Processando...

Simulado IF-PA | Professor Engenharia Ambiental | CONCURSO

Simulado IF-PA | Professor Engenharia Ambiental

SIMULADO IF-PA | PROFESSOR ENGENHARIA AMBIENTAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-PA para o cargo de Professor Engenharia Ambiental.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FADESP para o concurso IF-PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor Engenharia Ambiental, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-PA | Professor Engenharia Ambiental contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-PA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#51583
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 16 - 

A avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área, denomina-se

  • a) avaliação de risco.
  • b) avaliação preliminar.
  • c) cenário de exposição padronizado.
  • d) valor de referência de qualidade.
  • e) avaliação inicial.
#51584
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 17 - 

Será declarada Área Contaminada sob Investigação (AI), pelo órgão ambiental competente, aquela em que

  • a) o risco for considerado tolerável, após a execução de avaliação de risco.
  • b) for confirmada a eliminação do perigo ou a redução dos riscos a níveis toleráveis.
  • c) forem observados indícios da presença de contaminação ou identificadas condições que possam representar perigo, após a realização de uma avaliação preliminar.
  • d) for constatada a presença de substâncias químicas em fase livre ou for comprovada, após investigação detalhada e avaliação de risco, a existência de risco à saúde humana.
  • e) for constatada, mediante investigação confirmatória, a contaminação com concentrações de substâncias no solo ou nas águas subterrâneas acima dos valores de investigação.
#51585
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 18 - 

Com base na Política Nacional de Educação Ambiental, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

II. A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino formal.

III. Nos cursos de pós-graduação, é obrigatória a criação de disciplina específica relativa à educação ambiental.

IV. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.

 

São verdadeiras as afirmativas

 

  • a) II e III.
  • b) I e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#51586
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

NÃO é um princípio da educação ambiental o(a)

  • a) enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
  • b) concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando-se a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
  • c) desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
  • d) pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
  • e) garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
#51587
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

Analise os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental:

I. abordagem curricular que enfatize a natureza como fonte de vida e relacione a dimensão ambiental à justiça social, aos direitos humanos, à saúde, ao trabalho, ao consumo, à pluralidade étnica, racial, de gênero, de diversidade sexual, e à superação do racismo e de todas as formas de discriminação e injustiça social.

II. aprofundamento do pensamento crítico-reflexivo mediante estudos científicos, socioeconômicos, políticos e históricos a partir da dimensão socioambiental, valorizando a participação, a cooperação, o senso de justiça e a responsabilidade da comunidade educacional em contraposição às relações de dominação e exploração presentes na realidade atual.

III. incentivo à pesquisa e à apropriação de instrumentos pedagógicos e metodológicos que aprimorem a prática discente e docente e a cidadania ambiental.

IV. estímulo à constituição de instituições de ensino como espaços educadores sustentáveis, integrando proposta curricular, gestão democrática, edificações, tornando-as referências de sustentabilidade socioambiental.

A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar o que expressa os itens

 

 

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.