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Simulado IF-RN | CONCURSO

Simulado IF-RN

SIMULADO IF-RN

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IF-RN.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-RN que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IF-RN, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-RN contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IF-RN.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IF-RN. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF-RN
Para realizar o simulado IF-RN você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-RN você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF-RN é aqui!


#185718
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(1,0) 1 - 

Um ponto de diferenciação entre a Filosofia Bilíngue e a Filosofia da Comunicação Total é que

  • a) a primeira permite a sinalização por parte do professor, e a segunda não.
  • b) a primeira propõe o ensino da Libras e da Língua Portuguesa ao mesmo tempo, enquanto a segunda propõe que as duas línguas sejam ensinadas em momentos diferentes.
  • c) a primeira permite a atuação do intérprete em sala de aula, e a segunda não.
  • d) a primeira propõe o ensino da Libras e da Língua Portuguesa em momentos diferentes, enquanto a segunda propõe o ensino simultâneo de ambas as línguas.
#185719
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(1,0) 2 - 

O Decreto n. 5.626/2005 constitui-se em um importante instrumento legal por apresentar implicações práticas com base no que está estabelecido nas Leis n. 10.436/2002 e n. 10.098/2000 a respeito do surdo. Após dez anos da sua publicação, sobre a formação do professor que atua com crianças surdas até fim do Ensino Fundamental I, o decreto determina que essa formação deve ser realizada

  • a) em curso de graduação seguido de pós-graduação em Educação.
  • b) em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras–Libras ou em Letras–Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
  • c) em curso de graduação seguido de pós-graduação em Libras.
  • d) em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue.
#185720
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(1,0) 3 - 

Ao longo da história, o conceito de surdez vem se redefinindo com base nas demandas sociais, culturais, tecnológicas e econômicas de cada época. Atualmente, a legislação brasileira considera o surdo como a pessoa que

  • a) compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura, principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por ter perda auditiva.
  • b) tem perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
  • c) compreende e interage com o mundo por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
  • d) tem perda uni ou bilateral total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
#185721
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(1,0) 4 - 

Reconhecem-se, na educação de surdos, três filosofias educacionais: o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo. Elas dizem respeito ao conjunto de concepções sobre o surdo, a surdez, a Língua de Sinais e a Língua Oral que subjazem às práticas educativas destinadas a estudantes surdos. Com base nessas informações, considere as assertivas que seguem:
I As filosofias da educação de surdos têm início e fim bem delimitados, não convivendo entre si num mesmo momento histórico: o oralismo perdurou de 1880 a 1970; a Comunicação Total, de 1970 a 1990; e o Bilinguismo de 1990 até o dia em que uma nova filosofia surgir. II O oralismo concebe o surdo como sujeito a ser curado. III A Comunicação Total considera a Língua de Sinais e a Língua Oral como formas de comunicação legítimas para o surdo. IV O Bilinguismo defende a extinção de escolas inclusivas.
Sobre as Filosofias da Educação de Surdos, estão corretas as assertivas

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) II e III.
  • d) I e IV.
#185722
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(1,0) 5 - 

Os atuais dispositivos legais enfocam a necessidade de uma visão pedagógica, e não médica, da escola sobre o sujeito surdo. Porém, o Decreto n. 5.626/2005 pontua a importância de a escola se associar à instância clínica quando

  • a) o surdo chega ao Ensino Fundamental II sem saber Língua Portuguesa.
  • b) o surdo chega ao Ensino Fundamental II sem saber Libras.
  • c) o surdo ou sua família opta pela oferta da Língua de Sinais fora da escola e pela da Língua Portuguesa no AEE.
  • d) o surdo ou sua família opta pela oferta da Língua Portuguesa na modalidade oral e no contraturno.
#185723
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(1,0) 6 - 

Em 6 de julho de 2015, foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Lei 13.146. Essa lei estabeleceu que os tradutores e intérpretes de Libras atuantes

  • a) na educação básica devem, no mínimo, ter cursado ensino médio completo e possuir certificado de proficiência em Libras.
  • b) nas disciplinas de graduação podem ter, no mínimo, o ensino médio completo e certificado de proficiência em Libras.
  • c) no ensino superior devem, no mínimo, ter nível de ensino superior, embora não precisem atuar em sala de aula.
  • d) nas pós-graduações devem, no mínimo, ter nível de ensino superior em Tradução e Interpretação de Libras.
#185724
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(1,0) 7 - 

O quadro a seguir apresenta uma afirmação do romancista científico Oliver Sacks, em seu livro "Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos".
[...] os surdos sempre souberam, intuitivamente, que a língua de sinais era uma língua. Mas talvez fosse preciso uma confirmação científica antes que esse conhecimento pudesse tornar-se consciente e explícito e formar a base de uma nova e arrojada consciência dos surdos sobre sua própria língua.
O reconhecimento científico de que fala o autor aconteceu

  • a) no final dos anos 1940, com a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecendo que todos os homens são iguais, inclusive do ponto de vista linguístico.
  • b) nos anos 1980, quando o bilinguismo começou a tomar corpo nas escolas de surdos, nos Estados Unidos, sendo a Língua de Sinais a principal língua de instrução.
  • c) no início dos anos 2000, quando se identificou, por ressonância magnética, que surdos, ao sinalizarem, ativavam os mesmos módulos cerebrais que ouvintes ao falarem.
  • d) entre meados da década de 1960 e meados da década de 1970, com as primeiras publicações de William Stokoe, as quais abordavam a American Sign Language (ASL) como língua.
#185725
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(1,0) 8 - 

Os tradutores e intérpretes de Libras/Português que atuam em contextos acadêmicos precisam ter o domínio da Libras e da norma padrão da Língua Portuguesa assim como o conhecimento de jargões específicos desse contexto e das disciplinas em que atuam. Para isso, é preciso

  • a) estar em constante contato com os professores das disciplinas em que atua e em constante estudo, para adquirir conhecimento e fazer uma interpretação condizente com o ambiente.
  • b) estar sempre em contato com a sua dupla de trabalho, conversando sobre as disciplinas e as dificuldades de interpretação, sem necessidade de grandes estudos.
  • c) procurar o professor somente quando tiver dúvidas sobre os termos específicos da disciplina, para fazer a mediação linguística adequadamente.
  • d) estudar constantemente os conceitos não existentes em Libras, não tendo necessidade de se aprofundar no português, já que é a sua primeira língua.
#185726
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(1,0) 9 - 

Considere o excerto abaixo:

"[...] no convívio com os surdos, o abade L’Epée percebe que os gestos cumpriam as mesmas funções das línguas faladas e, portanto, permitiam uma comunicação efetiva entre eles. E assim inicia-se o processo de reconhecimento da Língua de Sinais. Não apenas em discursos, mas em práticas metodológicas desenvolvidas por ele [...]. Além disso, para o abade, os sons articulados não eram o essencial na educação de surdos, mas sim a possibilidade que tinham de aprender a ler e a escrever através da Língua de Sinais, pois essa era a forma natural que possuíam para expressar suas ideias. A língua utilizada no processo educativo era a de sinais. É interessante realçar que, nessa época, a educação de surdos tinha os mesmos objetivos que a educação dos ouvintes, ou seja, o acesso à leitura. Para o abade, a comunicação em sala de aula se efetivava graças ao domínio que ambos, professores e alunos, tinham da Língua de Sinais. Portanto, não se justificava poucos alunos surdos nesse espaço, mas sim classes com a mesma arquitetura das escolas públicas para ouvintes." (SILVA, 2006, p. 23).

QUADROS, Ronice Müller de. (Org.). Estudos surdos I. Petrópolis: Arara Azul, 2006. p. 14-37. (Série Pesquisas).

Nesse excerto, há descrição de fatos decorrentes da

  • a) experimentação de instrução de surdos, filhos de famílias nobres , por preceptores católicos no século XVI.
  • b) ascensão do uso das Línguas de Sinais por surdos, nas escolas, em todo globo, no final do século XIX.
  • c) criação da Primeira Escola para Surdos de Paris, no século XVIII.
  • d) publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na década de 1940.
#185727
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(1,0) 10 - 

A função de guia-intérprete é nova e tem-se destacado cada vez mais no ambiente educacional. Quando se tem um surdo-cego incluído em uma turma regular, deve haver uma reorganização da profissão nesse ambiente, sendo a ideal aquela em que

  • a) o guia-intérprete que acompanha o surdo-cego não pode deixar esse aluno se relacionar com os demais pela especificidade da deficiência em questão.
  • b) não haja necessidade de se contratar profissionais para estarem junto com o surdo -cego se este estiver incluído em uma turma regular com outros surdos.
  • c) o surdo-cego domina a Libras podendo ser acompanhado por um guia-intérprete em sala de aula sem necessidade de revezamento com outro guia-intérprete.
  • d) dois profissionais se revezam na função de guia-intérprete enquanto outros dois tradutores e intérpretes de Libras se alternam para atender os demais surdos em sala de aula.