeito fosse a “verdadeira" causa dos crimes. 
Em relação ao sentido das palavras destacadas, é correto afirmar: 

  • a) a primeira, em uso conotativo, designa uma ação serena e inconsistente; e a segunda, em uso denotativo, designa uma ação responsável pela promoção ou pela valorização de algo.
  • b) a primeira, em uso denotativo, designa uma ação incisiva e inconsistente; e a segunda, em uso conotativo, designa uma ação responsável pela promoção ou perda de força de algo.
  • c) a primeira, em uso denotativo, designa uma ação serena e ousada; e a segunda, em uso conotativo, designa uma ação responsável pela exclusão ou pela valorização de algo.
  • d) a primeira, em uso conotativo, designa uma ação incisiva e ousada; e a segunda, em uso denotativo, designa uma ação responsável pela exclusão ou pela perda de força de algo.
#43590
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Considere o trecho:
Mas, se o jovem está disposto a cometer um crime e ainda não está mentalmente equipado para avaliar consequências de modo eficaz, será que o medo de “ser preso como adulto" vai impedi-lo? 
Assinale a opção em que, pluralizando-se a expressão destacada e obedecendo-se às convenções no âmbito da concordância e da regência, o período se apresenta de acordo com a norma padrão. 

  • a) Mas, se os jovens estão dispostos a cometer um crime e ainda não estão mentalmente equipados para avaliar consequências de modo eficaz, será que o medo de “ser presos como adultos" vai lhes impedir?
  • b) Mas, se os jovens estão dispostos a cometerem um crime e ainda não estão mentalmente equipado para avaliarem consequências de modo eficaz, será que o medo de “serem presos como adultos" vai impedir-lhes?
  • c) Mas, se os jovens estão dispostos a cometer um crime e ainda não estão mentalmente equipados para avaliar consequências de modo eficaz, será que o medo de “serem preso como adultos" vai os impedir?
  • d) Mas, se os jovens estão dispostos a cometerem um crime e ainda não estão mentalmente equipados para avaliarem consequências de modo eficaz, será que o medo de “serem presos como adultos" vai impedi-los?
#43591
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
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(1,0) 4 - 

A variedade linguística presente no texto

  • a) imprime um tom de formalidade à discussão, uma vez que predominam estruturas linguísticas representativas da escrita padrão da língua portuguesa.
  • b) imprime um tom de informalidade à discussão, uma vez que predominam estruturas linguísticas representativas da escrita informal da língua portuguesa.
  • c) contribui para a construção de uma imagem adolescente da figura do autor, uma vez que predominam marcas linguísticas identificadoras do perfil dessa imagem.
  • d) contribui para a construção de uma imagem autoritária da figura do autor, uma vez que surgem marcas identificadoras da linguagem de uma época distante da atual.
#43592
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
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(1,0) 5 - 

É correto afirmar que o texto

  • a) caracteriza uma situação por meio de uma simultaneidade de acontecimentos e é dominantemente descritivo.
  • b) constrói um relato de acontecimentos por meio de uma sucessão de fatos e é dominantemente narrativo.
  • c) estrutura uma justificativa para uma afirmação consensual e é dominantemente explicativo.
  • d) estabelece um diálogo entre ideias divergentes e é dominantemente argumentativo.
#43593
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Assinale a opção em que as palavras pertencem à mesma classe gramatical e são acentuadas graficamente pela mesma regra.

  • a) Um dado curioso do debate brasileiro sobre maioridade penal é a insistência com que emerge a afirmação,peremptória, de que os jovens de hoje “não são ingênuos como os de antigamente" [...]".
  • b) Resumindo, a melhor evidência científica diz que o cérebro de um jovem de 16 ou 17 anos ainda não atingiu o desenvolvimento pleno [...].
  • c) Claro, dissuasão não é a única função da pena.  a questão da correção do comportamento e de tirar elementos perigosos de circulação [...].
  • d) Poucos cientistas endossam essa interpretação radical: ser adolescente não basta para transformar ninguémem criminoso. Há outros fatores também envolvidos, inclusive sociais [...]
#43594
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 7 - 

São elementos linguísticos que, coerentemente, sinalizam a inter-relação e a localização dos parágrafos na progressão do tema:

  • a) “Desde que" (l. 29) e “Mas" (l. 52).
  • b) “Esse jovem" (l. 19) e “a questão" (l. 23).
  • c) “o problema" (l. 12) e “essa interpretação radical" (l. 34).
  • d) “isso" (l. 18) e “tudo isso" (l. 43).
#43595
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 8 - 

Considere o trecho: 
Desde que a neurociência ajudou a convencer a Suprema Corte a salvar a vida de Simmons (que hoje cumpre prisão perpetua), a questão do “teenage brain" – cérebro adolescente – assumiu um papel importante no sistema judiciário dos Estados Unidos.
No que se refere à pontuação, é correto afirmar: 

  • a) os parênteses podem ser excluídos sem implicações para a construção de sentido; e os travessões somente podem ser substituídos por parênteses.
  • b) os parênteses e os travessões demarcam trechos que podem permanecer entre vírgulas facultativas.
  • c) os parênteses podem ser excluídos com implicações na construção do sentido; e os travessões somente podem ser substituídos por vírgulas.
  • d) os parênteses e os travessões demarcam trechos que podem permanecer entre vírgulas obrigatórias.
#43596
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 9 - 

Considere o trecho:
Agora, se adolescentes que cometem crimes bárbaros não são exatamente uma invenção moderna (1ª), o que dizer da alegação de que eles “sabem muito bem o que estão fazendo"(2ª)?
Em relação aos segmentos destacados, é correto afirmar: 

  • a) o primeiro exerce função de advérbio; e o segundo, de adjetivo.
  • b) o primeiro e o segundo subordinam-se à mesma oração principal.
  • c) o primeiro posiciona-se na ordem direta do período; e o segundo subverte essa ordem.
  • d) o primeiro e o segundo constituem orações principais em relação a orações substantivas.
#43597
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 10 - 

É propósito comunicativo dominante do texto

  • a) informar sobre crimes bárbaros praticados por menores de idade.
  • b) defender um ponto de vista acerca da questão da maioridade penal.
  • c) apresentar uma visão científica sobre o cérebro dos menores de idade.
  • d) enumerar acontecimentos relacionados à questão da maioridade penal.