Simulado IF-PE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO IF-PE DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF-PE.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-PE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF-PE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-PE de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF-PE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF-PE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IF-PE
Para realizar o simulado IF-PE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-PE você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IF-PE é aqui!
- #138839
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(1,0) 1 -
Analise o mapa para responder à questão.
A ampliação dos fluxos migratórios para a região e o período, destacados no mapa, foi causada por diversos fatores, dentre os quais:
I. programas governamentais de incentivo à modernização do campo e de integração da região ao agronegócio.
II. maior urbanização e dinamismo nas microrregiões do Centro-Oeste.
III.atividades industriais e de setor de serviços amplamente desenvolvidos.
IV.substituição do principal produto agrícola, a soja, pela cultura de frutas cítricas.
V. acentuada diminuição de crescimento demográfico nas microrregiões de Cuiabá e Alto Pantanal.
Estão CORRETAS
- a) I e II, apenas.
- b) I, IV e V, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) II, III, IV e V, apenas.
- e) I, II, III, IV e V.
- #138840
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(1,0) 2 -
O organograma a seguir representa parte das ideias de uma das principais teorias demográficas desenvolvidas nos contextos geográficos sociais. Assinale a alternativa que contém a CORRETA denominação dessa teoria.
- a) Malthusiana
- b) Reformista.
- c) Antineomalthusiana.
- d) Darwinista Socia
- e) Neomalthusiana.
- #138841
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(1,0) 3 -
Leia o TEXTO 8 para responder à questão.
TEXTO 8
BRASIL PÕE METAS DO CLIMA EM RISCO, DIZ ESTUDO
Pesquisa publicada na revista 'Nature Climate Change' mostra como retrocessos ameaçam meta brasileira no Acordo de Paris
No pior cenário futuro, de abandono das políticas de comando e controle, a taxa de desmatamento voltaria ao patamar recorde de destruição já registrada pelo sistema de monitoramento. Na Amazônia, a área desmatada chegaria à casa dos 27 mil km2 em 2030 – ano em que o Brasil se comprometeu, no Acordo de Paris, a acabar com o problema.
Disponível em:<https://www.cartacapital.com.br/%3e.%20Publicado%20em:%2010%20ago.%202018.%20%20Acesso> . Publicado em: 10 ago. 2018. Acesso em: 09 out. 2018.
Sobre o Acordo de Paris, citado no TEXTO 8, é CORRETO afirmar que
- a) foi uma conferência marcada pela disputa do “desenvolvimento zero”, defendido pelos países desenvolvidos, e do “desenvolvimento a qualquer custo”, defendido pelas nações subdesenvolvidas.
- b) se trata de um acordo internacional, adotado por alguns países em 2015, na 21ª Conferência das Partes, ocorrida em Paris no mesmo ano, com o objetivo de fortalecer a defesa global da ameaça de mudanças climáticas.
- c) corresponde a um acordo global aprovado em Paris pelos 195 países da União Europeia com o compromisso de reduzir emissões de gás carbônico e diminuir o aumento da temperatura média global em, pelo menos, 5º C.
- d) se trata da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, reunida em Paris e criada pela ONU para desenvolver a percepção ambiental de diferentes grupos sociais sobre temas relacionados aos diversos recursos naturais do planeta.
- e) corresponde ao acordo realizado pelas Nações Unidas sobre o meio ambiente e marcou a forma como a humanidade desenvolve as suas relações econômicas com a utilização dos recursos naturais.
- #138842
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(1,0) 4 -
Getúlio Vargas é um dos personagens mais complexos e polêmicos da história brasileira republicana. Sua biografia aponta para um indivíduo que tanto soube se amoldar aos tempos democráticos (entre 1945 e 1954) como soube se amoldar aos anos 1930, quando o fascismo se alastrava pelo mundo do Entreguerras. Sobre sua atuação política como presidente do Brasil entre 1930 e 1945, e sobre os grupos políticos do período, é CORRETO afirmar que ele
- a) se aproximou excessivamente dos grupos comunistas, em especial do tenente Luiz Carlos Prestes, e implantou as leis trabalhistas, a chamada CLT (1943), prejudicando os industriais que contavam com ele para combater os grupos oligárquicos ainda poderosos, bem como o nascente movimento operário.
- b) agiu de maneira conciliatória com todos os grupos políticos (movimento operário Aliança Nacional Libertadora, Integralistas, movimento Feminista, Tenentes), incorporando no poder esses diversos segmentos, bem como conferindo direito de voto às mulheres em 1932.
- c) foi um político que eliminou as oligarquias rurais que haviam dominado política e economicamente o país durante a chamada “República do Café com Leite”, implantando reformas econômicas e políticas industrializantes e urbanas, prejudicando interesses rurais até então predominantes.
- d) se aproveitou de uma insurreição comunista malsucedida e de um documento falso no qual continha um plano comunista para tomar o poder (o “Plano Cohen”), e instaurou uma Ditadura pela qual pôde nomear interventores nos Estados, governar sem partidos políticos, censurar e controlar as informações.
- e) implantou uma Ditadura no país, de inspiração fascista, nomeada de “Estado-Novo”, apesar das críticas dos grupos políticos de seu tempo, que o apoiaram, considerando que ele seria mais democrático e popular, e uniria o país em torno do Integralismo e das reformas de base.
- #138843
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(1,0) 5 -
A Revolução Cubana é um dos episódios mais marcantes do século XX: aconteceu em um país pequeno, vivendo sob a ditadura de Fulgêncio Batista e sob influência imperialista dos EUA, então uma superpotência. O êxito das ações dos guerrilheiros impactou a América Latina, uma região marcada pelo subdesenvolvimento e pela pobreza de grandes contingentes populacionais. Sobre a Revolução Cubana e seus desdobramentos, assinale a afirmação CORRETA.
- a) O governo cubano, inicialmente, pode ser caracterizado como nacionalista e progressista, tornando-se socialista apenas à medida que os EUA agiram para desestabilizá-lo, o que o fez aproximar-se da União Soviética.
- b) A Revolução Cubana, apesar do sucesso inegável, não influenciou partidos e grupos políticos de esquerda do restante da América Latina que, em geral, mantiveram os objetivos de chegar ao socialismo pela via eleitoral.
- c) Cuba, como único país latino-americano de regime socialista, isolou-se politicamente do restante da América Latina, mantendo uma política voltada para os interesses de Moscou, importante aliado no contexto da Guerra Fria.
- d) A sociedade cubana, marcada por anos de dominação imperialista e pela ditadura, foi alvo fácil das ambições políticas de Fidel Castro que, com uma guerrilha bem estruturada, tomou o poder e instalou uma nova ditadura, sem que trouxesse avanços sociais.
- e) Desde o início da Revolução, Fidel Castro inspirou-se no socialismo soviético, tendo recebido de Moscou o suporte necessário para vencer os EUA e estabelecer o regime socialista tão logo tomasse o poder.
- #138844
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(1,0) 6 -
Leia o TEXTO 7 para responder à questão 25. TEXTO 7
Disponível em: <http://contandohistoria1977.blogspot.com/2013/08/o-brasil-e-o-mundo-em-1986-ano-de.html>. Acesso em: 03 out. 2018.
O TEXTO 7, impresso em um bótom, foi escrito em 1986. O governo do então presidente José Sarney implantou um plano econômico para combater a crise inflacionária herdada do descontrole econômico da Ditadura Civil-Militar. O plano chamava-se “Programa de Estabilização da Economia”, mais conhecido como Plano Cruzado. A partir do TEXTO 7 e de seus conhecimentos sobre as principais medidas implementadas pelo Plano Cruzado, marque a alternativa CORRETA.
- a) O congelamento de preços teve efeito duradouro na economia, uma vez que a rigorosa fiscalização inibia os estabelecimentos comerciais de aumentarem os preços de forma abusiva, o que aumentou a popularidade do governo nos anos seguintes.
- b) O Plano Cruzado agradou apenas aos produtores que, com preços fixos, sabiam, de antemão, seus lucros, mas prejudicou os comerciantes que não podiam fugir do congelamento e poderiam ser presos caso não seguissem o tabelamento.
- c) Uma das principais medidas do Plano Cruzado foi o congelamento de preços dos produtos, com exigências de os estabelecimentos comerciais praticarem preços tabelados, o que implicava em fiscalização, para a qual o governo acionou a população.
- d) O Plano Cruzado durou até o fim do governo Sarney, mesmo com efeitos desastrosos para o setor produtivo, pois o consumidor pôde ver seu poder de compra aumentado diante do tabelamento dos preços.
- e) As mudanças econômicas como o congelamento de preços de produtos e aluguéis, a criação de uma nova moeda, entre outras, em nada afetaram as eleições de 1987, o que fragilizou o governo Sarney.
- #138845
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(1,0) 7 -
Leia o TEXTO 6 para responder à questão .
TEXTO 6
A busca pela sustentabilidade, que mobiliza países, instituições e pessoas em todo o globo, faz emergir, com força, uma nova vertente econômica – a bioeconomia – focada em indústrias e negócios de base biológica que resultem em produtos e processos seguros, limpos e de baixo impacto ambiental. Esse movimento terá profundo impacto na agricultura do futuro. O Brasil, por ser o país com a maior diversidade biológica do planeta, pode participar, com grande vantagem, desse mercado emergente. Nossa biodiversidade é reserva quase ilimitada de insetos (1), bactérias (2), fungos (3), nematoides (4), protozoários (5) e vírus (6). Nos solos tropicais, estão micro-organismos capazes de controlar patógenos de plantas, promover o crescimento radicular, aumentar a eficiência na absorção e no uso de nutrientes, degradar contaminantes do solo, dentre muitas outras funções de interesse.
LOPES, Maurício Antônio. Insetos, bactérias, fungos são o futuro da agricultura no Brasil. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2018/09/insetos-bacterias-fungos-sao-o-futuro-daagricultura-no-brasil-cjm29doff039f01mnwun5ldxg.html>. Acesso em: 08 out. 2018 (adaptado).
Sobre os organismos enumerados no TEXTO 6, julgue as afirmativas a seguir.
I. Os organismos identificados por 2 e 6 são procariontes e podem ser utilizados no controle biológico.
II. Alguns representantes do organismo identificado por 3 podem ser utilizados na indústria de alimentos.
III.Algumas espécies do organismo identificado por 1 podem ser utilizadas na indústria têxtil.
IV.Representantes de 5 constituem o zooplâncton e participam da cadeia alimentar de vários animais.
V. As espécies identificadas por 4 são multicelulares, autótrofas e utilizadas no controle de pragas.
stão CORRETAS, apenas, as afirmativas
- a) II, III, e V.
- b) II e IV
- c) I, II e IV
- d) II, III e IV
- e) I, III e IV.
- #138846
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(1,0) 8 -
Leia o TEXTO 5 para responder à questão .
TEXTO 5
Não é nada fácil sobreviver à deriva em alto mar. O Sol queima a pele impunemente, não é fácil conseguir comida e toda a água que rodeia o náufrago não serve para matar a sede. O que fazer em tal situação? Vamos por partes. Primeiro, entendendo por que não é recomendável beber a água do mar. O problema está na concentração de sal - muito mais alta que a do nosso organismo. Quando bebemos água muito salgada, por mais contraditório que pareça, nós, na verdade, acabamos desidratados. Isso se deve a um processo (1) no qual a água do mar “rouba” a água presente nas células do corpo, numa tentativa de equilibrar a concentração de sal dentro e fora das células. Tomar água salgada levaria à morte em um ou dois dias, dependendo da quantidade de água ingerida.
CYMBALUK, Fernando. À deriva no oceano? Veja por que beber água do mar causa desidratação. Disponível em: < https://noticias.uol.com.br/ci... >. Acesso em: 09 out. 2018 (adaptado).
O processo (1), descrito no TEXTO 5, refere-se à
- a) fagocitose.
- b) difusão
- c) bomba de sódio e potássio.
- d) difusão facilitada.
- e) osmose.
- #138847
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(1,0) 9 -
As FIGURAS 5, 6 e 7 mostram diferentes áreas de lesão do músculo cardíaco. Analise-as para julgar as proposições que seguem.
I. A FIGURA 5 mostra uma pequena área necrosada do músculo liso do coração após a obstrução de um pequeno ramo das artérias coronárias.
II. Embora, na FIGURA 6, a área necrosada seja maior que aquela mostrada na FIGURA 5, isso não ocasiona problema para o músculo cardíaco, que tem alta capacidade de regeneração.
III.Nas FIGURAS 5, 6 e 7, a obstrução das artérias coronárias impede o fluxo sanguíneo para o tecido estriado cardíaco, ocasionando necrose da área afetada e comprometendo a contração muscular.
IV.A obstrução mostrada na FIGURA 7 diminui o fluxo de oxigênio para o músculo cardíaco, que passa a ser suprido diretamente pelo sangue arterial que sai do ventrículo direito.
V. Uma alimentação rica em gorduras saturadas contribui para a formação de placas de gordura nas artérias coronárias, que podem levar ao infarto do miocárdio.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
- a) III e V.
- b) III e IV.
- c) I, II e IV.
- d) I, III e V.
- e) III, IV e V.
- #138848
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(1,0) 10 -
As FIGURAS 3 e 4 ilustram um fenômeno ocasionado pela poluição.
Sobre esse fenômeno, julgue as afirmativas a seguir.
I. As FIGURAS 3 e 4 referem-se à inversão térmica, que tem como consequência o aquecimento global.
II. Na FIGURA 4 é possível observar uma consequência do fenômeno evidenciado na FIGURA 3.
III.Na atmosfera, o excesso do gás mostrado na FIGURA 3 intensifica os efeitos mostrados na FIGURA 4.
IV.A FIGURA 3 refere-se à eutrofização, que tem como consequência o aquecimento dos oceanos.
V. Além do gás mostrado na FIGURA 3, o metano eliminado pelo gado contribui para o efeito mostrado na FIGURA 4.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
- a) I, II e III.
- b) II, III e V.
- c) III, IV e V.
- d) II e III.
- e) II, III e IV.
- #138849
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(1,0) 11 -
Ao triangularem um ataque, os três heróis Homem-Escorpião (HE), Menino-Vespa (MV) e Garota-Abelha (GA) criam um triângulo equilátero de energia conforme demonstrado a seguir (FIGURA 1).
A energia gerada é inversamente proporcional à área do triângulo formado, assim, ao diminuir pela metade a distância entre os heróis, conforme demonstrado na FIGURA 2, a energia do ataque
- a) fica um quarto menor
- b) dobra.
- c) quadruplica.
- d) cai pela metade.
- e) fica oito vezes maior.
- #138850
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(1,0) 12 -
O Homem-Escorpião, o Menino-Vespa e a Garota-Abelha já derrotaram, juntos, 600 vilões na proporção 13, 2 e 5, respectivamente. Quantos vilões o Homem-Escorpião derrotou a mais que o Menino-Vespa?
- a) 240 vilões.
- b) 330 vilões.
- c) 90 vilões.
- d) 360 vilões.
- e) 210 vilões.
- #138851
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(1,0) 13 -
Artur não se recorda qual foi sua primeira nota em Matemática, mas sabe que sua segunda nota foi 9,0 e tem peso 3; sua terceira nota foi 6,0 e tem peso 5; e, ainda, que sua média final foi 7,5. Calcule quanto foi a primeira nota de Artur, sabendo que ela teve peso 2.
- a) A (d) = 1296 - d2
- b) A (d) = 324 - d2/2
- c) A (d) = 324 - d2
- d) A (d) = 162 - d2/2
- e) A (d) = 648 - d2/2
- #138852
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(1,0) 14 -
Artur não se recorda qual foi sua primeira nota em Matemática, mas sabe que sua segunda nota foi 9,0 e tem peso 3; sua terceira nota foi 6,0 e tem peso 5; e, ainda, que sua média final foi 7,5. Calcule quanto foi a primeira nota de Artur, sabendo que ela teve peso 2.
- a) 9,0
- b) 9,5
- c) 8,5
- d) 8,0
- e) 7,5
- #138853
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(1,0) 15 -
Estudando 3 horas por dia durante 16 dias, Iago realizou 400 exercícios. Quanto tempo seria necessário para que ele realizasse 500 exercícios estudando 4 horas por dia?
- a) 18 dias.
- b) 16 dias.
- c) 20 dias.
- d) 12 dias.
- e) 15 dias.