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Simulado IBC de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IBC de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IBC DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IBC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IBC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IBC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IBC de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IBC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IBC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IBC
Para realizar o simulado IBC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IBC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IBC é aqui!


#170823
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IBC
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fácil

(1,0) 1 - 

Desde a época do ensino jesuítico, os instrumentos que compõem a didática são importantes para a construção do aprendizado. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o processo de aprendizagem.

  • a) A criança aprende por imitação.
  • b) Estímulos direcionados aceleram o aprendizado.
  • c) A avaliação contribui com uma formação mais crítica.
  • d) O indivíduo que não recebe instrução sistematizada, obtém uma aprendizagem consistente.
#170824
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(1,0) 2 - 

A disgrafia consiste em

  • a) dificuldade de raciocínio lógico.
  • b) dificuldade de leitura.
  • c) dificuldade de escrita.
  • d) dificuldade de interpretação.
#170825
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(1,0) 3 - 

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 02/2001, as escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns, serviços de apoio pedagógico especializado, mediante
I. atuação colaborativa de professor especializado em educação especial.
II. atuação de professores-intérpretes das linguagens e códigos aplicáveis.
III. atuação de professores e outros profissionais itinerantes intra e interinstitucionalmente.
IV. disponibilização de outros apoios necessários à aprendizagem, à locomoção e à comunicação.

  • a) Apenas I está correta.
  • b) Apenas I e II estão corretas.
  • c) Apenas I, III e IV estão corretas.
  • d) I, II, III e IV estão corretas.
#170826
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(1,0) 4 - 

De acordo com a Revista da Educação Especial – INCLUSÃO, sobre a Política de Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é INCORRETO afirmar que

  • a) no Brasil, os sistemas de ensino ainda têm um caminho a percorrer para assegurar uma boa educação a todos. É importante compreender que a inclusão não é tarefa da educação especial, mas das redes públicas de ensino.
  • b) a Educação Especial, quando se aproxima das necessidades linguísticas, culturais, sociais das pessoas revisando permanentemente o seu papel e sua responsabilidade com a inclusão, dá um passo positivo na tarefa imensa de reverter os quadros dramáticos de exclusão social.
  • c) a política ganha corpo e nome ao entendermos que os gestores não têm apenas direito, mas têm obrigação de serem propositivos no que concerne à gestão das diferentes instâncias do sistema educacional.
  • d) o atendimento educacional especializado, indiscutivelmente, não tem que ter a função complementar ou suplementar, assim como as instituições especializadas ou as escolas especiais.
#170827
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(1,0) 5 - 

A política do pão e circo
Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo de que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”, a política do pão e circo. Esse método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e, durante os eventos, eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraía e se alimentava, também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano. Essa situação ocorrida na Roma antiga é muito parecida com a do Brasil atual. Aqui o crescimento urbano gerou, gera e continuará gerando problemas sociais. A quantidade de comunidades (também conhecidas como favelas) cresce desenfreadamente, e a condição de vida da maioria da população é difícil. O nosso governo, tentando manter a população calma e tentando evitar que as massas se rebelem, criou o “Bolsa Família”, entre outras bolsas, que engambela as economicamente desfavorecidas e deixa todos que recebem o agrado muito felizes e agradecidos. O motivo de dar dinheiro ao povo é o mesmo dos imperadores ao darem pão aos romanos. Enquanto fazem maracutaias e pegam dinheiro público para si, distraem a população com mensalidades gratuitas. Esses programas sociais até fariam sentido se também fossem realizados investimentos reais na saúde, na educação e na qualificação da mão-de-obra, como cursos profissionalizantes e universidades gratuitas de qualidade para os jovens. Aquela velha frase “não se dá o peixe, se ensina a pescar” pode ser definida como princípio básico de desenvolvimento em qualquer sociedade. E, em vez dos circos romanos, dos gladiadores lutando no Coliseu, temos nossos estádios de futebol e seus times milionários. O brasileiro é apaixonado por esse esporte assim como os romanos iam em peso com suas melhores roupas assistir às lutas nos seus estádios. O efeito político também é o mesmo nas duas épocas: os problemas são esquecidos e só pensamos nos resultados das partidas. A saída dessa dependência é a educação, e as escolas existem em nosso país, mas há muito que melhorar. Os alunos deveriam sair do Ensino Médio com uma profissão ou com condições e oportunidades de cursar o nível superior gratuitamente e assim garantir seu futuro e o de seus descendentes. Proporcionar educação de qualidade é um dever do estado, é nosso direito, mas estamos acomodados e acostumados a ver estudantes de escolas públicas sem oportunidades de avançar em seus estudos e consideramos o nível superior como algo para poucos e privilegiados (apenas 5% da população chega lá). Precisamos mudar nossos conceitos e ver que nunca é tarde para exigirmos nossos direitos. Somente com educação e cultura os brasileiros podem deixar de precisar de doações e, assim, desligar-se desse vínculo com o “pão e circo”, pois esses são os meios para reduzir a pobreza. Precisamos de governos que não se aproveitem das carências de seu povo para obter crescimento pessoal, e sim para crescer em conjunto.
Texto adaptado de <http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politicado- pao-e-circo-84140.html>. Acesso em 17 ag 2009.
Em todas as alternativas abaixo é possível identificar o elemento des- como prefixo, EXCETO em

  • a) desenfreadamente.
  • b) descendentes.
  • c) desligar-se.
  • d) desfavorecidas.
#170828
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(1,0) 6 - 

A política do pão e circo
Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo de que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”, a política do pão e circo. Esse método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e, durante os eventos, eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraía e se alimentava, também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano. Essa situação ocorrida na Roma antiga é muito parecida com a do Brasil atual. Aqui o crescimento urbano gerou, gera e continuará gerando problemas sociais. A quantidade de comunidades (também conhecidas como favelas) cresce desenfreadamente, e a condição de vida da maioria da população é difícil. O nosso governo, tentando manter a população calma e tentando evitar que as massas se rebelem, criou o “Bolsa Família”, entre outras bolsas, que engambela as economicamente desfavorecidas e deixa todos que recebem o agrado muito felizes e agradecidos. O motivo de dar dinheiro ao povo é o mesmo dos imperadores ao darem pão aos romanos. Enquanto fazem maracutaias e pegam dinheiro público para si, distraem a população com mensalidades gratuitas. Esses programas sociais até fariam sentido se também fossem realizados investimentos reais na saúde, na educação e na qualificação da mão-de-obra, como cursos profissionalizantes e universidades gratuitas de qualidade para os jovens. Aquela velha frase “não se dá o peixe, se ensina a pescar” pode ser definida como princípio básico de desenvolvimento em qualquer sociedade. E, em vez dos circos romanos, dos gladiadores lutando no Coliseu, temos nossos estádios de futebol e seus times milionários. O brasileiro é apaixonado por esse esporte assim como os romanos iam em peso com suas melhores roupas assistir às lutas nos seus estádios. O efeito político também é o mesmo nas duas épocas: os problemas são esquecidos e só pensamos nos resultados das partidas. A saída dessa dependência é a educação, e as escolas existem em nosso país, mas há muito que melhorar. Os alunos deveriam sair do Ensino Médio com uma profissão ou com condições e oportunidades de cursar o nível superior gratuitamente e assim garantir seu futuro e o de seus descendentes. Proporcionar educação de qualidade é um dever do estado, é nosso direito, mas estamos acomodados e acostumados a ver estudantes de escolas públicas sem oportunidades de avançar em seus estudos e consideramos o nível superior como algo para poucos e privilegiados (apenas 5% da população chega lá). Precisamos mudar nossos conceitos e ver que nunca é tarde para exigirmos nossos direitos. Somente com educação e cultura os brasileiros podem deixar de precisar de doações e, assim, desligar-se desse vínculo com o “pão e circo”, pois esses são os meios para reduzir a pobreza. Precisamos de governos que não se aproveitem das carências de seu povo para obter crescimento pessoal, e sim para crescer em conjunto. Texto adaptado de <http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politicado- pao-e-circo-84140.html>. Acesso em 17 ag 2009.
“O brasileiro é apaixonado por esse esporte assim como os romanos iam em peso com suas melhores roupas assistir às lutas nos seus estádios.”
A expressão destacada no fragmento acima apresenta sentido de

  • a) causa.
  • b) condição.
  • c) consecução.
  • d) comparação.
#170829
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(1,0) 7 - 

A vista superior de uma placa retangular tem as seguintes dimensões: 4,2 m x 2 m. Com essa placa deseja-se obter duas placas trapezoidais de mesma área. Efetuando um único corte, quantas possibilidades há para se obter essas placas?

  • a) 1.
  • b) 2.
  • c) 4.
  • d) Maior do que 10.
#170830
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(1,0) 8 - 

Os estudos da Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Psicopedagogia ajudaram a diagnosticar, fundamentar e viabilizar tratamentos para os diversos problemas de aprendizagem que na maioria das vezes leva o indivíduo a se distanciar do processo da construção do conhecimento. A definição descrita corresponde a
“Tipo de distúrbio de aprendizado que interfere na maneira como a pessoa percebe e processa letras, números e símbolos. Embora o diagnóstico deva ser feito por um profissional, existem alguns sinais que pais e professores podem observar assim que a criança começa a aprender a ler e escrever. Os sinais mais comuns são letras e números percebidos e escritos de forma invertida ou de cabeça para baixo. Outras características são dificuldades em aprender alguns fonemas, memorizar novas palavras, problemas com a coordenação motora e dificuldades de leitura.”

  • a) Disgrafia.
  • b) Dislexia.
  • c) Déficit de atenção.
  • d) Hiperatividade
#170831
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(1,0) 9 - 

O ensino e a aprendizagem são importantes para desenvolver o pensamento e criar no indivíduo ferramentas para o uso do conhecimento adquirido de forma sistêmica ou não sistêmica. Qual o conceito de pensamento?

  • a) Atividade mental desenvolvida através da escrita.
  • b) Atividade cerebral adquirida através de estímulos específicos.
  • c) Comunicação e informação adquirida através de esforço individual.
  • d) Formação de conceitos que organizam o mundo e leva o indivíduo a tomar decisões e efetuar julgamentos.
#170832
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(1,0) 10 - 

Leia com atenção a definição descrita e assinale a alternativa correta.
“Consiste em símbolos que contém significados, mais regras para combinar aqueles símbolos, que podem ser usados para gerar uma infinita variedade de mensagens. Forma assumida por grande parte do nosso pensamento, é constituída por vários elementos que afloram à medida que a criança amadurece.”

  • a) Pensamento.
  • b) Inteligência.
  • c) Linguagem.
  • d) Interação.
#170833
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(1,0) 11 - 

O professor, pedagogo e toda a equipe envolvida com o aprendizado deve ter clareza da função da escola. Caso isso não ocorra, o processo educativo certamente contribuirá com o fracasso escolar, amplamente discutido nos dias de hoje.
Assinale a alternativa que corresponde com a real função da escola.

  • a) A escola não pode garantir a reprodução social e cultural como requisito para sobrevivência na sociedade.
  • b) Formar cidadãos que pensem de forma única, sem contar com a criticidade de pensamento.
  • c) Preparar indivíduos produtivos para a incorporação do mercado de trabalho, agindo de forma crítica na sociedade.
  • d) Dificultar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os alunos assimilam direta e acriticamente nas práticas sociais de sua vida paralela à escola.
#170834
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(1,0) 12 - 

O processo de avaliação do educando visa identificar se a apropriação do conhecimento foi consistentemente consolidada. Assinale a alternativa correta no que se refere a avaliação escolar.

  • a) O nível de memorização, fatos e conceitos devem ser exigidos em prova.
  • b) Cada aluno possui um ritmo, facilidades e dificuldades, por isso é necessário que o professor desenvolva habilidades e competências para avaliá-los.
  • c) Geralmente a sala de aula é composta por alunos com capacidades parecidas, portanto, o processo de avaliação deve ser único, desconsiderando a diversidade de experiências.
  • d) Provas, testes e trabalhos são recursos avaliativos para que o professor saiba o nível de formação de cada um de seus alunos e nenhum um outro recurso poderá ser utilizado.
#170835
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(1,0) 13 - 

O egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes e de integrálos de modo lógico e coerente. A afirmação corresponde ao período

  • a) sensório-motor.
  • b) pré-operatório.
  • c) operações concretas.
  • d) operações formais.
#170836
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(1,0) 14 - 

Piaget propõe períodos evolutivos da espécie humana no decorrer das diversas faixas etárias ao longo de seu processo de desenvolvimento. Assinale a alternativa que descreve os períodos evolutivos de acordo com a idade correspondente consecutivamente.

  • a) Período Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais.
  • b) Período Pré-operatório, Operações formais, Operações concretas e Sensório-motor.
  • c) Período Sensório-motor, Operações formais, Operações concretas e Pré-operatório.
  • d) Período Operações formais, Pré-operatório, Sensóriomotor e Operações concretas.
#170837
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(1,0) 15 - 

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Na transcrição de bibliografia, os nomes dos autores e os dados da obra devem ser transcritos de acordo com o original, com a seguinte diagramação.
I. A partir da margem, reiniciando-se na terceira cela da linha seguinte, caso haja continuação.
II. Anteceder com um travessão as letras do alfabeto que dão início ao bloco de nomes.
III. Pular linhas, quando houver mudança de letra.
IV. O traço em tinta que indica ser o autor o mesmo da obra anterior, é transcrito com travessão, travessão e dois pontos.

  • a) Apenas I e II estão corretas.
  • b) Apenas I, II, e III estão corretas.
  • c) Apenas III e IV estão corretas.
  • d) Apenas I, III e IV estão corretas.