Simulado IF-PB | CONCURSO
SIMULADO IF-PB
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IF-PB.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IF-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-PB contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IF-PB.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IF-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IF-PB
Para realizar o simulado IF-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-PB você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IF-PB é aqui!
- #185668
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(1,0) 1 -
A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, incluindo a ciência básica (biologia molecular e microbiologia), a ciência aplicada (técnicas imunológicas) e, também, as tecnologias diversas (informática de sistemas, robótica e controle de processos). Dentre essas áreas, o DNA recombinante, aparece diretamente associado ao melhoramento genético de organismos. Essas técnicas de melhoramento, consistem na inserção de porções do DNA de interesse de uma espécie em outra. Tendo em vista os princípios básicos de biotecnologia, relacionados ao DNA recombinante, sobre os protocolos comumente utilizados pode-se afirmar corretamente que
- a) as enzimas de restrição são utilizadas para cortar a molécula de DNA.
- b) as enzimas de restrição reconhecem o fragmento de DNA inserido na célula alvo.
- c) o uso de plasmídeos diminui a eficiência das técnicas de melhoramento genético.
- d) os plasmídeos são enzimas que unem as moléculas de DNA.
- e) a enzima DNA-ligase insere o DNA de interesse na célula alvo.
- #185669
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(1,0) 2 -
Os fósseis são evidências evolutivas muito importantes quando o assunto é o estudo da evolução. Os achados fósseis e o estudo e a observação da anatomia das espécies, permitiram mostrar a existência de importantes estruturas com uma mesma origem embrionária. Além disso, órgãos estudados que se mostraram atrofiados ou sem função evidente, também foram conceituados. Assinale a alternativa correta que apresenta a identificação dessas estruturas e órgãos retrocitados.
- a) Estruturas análogas e estruturas homólogas, respectivamente.
- b) Estruturas análogas e órgãos vestigiais, respectivamente.
- c) Órgãos vestigiais e estruturas homólogas, respectivamente.
- d) Estruturas homólogas e órgãos vestigiais, respectivamente.
- e) Estruturas homólogas e análogas, respectivamente.
- #185670
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(1,0) 3 -
Os ciclos biogeoquímicos garantem a circulação de elementos do meio biótico para o meio abiótico, garantindo assim, a manutenção dos ecossistemas. Sobre os ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmações:
I. Uma das etapas do ciclo do nitrogênio é a fixação do nitrogênio, por meio da utilização do nitrogênio atmosférico + oxigênio, com produção de nitrito. O nitrito, por sua vez, será transformado em amônia, no processo de nitrificação. II. No ciclo da água, o sol é o responsável pelo processo da evaporação. Neste caso, o vapor de água condensa-se, forma as nuvens, que posteriormente sofrerão a precipitação na forma de chuva, com o retorno dessa água para o solo, rios, lagos e oceanos. III. No ciclo do carbono, o gás carbônico retorna à atmosfera e à hidrosfera por meio da respiração celular de produtores e consumidores e pela atividade de decomposição realizada pelas bactérias e fungos. IV. No ciclo do oxigênio, o oxigênio é produzido durante a síntese das moléculas orgânicas pela respiração e é consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.
Assinale
- a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- b) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
- c) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
- d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- #185671
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(1,0) 4 -
As corridas de rua, destaques no cenário atual, são uma prática saudável que promovem a saúde e o bem-estar. Quando o assunto é correr, não se pode desprezar o trabalho realizado pela musculatura humana. A respeito do tipo de contração realizada, respectivamente, pela musculatura lisa, cardíaca e esquelética, assinale a alternativa correta.
- a) involuntária; involuntária e voluntária
- b) involuntária; voluntária e voluntária
- c) involuntária; voluntária e involuntária
- d) voluntária; involuntária e voluntária
- e) voluntária; involuntária e involuntária
- #185672
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(1,0) 5 -
“O câncer de pele continua o mais comum no Brasil. Mama? Próstata? Não. A maior probabilidade de você ter um tumor é na epiderme, ainda mais se veraneia no Sudeste ou no Sul.” (Folha de São Paulo, 20/01/19)
Essa reportagem traz à tona um importante tecido do organismo humano, o tecido epitelial. A respeito da pele, assinale a alternativa correta.
- a) Possui organização anatômica diferente dependendo dos grupos étnicos que forem estudados.
- b) A quantidade de melanócitos independe da coloração do tecido epitelial, se mantendo constante.
- c) A epiderme é muito irrigada por vasos, sendo extremamente vulnerável ao ataque de microrganismos.
- d) Apresenta glândulas que podem ser classificadas como endócrinas e exócrinas, representadas respectivamente, pelas glândulas salivares e pela hipófise.
- e) Nos animais, apresenta anexos diversos, como os folículos pilosos, glândulas sudoríparas, sebáceas, penas e escamas.
- #185673
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(1,0) 6 -
A Revolução Verde pode ser caracterizada pela disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção destes produtos a partir da década de 1950. Iniciada nos Estados Unidos e na Europa, hoje essa prática já acontece em escala mundial. Esse modelo traz entre outras ações, a utilização de sementes geneticamente alteradas, trazendo ao agricultor dependência maior dos insumos industriais. Além das sementes modificadas, assinale a alternativa correta que apresenta a outra situação que gera a redução da biodiversidade na agricultura.
- a) O fato de continuar a manter e distribuir as sementes crioulas reduz a diversidade genética na agricultura.
- b) O fato de seguir o sistema adotado pelas grandes empresas que seguem a Revolução Verde, gera redução da diversidade e, também, da uniformidade das plantações.
- c) As variedades antes cultivadas, quando inseridas nos cultivos agrícolas atuais geram a contaminação em massa das plantações.
- d) A substituição das sementes crioulas, pelas geneticamente modificadas resulta no desencadeamento de um processo conhecido como erosão genética.
- e) As grandes monoculturas transgênicas envolvem a redução de insumos industriais.
- #185674
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(1,0) 7 -
A partir de aula de biologia sobre os mamíferos, muitas dúvidas surgiram por parte dos estudantes, quanto à classificação de alguns animais. Cavalo marinho; pinguins; peixe-boi; morcegos; ornitorrinco e baleia foram os animais que despertaram dúvidas na sala de aula. Assinale a alternativa correta que apresenta as classes do Reino Animalia às quais pertencem esses animais.
- a) Mamífero, mamífero, mamífero, mamífero, mamífero e mamífero.
- b) Peixe, ave, peixe, ave, mamífero e mamífero.
- c) Peixe, ave, mamífero, ave, mamífero e mamífero.
- d) Peixe, ave, mamífero, mamífero, mamífero e mamífero.
- e) Peixe, mamífero, mamífero, mamífero, mamífero e mamífero.
- #185675
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(1,0) 8 -
No Reino Animalia as classes que incluem os sapos e os lagartos se caracterizam por apresentar características adaptativas importantes e específicas. A partir dessas informações, relacione essas características com as respectivas classes dos sapos e dos lagartos.
Características ( ) Ovo com casca ( ) Ausência de anexos embrionários ( ) Epiderme queratinizada ( ) Troca gasosa pulmonar exclusivamente ( ) Fecundação externa
Classes 1. Sapos 2. Lagartos
A sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, é:
- a) 2; 1; 2; 2; 1.
- b) 2; 2; 2; 2; 1.
- c) 2; 1; 2; 1; 2.
- d) 2; 1; 2; 1; 1.
- e) 1; 2; 2; 2; 1.
- #185676
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(1,0) 9 -
“O Brasil abriga, segundo a lista do Comitê Brasileiro de Registros ornitológicos (CBRO), 1833 espécies de aves, tendo grande destaque na biodiversidade destes seres.” (Fonte: O Brasil e as suas aves – Scientif American Brasil 05/03/2017.)
As aves pertencem ao Filo Cordados e apresentam adaptações importantes relacionados a sua capacidade de voo, que explicam o seu sucesso evolutivo. Assinale a alternativa correta que apresenta uma das as principais adaptações, diretamente responsável pela capacidade de voo das aves.
- a) A pecilotermia, com a liberação do excreta nitrogenado ácido úrico.
- b) A presença dos sacos aéreos, com a liberação da amônia como excreta nitrogenado.
- c) A presença dos sacos aéreos e dos ossos do tipo pneumáticos.
- d) A presença dos sacos aéreos e da moela.
- e) A homeotermia, com a liberação da amônia como excreta nitrogenado.
- #185677
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(1,0) 10 -
As gimnospermas e as angiospermas representam os grupos mais evoluídos de plantas. Quando consumimos o pinhão e a castanha-do-pará, biologicamente falando, estamos ingerindo sementes que apresentam um tecido de reserva do embrião, o endosperma. Respectivamente, sobre a origem de formação desse tecido de reserva ser igual entre o pinhão e a castanha-do-pará e sobre as características celulares que o endosperma dessas plantas apresenta, assinale a alternativa correta.
- a) Os tecidos de reserva do pinhão e da castanha-do-pará apresentam a mesma origem biológica, sendo ambos haplóides.
- b) Os tecidos de reserva do pinhão e da castanha-do-pará são de origem distinta, sendo eles haploides e triploides, respectivamente.
- c) Os tecidos de reserva do pinhão e da castanha-do-pará são de origem distinta, sendo eles triploides e haploides, respectivamente.
- d) Os tecidos de reserva do pinhão e da castanha-do-pará são de origem distinta, sendo eles diploides e haploides, respectivamente.
- e) Os tecidos de reserva do pinhão e da castanha-do-pará são de origem distinta, sendo ambos diploides.