Processando...

Simulado IF-ES | CONCURSO

Simulado IF-ES

SIMULADO IF-ES

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IF-ES.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-ES que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IF-ES, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-ES contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IF-ES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IF-ES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF-ES
Para realizar o simulado IF-ES você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-ES você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF-ES é aqui!


#185598
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com a Orientação Normativa Nº 4, de 14 de fevereiro de 2017, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) Em relação aos adicionais de insalubridade e periculosidade, considera-se exposição habitual aquela em que o servidor submete-se a circunstâncias ou condições insalubres ou perigosas por tempo igual ou superior à metade da jornada de trabalho semanal.
  • b) A respectiva Orientação Normativa considera a existência de situações em que, ainda que o servidor não seja submetido a condições perigosas ou insalubres de forma habitual, haja o direito ao recebimento do respectivo adicional.
  • c) O pagamento do adicional de insalubridade será suspenso quando cessar o risco ou quando o servidor for afastado do local ou da atividade que deu origem à concessão, salvo as hipóteses de afastamentos considerados como de efetivo exercício.
  • d) A manipulação de prontuários, receitas e vidros de remédios não caracteriza situação para o pagamento do adicional de insalubridade por exposição a agentes biológicos.
  • e) O laudo técnico deverá referir-se ao ambiente de trabalho e considerar a situação individual de trabalho de cada servidor.
#185599
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Com base no Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e no Decreto Nº 5.296, de 2 dezembro de 2004, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) Considera-se incapacidade como uma redução efetiva e acentuada da capacidade de trabalho remunerado, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais à pessoa portadora de deficiência.
  • b) Considera-se pessoa portadora de deficiência mental aquela cujo funcionamento intelectual é significativamente inferior à média, com manifestação antes dos vinte e um anos, e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.
  • c) Considera-se pessoa portadora de deficiência auditiva aquela cuja perda auditiva é unilateral ou bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por Audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.
  • d) Considera-se pessoa portadora de deficiência física aquela em que haja alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob diversas formas, como paraplegia, tetraplegia e monoplegia, inclusive monoparesia.
  • e) Considera-se deficiência toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano, com os devidos ajustes para idade e sexo.
#185600
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sobre a Norma Regulamentadora 15 (NR15), aprovada pela Portaria N.º 3.214, de 08 de junho de 1978, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) Os adicionais de insalubridade são devidos quando os limites de tolerância são ultrapassados no ambiente de trabalho, mesmo que a neutralização da insalubridade ocorra por meio do uso de equipamentos de proteção individual.
  • b) Os limites de tolerância para o formaldeído não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho, caso contrário há ensejo à percepção do adicional de insalubridade em grau máximo.
  • c) Em presença das substâncias classificadas como asfixiantes simples, no ambiente de trabalho, a concentração mínima de oxigênio deverá ser 21% em volume.
  • d) A insalubridade decorrente de agentes biológicos deve ser analisada à luz de limites de tolerância de exposição.
  • e) A exposição a compostos orgânicos de mercúrio, se acima do limite de tolerância, confere o direito à percepção de adicional de insalubridade em grau médio.
#185601
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre a Norma Regulamentadora 7 (NR7), aprovada pela Portaria N.º 3.214, de 08 de junho de 1978, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) A periodicidade de avaliação dos indicadores biológicos relacionados à exposição ao chumbo inorgânico deverá ser, no mínimo, anual.
  • b) O exame médico admissional deve ser realizado pelo menos 48 horas antes de o trabalhador assumir suas funções.
  • c) Pessoas portadoras de doenças crônicas, como Diabetes Melito, devem ser submetidas a exames periódicos em intervalos não superiores a 6 meses.
  • d) Os exames complementares indicados para os trabalhadores expostos às radiações ionizantes devem ser realizados por ocasião do exame admissional e a cada 6 meses.
  • e) O médico coordenador ou encarregado do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve se ater a solicitar apenas os exames complementares discriminados na NR7, salvo por negociação coletiva de trabalho.
#185602
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Para fins de avaliação pericial quanto ao direito de isenção de imposto de renda, marque a alternativa CORRETA:

  • a) Para os casos de isenção de imposto de renda sobre proventos de aposentadoria, reforma ou pensão percebidos por portadores de moléstias graves, não há necessidade de comprovação da manutenção dos sintomas ou recidiva da enfermidade no momento da avaliação pericial.
  • b) A data do início da doença que enseja o direito à isenção do imposto de renda será informada pelo requerente, sem necessidade de comprovação por meio de relatórios ou exames.
  • c) É obrigatória a composição de junta oficial em saúde para a avaliação pericial do direito à isenção de imposto de renda.
  • d) É obrigatória a composição de junta oficial em saúde para a avaliação pericial do direito à isenção de imposto de renda. d) Paralisias causadas por agentes externos, como acidentes em geral, não ensejam direito à isenção de imposto de renda.
  • e) Acidentes em serviço ensejam direito à isenção de imposto de renda, ainda que o servidor esteja em efetivo exercício.
#185603
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Servidor de 58 anos, masculino, canhoto, ocupante do cargo de Assistente em Administração, sofreu Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEI) há 1 ano, mantendo quadro de hemiplegia espástica à direita e afasia motora apesar de reabilitação constante desde o evento isquêmico. Esteve em gozo de licença para tratamento de saúde desde a ocorrência do AVEI, sendo agora encaminhado para retorno ao trabalho habitual, com sugestão de isenção de imposto de renda, pela presença de paralisia irreversível e incapacitante. No caso em questão, a conduta médicopericial foi:

  • a) Inadequada, pois o período de 1 ano de afastamento é demasiado curto para a complementação da estratégia de reabilitação motora do paciente.
  • b) Adequada, pois, ainda que o paciente possa melhorar após 1 ano do evento, sua sequela atual é compatível com o exercício das atribuições do cargo que ocupa.
  • c) Inadequada, pois não há direito à isenção de imposto de renda para servidores em efetivo exercício.
  • d) Inadequada, pois suas sequelas motoras denotam incapacidade para seu trabalho.
  • e) Adequada, pois a paralisia, se irreversível ou incapacitante e adquirida após o ingresso no serviço público federal, enseja o direito à isenção do imposto de renda.
#185604
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Com relação à licença para tratamento da saúde do servidor, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) Pode-se dispensar a perícia médica oficial em casos de atestados médicos para afastamento do trabalho, desde que o tempo de afastamento sugerido no respectivo atestado seja de 5 dias corridos ou menos, e que o número total de dias de licença seja inferior a 15 dias no período de 12 meses, a contar da data de início do primeiro afastamento.
  • b) Caso o atestado médico para afastamento não venha a ser apresentado à unidade competente do órgão ou entidade no prazo máximo de cinco dias corridos, contados da data do início do afastamento do servidor, o afastamento será obrigatoriamente indeferido.
  • c) Caso o servidor se recuse a permitir registro de sua doença no atestado médico para afastamento laboral, deverá passar por perícia médica oficial, ainda que o tempo de afastamento sugerido no respectivo atestado seja igual ou inferior a 5 dias.
  • d) A licença de até 120 dias, ininterruptos ou não, no período de 12 meses, será avaliada por perícia singular, e acima deste número de dias, obrigatoriamente, por junta oficial composta por três médicos ou três cirurgiões-dentistas, respeitando-se as respectivas áreas de atuação.
  • e) O início da licença por motivo de saúde do servidor deverá corresponder à data do início do afastamento de suas atividades laborais, que deverá ser a mesma data de emissão do atestado.
#185605
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Servidor de 28 anos de idade, ocupante do cargo de Técnico de Laboratório, residente no Centro de Vitória, ES, sofre acidente motociclístico, comprovadamente durante o trajeto usual de seu domicílio até o trabalho, resultando em fratura fechada do punho esquerdo. Logo após o acidente, o servidor ligou para seu irmão, que o levou diretamente a hospital particular, onde o servidor foi internado e submetido a tratamento cirúrgico no dia seguinte ao acidente. O servidor abre processo administrativo para reconhecimento de acidente em serviço e pleiteia adicionalmente o reembolso, por parte da Administração Pública, dos gastos com a assistência à saúde. Sobre este caso, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) A perícia médica oficial não deve equiparar o evento a acidente em serviço, pois a lesão sofrida não foi consequente a um processo de trabalho relacionado às atribuições do cargo de Técnico de Laboratório.
  • b) A perícia oficial em saúde não deve reconhecer o nexo causal e equiparar o evento a acidente em serviço, pois o servidor não lançou mão do setor público de saúde para a assistência à sua lesão.
  • c) A perícia oficial em saúde deve reconhecer o nexo causal e equiparar o evento a acidente em serviço, recomendando ainda que as despesas médicas já efetivadas com o tratamento inicial e aquelas que venham a decorrer da reabilitação venham a ser reembolsadas ou pagas pela Administração Pública.
  • d) A perícia oficial em saúde deve reconhecer o nexo causal e equiparar o evento a acidente em serviço, sem recomendar reembolso com as despesas do procedimento realizado, já que se trata de acidente de trajeto e não típico.
  • e) A perícia oficial em saúde deve reconhecer o nexo causal e equiparar o evento a acidente em serviço, sem recomendar o reembolso das despesas decorrentes da internação hospitalar inicial.
#185606
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Servidora de 32 anos de idade, gestante de 11 semanas, ocupante do cargo de Técnico em Laboratório, sofreu aborto espontâneo. Sua médica assistente fornece atestado com recomendação de afastamento imediato do trabalho. Assinale a alternativa CORRETA quanto à conduta administrativa mais apropriada:

  • a) A servidora deve ser afastada por 180 dias, sem necessidade de avaliação pericial.
  • b) A servidora deve ser afastada por 120 dias, com necessidade de avaliação pericial, podendo solicitar, após o término dos primeiros 120 dias de afastamento, a prorrogação administrativa da licença por mais 60 dias.
  • c) A servidora deve ser afastada por 120 dias, com necessidade de avaliação pericial, podendo solicitar, dentro dos primeiros 30 dias após o aborto, a prorrogação administrativa por adicionais 60 dias.
  • d) A servidora deve ser afastada por 30 dias, com necessidade de comprovação do aborto por perito oficial.
  • e) A servidora deve ser afastada por 30 dias consecutivos, administrativamente, sem necessidade de comprovação pericial do aborto, bastando somente a apresentação de laudo emitido pela médica assistente, devidamente assinado e carimbado, onde conste o diagnóstico de aborto.
#185607
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IF-ES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

De acordo com o Guia de Imunização SBIM/ ANAMT – Medicina do Trabalho 2016/2017, assinale a alternativa que contém APENAS vacinas contraindicadas para pessoas com alergia à proteína do ovo.

  • a) Tríplice Bacteriana e Febre Amarela.
  • b) Influenza e Poliomielite.
  • c) Tríplice Viral e Hepatite B.
  • d) Tríplice Bacteriana e Hepatite B.
  • e) Tríplice Viral e Febre Amarela.