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Simulado IF-RN de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IF-RN de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IF-RN DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF-RN.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-RN que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF-RN, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-RN de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF-RN.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF-RN. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF-RN
Para realizar o simulado IF-RN você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-RN você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF-RN é aqui!


#153614
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(1,0) 1 - 

Um ponto de diferenciação entre a Filosofia Bilíngue e a Filosofia da Comunicação Total é que

  • a) a primeira permite a sinalização por parte do professor, e a segunda não.
  • b) a primeira propõe o ensino da Libras e da Língua Portuguesa ao mesmo tempo, enquanto a segunda propõe que as duas línguas sejam ensinadas em momentos diferentes.
  • c) a primeira permite a atuação do intérprete em sala de aula, e a segunda não.
  • d) a primeira propõe o ensino da Libras e da Língua Portuguesa em momentos diferentes, enquanto a segunda propõe o ensino simultâneo de ambas as línguas.
#153615
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(1,0) 2 - 

O Decreto n. 5.626/2005 constitui-se em um importante instrumento legal por apresentar implicações práticas com base no que está estabelecido nas Leis n. 10.436/2002 e n. 10.098/2000 a respeito do surdo. Após dez anos da sua publicação, sobre a formação do professor que atua com crianças surdas até fim do Ensino Fundamental I, o decreto determina que essa formação deve ser realizada

  • a) em curso de graduação seguido de pós-graduação em Educação.
  • b) em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras–Libras ou em Letras–Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
  • c) em curso de graduação seguido de pós-graduação em Libras.
  • d) em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue.
#153616
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(1,0) 3 - 

Ao longo da história, o conceito de surdez vem se redefinindo com base nas demandas sociais, culturais, tecnológicas e econômicas de cada época. Atualmente, a legislação brasileira considera o surdo como a pessoa que

  • a) compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura, principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por ter perda auditiva.
  • b) tem perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
  • c) compreende e interage com o mundo por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
  • d) tem perda uni ou bilateral total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
#153617
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(1,0) 4 - 

Reconhecem-se, na educação de surdos, três filosofias educacionais: o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo. Elas dizem respeito ao conjunto de concepções sobre o surdo, a surdez, a Língua de Sinais e a Língua Oral que subjazem às práticas educativas destinadas a estudantes surdos. Com base nessas informações, considere as assertivas que seguem:
I As filosofias da educação de surdos têm início e fim bem delimitados, não convivendo entre si num mesmo momento histórico: o oralismo perdurou de 1880 a 1970; a Comunicação Total, de 1970 a 1990; e o Bilinguismo de 1990 até o dia em que uma nova filosofia surgir. II O oralismo concebe o surdo como sujeito a ser curado. III A Comunicação Total considera a Língua de Sinais e a Língua Oral como formas de comunicação legítimas para o surdo. IV O Bilinguismo defende a extinção de escolas inclusivas.
Sobre as Filosofias da Educação de Surdos, estão corretas as assertivas

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) II e III.
  • d) I e IV
#153618
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(1,0) 5 - 

Os atuais dispositivos legais enfocam a necessidade de uma visão pedagógica, e não médica, da escola sobre o sujeito surdo. Porém, o Decreto n. 5.626/2005 pontua a importância de a escola se associar à instância clínica quando

  • a) o surdo chega ao Ensino Fundamental II sem saber Língua Portuguesa.
  • b) o surdo chega ao Ensino Fundamental II sem saber Libras.
  • c) o surdo ou sua família opta pela oferta da Língua de Sinais fora da escola e pela da Língua Portuguesa no AEE.
  • d) o surdo ou sua família opta pela oferta da Língua Portuguesa na modalidade oral e no contraturno.
#153619
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(1,0) 6 - 

Em 6 de julho de 2015, foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Lei 13.146. Essa lei estabeleceu que os tradutores e intérpretes de Libras atuantes

  • a) na educação básica devem, no mínimo, ter cursado ensino médio completo e possuir certificado de proficiência em Libras.
  • b) nas disciplinas de graduação podem ter, no mínimo, o ensino médio completo e certificado de proficiência em Libras.
  • c) no ensino superior devem, no mínimo, ter nível de ensino superior, embora não precisem atuar em sala de aula.
  • d) nas pós-graduações devem, no mínimo, ter nível de ensino superior em Tradução e Interpretação de Libras.
#153620
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(1,0) 7 - 

O quadro a seguir apresenta uma afirmação do romancista científico Oliver Sacks, em seu livro "Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos".
[...] os surdos sempre souberam, intuitivamente, que a língua de sinais era uma língua. Mas talvez fosse preciso uma confirmação científica antes que esse conhecimento pudesse tornar-se consciente e explícito e formar a base de uma nova e arrojada consciência dos surdos sobre sua própria língua.
O reconhecimento científico de que fala o autor aconteceu

  • a) no final dos anos 1940, com a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecendo que todos os homens são iguais, inclusive do ponto de vista linguístico.
  • b) nos anos 1980, quando o bilinguismo começou a tomar corpo nas escolas de surdos, nos Estados Unidos, sendo a Língua de Sinais a principal língua de instrução.
  • c) no início dos anos 2000, quando se identificou, por ressonância magnética, que surdos, ao sinalizarem, ativavam os mesmos módulos cerebrais que ouvintes ao falarem
  • d) entre meados da década de 1960 e meados da década de 1970, com as primeiras publicações de William Stokoe, as quais abordavam a American Sign Language (ASL) como língua.
#153621
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(1,0) 8 - 

Os tradutores e intérpretes de Libras/Português que atuam em contextos acadêmicos precisam ter o domínio da Libras e da norma padrão da Língua Portuguesa assim como o conhecimento de jargões específicos desse contexto e das disciplinas em que atuam. Para isso, é preciso

  • a) estar em constante contato com os professores das disciplinas em que atua e em constante estudo, para adquirir conhecimento e fazer uma interpretação condizente com o ambiente.
  • b) estar sempre em contato com a sua dupla de trabalho, conversando sobre as disciplinas e as dificuldades de interpretação, sem necessidade de grandes estudos.
  • c) procurar o professor somente quando tiver dúvidas sobre os termos específicos da disciplina, para fazer a mediação linguística adequadamente.
  • d) estudar constantemente os conceitos não existentes em Libras, não tendo necessidade de se aprofundar no português, já que é a sua primeira língua.
#153622
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(1,0) 9 - 

Considere o excerto abaixo:

"[...] no convívio com os surdos, o abade L’Epée percebe que os gestos cumpriam as mesmas funções das línguas faladas e, portanto, permitiam uma comunicação efetiva entre eles. E assim inicia-se o processo de reconhecimento da Língua de Sinais. Não apenas em discursos, mas em práticas metodológicas desenvolvidas por ele [...]. Além disso, para o abade, os sons articulados não eram o essencial na educação de surdos, mas sim a possibilidade que tinham de aprender a ler e a escrever através da Língua de Sinais, pois essa era a forma natural que possuíam para expressar suas ideias. A língua utilizada no processo educativo era a de sinais. É interessante realçar que, nessa época, a educação de surdos tinha os mesmos objetivos que a educação dos ouvintes, ou seja, o acesso à leitura. Para o abade, a comunicação em sala de aula se efetivava graças ao domínio que ambos, professores e alunos, tinham da Língua de Sinais. Portanto, não se justificava poucos alunos surdos nesse espaço, mas sim classes com a mesma arquitetura das escolas públicas para ouvintes." (SILVA, 2006, p. 23).

QUADROS, Ronice Müller de. (Org.). Estudos surdos I. Petrópolis: Arara Azul, 2006. p. 14-37. (Série Pesquisas).

Nesse excerto, há descrição de fatos decorrentes da

  • a) experimentação de instrução de surdos, filhos de famílias nobres , por preceptores católicos no século XVI.
  • b) ascensão do uso das Línguas de Sinais por surdos, nas escolas, em todo globo, no final do século XIX.
  • c) criação da Primeira Escola para Surdos de Paris, no século XVIII.
  • d) publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na década de 1940.
#153623
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(1,0) 10 - 

A função de guia-intérprete é nova e tem-se destacado cada vez mais no ambiente educacional. Quando se tem um surdo-cego incluído em uma turma regular, deve haver uma reorganização da profissão nesse ambiente, sendo a ideal aquela em que

  • a) o guia-intérprete que acompanha o surdo-cego não pode deixar esse aluno se relacionar com os demais pela especificidade da deficiência em questão.
  • b) não haja necessidade de se contratar profissionais para estarem junto com o surdo -cego se este estiver incluído em uma turma regular com outros surdos.
  • c) o surdo-cego domina a Libras podendo ser acompanhado por um guia-intérprete em sala de aula sem necessidade de revezamento com outro guia-intérprete.
  • d) dois profissionais se revezam na função de guia-intérprete enquanto outros dois tradutores e intérpretes de Libras se alternam para atender os demais surdos em sala de aula.
#153624
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(1,0) 11 - 

A negação é considerada um universal linguístico, isto é, todas as línguas, orais e sinalizadas, apresentam, pelo menos, uma forma de negação. Na Libras, há algumas formas para negar, tais como: o uso do sinal manual NÃO e o uso do sinal não manual NÃO realizado apenas com movimento da cabeça para a direita e para a esquerda concomitantemente à informação negada. Além destas, outra forma para negar é

    • a) a elipse da informação negada, depreendida por meio de pausa realizada durante a sinalização.
    • b) a incorporação da negação em alguns sinais verbais, como TER, QUERER, GOSTAR e SABER, expressa pela alteração de algum parâmetro do sinal, sobretudo o do movimento.
    • c) a datilologia ostensiva da palavra NÃO antecedendo o núcleo do predicado da oração negada.
    • d) a alteração da ordenação do sintagma nominal, que deixa de ter como núcleo um substantivo ou um pronome e passa a ter o sinal soletrado NUNCA em seu núcleo.
    #153625
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    (1,0) 12 - 

    No contexto educacional, a gestão escolar estabelece múltiplos papéis para o tradutor intérprete de Libras/Português, por desconhecer as funções desse profissional. Nesse ambiente, o intérprete poderá se negar a

    • a) acompanhar os surdos fora da escola, caso estes passem mal e tenham de ir ao hospital.
    • b) auxiliar o professor na adaptação de provas e nas dúvidas que ele possa ter em relação a conteúdos de sua disciplina.
    • c) atuar como professor dos alunos surdos incluídos em turmas regulares e como fiscal de prova para o professor da turma realizar outras tarefas.
    • d) participar das reuniões pedagógicas da escola, já que ele não é professor.
    #153626
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    (1,0) 13 - 

    O Decreto n. 5.626/05, em seu Artigo 19, estabelece que as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissional tradutor intérprete com o seguinte perfil:

    • a) profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para a Libras, para atuação em cursos e eventos.
    • b) profissional surdo, com competência para atuar como guia-intérprete de alunos com surdocegueira.
    • c) profissional ouvinte, de nível superior, com competência para atuar em cursos e eventos.
    • d) profissional ouvinte, de nível médio, com fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, em aulas de graduação.
    #153627
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    (1,0) 14 - 

    De acordo com Quadros e Karnopp (2004, p. 93), classificadores são "formas complexas em que a configuração de mão, o movimento e a locação da mão podem especificar o movimento e a posição de objetos". Considere a configuração de mão reproduzida ao lado:


    Disponível em: https://st2.depositphotos.com/... 391659/6188/i/950/depositphoto s_61880663-stock-photo-open- palm-hand-gesture-of.jpg>. Acesso em 11 set. 2017.
    Os referentes que podem ser substituídos pelo classificador que tenha essa configuração de mão são:

    • a) objetos maleáveis (tecido, plástico, borracha etc.); objetos de linhas sinuosas (vaso, pneu, arco (arco-e-flecha) etc.); instrumentos de trabalho (máquina de costura, formão, foice etc.)
    • b) objetos altos e largos de forma irregular (bomba de gasolina, lata de óleo, gancho de telefone etc.); roupas (jaqueta, camisa, paletó etc.); alimentos (queijo, banana, berinjela etc.)
    • c) formas geométricas (quadrado, triângulo, círculo etc.); objetos finos e longo s (pessoas, árvores, postes etc.); animais de silhueta vertical (girafa, suricate, canguru etc.).
    • d) superfícies planas (porta, parede, mesa etc.); objetos não altos nem finos (veículos, teto de uma casa, pé dentro do sapato etc.); objetos planos (livro, espelho, papel etc.).
    #153628
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    (1,0) 15 - 

    Em congressos e palestras relacionados à área da educação de surdos e afins, constata -se a presença de, pelo menos, dois tradutores e dois intérpretes de Libras/Português que trabalham em duplas. Isso ocorre porque

    • a) é necessário que haja um revezamento entre os membros de cada dupla, a fim de se evitar L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) e para que um sirva de apoio ao outro, auxiliando nos vocabulários desconhecidos e dando pistas na interpretação.
    • b) é necessário um revezamento entre as duplas para que os profissionais consigam descansar um pouco e conversar com os outros profissionais da área presentes no evento.
    • c) esses profissionais irão fazer todo o tipo de interpretação que o evento necessitar, e um deles atuará interpretando da Libras para a Língua Portuguesa enquanto o outro atuará interpretando da Língua Portuguesa para a Libras.
    • d) essa sistemática oportuniza a contratação de mais tradutores e intérpretes de Libras/Português, além de propiciar a um deles uma pausa quando já estiver cansado.