Simulado IF-PA | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO IF-PA | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-PA para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FADESP para o concurso IF-PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-PA | Pedagogo contém um total de 18 questões de concursos com um tempo estimado de 54 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-PA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #51518
- Banca
- FADESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
A Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e que altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, estabelece as seguintes diretrizes para o atendimento deste público:
I. a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas com transtorno do espectro autista e o controle social da sua implantação, acompanhamento e avaliação; II. a realização ou continuidade dos estudos de ensino fundamental e médio, em todas as suas modalidades, por meio do ensino domiciliar, que pode ser realizado pelos pais ou, para ensinar aquelas disciplinas que eles não dominam, por professores contratados; III. a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes. IV. o estímulo à pesquisa científica, com prioridade para estudos epidemiológicos tendentes a dimensionar a magnitude e as características do problema relativo ao transtorno do espectro autista no País. V. a matricula em escolas especializadas, em classes que propiciem o atendimento diferenciado - em nível pessoal, didático ou metodológico - aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
São verdadeiros os itens
- a) I, II e III.
- b) II, IV e V.
- c) I, III e IV.
- d) I, IV e V.
- e) III, IV e V.
- #51519
- Banca
- FADESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
A gestão democrática como um princípio da educação brasileira deve ser efetivada na escola com
- a) rm5a existência de instância administrativa que promova a tomada de decisões sobre as ações escolares.
- b) a promoção de movimentos de ampla participação da comunidade nos processos decisórios, desde a elaboração até a avaliação das ações pretendidas.
- c) a elaboração de um instrumental de coleta de opiniões e sugestões dos pais sobre o trabalho escolar.
- d) a realização das eleições para o cargo de direção da unidade escolar, no qual o conselho escolar escolhe aquele que assumirá o cargo.
- e) a realização de ações definidas a priori e com o acompanhamento da coordenação.
- #51520
- Banca
- FADESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
De acordo com LUCE, Maria Beatriz e FARENZENA, Nalú, "O controle do uso dos recursos da educação é procedimento essencial para a gestão responsável dos recursos.[... O controle público da gestão tem contado com a intervenção de outros fóruns, entre os quais sobressaem os conselhos da área. Por serem integrados por representantes dos governos e de entidades da sociedade civil e/ou segmentos da comunidade escolar, instituem uma nova instância democrática de controle público interno, mas que conta com o controle externo direto, potencializando a fiscalização da aplicação dos recursos. Ou seja, os conselhos da área da educação são instâncias instituintes de um controle social, seja no âmbito nacional, estadual, municipal ou escolar". LUCE, Maria Beatriz e FARENZENA, Nalú. Conselhos Municipais em Educação, descentralização e gestão democrática: discutindo interseções. In: Conselhos Municipais e controle Social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xama, 2008.
Depreende-se desta afirmação que são considerados colegiados representativos das diversas instituições componentes dos sistemas de ensino as seguintes instâncias:
- a) Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Conselho Estadual de Educação.
- b) conselhos nacional, estaduais e municipais de educação, de Alimentação Escolar, de Transporte Escolar, do Fundeb e conselhos escolares.
- c) Câmara Municipal, conselhos tutelares, conselhos de assistência social e conselhos escolares.
- d) conselhos escolares, associações de pais e mestres e comitês de acompanhamento do IDEB.
- e) conselhos nacional, estaduais e municipais de educação, conselhos escolares e conselhos tutelares.