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Simulado IF-MA | Assistente Social | CONCURSO

Simulado IF-MA | Assistente Social

SIMULADO IF-MA | ASSISTENTE SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-MA para o cargo de Assistente Social.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IF-MA para o concurso IF-MA. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-MA | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-MA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#48949
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(1,0) 1 - 

Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que corresponde às definições estipuladas pela Lei 8.112/90:

1. Vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
2. Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.
3. O servidor poderá ausentar-se do serviço por 1(um) dia, para doação de sangue.
4. O servidor que trabalha com habitualidade em local insalubre faz jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

( ) Concessão
( ) Adicional de insalubridad e
( ) Remuneração
( ) Licença para capacitação

 

  • a) 3, 2, 4 e 1.
  • b) 1, 2, 3 e 4.
  • c) 4, 3, 1 e 2.
  • d) 3, 4, 1 e 2.
  • e) 3, 4, 2 e 1.
#48950
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(1,0) 2 - 

Conforme a Lei 8.112/90, no que diz respeito às penalidades aplicáveis ao servidor público, assinale a opção incorreta:

  • a) O abandono de cargo, por ausência intencional do servidor estável ao serviço, por período superior a 30 (trinta) dias, é causa de exoneração.
  • b) Poderá ser aplicada advertência por escrito ao servidor que se ausentar do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato.
  • c) Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente.
  • d) Valer-se do cargo público para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, é causa de demissão.
  • e) Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com demissão.
#48951
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(1,0) 3 - 

O servidor será aposentado, voluntariamente, com proventos integrais, de acordo com a Lei 8.112/90, quando preencher os seguintes requisitos:

  • a) Aos 25 (vinte e cinco) anos de efetivo exercício em funções de magistério, se professor; e 20 (vinte), se professora.
  • b) Aos 35 (trinta e cinco) anos de serviço, se homem; e aos 30 (trinta), se mulher.
  • c) Aos 30 (trinta) anos de serviço, se homem; e aos 25 (vinte e cinco), se mulher.
  • d) Aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem; e aos 60 (sessenta), se mulher.
  • e) Aos 70 (setenta) anos de idade, para ambos os sexos.
#48952
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(1,0) 4 - 

Os instrumentos e técnicas de intervenção presentes nos procedimentos dos assistentes sociais contribuem para uma atuação voltada à promoção de atitudes e comportamentos. Tais procedimentos podem ser:

  • a) de caráter operacional e afetivo.
  • b) de caráter individual, grupal, coletivo e administrativo--organizacional.
  • c) monitorados juntamente com os usuários.
  • d) subsidiados em intervenções grupais e psicológicas.
  • e) individuais, grupais e de aconselhamento.
#48953
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(1,0) 5 - 

O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social que tem como finalidade conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional - especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais. Quando o trabalho de investigação do profissional do Serviço Social constitui- se com objetivo de formar prova para subsidiar decisões,

  • a) deixa de ser tão somente um estudo social e toma característica de parecer social.
  • b) além de ser um estudo social, toma característica de relatório social.
  • c) deixa de ser tão somente um estudo social e toma característica de perícia social.
  • d) assume o papel de intervenção direta e tomada de decisões pelo assistente social.
  • e) possibilita o conhecimento da realidade para que o assistente social interfira na problemática.
#48954
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(1,0) 6 - 

A perspectiva interdisciplinar não fere a especificidade das profissões tampouco seus campos de especialidade. Entretanto, para haver interdisciplinaridade, são necessárias algumas atitudes, exceto:

  • a) respeitar as limitações e as competências.
  • b) tolerar e aceitar sugestões.
  • c) comprometimento com o projeto de trabalho e atitude de mudança.
  • d) compreender que não há diferenças entre os profissionais.
  • e) busca de aprendizagem mútua.
#48955
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(1,0) 7 - 

Muitas são as mudanças que a Lei Nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, traz para a tipificação dos crimes de violência contra a mulher e nos procedimentos judiciais. No Capítulo II, Das Medidas Protetivas de Urgência, determina-se que recebido o expediente com o pedido da ofendida, caberá ao juiz, dentre outras medidas, determinar o encaminhamento da ofendida, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, quando for o caso:

  • a) à Delegacia Especial da Mulher.
  • b) à Delegacia de Atendimento à Mulher.
  • c) ao Ministério Público.
  • d) ao Conselho Municipal da Mulher.
  • e) ao órgão de assistência judiciária.
#48956
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(1,0) 8 - 

No Capítulo II do Código de Ética Profissional do Assistente Social, Das Relações com as Instituições Empregadoras e outras, não consta(m) como direito(s) dos assistentes sociais:

  • a) apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.
  • b) integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões e ainda às políticas institucionais.
  • c) ter livre acesso à população usuária.
  • d) dispor de condições de trabalho condignas, seja em entidade pública ou privada, de forma a garantir a qualidade do exercício profissional.
  • e) defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
#48957
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(1,0) 9 - 

O Estatuto do Idoso foi instituído através da Lei Nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. No Capítulo IV, da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, visando preservar a memória e a identidade culturais, estabelece-se que os cursos especiais para idosos incluirão conteúdos relativo às técnicas de:

  • a) comunicação, computação e práticas desportivas com gerações mais jovens.
  • b) comunicação, participação dos idosos em atividades culturais e vivências às demais gerações.
  • c) socialização de práticas culturais e práticas desportivas com gerações mais jovens.
  • d) computação e socialização de práticas culturais.
  • e) comunicação, computação e vivências às demais gerações.
#48958
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(1,0) 10 - 

Incluída no campo da Seguridade Social, a Assistência Social é política de proteção social não contributiva. Em consonância com o disposto na LOAS, Capítulo II, Seção I, Artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se, entre outros, pelos seguintes princípios democráticos, exceto:

  • a) universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação da assistência alcançável pelas demais políticas públicas.
  • b) supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
  • c) igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
  • d) divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelos financiadores privados e dos critérios de sua concessão.
  • e) respeito à dignidade do cidadão, a sua autonomia e a seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
#48959
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(1,0) 11 - 

Consta na Política Nacional de Assistência Social que esta, enquanto política pública, que compõe o tripé da Seguridade Social, e considerando as características da população atendida por ela, deve fundamentalmente garantir articulação intersetorial com:

  • a) vários ministérios e órgãos da gestão pública federal, estadual e municipal.
  • b) outras políticas sociais, de iniciativa do Estado e das Organizações não Governamentais, particularmente de Saúde, Educação, Cultura, Emprego, Habitação, entre outras.
  • c) outras políticas sociais, particularmente as públicas, de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Emprego, Habitação, entre outras.
  • d) programas e projetos sociais, particularmente ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Emprego, Habitação, entre outras.
  • e) outras políticas sociais, particularmente as públicas e privadas, de Saúde e Educação.
#48960
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(1,0) 12 - 

De acordo com a redação do Artigo 8º da Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, constitui crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa:

I- Recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado por motivos da deficiência que porta.
II- Obstar, sem justa causa, o acesso de alguém a qualquer cargo público, por motivos derivados de sua deficiência.
III- Negar, com justa causa, o acesso de pessoa com deficiência a cargo de coordenação de instituição pública.
IV- Suspender aluno por motivo da deficiência que porta, mesmo por justa causa.

As opções corretas são:

 

  • a) I e II
  • b) I e III
  • c) I e IV
  • d) I, III e IV
  • e) I, II e IV
#48961
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(1,0) 13 - 

De acordo com a Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores. Visa também:

  • a) à reabilitação da saúde e orientação dos trabalhadores submetidos aos riscos e situações advindas dos acidentes de trabalho.
  • b) à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
  • c) à promoção da saúde dos trabalhadores submetidos a acidentes e doenças do trabalho.
  • d) à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a doenças ocupacionais.
  • e) à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos de doenças ocupacionais.
#48962
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(1,0) 14 - 

O conhecimento científico é sempre uma busca de articulação entre uma teoria e a realidade empírica, sendo o método o fio condutor para se formular esta articulação. Desse ponto de vista, pode-se afirmar:

  • a) A abordagem qualitativa atua em níveis da realidade em que os dados se apresentam aos sentidos.
  • b) As abordagens quantitativa e qualitativa opõem-se entre si, sendo desejável a escolha de trabalhar apenas com uma delas.
  • c) A abordagem quantitativa dirige-se aos estudos de linguagem ao passo que a abordagem qualitativa é útil especialmente para análise de grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, classificando-os e tornando-os inteligíveis através de variáveis.
  • d) A abordagem qualitativa é adequada para aprofundar a complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos de forma mais profunda. Já a abordagem quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à tona dados, indicadores e tendências observáveis.
  • e) Do ponto de vista epistemológico, pode-se afirmar que a abordagem quantitativa é mais científica do que a abordagem qualitativa, considerando que através da primeira é possível traçar uniformidades e encontrar regularidades no comportamento humano.
#48963
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(1,0) 15 - 

No processo de investigação científica, o projeto de pesquisa faz parte do planejamento do pesquisador e inclui:

  • a) Identificação, objeto de intervenção, público-alvo, resultados a alcançar, cronograma.
  • b) Identificação, título, objeto de pesquisa, hipóteses, cronograma, conclusões.
  • c) Identificação, título, objeto de pesquisa, amostra, resultados, cronograma.
  • d) Identificação, título, construção do objeto de pesquisa, problematização do objeto e possíveis hipóteses ou questões, metodologia, justificativa, cronograma, bibliografia.
  • e) Identificação, título, objeto de intervenção, público-alvo, metodologia, justificativa, cronograma, bibliografia.