Processando...

Simulado IFF | CONCURSO

Simulado IFF

SIMULADO IFF

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IFF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IFF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IFF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IFF contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IFF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IFF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IFF
Para realizar o simulado IFF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IFF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IFF é aqui!


#185848
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a opção correta, quanto à metodologia de um curso EAD.

  • a) Para garantir elevado grau de segurança, a instituição deve projetar custos e receitas considerando o número de alunos matriculados, sendo desnecessário prever a estimativa de evasão.
  • b) Sendo a avaliação um dos aspectos fundamentais para a qualidade de um processo de ensino e aprendizagem, a instituição deve considerar a possibilidade de aceleração de estudos para um aluno matriculado em um curso EAD.
  • c) Um curso a distância exime a instituição de dispor de centros de documentação e informação ou mediatecas (que articulam bibliotecas, videotecas, audiotecas, hemerotecas e infotecas).
  • d) O conteúdo programático é sempre o foco de um programa educacional e um dos pilares para garantir a qualidade de um curso a distância.
  • e) O ensino a distância exige administração, linguagem, acompanhamento, avaliação e recursos técnicos, tecnológicos e pedagógicos semelhantes ao da modalidade presencial, por ser uma transposição dessa modalidade para o ambiente virtual.
#185849
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Define-se planejamento escolar como

  • a) processo complexo de seleção dos conteúdos que deverão ser ministrados em uma aula.
  • b) processo permanente de preenchimento de formulários para controle administrativo.
  • c) processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente e de articulação da atividade escolar e da problemática do contexto social.
  • d) atividade docente fundamentada nos interesses dominantes da sociedade.
  • e) atividade de reflexão sobre temáticas curriculares independente de aspectos econômicos, políticos e culturais.
#185850
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No que se refere a mídia e educação, assinale a opção correta.

  • a) As vantagens de se trabalhar com tecnologia em sala de aula incluem a interação, a autonomia e a motivação.
  • b) No trabalho com as tecnologias de informação e comunicação, o professor decide arbitrariamente o que ensinar.
  • c) O uso de gêneros digitais em sala de aula compromete a qualidade dos resultados da produção de textos dos alunos.
  • d) A era digital dificulta o estabelecimento de uma rede de comunicação e informação entre a escola e os indivíduos nela inseridos.
  • e) O computador deve ser usado como ferramenta para melhorar a capacidade dos alunos de reproduzir informações veiculadas na Internet.
#185851
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.

  • a) recursos técnicos e comunicação entre os alunos
  • b) comunicação entre os alunos e transferência das informações
  • c) desenho do projeto e envolvimento dos gestores
  • d) avaliação classificatória e transferência das informações
  • e) desenho do projeto e avaliação contínua e abrangente
#185852
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Assinale a opção correta, com relação a aspectos do ensino a distância (EAD).

  • a) Os ambientes virtuais de aprendizagem são mediados pelos técnicos em informática.
  • b) Tendo o aluno a função de mediador e facilitador da aprendizagem em EAD, o professor precisa de gerenciamento de tempo, organização e autonomia para exercer seu papel de educador.
  • c) O projeto de um curso na modalidade EAD deve prever vias eficazes de comunicação e diálogo entre os envolvidos no processo educacional, propondo condições para diminuir a sensação de isolamento.
  • d) A avaliação em EAD tem duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere ao número de horas que o aluno dedica ao curso.
  • e) A utilização de fóruns e correio eletrônico, nessa modalidade de ensino tem como principal objetivo desenvolver a cidadania dos alunos.
#185853
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.

  • a) Na escola atual, estão superados os problemas das diferenças relacionadas ao déficit de aprendizagem, com forte ancoragem em aspectos psicológicos, assim como das diferenças dos níveis socioeconômicos dos alunos e alunas.
  • b) O multiculturalismo se sobrepõe à interculturalidade, considerada menos adequada para a construção de sociedades democráticas e inclusivas que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade.
  • c) Cabe à escola enfatizar as diferenças e garantir a lógica homogeneizadora, que, por sua vez, é identificada como predominante na cultura escolar.
  • d) A escola precisa reconhecer os sujeitos socioculturais subalternizados e negados, mas não cabe a ela valorizá-los e empoderá-los.
  • e) A dimensão cultural potencializa os processos de aprendizagem, na medida em que reconhece e valoriza os sujeitos neles implicados, combate formas de silenciamento, invisibilização e(ou) inferiorização e favorece a construção de identidades culturais abertas e de sujeitos de direito, assim como o diálogo intercultural.
#185854
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.

No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

  • a) A escola atual deve preservar uma tradição monocultural.
  • b) Expressões que veiculam juízos de valor sobre determinados grupos sociais e(ou) culturais, assim como brincadeiras, são âmbitos especialmente sensíveis às manifestações de discriminação no cotidiano escolar.
  • c) Preconceitos e diferentes formas de discriminação presentes no cotidiano escolar não devem ser problematizados, desvelados, desnaturalizados, com vistas a evitar a reprodução de padrões de conduta reforçadores dos processos discriminadores presentes na sociedade.
  • d) Dinâmicas de relacionamento, de reconhecimento mútuo, de aceitação e de valorização do “outro” e diálogo intercultural constituem práticas educativas monoculturais.
  • e) A cultura escolar já superou a representação padronizadora da igualdade.
#185855
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.

I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.

II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.

III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.

IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.

Estão certos apenas os itens

  • a) I e IV.
  • b) II e III.
  • c) II e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, III e IV.
#185856
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Define-se aula como

  • a) momento de empenho permanente na formação de métodos e hábitos de estudo.
  • b) ação conjunta do professor e dos alunos na qual o docente estipula atividades.
  • c) valorização da sala de aula como meio educativo.
  • d) situação didática na qual se põem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios, com fins instrutivos e formativos, incitando o aprendizado.
  • e) condução do trabalho docente na classe visando-se a formação do espírito de coletividade.
#185857
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.

José Carlos Libâneo Didática 2 ª ed São Paulo: Cortez, 2013, p 197

Considerando o assunto abordado no trecho de texto precedente, assinale a opção que apresenta as etapas ou os passos didáticos de uma aula.

  • a) transmissão da matéria, assimilação ativa, percepção e formação de conceitos
  • b) preparação e introdução da matéria, tratamento didático da matéria nova, consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, aplicação, controle e avaliação
  • c) introdução, desenvolvimento, execução de tarefas e avaliação final
  • d) preparação e introdução da matéria, recordação de conceitos, sistematização, fixação e aplicação
  • e) exposição, memorização e exercícios avaliativos