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Simulado IF Sul Rio-Grandense | CONCURSO

Simulado IF Sul Rio-Grandense

SIMULADO IF SUL RIO-GRANDENSE

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IF Sul Rio-Grandense.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF Sul Rio-Grandense que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IF Sul Rio-Grandense, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF Sul Rio-Grandense contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IF Sul Rio-Grandense.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IF Sul Rio-Grandense. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF Sul Rio-Grandense
Para realizar o simulado IF Sul Rio-Grandense você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF Sul Rio-Grandense você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF Sul Rio-Grandense é aqui!


#185528
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

A produção historiográfica a respeito das imigrações e colonizações italiana e alemã no sul do Brasil revela um espaço colonial muito complexo. Os imigrantes mantiveram vínculos culturais com as pátrias de origem: Itália e Alemanha; e, ao mesmo tempo, forjaram identidades próprias que permitiram a inserção desses imigrantes no contexto político, social, econômico e cultural brasileiro.
Em relação à imigração italiana e alemã no sul do Brasil, afirma-se que

  • a) os imigrantes alemães, desde sua chegada, prescindiram do costume luso-brasileiro de utilizar mão de obra escrava afro-brasileira nas áreas rurais coloniais, pois todo trabalho era feito pelos integrantes do núcleo familiar.
  • b) as relações entre índios e imigrantes não permearam o processo de construção da identidade sul-rio-grandense, visto que, quando aqui chegaram, no séc. XIX, as terras disponíveis já estavam livres da presença dos nativos devido à ação dos “bugreiros”.
  • c) a homogamia, um princípio organizador dos matrimônios rurais dos imigrantes, prática muito difundida, era essencial para a sobrevivência familiar nas colônias, pois visava garantir que não houvesse crises entre o casal.
  • d) os imigrantes estruturaram uma rede escolar de tipo peculiar, bem equipada e servida de professores muito instruídos. Devido a isso, conseguiram preservar suas respectivas línguas e, consequentemente, suas heranças culturais.
#185529
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(1,0) 2 - 

Leia o excerto a seguir.
De 1835 a 1839, registrou-se um avanço das forças farroupilhas sobre as legalistas, marcado pela tomada de Rio Pardo, Piratini e Pelotas. Em 11 de setembro de 1836, os farrapos obtiveram uma grande vitória na zona da campanha, em Seival. Ainda no campo de batalha, o general farrapo Antônio de Souza Netto proclamou a república, ato este que foi reconhecido por uma série de Conselhos Municipais da região da Campanha.”
PESAVENTO, S. J. A revolução farroupilha. São Paulo, SP: Ed. Brasiliense, 1985. p.21.
Os acontecimentos mencionados pela autora foram contrapostos pela (o):

  • a) ocupação imperial de Porto Alegre e a derrota dos revoltosos na Ilha do Fanfa, no rio Jacuí.
  • b) invasão legalista de Piratini, sede do governo revolucionário, e perda da República Juliana.
  • c) retomada do controle provincial, após as vitórias imperiais, nas batalhas de rio Negro e Boi Preto.
  • d) conquista de São Leopoldo pelos revoltosos para conter o abastecimento de Porto Alegre feita pelos imigrantes alemães.
#185530
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(1,0) 3 - 

Leia o excerto a seguir.
No final do século XVIII, com a decadência da mineração, retraiu-se a demanda de gado, o que, contudo, não afetou a economia sulina, uma vez que nesse momento despontavam na região dois outros produtos que passaram a ser comercializados.”
PESAVENTO, S. J. A revolução farroupilha. São Paulo, SP: Ed. Brasiliense, 1985. p.8
A autora faz referência ao charque, trazido pelo português José Pinto Martins, após uma grave crise de seca no Ceará e à (ao)

  • a) trigo, introduzido pelos ilhéus açorianos em pequenas e médias plantações.
  • b) soja, produzida na região da fronteira sulina com a Argentina.
  • c) arroz, o que deu o título de rei do arroz ao coronel Pedro Osório.
  • d) sal, extraído em Rio Grande e utilizado largamente nas charqueadas. 
#185531
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(1,0) 4 - 

Leia o excerto a seguir.
“A extensão do mandato do próximo presidente da República, de cinco para seis anos; as eleições para governador de Estados seriam indiretas (ao contrário do que previa a própria constituição do regime); um terço dos senadores seria nomeados pelo presidente; mudança do cálculo do número de cadeiras por Estado na Câmara Federal (visando diminuir a representatividade dos Estados em que a oposição ganhava força, como o Rio de Janeiro e São Paulo).”
NAPOLITANO, M. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, SP: Contexto, 2014. p.62;
O texto faz referência

  • a) ao Plano Trienal, que procurou acabar com o crescimento político da Arena nas esferas estadual e municipal.
  • b) à Operação Condor, que ocasionou a cassação dos mandatos dos parlamentares do MDB.
  • c) ao Ato Institucional número 4, que estabeleceu eleições indiretas em todas as esferas políticas.
  • d) ao Pacote de Abril, editado durante o governo Geisel para limitar a atuação da oposição ao governo.
#185532
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(1,0) 5 - 

Leia o excerto a seguir.
“Na manhã de 24 de agosto, suicidou-se em seus aposentos no Palácio do Catete, desfechando um tiro no coração. O suicídio de Vargas exprimia desespero pessoal, mas tinha também um profundo significado político. O ato em si continha uma carga dramática capaz de eletrizar a grande massa. Além disso, o presidente deixava como legado uma mensagem comovente aos brasileiros, a chamada carta testamento, onde se apresentava como vítima e ao mesmo tempo acusador de forças impopulares, apontando como responsáveis pelo impasse a que chegara os grupos internacionais aliados a seus inimigos internos.”
FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. p. 231.
Sobre as consequências do episódio citado pelo autor, afirma-se que o

  • a) Presidente do Senado, Carlos Luz, assumiu a presidência da república, ligado a UDN, protocolou a lei de Remessa de Lucros, o que dificultou o ingresso do capital internacional no país.
  • b) Ministro da Guerra Henrique Teixeira Lott nomeou o udenista Fernando Ferrari como ministro da fazenda, a fim de garantir os interesses do nacional desenvolvimentismo.
  • c) Presidente da Câmara de Deputados, o catarinense Nereu Ramos, articulou para coibir a posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira, eleito para o próximo mandato presidencial.
  • d) Vice Presidente Café Filho nomeou ministros udenistas e facilitou o ingresso do capital privado/estrangeiro com a Instrução 113 da Superintendência da Moeda e do crédito (Sumoc).
#185533
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(1,0) 6 - 

Leia o excerto a seguir.
“O Brasil, em razão da sua dimensão e da ausência de preocupação com a reprodução biológica dos negros, foi o maior importador de escravos das Américas. Estudos recentes estimam em quase 10 milhões o número de negros transferidos para o Novo Mundo, entre o século XV e XIX. Para o Brasil teriam vindo em torno de 3,6 milhões.”
SILVA, J. M. da. Raízes do conservadorismo brasileiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. p. 374
Sobre a temática abordada pelo autor no excerto acima, afirma-se, EXCETO que

  • a) com a Lei Eusébio de Queirós de 1850 e o fim do tráfico transatlântico de cativos, o Brasil foi um dos primeiros países a abolir o comércio negreiro.
  • b) o Bill Aberdeen, de 1845, permitia que as autoridades da Inglaterra aprisionassem navios que transportassem escravos para o Brasil.
  • c) a Lei Nabuco de Araújo, de 1854, previa sanções para as autoridades que encobrissem o contrabando de trabalhadores escravizados.
  • d) a Lei Feijó, de 1831, proibiu o tráfico negreiro, mas não foi respeitada, já que o número de trabalhadores que vieram da África se intensificou nos anos seguintes.
#185534
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(1,0) 7 - 

Leia o excerto a seguir.
“Mulatos, cabras e crioulos forneciam o grosso dos homens empregados no controle e repressão aos africanos. Eram eles que faziam o trabalho sujo dos brancos de manter a ordem nas fontes, praças e ruas de Salvador, invadir e destruir terreiros religiosos nos subúrbios, perseguir escravos fugitivos através da província e debelar rebeliões escravas onde quer que aparecessem.”
REIS, J. J. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos Malês em 1835. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2004. p. 322.
Ao analisar o excerto e a citação acima do historiador João José Reis, conclui-se que, para o autor,

  • a) a Revolta dos Malês foi um motim isolado de trabalhadores escravizados que buscavam implantar o islamismo na capital do Império.
  • b) a coerção feita pelos crioulos, cabras e mulatos em Salvador contribuiu para o enfraquecimento das revoltas cativas.
  • c) os movimentos de cativos da Bahia não sofreram influência de outras insurreições escravistas ocorridas anteriormente na América.
  • d) a destruição dos templos religiosos suburbanos tem relação com a tentativa dos mulatos em promover a liberdade religiosa em Salvador.
#185535
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(1,0) 8 - 

Leia o excerto a seguir.
“Em Pernambuco, em 2 de julho, estoura a Confederação do Equador, que representava uma primeira reação das províncias do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pará. A execução dos líderes do movimento gerou descontentamento e um novo nacionalismo, cada vez mais misturado com evidentes manifestações de antilusitanismo.”
SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. 2. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1999. p. 48
A historiadora Lilian Schwarcz contextualiza uma passagem importante da política brasileira do século 19 e faz menção à (ao)

  • a) movimento contra a política centralizadora e autoritária do primeiro reinado.
  • b) revolta contra a política do Imperador ao implantar o sistema parlamentarista.
  • c) rebelião contra o retorno da família real portuguesa em virtude da Revolução do Porto.
  • d) insurreição contra os pesados impostos decretados durante o período Joanino. 
#185536
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(1,0) 9 - 

Leia o excerto a seguir.
“Algumas delas alcançaram êxito, como as de Pernambuco e de São Vicente. Outras fracassaram desastrosamente, por vezes da forma mais trágica, como a de Pereira Coutinho, em Ilhéus, que acabou devorado pelos índios. Lopes de Souza desinteressou-se totalmente e nem tomou posse da concessão que recebeu. Quase todas deixaram novos povoadores europeus, organizados em bases completamente novas, nas quais o índio já não era um parente, mas mão-de-obra recrutável como escrava.”
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2012. p. 87.
O autor faz referência à

  • a) criação dos Vice Reinos na América portuguesa durante o reinado de José I, quando a capital colonial foi transferida para Salvador.
  • b) implantação das Capitanias Hereditárias e à descentralização administrativa na Colônia, o que não representava novidade para Portugal.
  • c) divisão Política da Colônia entre 1572-78, com a criação dos governos do Norte e do Sul, cujas capitais eram em Recife e São Paulo, respectivamente.
  • d) fundação dos Cabildos coloniais que substituíram as Câmaras Municipais na gerência das pequenas vilas e cidades no Império Ultramarino Português.
#185537
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(1,0) 10 - 

Leia o excerto a seguir.
“[...] é preciso refutar a compreensão que se tem sobre os indígenas no Brasil, fugindo do ‘índio genérico’ para reconhecer que são grupos sociais muito diversos os que assim são rotulados, cada um deles com suas particularidades culturais que precisam ser identificadas e respeitadas. O conceito jurídico de ‘direitos originários’ define que os índios são coletivos (famílias, parentelas, aldeias, comunidades, acampamentos) e que sua existência é anterior à origem do Brasil.”
FERNANDES, E.; CINEL, N.C.L.B; LOPES, V.L. Da África aos indígenas do Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p.45.
Sobre os grupos humanos indígenas do Rio Grande do Sul, afirma-se:
I. Os antigos caçadores e coletores sul-rio-grandenses receberam influências de grupos amazônicos e andinos, adotando o incipiente cultivo de plantas e a produção de cerâmica, como as Tradições Vieira e Taquara.
II. Os Guaranis eram índios guerreiros e canibais, originários do Paraguai, que ocuparam, com suas aldeias, o alto Uruguai, o alto rio Jacuí e as regiões do entorno do Lago Guaíba.
III. Os Caçadores e coletores praticantes da Tradição Umbu viviam nos pinheirais do planalto, fabricavam cerâmica, construíam habitações subterrâneas e aterros mortuários.
IV. Os Caçadores e coletores praticantes da Tradição Humaitá, adaptados ao ambiente lacustre e fluvial, viviam nos campos, habitavam aterros artificiais e produziam cerâmica.
Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I e II
  • b) I e IV.
  • c) II e III.
  • d) III e IV.