Processando...

Simulado IFN-MG | CONCURSO

Simulado IFN-MG

SIMULADO IFN-MG

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IFN-MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IFN-MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IFN-MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IFN-MG contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IFN-MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IFN-MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IFN-MG
Para realizar o simulado IFN-MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IFN-MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IFN-MG é aqui!


#185878
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

L.A.S., sexo feminino, estudante de 17 anos, procura consulta médica queixando-se “estar incomodada com pensamentos sobre limpeza de mesa de estudo e da cozinha”. Mesmo após ter limpado tudo, ainda fica pensando em voltar a limpar algo que possa ter ficado sujo. Percebe um exagero em seu comportamento de limpeza, mas não consegue evitar esses pensamentos e comportamentos e que estes têm tomado, cada vez mais, seu tempo e energia. Ademais essa “mania de limpeza” gera reclamações de seus familiares e vem dificultando sair com suas amigas. Refere sempre ser uma pessoa “organizada”, mas que desde o seu ingresso no Instituto Federal e a morte acidental de seu pai, há dois anos, essa característica tem se acentuado. Relutou muito em procurar essa consulta, com receio de o médico achar “maluquice” e não valorizar o seu problema, mas mudou de ideia após conversar com o serviço de escuta do estudante de sua instituição.

A conduta médica correta para o caso é

  • a) diagnosticar e iniciar tratamento com psicofármaco para ansiedade.
  • b) contra-referenciar L.A.S. ao serviço de escuta acadêmica para psicoterapia.
  • c) encaminhar L.A.S. diretamente para acompanhamento pelo psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município.
  • d) esclarecer e orientar L.A.S. sobre seu sofrimento mental e agendar retorno em 90 dias, para que haja confirmação diagnóstica e sejam instituídas as condutas apropriadas.
  • e) abordar a família, esclarecer que a hipótese diagnóstica de transtorno obsessivo-compulsivo “é de toda a família” e discutir o caso ou programar uma consulta conjunta com psiquiatra.
#185880
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

L.S.A. e seu namorado, V.L.J., ambos com 20 anos de idade, procuram consulta médica conjunta para planejamento da saúde sexual e reprodutiva do casal. Referem não desejarem engravidar até ingressarem no mercado de trabalho e se casarem. Relatam uso alternado de preservativo feminino e masculino, mas temem utilizar apenas um método de barreira, pois, às vezes, o preservativo danifica-se durante o ato sexual. Ambos são tabagista há três anos, quando começaram a namorar e a ingerir bebidas alcoólicas “socialmente”. L.S.A. queixa-se de corrimento vaginal abundante amarelo-esverdeado e bolhoso que a e V.L.J. apresenta uma verruga na glande peniana, percebida ao exame físico.

Além de parabenizar pela iniciativa da consulta conjunta, incentivar o uso de preservativos, notificar, convocar parceiros e tratar as infecções sexualmente transmissíveis do casal, nesse contexto, qual método contraceptivo é mais indicado para o casal?

  • a) DIU de cobre.
  • b) Tabelinha (rítmico).
  • c) Contraceptivo oral combinado.
  • d) Anticoncepcional injetável trimestral (progestágeno).
  • e) Espermicida associado ao preservativo feminino e masculino.
#185882
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

São indicações para a prescrição de insulina em adulto com Diabetes Mellitus, EXCETO

  • a) diabetes gestacional.
  • b) situações de adoecimento mental crônico agudizado.
  • c) se o controle glicêmico não for atingido após uso otimizado de metformina e uma sulfonilureia por três a seis meses.
  • d) se a glicemia em jejum for > 300mg/dL na primeira consulta ou no diagnóstico acompanhado de perda de peso, cetonúria e cetonemia.
  • e) situações de estresse agudo metabólico (infecções graves, cirurgias, politrauma, infarto agudo do miocárcio e acidente vascular encefálico).
#185884
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

É correto afirmar que os rastreamentos fundamentados em Grau A de recomendação indicam

  • a) câncer de mama: em mulheres entre 40 e 69 anos de idade.
  • b) câncer de próstata: em homens a partir de 40 anos de idade.
  • c) dislipidemias: em homens com 35 anos ou mais e em mulheres com 45 anos ou mais.
  • d) câncer de colo uterino: em mulheres entre 20 e 60 anos de idade e com histórico de atividade sexual.
  • e) câncer de boca: em pessoas a partir dos 50 anos de idade e histórico de tabagismo, etilismo, exposição ao sol sem proteção, IST prévias, baixo consumo de verduras e de legumes e uso de dentaduras.
#185886
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O genograma auxilia os profissionais de saúde na abordagem de pessoas e famílias. Avalie as afirmações sobre o genograma.

I – Informa sobre a estrutura familiar e o ciclo de vida familiar.

II – Registra, exclusivamente, a assistência médica à família.

III – Auxilia na análise das interações entre os membros da família.

IV – Captura, dinâmica e longitudinalmente, a evolução familiar.

V – Captura a natureza do trabalho que os membros da família exercem.

VI – Não serve para capturar estressores horizontais e verticais no sistema familiar.

Está correto apenas o que se afirma em

  • a) I, II e III.
  • b) I, II e IV.
  • c) III, V e VI.
  • d) I, III, IV e V.
  • e) III, IV, V e VI.
#185888
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

L.M.S., sexo feminino, 45 anos, é casada com V.A.L., sexo masculino, 50 anos. Vivem com os filhos de 20, 18 e 5 anos de idade em barracão de três cômodos, alugado na periferia de uma cidade de médio porte do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. L.M.S. foi diagnosticada e vem realizando tratamento contra tuberculose pulmonar há 15 dias, quando cessou tabagismo. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o controle do tratamento e dos contatos de L.M.S..

( ) O acompanhamento da evolução clínica, a aderência e os efeitos adversos do tratamento devem ser bimestrais.

( ) A realização de baciloscopia de controle deve ser mensal, sendo indispensável no 2º, 4º e 6º meses do tratamento.

( ) O Tratamento Diretamente Observado (TDO) deve ser diário ou duas vezes por semana no serviço de saúde e/ou no domicílio. ( ) A ficha de acompanhamento da tomada diária da medicação do TDO deve ser utilizada para o monitoramento dos pacientes em TDO.

( ) Os contatos intradomiciliares devem ser classificados como sintomático respiratório (nesse caso, deve-se solicitar baciloscopia de escarro e radiografia de tórax) ou como assintomático (nesse caso, devese realizar teste tuberculínico para afastar tuberculose latente).


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • a) (F); (F); (V); (F); (V).
  • b) (V); (V); (F); (V); (F).
  • c) (F); (V); (V); (F); (F).
  • d) (V); (F); (F); (V); (V).
  • e) (F); (V); (F); (V); (V).
#185890
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

L.P.S., sexo masculino, 23 anos, queixa-se de tosse produtiva há um mês, associada à febre, cansaço, inapetência e dispneia progressiva. Hoje faltou ao trabalho (é balconista de bar e mercearia do bairro) para procurar consulta médica. Tabagista e usuário de álcool. Nega doenças respiratórias prévias. Mora com os pais (atualmente desempregados) e os irmãos de seis, nove e doze anos de idade em uma casa pequena e mal ventilada.
Ao exame físico: emagrecido, descorado +/4+, anictérico. Frequência cardíaca: 90 bpm. Frequência respiratória: 25 irpm. Temperatura axilar: 37,9°C. Índice de massa corporal = 17 Kg/m2. Pressão arterial = 100 x 70mmHg. Ausculta pulmonar: diminuição dos murmúrios vesiculares, roncos bifásicos difusos, estertores crepitantes em ápice direito. Leve desconforto respiratório.

Para o caso, a melhor hipótese diagnóstica e conduta clínica são, respectivamente,

  • a) tuberculose mista / realizar teste rápido molecular para tuberculose, notificar, prover atestado médico de 10 dias e encaminhar para acompanhamento hospitalar.
  • b) tuberculose pleural / solicitar baciloscopia de escarro e radiografia de tórax, prover atestado médico de 14 dias, notificar e encaminhar para acompanhamento hospitalar.
  • c) AIDS / prover aconselhamento pré-teste e solicitar sorologia para HIV e tomografia computadorizada do tórax e encaminhar para o serviço de atenção especializada.
  • d) pneumonia adquirida na comunidade / solicitar radiografia de tórax, prescrever macrolídeo, prover atestado médico de sete dias e encaminhar para a atenção primária à saúde.
  • e) tuberculose pulmonar / solicitar baciloscopia de escarro, radiografia de tórax e teste rápido para HIV; prover atestado médico de 10 dias e encaminhar para a atenção primária à saúde.
#185892
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

J.R.S., sexo masculino, 38 anos, servidor público federal, procura médico queixando-se de cefaleia intensa na metade superior direita da face, com irradiação occiptonucal e ombro ipsilateral. As crises duram de 15 a 60 minutos, uma vez ao dia, à noite. O paciente se queixa que, durante a crise, chora, congestiona o nariz, sua a testa e fica agitado. Nega outras doenças e cirurgias prévias. Diz que as crises vêm com mais frequência quando exagera no consumo de álcool e cigarro.

É correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável é

  • a) meningite.
  • b) crise hipertensiva.
  • c) cefaleia em salvas.
  • d) cefaleia cervicogênica.
  • e) acidente vascular cerebral.
#185894
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Referente às causas da enxaqueca, marque a opção correta.

  • a) Problemas alérgicos e oftalmológicos.
  • b) Inexistem causas definidas identificáveis para a doença.
  • c) Alimentos cítricos, temperados, condimentados e gordurosos.
  • d) Problemas odontológicos e/ou ligados à articulação temporomandibular.
  • e) Estresse emocional, menstruação, menarca, luz, barulho, odores, álcool e cigarro.
#185896
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFN-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

C.M.S., 20 anos, vem à consulta médica referindo uma mancha no braço direito há dois anos. Já foi submetida a inúmeros tratamentos tópicos e orais para micoses e dermatites, sem melhora. Queixa-se de cãibras nas mãos, o que a prejudica na escola e no trabalho como secretária. Nega outras comorbidades. Reside com três irmãos (de 6, 12 e 18 anos) e com sua mãe de 45 anos, que se separou recentemente.

Nesse caso, a conduta INCORRETA é

  • a) solicitar biópsia de pele e encaminhar para acompanhamento hospitalar.
  • b) avaliar presença de alterações em mucosa nasal e oral e status vacinal de BCG.
  • c) solicitar baciloscopia de esfregaço intradérmico quando do momento do diagnóstico e encaminhar para a Atenção Primária à Saúde.
  • d) perguntar sobre manchas semelhante nos familiares, investigar presença de outras manchas de pele e avaliar a sensibilidade da(s) mancha(s).
  • e) avaliar a presença de neurite (espessamento neural) com comprometimento da força muscular e diminuição da sensibilidade em mãos, pés e olhos.