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Simulado IF-MS | CONCURSO

Simulado IF-MS

SIMULADO IF-MS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IF-MS.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-MS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IF-MS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-MS contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IF-MS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IF-MS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF-MS
Para realizar o simulado IF-MS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-MS você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF-MS é aqui!


#185638
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(1,0) 1 - 

Kumaravadivelu (2001) points out that what is known as method has not been enough to fulfill language learning needs. Methods have been used as a set of practices designed by specialists in order to make language acquisition happen. However, according to Kumaravadivelu, studies have shown that the use of these sets of practices may have the opposite effect, since they do not seem to consider students’ context, which prevents learning from being meaningful. For the author, a postmethod pedagogy has emerged from studies that focus on teachers’ beliefs, reasoning and cognition. This postmethod condition is, therefore, a three-dimensional system consisting of three parameters.

Read the examples of practices below and mark the alternative that respectively corresponds to the three parameters that form the postmethod pedagogy system as described by Kumaravadivelu:

I. Teachers are able to theorize from their own practice, developing knowledge and skills.

II. Teachers identify problems, find solutions and go through a cycle of observation, reflection and action.

III. Teachers consider experiences brought to the classroom and provide an environment where linguistic and social needs are considered.

  • a) Particularity, Practicality and Possibility.
  • b) Possibility, Practicality and Particularity.
  • c) Practicality, Particularity and Possibility.
  • d) Adaptability, Practicality and Particularity.
  • e) Particularity, Adaptability and Possibility.
#185639
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(1,0) 2 - 

After going through several classifications proposed by learning strategies and personal observations, Menezes (2004) identified specific strategies used to learn vocabulary. These strategies are organized in four groups: metacognitive, cognitive, social and communication. Considering the author’s understanding, read the examples of strategies used by some students and mark the alternative that corresponds to a cognitive strategy.

  • a) Jim has been an English student for two years. Every time he learns new vocabulary, he likes to write sentences or short stories to help him remember the words.
  • b) Sarah can speak very good English. Sometimes she gets nervous and she forgets words. She usually solves this problem by choosing other words that are close in meaning to what she wants to say.
  • c) Ben is very worried about his learning process. He enjoys making lists of words that he feels he needs to know.
  • d) Anna learns a lot of new words by listening to proficient speakers. She uses YouTube channels and she always tries to have face-to-face interactions with other people who can speak English.
  • e) Tina feels she needs to learn more all the time. She usually tests herself in order to make sure she has memorized everything she plans to learn.
#185640
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(1,0) 3 - 

Literary texts can be used in classrooms as important sources for language learning. However, literature should not be presented only in order to highlight grammar structures or vocabulary, since literary texts, as social constructions, besides motivating students can also provide them with cultural knowledge and the experience of otherness. Literature through universal themes can develop empathy, creative thinking and sensitivity.

When introducing literary literacy as the appropriation of the text in its social use, Cosson (2012) develops a basic didactic sequence to approach literature in the classroom. Mark the alternative that corresponds to the steps of this didactic sequence in the order presented by the author.

  • a) Introduction; Motivation; Reading; Interpretation.
  • b) Introduction; Reading; Motivation; Consolidation.
  • c) Introduction; Vocabulary; Reading; Interpretation.
  • d) Motivation; Presentation; Reading; Consolidation.
  • e) Motivation; Introduction; Reading; Interpretation.
#185641
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(1,0) 4 - 

Hutchinson and Waters (1991) point out that English for Specific Purposes (ESP) emerged from three common reasons. One of them is related to the changes in the aim of linguistics, considering the variation from one language situation of use to another. Besides that, the expansion of technology and commerce after World War II, especially in the United States, explains why English became a necessity.

Mark the alternative that is related to the third reason why ESP became popular worldwide:

  • a) ESP is an approach that focuses on learning. Students’ fields of interest are taken into account, which makes the learning process more meaningful and relevant to their needs.
  • b) The focus of ESP is on language, since different texts can present very specific vocabulary and the teacher needs to be aware of that so that he can promote an ideal environment for learning.
  • c) As ESP is a language-focused approach, grammar structure plays an important role because as students learn them, they can easily understand different types of text. The teacher is supposed to base his/ her classes on reading activities that reflect students’ necessities.
  • d) ESP is a learning-centered approach in which the most important feature is vocabulary acquisition. Lexical combinations are paramount, and teachers are expected to provide students with strategies to understand articles they need to read.
  • e) ESP is focused exclusively on reading strategies. Teachers work with articles that can help students in their area of interest, which is why reading comprehension tasks are more important than structural ones.
#185642
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(1,0) 5 - 

Com relação à obra Formação da Literatura Brasileira, de Antônio Cândido, julgue as seguintes afirmativas:

I. Em suma, importa no estudo da literatura o que o texto exprime. A pesquisa da vida do autor e do momento histórico vale menos para estabelecer uma verdade documentária, comumente inútil, do que para ver se nas condições do meio e na biografia há elementos que esclareçam a realidade elevada do texto, por vezes uma grande mentira, segundo os padrões usuais.

II. A literatura não é um conjunto de obras, e sim de fatores e de autores. O texto literário é a integração de elementos sociais e psíquicos, estes devem ser usados com parcimônia para interpretá-lo, uma vez que se deve optar por modelos mais racionais e tecnicistas para que o estudo do texto literário seja aceito pela comunidade acadêmica.

III. O momento decisivo em que as manifestações literárias vão adquirir, no Brasil, características orgânicas de um sistema, é marcado por três correntes principais: o Quinhentismo, a Literatura de Informação e o Barroco.

IV. Perante o estudo de uma obra literária, há vários níveis possíveis de compreensão, de acordo com o ponto de vista em que o estudioso se situa. Para começar, leva em consideração os fatores externos, que a vinculam ao tempo e se podem resumir na designação de fatores sociais; em seguida, o fator individual, isto é, o autor, o homem que a mentalizou e a materializou, e está presente no resultado; por fim, este resultado, o texto, contendo os elementos anteriores e outros, específicos, que os elevam e não se deixam reduzir a eles.

V. O Neoclassicismo, a Ilustração e o Arcadismo são sinônimos, pois referem-se ao conjunto de tendências ideológicas próprias do século XVII, de fonte alemã e francesa.

Diante das proposições, assinale a afirmativa correta:

  • a) As proposições I, III e V são verdadeiras.
  • b) As proposições I, II e III são verdadeiras.
  • c) As proposições I e IV são verdadeiras.
  • d) Apenas a proposição III é verdadeira.
  • e) As proposições I, II, III e IV são falsas.
#185643
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(1,0) 6 - 

Ao dissertar sobre como avaliar a textualidade, Maria da Graça Costa Val (2006, p. 17) expõe que: “Um dos pontos-chave da linguística textual é a discussão sobre o que faz de um texto um texto, isto é, em que consiste a essência de um texto, que propriedade distingue textos de não-textos.” Em face do exposto, considere os itens a seguir e julgue as alternativas que seguem:

I. A conceituação teórica, que busca estabelecer em que nível se situa e com que elementos lida a coerência, mostra-se muitas vezes fruto da análise fenomenológica, empenhada em descobrir que características usualmente apresentam os textos incoerentes.

II. Grande número de estudos recentes apontam a coerência como fator imprescindível da textualidade.

III. A coesão é entendida como a configuração conceitual subjacente e responsável pelo sentido do texto, e a coerência como sua expressão no plano linguístico.

IV. Para Charolles (1978), um texto coerente e coeso satisfaz a quatro requisitos: a repetição, a progressão, a não-contradição e a articulação. Tais requisitos são denominados pela autora de continuidade, progressão, não-contradição e articulação.

V. A continuidade é a retomada textual de elementos conceituais e informais, limitando-se a essa repetição.

VI. A progressão diz respeito à unidade; tem a ver com a retomada de elementos no decorrer do discurso.

  • a) As afirmativas II e IV estão corretas.
  • b) As afirmativas II, IV e V estão corretas.
  • c) Somente a afirmativa IV está correta.
  • d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • e) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
#185644
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(1,0) 7 - 

Sabe-se que na construção de um texto há fatores que desencadeiam efeitos de sentido, ocasionando uma interpretação adequada do que se lê. Se essas estruturas textuais são utilizadas de forma inadequada, podem comprometer a transmissão da mensagem. Dentre os principais fatores de textualidade está a coesão. Sobre esse conceito, podemos inferir que

  • a) o termo, oriundo do latim, é da mesma família que a palavra aderência. Sua função no texto é harmonizar a relação entre várias ideias, conectando um aglomerado de frases, fazendo com que tenham sentido por meio de uma união estreita.
  • b) se obtém coesão por meio de estruturas sintáticas adotadas pelo autor; ela ocorre quando se respeita as implicações lógicas existentes entre as partes que compõem o texto sequencialmente (introdução, desenvolvimento e conclusão).
  • c) se refere à presença de elementos destinados a garantir e a estabelecer a união entre as palavras, expressões ou frases. Esse tipo de conexão manifesta-se por elementos formais, assinalando o vínculo entre os componentes do texto.
  • d) coesão diz respeito às relações de implicação ou de adequação que se estabelecem entre certos pressupostos ou afirmações explícitas e implícitas inseridas no texto e às conclusões e consequências que se tiram deles.
  • e) trata da combinatória de figuras para manifestar um determinado tema ou a compatibilidade delas entre si. Elaboradas ao longo do texto por meio de figuras de linguagem, elas mantêm a lógica e a unidade textual.
#185645
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(1,0) 8 - 

Em comparação ao método de Weende, o método proposto por Van Soest permite fracionar melhor os diversos componentes da fração fibrosa das forrageiras. Com relação ao método de Van Soest, assinale a afirmativa CORRETA:

  • a) O método permite separar o conteúdo celular e a fração fibrosa da forragem por meio de detergente neutro.
  • b) Por meio do uso de detergente neutro, pode-se obter a fração de fibra bruta das forragens.
  • c) Por meio do uso de detergente ácido, pode-se obter a fração de fibra bruta das forragens.
  • d) A fibra em detergente ácido corresponde à fração mais digestível da forragem.
  • e) A fibra em detergente neutro corresponde à fração menos digestível da forragem.
#185646
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(1,0) 9 - 

“Os Asquelmintos são um grupo heterogêneo de animais marinhos e de água doce. Tais como os Gastrótricos, os rotíferos e os vermes redondos (Nematodos).”

(BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 6ª ed. São Paulo: Roca, p.277, 1996.)

É característica da maioria dos Asquelmintos de vida livre:

  • a) Presença de celoma bem desenvolvido.
  • b) Indivíduos com tamanho sempre superiores a 2cm.
  • c) Indivíduos com presença de túbulos de malpighi.
  • d) Indivíduos vermiformes pequenos, variando de um tamanho microscópico até 1cm de comprimento.
  • e) Presença de sistema sanguíneo complexo.
#185647
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(1,0) 10 - 

”Os mamíferos apresentam inúmeras diferenças em relação aos demais amniotas, quanto à anatomia interna e a fisiologia. Algumas delas se relacionam ao metabolismo endotérmico; sistemas similares evoluíram convergentemente nos demais vertebrados endotérmicos, as aves. Outras são unicamente mamalianas, refletindo sua história evolutiva.”

(POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4ª ed. São Paulo, SP: Atheneu, p. 526, 528, 2008.)

Assinale a alternativa cujas características metabólicas sejam referentes aos mamíferos:

  • a) O fluido celomático é filtrado por solenócitos (células-flama) que funcionam criando uma pressão negativa no interior da célula. As células esvaziam-se no átrio (falsa cavidade do corpo) e depois para o exterior via atrióporo.
  • b) O rim tem dois tipos de néfrons: o de alças curtas e o de alças longas, que se estendem para dentro do cone medular. O néfron de alça longa permite produzir urina duas ou três vezes mais concentrada do que o plasma.
  • c) O sistema excretor é composto por rins mesosféricos que estão ligados a bexiga por ureteres. A bexiga, por sua vez, está ligada à cloaca. Quando ainda estão no seu estado de larva, a sua excreta é a amônia. Quando eles crescem e se tornam adultos, passam a excretar ureia.
  • d) Retêm a bexiga e excretam uma urina relativamente diluída. Esses animais perderam, por completo, o sistema portal renal, observado em outros vertebrados, o qual fornece sangue venoso ao rim, além do sangue arterial fornecido pela artéria renal. Também apresentam uma nova porção do túbulo do rim, chamada de alça de Henle, correlacionada com sua habilidade de excretar urina com uma concentração mais alta de sal do que a dos fluidos corpóreos.
  • e) As excretas são filtradas diretamente do sangue pelos rins e evitam a qualquer custo a perda de água, excretando ácido úrico (excreta pastosa por conter pouca água). Em algumas espécies, além da excreção normal, também é feita a excreção de sal.