Processando...

Simulado IBRAM | CONCURSO

Simulado IBRAM

SIMULADO IBRAM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IBRAM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IBRAM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IBRAM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IBRAM contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IBRAM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IBRAM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IBRAM
Para realizar o simulado IBRAM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IBRAM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IBRAM é aqui!


#185091
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Consideram-se patrimônio público os bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico.

Serão considerados nulos os atos ou contratos, praticados ou celebrados pelos atores das instituições envolvidas, no seguinte caso, sem prejuízo dos demais previstos em lei, de:

  • a) admissão ao serviço público remunerado, mesmo em obediência às condições de habilitação, às normas legais e às regulamentares.
  • b) operação bancária ou de crédito real, quando o valor real do bem dado em hipoteca ou penhor for maior que o constante de escritura, contrato ou avaliação.
  • c) empreitada e tarefa, quando o respectivo contrato houver sido celebrado com concorrência administrativa.
  • d) concorrência administrativa ser processada em condições normais que não impliquem a limitação da competição.
  • e) operação bancária ou de crédito real, realizada com desobediência a normas legais, regulamentares, estatutárias, regimentais ou internas.
#185092
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A Lei n° 8.666/93 considera contrato “todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.”

Nesse sentido, a lei especifica as cláusulas necessárias que devem constar em todo contrato. Assinale a opção que consta somente cláusulas necessárias.

  • a) As garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas, e a legislação aplicável à execução do contrato, especialmente aos casos omissos, e a relação pessoal e equipamentos a serem utilizados.
  • b) O objeto e seus elementos característicos, o regime de execução ou a forma de fornecimento, o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
  • c) Os casos de rescisão e os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis, os valores das multas e o detalhamento das instalações a serem utilizadas na prestações dos serviços.
  • d) A vinculação ao edital de licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite, à proposta do licitante vencedor e às propostas dos demais licitantes, bem como a sua relação discriminada.
  • e) O preço e as condições de pagamento, definição de data para a contratada apresentar os prazos de início de etapas de execução, de conclusão, de entrega, de observação e de recebimento definitivo, conforme o caso.
#185093
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa que está de acordo com a disciplina normativa da Lei n° 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

  • a) Considera-se execução direta toda transferência de domínio de bens a terceiros.
  • b) É sempre indispensável a licitação, ainda que se trate de bens e serviços sem similaridade, no mercado, ou de marcas características e especificações exclusivas.
  • c) A inviabilidade de competição torna a licitação inexigível.
  • d) A empreitada por preço global constitui uma das modalidades de licitação.
  • e) Os bens e serviços produzidos no país terão, obrigatoriamente, preferência sobre os estrangeiros.
#185094
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Entre as finalidades do IBRAM, considerando a Lei n° 11.906/09, regulamentada pelo Decreto n° 6845/09, NÃO é correto afirmar que deve:

  • a) desenvolver processos de comunicação, educação e ação cultural relativos ao patrimônio cultural sob a guarda das instituições museológicas para o reconhecimento dos diferentes processos identitários, sejam eles de caráter nacional, regional ou local e o respeito à diferença e à diversidade cultural do povo brasileiro
  • b) promover e assegurar a implementação de políticas públicas para o setor museológico, com vistas a contribuir para a organização, gestão e desenvolvimento de instituições museológicas e seus acervos, em em conformidade como Sistema Brasileiro de Museus.
  • c) definir, estimular, subsidiar e coordenar o desenvolvimento de programas e projetos relativos a atividades museológicas que respeitem e valorizem o patrimônio cultural de comunidades populares e tradicionais de acordo com suas especificidades.
  • d) estimular a participação de instituições museológicas e centros culturais nas políticas públicas para o setor museológico e nas ações de preservação, investigação e gestão do patrimônio cultural musealizado e incentivar programas e ações que viabilizem a preservação, a promoção e a sustentabilidade do patrimônio museológico brasileiro.
  • e) promover o estudo, a pesquisa, a preservação, a valorização e a divulgação do patrimônio cultural sob a guarda das instituições museológicas, como representação da expressão artística, fundamento de memória e identidade social, fonte de investigação científica e de fruição estética e simbólica.
#185095
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em relação aos cargos públicos, é correto afirmar:

  • a) a nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento só pode ocorrer mediante prévia habilitação em concurso público.
  • b) a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, que pode ser alterado unilateralmente, por qualquer das partes.
  • c) a posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados, da publicação do ato de provimento, e não poderá ocorrer por procuração.
  • d) após ser empossado, o prazo para o servidor entrar em exercício, é de trinta dias contados da data da posse.
  • e) nomeação, promoção, ascensão, recondução e reversão são formas, em vigência, de provimento de cargo público.
#185096
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Um cidadão qualquer requereu informações sobre os quantitativos e os preços unitários referentes à realização de determinada obra. Dentre as opções a seguir, assinale a alternativa correta.

  • a) A Administração deve fornecer as informações somente no caso de obra ter sido realizada com inexigibilidade de licitação.
  • b) A Administração deve fornecer as informações somente no caso da obra ter sido realizada com licitação, em qualquer modalidade.
  • c) A Administração deve fornecer as informações em qualquer caso, da obra ter sido realizada com licitação, dispensa ou inexigibildade.
  • d) A Administração deve fornecer as informações somente aos licitantes credenciados em qualquer caso de licitação.
  • e) A Administração deve fornecer as informações somente no caso da obra ter sido realizada com dispensa de licitação.
#185097
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A Lei n° 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito das três esferas de governos, em todos os três poderes. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Considerando uma situação hipotética, um funcionário do IBRAM, responsável pelo setor de licitações, ao receber um pedido de aquisição de um determinado bem, identificou a necessidade de realizar uma licitação. No entanto, o requerente incluiu bens sem similaridade, com marca, características e especificações exclusivas, sem justificativa técnica.

Neste caso, o funcionário responsável pelo processo de licitação, com base nos princípios da eficiência e da razoabilidade, deverá:

  • a) aceitar o pedido, alterar sua especificação com base na sua experiência, e iniciar o processo de compra, com base na Lei n° 8.666/93, não sendo necessário comunicar ao requerente.
  • b) aceitar o pedido, pois a Lei n° 8.666/93 não veda a especificação de marca, e iniciar o processo de compra, não sendo necessário devolvê-lo ao requerente.
  • c) rejeitar o pedido, haja vista que a Lei n° 8.666/93 veda a especificação de marca no instrumento convocatório da licitação, e devolvê-lo ao requerente para justificativa técnica ou alteração da especificação.
  • d) rejeitar o pedido, apesar da Lei n° 8.666/93 não vedar a especificação de marca, e devolvê-lo ao requerente para justificativa técnica ou alteração da especificação em obediência aos princípios administrativos
  • e) rejeitar o pedido, haja vista que a Lei n° 8.666/93 veda a especificação de marca no instrumento convocatório da licitação, arquivá-lo e não iniciar o processo de compra.
#185098
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No âmbito da Administração Pública Federal, direta e indireta, a Lei n° 9.784/99 tem como objeto regular o processo administrativo. Em relação ao processo administrativo, é correto afirmar que quanto:

  • a) aos interessados, são legitimados no processo administrativo, dentre outros, aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada.
  • b) aos deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos, constam: expor os fatos, ouvindo antes o seu superior imediato, e prestar as informações que lhe forem solicitadas.
  • c) ao recurso administrativo, este será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior, sempre coma dependência de caução.
  • d) aos prazos, estes começam a correr a partir da data da cientificação oficial, incluindo-se na contagem o dia do começo e, salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.
  • e) ao seu início, deve ocorrer somente a partir de ofício e é vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.
#185099
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

“A criação do Instituto Brasileiro de Museus foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, coma assinatura da Lei n° 11.906.A nova autarquia vinculada ao Ministério da Cultura sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.
O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.”

Sobre o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, é correto afirmar que ele é:

  • a) um órgão da Administração Indireta, dotada de personalidade jurídica de direito privado, vinculado ao Ministério em cuja área de competência está enquadrada a sua principal atividade, para que o governo possa exercer atividades nas formas admitidas em direito.
  • b) um serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
  • c) uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o governo seja levado a exercer, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
  • d) uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio e funcionamento custeado por recursos da União.
  • e) um órgão da Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios, sem fins lucrativos, para o desenvolvimento de atividades restritas a entidades de direito público.
#185100
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBRAM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos eixos programáticos.

  • a) “Democratização e acesso aos bens culturais.”
  • b) “Democratização das reservas técnicas.”
  • c) “Formação e capacitação de recursos humanos.”
  • d) “Informatização de Museus.”
  • e) “Gestão e configuração do campo museológico.”