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Simulado IF-RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IF-RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IF-RJ DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF-RJ.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF-RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF-RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF-RJ
Para realizar o simulado IF-RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-RJ você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF-RJ é aqui!


#146982
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFRJ
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(1,0) 1 - 

Os moradores da Baixada Fluminense sofrem diariamente com o abastecimento irregular de água. Ana, tentando contornar o problema, deseja instalar uma bomba d'água para encher seu reservatório nos dias em que o fornecimento estiver normal. A bomba será instalada ao lado do reservatório que se encontra a 5 metros de distância de um poste de 12 metros de altura. Portanto, a quantidade de metros de fio que serão necessários para fazer a ligação entre o poste e a bomba é de:

  • a) 9 m
  • b) 10 m
  • c) 12 m
  • d) 13 m
#146983
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(1,0) 2 - 

O Museu da Maré funciona na Zona Norte do Rio de Janeiro com objetivo de preservar a memória dos moradores do bairro. O espaço foi criado em 2006, por um grupo de jovens moradores e integrantes do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM) para apresentar uma nova experiência de museu voltada para inclusão cultural e social. Esse museu receberá uma tela de um dos artistas da região. Sabendo-se que a área da tela é de 9600 cm² e a sua altura corresponde a uma vez e meia o seu comprimento, a altura desta tela é:

  • a) 150 cm
  • b) 120 cm
  • c) 100 cm
  • d) 80 cm
#146984
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(1,0) 3 - 

Segundo dados divulgados no mês de setembro de 2018 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a menor renda familiar nacional foi registrada no estado do Maranhão. Maria, sua irmã e seu pai, residentes no Maranhão, trabalham na pesca para aumentar o rendimento familiar. Maria sai de casa às 7h da manhã e trabalha 8 horas por dia, sua irmã sai de casa às 8h da manhã e trabalha 4 horas por dia e seu pai, sai de casa às 6h da manhã e trabalha 10 horas por dia. Se a hora trabalhada paga pelo empregador de Maria, sua irmã e seu pai tem o mesmo valor, o número mínimo de horas inteiras que eles devem trabalhar para que recebam o mesmo salário é igual a:

  • a) 32
  • b) 38
  • c) 40
  • d) 42
#146985
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Matérias Diversas
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(1,0) 4 - 

Amobilidade nos grandes centros urbanos revela uma das faces mais cruéis da desigualdade. Maria gasta um tempo elevado em seu percurso para o trabalho. Na figura, suponha que Maria resida na cidade A distante 20 km de seu trabalho, na cidade C. O ônibus que a conduz de sua casa ao trabalho sai do ponto A, dirige-se ao ponto B para, finalmente, por uma rodovia principal, deslocar-se ao ponto C. O trajeto AB é de 13 Km e a cidade A encontra-se a 12 km da rodovia principal.


O número de quilômetros a mais que Maria percorre neste trajeto, em comparação ao trajeto AC é igual a:

    • a) 14
    • b) 15
    • c) 16
    • d) 17
    #146986
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    (1,0) 5 - 

    No Brasil, a taxa de desemprego vêm caindo, porém a apreensão quanto aos rumos da economia está afetando os trabalhadores. Um professor, tentando aumentar sua renda mensal, oferece aulas particulares cobrando um valor fixo de R$ 20,00 acrescido de R$ 13,00 a hora/aula. Um curso oferece o mesmo serviço cobrando R$ 25,00 a hora/aula. O número mínimo de horas/aula para que o valor cobrado pelo professor seja menor que o cobrado pelo curso deve ser igual a:

    • a) 1
    • b) 2
    • c) 3
    • d) 5
    #146987
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    (1,0) 6 - 

    Em um setor de uma certa empresa, os salários pagos a funcionários dos sexos masculino e feminino são diferentes, ainda que exerçam funções idênticas. O salário pago a uma funcionária do sexo feminino é de R$ 1350,00, enquanto funcionários do sexo masculino recebem R$ 1800,00. Se a quantidade de mulheres supera em uma unidade a quantidade de homens, e sendo a média salarial de todos os membros desse setor igual a R$ 1550,00, pode-se afirmar que o total de funcionários homens é:

    • a) 4
    • b) 5
    • c) 6
    • d) 7
    #146988
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    (1,0) 7 - 

    Pensando em aumentar a área construída de sua residência, João desejava construir um quarto de 5 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Porém, devido ao elevado custo da obra, onde o grande vilão é o tijolo, cujo preço do milheiro é R$ 590,00 e não ter tido aumento de salário, João decidiu alterar a planta do quarto que irá construir para 3,5m de comprimento e 4,5 m de largura. Logo, a diferença entre a área do quarto originalmente planejado e o que será construído é de:

    • a) 6,75m²
    • b) 6,5m²
    • c) 6,25m²
    • d) 5,75m²
    #146989
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    (1,0) 8 - 

    As moradias precárias são acompanhadas pela ausência de infraestrutura. Para sanar as deficiências de uma região de 2400 Km² , se faz necessária a expansão de alguns serviços públicos como distribuição de água para 3/16 da região, rede de esgoto para 2/8 da região, energia elétrica para 1/6 da região, além da pavimentação de ruas do restante da região. A área da região correspondente à necessidade de pavimentação das ruas é de:

    • a) 450 Km²
    • b) 600 Km²
    • c) 850 Km²
    • d) 950 Km²
    #146990
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    (1,0) 9 - 

    A Escola Professor Pardal se encontra na região Nordeste do Brasil, uma das regiões que apresenta os piores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano), de acordo com o PNAD – 2011. Buscando a inclusão de seus alunos na Era da Informação, a Escola Professor Pardal desenvolveu três projetos voltados para a boa aplicação do conhecimento: Projeto K, Projeto Ye Projeto Z. Entre os 120 alunos matriculados na escola , 24 se inscreveram no Projeto K, 53 no Projeto Ye 37 no Projeto Z. 13 alunos se inscreveram nos Projetos K e Y, 12 nos Projetos K e Z, 9 nos Projetos Ye Z e 1 aluno se inscreveu nos três Projetos. O número de alunos da escola que não se inscreveu em nenhum dos três Projetos é igual a:

    • a) 31
    • b) 37
    • c) 39
    • d) 41
    #146991
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    (1,0) 10 - 

    O índice de Gini vai de 0 a 1 e é uma medida utilizada para mensurar o nível de desigualdade dos países segundo renda, pobreza e educação. Quanto mais próximo de zero, mais igualitária a distribuição de renda. Em 2016, no Brasil, o índice variou de acordo com o gráfico a seguir.

    Fonte: Pnad Contínua 2016 | IBGE

    Pode-se perceber que a região com a melhor distribuição de renda foi:

    • a) Sudeste
    • b) Nordeste
    • c) Centro-Oeste
    • d) Sul
    #146992
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    (1,0) 11 - 

    Um em cada cinco consumidores usam o cartão de crédito como complemento do salário. Suponha que uma pessoa tenha um limite de crédito de R$ 900,00 e que tenha utilizado todo seu limite em um mês. Contudo, consegue pagar apenas um terço desse valor. Somando todos os juros na próxima fatura, certamente ela não pagará apenas a fatura remanescente como, também, 12% de juros do crédito rotativo, 2% de juros por atraso e 1% de juros de mora. Dessa forma, o valor total da fatura no próximo mês será de:

    • a) R$ 735,00
    • b) R$ 755,00
    • c) R$ 765,00
    • d) R$ 835,00
    #146993
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    (1,0) 12 - 

    Com o objetivo de sinalizar as desigualdades sociais existentes em relação à raça/cor, brancos, negros e pardos reuniram-se em confraternização numa praça em um evento ecumênico. A representação da praça foi expressa no esboço abaixo.


    A expressão algébrica que representa a área da figura é:

    • a) r² (π+2)
    • b) 2 r² (π+2)
    • c) 2 r² (π+√2)
    • d) π-√2
    #146994
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    (1,0) 13 - 

    Observe o gráfico abaixo que apresenta dados que demonstram a diminuição da pobreza no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea):

    Fonte: Datafolha/nov.2013. Obs.: A soma não chega a 100% pois parte dos entrevistados se nega a declarar a renda

    A desigualdade social no Brasil afeta grande parte da população, embora nos últimos anos as estatísticas mostrem que esse número vêm diminuindo. De acordo com o gráfico, tomando a renda familiar mensal máxima de 46% das famílias, pode-se escrever esse número na base 2 como

    • a) 10101001100
    • b) 10100001100
    • c) 10110101100
    • d) 10101101100
    #146995
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    (1,0) 14 - 

    A Matemática aparece na música, especificamente na produção e estudo do som. Os projetos sociais, por exemplo, o Grupo Cultural Afro Reggae, utilizam a música com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, combater o preconceito, promover a inclusão e o desenvolvimento intelectual de pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao escolher os sons que se harmonizam com a divisão das notas dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, as seguintes intensidades na escala são observadas, conforme ilustração abaixo:
    Notas DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ Escala diatônica 1 1,125 1,265625 1,3 1,5 1,6875 1,8984375 2

    Cada nota é representada por um número real, e a fração geratriz correspondente à nota é:

    • a) 9/8
    • b) 81/64
    • c) 4/3
    • d) 27/16
    #146996
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    (1,0) 15 - 

    O gráfico a seguir mostra os avanços na educação no Brasil entre os anos 2002 e 2015.

    (Fonte: Revista Carta Capital/nov.2017)

    Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, a porcentagem de jovens entre 15 e 17 anos que estavam matriculados na escola, em 2015, era de 84,3%, aproximadamente 8,3 milhões de jovens. Desta forma, a porcentagem de jovens negros matriculados nesse ano corresponde aproximadamente, a:

    • a) 23%
    • b) 33%
    • c) 43%
    • d) 53%