Simulado IF-BA | CONCURSO
SIMULADO IF-BA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IF-BA.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IF-BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-BA contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IF-BA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IF-BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IF-BA
Para realizar o simulado IF-BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-BA você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IF-BA é aqui!
- #185578
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca.
ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 174. (Adaptado)
O texto acima descreve as características da vegetação de:
- a) Mata Atlântica.
- b) Araucária.
- c) Coxilhas.
- d) Estepes.
- e) Caatinga.
- #185579
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O sol nasce e ilumina as pedras evoluídas Que cresceram com a força de pedreiros suicidas Cavaleiros circulam vigiando as pessoas Não importa se são ruins, nem importa se são boas E a cidade se apresenta centro das ambições Para mendigos ou ricos e outras armações Coletivos, automóveis, motos e metrôs Trabalhadores, patrões, policiais, camelôs
Chico Science, A cidade. Disponível em https:// www.letras.mus.br/nacao-zumbi/77652/ acesso em 7 ago. 2017. (trecho)
O trecho da música acima nos revela, de forma poética e geográfica, as complexidades existentes nas cidades capitalistas modernas. Entre essas complexidades, é correto identificar:
- a) O serviço de transporte coletivo urbano no Brasil é considerado, atualmente pela ONU, um dos mais eficazes e seguros do mundo.
- b) O intenso processo de verticalização vivenciado nas grandes metrópoles brasileiras, a exemplo de Salvador, Fortaleza e São Paulo.
- c) Nas últimas décadas ocorreu uma significativa redução das desigualdades sociais nos grandes centros urbanos brasileiros.
- d) O aumento de iniciativas sustentáveis por parte do setor público, que busca o diálogo com a população para solucionar as questões ambientais.
- e) A cidade representa espaços homogêneos onde os aspectos sociais, econômicos e culturais são semelhantes, independente da cidade e da sua localização espacial.
- #185580
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015, a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais. A Grande Região com maior percentual de população urbana é o Sudeste, com 93,14% das pessoas vivendo em áreas urbanas. A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%.
Nas décadas de 1970 e 1980, o Brasil sofreu um intenso processo de êxodo rural. A mecanização da produção agrícola expulsou trabalhadores do campo que se deslocaram para as cidades em busca de oportunidades de trabalho. Hoje o deslocamento do campo para a cidade continua, porém em percentuais menores.
O intenso processo de urbanização no Brasil gerou o fenômeno da metropolização (ocupação urbana que ultrapassa os limites das cidades) e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes centros metropolitanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Manaus, entre outros.
Disponível em: http://teen.ibge.gov.br/sobre-.... Acesso em: 28 jul. 2017
Com base na leitura do texto e nos seus conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira, é correto afirmar que:
- a) O maior percentual de pessoas vivendo em áreas rurais na Região Nordeste é explicado pelo elevado grau de modernização das atividades agrícolas.
- b) As maiores concentrações populacionais urbanas foram registradas nos médios e pequenos municípios, fenômeno denominado de metropolização.
- c) Com 84,72% da população Brasileira vivendo no meio urbano, podemos concluir que o país é populoso e densamente povoado.
- d) O processo de urbanização brasileira é caracterizado, principalmente, pela concentração populacional nas Regiões Metropolitanas.
- e) Seguindo uma tendência demografia mundial, o Brasil tem apresentado aumento das taxas de natalidade e fecundidade.
- #185581
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Nos anos finais do século XVIII, uma série de medidas tomadas por Portugal tensionou as relações políticas entre alguns setores da população da colônia, proporcionando condições para algumas manifestações de insatisfação, tal qual a Inconfidência Mineira. A respeito desse movimento, assinale a afirmativa correta.
- a) Movimento de ruptura com a metrópole que intencionava romper com a escravidão e proclamar a independência de todo o território brasileiro de Portugal.
- b) Movimento de ruptura com a metrópole deflagrado, especialmente, por uma elite ilustrada que rejeitava o aumento dos impostos e a espoliação do fisco colonial.
- c) Movimento de ruptura com a metrópole que pretendia romper os laços comerciais com Portugal, exigindo o livre comércio e a abertura dos portos às nações amigas.
- d) Um levante bem-sucedido por meio do qual as classes mais baixas implantaram a república durante alguns anos, até quando foram vencidos pelos portugueses.
- e) Um levante mal sucedido que ocasionou no enforcamento de vários inconfidentes, entre eles Tiradentes, que foi exemplificado por ser a principal liderança do movimento.
- #185582
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Após séculos de tensão entre os países da região Platina, Brasil e Paraguai entraram em guerra. Sobre o tema da Guerra do Paraguai, é correto assinalar:
- a) Foi decisivo para o processo de constituição da República, porque os militares, em contato com as tropas inglesas, aderiram à ideologia inglesa antimonarquista.
- b) Foi um conflito que envolveu o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina, em torno do espólio comercial proporcionado pela disputa de território e rios na Região do Prata e Mato Grosso. Foi amplamente incentivado pela Inglaterra que se beneficiava do livre comércio defendido pelo Brasil e Argentina contra a posição Paraguaia, que buscava restringir a presença inglesa nos rios e portos da região.
- c) As contínuas invasões de ladrões de gado em terras paraguaias e os seguidos conflitos por jurisdição foram as motivações decisivas para que o Paraguai se juntasse ao Uruguai na luta contra o Brasil.
- d) O Paraguai desafiou o poder dos ingleses no continente porque intencionava se aliar ao Brasil nas divergências comercias entre o Brasil e a Inglaterra.
- e) Foi um conflito que envolveu o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina em torno da navegação do Rio da Prata e os territórios do Mato Grosso. A Guerra não contou com o apoio Inglês para nenhum dos lados, pois se beneficiava do monopólio da navegação do Paraguai, parceiro principal dos ingleses.
- #185583
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“O Atlântico tornou-se o cenário de circulação de livros e ideias, e de revolucionários, militares, exilados, maçons, bonapartistas, absolutistas, clérigos, artistas, comerciantes, vagabundos, e até mesmo da transmigração de uma corte imperial inteira (…). De fato, Jefferson, Miranda, Thomas Paine, Adams, Tousant Louverture, Arruda Câmara, Tomáz Gonzaga, José Bonifácio, entre muitos outros, cruzaram o oceano com ideias fervilhando em seus cérebros e animados por projetos de reforma – por vezes radical – da ordem do antigo regime”
(MOTA, Carlos Guilherme; LOPEZ, Adriana. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC, 2008, p. 373).
Nesse texto, o autor está fazendo referências ao contexto e aos ideais revolucionários que inspiraram alguns movimentos políticos no Brasil. Seriam alguns deles:
- a) Revolução Francesa; Revolução Haitiana; Farroupilha; Canudos.
- b) Revolução Inglesa; Contestado; Revolução Haitiana, Confederação do Equador.
- c) Revolta dos Alfaiates; Revolta dos Malês; Revolução Francesa; Revolução Americana.
- d) Revolução de 1817; Revolta dos malês; Revolução Gloriosa; Revolução Francesa.
- e) Revolução Haitiana; Revolta dos Alfaiates; Revolução Francesa; Revolução de 1817.
- #185584
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No processo de colonização, os capitães donatários tinham alguns direitos oferecidos pela coroa portuguesa: podiam escravizar e vender até 24 índios por ano, direito sobre a morte de escravos, gentios e homens livres de menor qualidade. Podiam, em alguns casos, deportar (degredo) colonos sem apelação ao rei. O senhor donatário, como grande proprietário de terras (latifundiário), podia também ceder pedaços de terra para outros colonos desenvolverem plantações e podiam ainda deter o comando militar e o direito de alistar colonos e formar milícias. Com base nesse texto, qual questão é a certa?
- a) Esse texto revela que o Rei em nada mandava na administração colonial portuguesa. Os verdadeiros governantes eram os capitães donatários.
- b) Os capitães donatários eram homens da pequena fidalguia portuguesa ou mesmo da nascente burguesia. Eram homens ávidos por lucros e por subir na vida. Por isso o sistema de capitania hereditária falhou, afinal eles não se preocuparam com o sistema como um todo, mas com seu próprio enriquecimento, deixando de lado as tarefas de representantes da coroa.
- c) Os capitães donatários tinham tarefas voltadas para a segurança interna (contra os indígenas não submetidos) e externa da colônia (contra invasores europeus); monopolizavam o controle da terra, o que produzia uma distribuição de acesso à terra desigual; e eram os responsáveis pela organização da produção das matérias-primas brasileiras, voltadas para a exportação.
- d) As violências acima descritas inviabilizaram a continuidade das capitanias, já que as pessoas não queriam se subordinar a indivíduos com tamanho poder.
- e) O fato de poderem conceder terras para outros sesmeiros gerou uma política de acesso à terra que beneficiou portugueses pobres que habitavam o Brasil.
- #185585
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A festa do dois de Julho vem, ao longo do tempo, notabilizando-se como um momento importante da memória oficial da Bahia. Sobre ela podemos afirmar:
- a) É o dia em que os Índios atacaram os inimigos colonizadores e conseguiram ajudar os baianos a expulsar os portugueses da Cidade de Salvador. Por isso estariam representados, como símbolos da festa, o caboclo e a cabocla.
- b) É uma festa religiosa que tem no dia do 2 de Julho o seu ritual mundano.
- c) Um ritual a serviço dos governantes eleitos, que mantêm as festas para testarem sua popularidade.
- d) É uma festa que celebra, além da expulsão da presença portuguesa colonizadora, vários aspectos da cultura religiosa e popular do povo baiano.
- e) Celebra a proclamação da República.
- #185586
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Para organizar a economia brasileira pós escravista, foram tomadas algumas medidas. Dentre elas, uma ficou conhecida como Encilhamento. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
- a) O confisco de poupança dos brasileiros para acelerar o crescimento da indústria.
- b) O confisco da poupança dos brasileiros para o pagamento da dívida externa.
- c) Uma política econômica de empréstimo de dinheiro para os escravos se inserirem no mercado de trabalho como pequenos proprietários.
- d) Foi uma reforma bancária promovida por Rui Barbosa para garantir a emissão de moedas. A estratégia voltava-se para o desenvolvimento industrial e a circulação de dinheiro para pagamento da força de trabalho livre, o que gerou alta inflacionária e especulação financeira.
- e) Foi um plano econômico feito contra a vontade de Rui Barbosa. Criou empregos e possibilitou a inserção econômica de trabalhadores pobres que estavam fora do mercado consumidor.
- #185587
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Para os Sabinos, o que prevalecia no Brasil após a independência do país era o “colonialismo de Corte”. O que isso significava?
- a) Que não houve independência, pois a situação de dependência de Portugal se mantinha.
- b) Uma expressão de uma insatisfação com a centralização política no Rio de Janeiro e com o crescente abafamento de pleitos locais em nome da unidade nacional.
- c) A insatisfação com o fato de a regência no Rio de Janeiro ficar, desde a abdicação de Pedro I, sob o controle dos restauracionistas, que pretendiam a volta à colonização.
- d) Que os sabinos eram a expressão dos “Exaltados” já que, durante a sublevação, em nenhum momento abriram mão de se separarem do Brasil.
- e) Apesar das intensas lutas federalistas que antecederam a Sabinada, aquelas não tinham nenhuma conexão com esta, já que criticavam a separação da província da Bahia do restante do Brasil.