Simulado IF-RJ | CONCURSO
SIMULADO IF-RJ
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IF-RJ.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IF-RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-RJ contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IF-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IF-RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IF-RJ
Para realizar o simulado IF-RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-RJ você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IF-RJ é aqui!
- #185708
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- IF-RJ
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(1,0) 1 -
A Pedagogia de Projetos visa:
- a) à ideia de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
- b) a um determinado conceito e postura pedagógica e não como uma técnica de ensino mais atrativa para os alunos.
- c) ao conjunto de tarefas que tendem a um progressivo envolvimento individual do aluno.
- d) à re-significação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões.
- #185709
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(1,0) 2 -
Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as dez competências gerais. Por isso, até 2020, todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais, em seus currículos. Assim, as principais competências que permeiam o aprendizado socioemocional são:
- a) autogestão, habilidades de relacionamento, tomada de decisão responsável e obter boas notas.
- b) cogestão, tomada de decisão responsável e consciência social.
- c) autogestão, habilidades de relacionamento, tomada de decisão responsável e consciência social.
- d) gestão compartilhada, habilidades de relacionamento, tomada de decisão responsável e consciência social.
- #185710
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(1,0) 3 -
Em 2000, foi realizado, no Senegal, o Fórum Mundial de Educação que visou a estabelecer o alcance de novos objetivos e metas de Educação Para Todos (EPT), sintonizados com os desafios do início do século XXI. O documento produzido, nesse Fórum foi o/a:
- a) Declaração de Dakar
- b) Protocolo de Kyoto
- c) Declaração Universal dos Direitos Humanos
- d) Declaração de Salamanca
- #185711
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(1,0) 4 -
Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por meio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por meio da solução de problemas:
- a) sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
- b) quando seu desenvolvimento mental estiver completo.
- c) na interação com os objetos por meio de sua manipulação.
- d) apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas.
- #185712
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(1,0) 5 -
De acordo com Veiga (1991, p. 82) "a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. A importância desses princípios está em garantir sua operacionalização, nas estruturas escolares, pois uma coisa é estar no papel, na legislação, na proposta, no currículo, e outra é estar ocorrendo, na dinâmica interna da escola, no real, no concreto". Os princípios aos quais a autora refere-se são:
- a) Igualdade, equidade, gestão democrática, liberdade, valorização do magistério.
- b) Igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade, valorização do magistério.
- c) Igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade, formação docente.
- d) Igualdade, qualidade, gestão eficaz, liberdade, valorização do magistério.
- #185713
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(1,0) 6 -
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova refere-se a um documento escrito por 26 educadores, em 1932, com o título A reconstrução educacional no Brasil: ao povo e ao governo. Circulou, em âmbito nacional, com a finalidade de oferecer diretrizes para uma política de educação. Sobre o documento, considere os itens, abaixo:
I - O texto do manifesto dizia que "se depois de 43 anos de regime republicano, se der um balanço ao estado atual da educação pública, no Brasil, se verificará que, dissociadas sempre as reformas econômicas e educacionais, que era indispensável entrelaçar e encadear, dirigindo-as no mesmo sentido, todos os nossos esforços, sem unidade de plano e sem espírito de continuidade, não lograram ainda criar um sistema de organização escolar, à altura das necessidades modernas e das necessidades do país".
II - A educação nova, segundo o texto do manifesto, propunha "servir aos interesses de classes menos favorecidas, e que se funda sobre o princípio da vinculação da escola ao Brasil". Ou seja, o objetivo era ter um "ideal condicionado pela educação, mas profundamente perspectivo, assistencialista".
III - Segundo o documento, a causa principal dos problemas na educação está na "na falta, em quase todos os planos e iniciativas, da determinação dos fins de educação (aspecto filosófico e social) e da aplicação (aspecto técnico) dos métodos científicos aos problemas de educação". Os 26 educadores entendiam que "nunca chegamos a possuir uma cultura própria, nem mesmo uma cultura geral que nos convencesse da existência de um problema sobre objetivos e fins da educação".
Está correto o que se afirma em:
- a) I e II, apenas.
- b) I e III, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II e III.
- #185714
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(1,0) 7 -
Por compreender que a aprendizagem ocorre por meio de um processo de acomodação às estruturas, Piaget defende os métodos ativos por acreditar que proporcionem o desenvolvimento da:
- a) assimilação.
- b) equilibração.
- c) experimentação.
- d) associação.
- #185715
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(1,0) 8 -
É o conhecimento que adquirimos no cotidiano, por meio de nossas experiências. É construído por meio de tentativas e erros num agrupamento de ideias. É caracterizado pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos. Trata-se do:
- a) conhecimento empírico.
- b) conhecimento filosófico.
- c) conhecimento fisiológico.
- d) conhecimento científico.
- #185716
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(1,0) 9 -
Para FONSECA (2002), o conhecimento científico é produzido pela investigação científica, por meio de seus métodos. Resultante do aprimoramento do senso comum, o conhecimento científico tem sua origem:
- a) em técnicas exatas, objetivas e sistemáticas.
- b) nos seus procedimentos de verificação baseados, na metodologia científica.
- c) em regras fixas para a formação de conceitos, para a condução de hipóteses.
- d) no modelo das ciências naturais, o paradigma da modernidade.
- #185717
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(1,0) 10 -
Das competências específicas de linguagens para o Ensino Fundamental, descritas pela BNCC, temos, desenvolver o senso estético para:
- a) se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
- b) reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
- c) ampliar suas possibilidades de participação, na vida social, e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
- d) se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.