Simulado IABAS de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO IABAS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IABAS.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IABAS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IABAS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IABAS de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IABAS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IABAS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IABAS
Para realizar o simulado IABAS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IABAS você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IABAS é aqui!
- #137125
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A adoção da Saúde da Família constitui estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da atenção básica à saúde. Caracteriza a ESF:
- a) pautar seu modelo assistencial na alta tecnologia de saúde.
- b) atuar de forma intersetorial ao articular-se outros níveis de complexidade da saúde.
- c) compor um sistema hierárquico e verticalizado de saúde.
- d) ter um território definido e uma população delimitada sob responsabilidade da equipe de saúde.
- e) estar centrada no profissional médico como agente do cuidado em saúde.
- #137126
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Foram prescritos 250 mg de um medicamento IM de 12/12 horas. A apresentação existente são ampolas de 3 mL com 500 mg. Sendo assim, marque a alternativa que corresponde à quantidade que deve ser administrada em mL.
- a) 0,5
- b) 1,0
- c) 1,5
- d) 2,0
- e) 2,5
- #137127
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Vilões da terra
Uma pesquisa da BBC de Londres concluindo que o brasileiro é o povo mais preocupado com as mudanças climáticas no mundo é uma inesperada notícia para um país que está acostumado a ser acusado de devastar a natureza como se fosse o único. Já os americanos, principais responsáveis pelo aquecimento do planeta, foram considerados pela mesma consulta a 14 mil pessoas em 21 países como os que menos se preocupam com o problema, a começar pelo presidente, que não assinou o Protocolo de Kyoto reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.
Há duas leituras para essa pesquisa. Uma é pessimista: se nós somos os mais conscientes, imaginem os outros. A segunda, otimista, é que bem ou mal estamos atentos à questão. Esta hipótese é alimentada por um recente estudo da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a evolução das florestas mundiais, desmentindo a imagem do Brasil como o grande vilão da história do desmatamento.
O resultado, apresentado na última edição da “Folha do Meio Ambiente” pelo doutor em ecologia Evaristo Eduardo de Miranda, mostra que há 8 mil anos o que viria a ser o Brasil possuía 9,8% da cobertura florestal do planeta. Hoje, o país detém 28,3%. As comparações não deixam dúvidas. Mais de 75% das florestas do mundo desapareceram. A Europa, que sem a Rússia detinha mais de 7% do planeta, hoje tem 0,1%. A África, que possuía 11%, dispõe agora de 3,4%. A cobertura de verde da Ásia caiu de 23,6% para 5,5%. A América Latina, no entanto, saltou de 18,2% para 41,4%.
O paradoxo, ressalta o professor da Embrapa, é que em vez de ser reconhecido por esse histórico “o Brasil vem sendo severamente criticado pelos campeões do desmatamento”. Segundo ele, ao contrário daqueles países, onde a defesa da natureza é um fenômeno recente, a nossa preocupação é antiga, desde o século XVI. Uma legislação protecionista teria garantido a exploração sustentável das florestas de pau-brasil até 1875. “Em 1550 já havia uma lista de árvores reais protegidas por lei, o que deu origem à expressão madeira-de-lei”, informa ele.
Se nosso “histórico” não pode servir de álibi para o processo de devastação que promovemos a partir da segunda metade do século XX, deve servir pelo menos para afastar a fantasia de que a defesa da Amazônia tem que vir de fora. Como afirma o professor Miranda, “com invejáveis 69,4 de suas florestas primitivas, o Brasil tem grande autoridade para tratar desse tema frente às críticas dos campeões de desmatamento mundial”. Se não somos um modelo de preservação, não são também os EUA, onde o Bush afirma cinicamente “levar muito a sério” a questão, mas não vai adotar qualquer medida que prejudique a economia americana. Ou seja, continuará envenenando a natureza com o gás que sai de suas fábricas.
VENTURA, Zuenir. In O GLOBO, pág.7, 07/04/2007
Em “SE não somos um modelo de preservação, não são também os EUA...” o termo destacado deve ser classificado como:
- a) conjunção.
- b) preposição.
- c) interjeição.
- d) pronome.
- e) advérbio.
- #137128
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A sensível
Foi então que ela atravessou uma crise que nada parecia ter a ver com sua vida: uma crise de profunda piedade. A cabeça tão limitada, tão bem penteada, mal podia suportar perdoar tanto. Não podia olhar o rosto de um tenor enquanto este cantava alegre - virava para o lado o rosto magoado, insuportável, por piedade, não suportando a glória do cantor. Na rua de repente comprimia o peito com as mãos enluvadas - assaltada de perdão. Sofria sem recompensa, sem mesmo a simpatia por si própria. Essa mesma senhora, que sofreu de sensibilidade como de doença, escolheu um domingo em que o marido viajava para procurar a bordadeira. Era mais um passeio que uma necessidade. Isso ela sempre soubera: passear. Como se ainda fosse a menina que passeia na calçada. Sobretudo passeava muito quando "sentia" que o marido a enganava. Assim foi procurar a bordadeira, no domingo de manhã. Desceu uma rua cheia de lama, de galinhas e de crianças nuas - aonde fora se meter! A bordadeira, na casa cheia de filhos com cara de fome, o marido tuberculoso - a bordadeira recusou-se a bordar a toalha porque não gostava de fazer ponto de cruz! Saiu afrontada e perplexa. "Sentia-se" tão suja pelo calor da manhã, e um de seus prazeres era pensar que sempre, desde pequena, fora muito limpa. Em casa almoçou sozinha, deitou-se no quarto meio escurecido, cheia de sentimentos maduros e sem amargura. Oh pelo menos uma vez não "sentia" nada. Senão talvez a perplexidade diante da liberdade da bordadeira pobre. Senão talvez um sentimento de espera. A liberdade. Até que, dias depois, a sensibilidade se curou assim como uma ferida seca. Aliás, um mês depois, teve seu primeiro amante, o primeiro de uma alegre série.
LISPECTOR, Clarice. Os melhores contos de Clarice Lispector, 1996
Em “ A bordadeira, na casa cheia de filhos com CARA DE FOME”, a expressão destacada constitui um recurso expressivo, denominado:
- a) pleonasmo
- b) hipérbole
- c) metáfora
- d) aliteração
- e) eufemismo
- #137129
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A vacina da Febre Amarela é administrada por via:
- a) intramuscular.
- b) intradermica.
- c) subcutânea.
- d) endovenosa.
- e) oral.
- #137130
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A abordagem da Administração Científica, que buscou a Organização Racional do Trabalho, foi, acima de tudo, uma corrente de ideias desenvolvidas por:
- a) psicólogos.
- b) sociólogos.
- c) engenheiros.
- d) economistas.
- e) administradores.
- #137131
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A idade máxima recomendada para o início do esquema de vacinação contra hepatite B em crianças é de quantos dias de vida?
- a) 90.
- b) 60.
- c) 30.
- d) 45.
- e) 15.
- #137132
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A atenção básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, entre elas:
- a) ser resolutiva ao identificar riscos, necessidades e demandas de saúde buscando encaminhar os usuários para os outros pontos da rede de saúde.
- b) considerar as especificidades locorregionais configurando um processo progressivo de responsabilização do usuário por seu processo saúde-doença.
- c) coordenar o cuidado, elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares visando ao acompanhamento pelo gestor das ações da ESF.
- d) ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de centralização e territorialização, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária.
- e) ordenar as redes reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.
- #137133
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Constitui um princípio orientador da atenção básica a:
- a) continuidade do cuidado
- b) segmentação da atenção
- c) igualdade assistencial
- d) meta e os indicadores de saúde
- e) hierarquia dos serviços
- #137134
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Existem regras que o profissional de enfermagem deve conhecer para a elaboração das anotações e evoluções de enfermagem. Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
- a) O uso do carimbo de enfermagem é obrigatório
- b) É proibido o uso de qualquer abreviatura.
- c) A evolução não deve conter termos que deem conotação de valor ( bem, mal, muito, pouco, etc).
- d) Quando o cuidado prestado é realizado em momentos diferentes de um mesmo plantão é importante deixar espaço entre as anotações.
- e) Deve-se efetuar as anotações imediatamente antes do cuidado prestado.
- #137135
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Entre os serviços essenciais para ser instituída uma Região de Saúde estão as ações e serviços de:
- a) atenção primária e urgência e emergência
- b) atenção psicossocial e hospital de referência.
- c) atenção ambulatorial especializada e vigilância epidemiológica.
- d) ações de vigilância em saúde e hospitais universitários.
- e) apoio diagnóstico e ações de prevenção.
- #137136
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Segundo Borges, LC (2015), os métodos de esterilização são divididos em:
- a) físico,químico e físico-químico.
- b) calor seco e vapor.
- c) barreira e embalagem.
- d) esterilização e monitoração.
- e) químico e gravitacional.
- #137137
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Qual das alternativas a seguir apresenta uma das condições essenciais para o acesso à assistência farmacêutica no SUS:
- a) ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS.
- b) estar o usuário assistido por ações e serviços de saúde do SUS ou estar em risco de morte sem o uso da medicação prescrita.
- c) ter a dispensação ocorrida em unidades indicadas pela direção do SUS e ratificada pelo Conselho de Saúde.
- d) apresentar um laudo do médico assistente demonstrando a eficácia da medicação indicada para o caso do usuário solicitante.
- e) comprovar que o medicamento é a única terapêutica disponível para aquele agravo, ainda que em fase experimental.
- #137138
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Vilões da terra
Uma pesquisa da BBC de Londres concluindo que o brasileiro é o povo mais preocupado com as mudanças climáticas no mundo é uma inesperada notícia para um país que está acostumado a ser acusado de devastar a natureza como se fosse o único. Já os americanos, principais responsáveis pelo aquecimento do planeta, foram considerados pela mesma consulta a 14 mil pessoas em 21 países como os que menos se preocupam com o problema, a começar pelo presidente, que não assinou o Protocolo de Kyoto reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.
Há duas leituras para essa pesquisa. Uma é pessimista: se nós somos os mais conscientes, imaginem os outros. A segunda, otimista, é que bem ou mal estamos atentos à questão. Esta hipótese é alimentada por um recente estudo da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a evolução das florestas mundiais, desmentindo a imagem do Brasil como o grande vilão da história do desmatamento.
O resultado, apresentado na última edição da “Folha do Meio Ambiente” pelo doutor em ecologia Evaristo Eduardo de Miranda, mostra que há 8 mil anos o que viria a ser o Brasil possuía 9,8% da cobertura florestal do planeta. Hoje, o país detém 28,3%. As comparações não deixam dúvidas. Mais de 75% das florestas do mundo desapareceram. A Europa, que sem a Rússia detinha mais de 7% do planeta, hoje tem 0,1%. A África, que possuía 11%, dispõe agora de 3,4%. A cobertura de verde da Ásia caiu de 23,6% para 5,5%. A América Latina, no entanto, saltou de 18,2% para 41,4%.
O paradoxo, ressalta o professor da Embrapa, é que em vez de ser reconhecido por esse histórico “o Brasil vem sendo severamente criticado pelos campeões do desmatamento”. Segundo ele, ao contrário daqueles países, onde a defesa da natureza é um fenômeno recente, a nossa preocupação é antiga, desde o século XVI. Uma legislação protecionista teria garantido a exploração sustentável das florestas de pau-brasil até 1875. “Em 1550 já havia uma lista de árvores reais protegidas por lei, o que deu origem à expressão madeira-de-lei”, informa ele.
Se nosso “histórico” não pode servir de álibi para o processo de devastação que promovemos a partir da segunda metade do século XX, deve servir pelo menos para afastar a fantasia de que a defesa da Amazônia tem que vir de fora. Como afirma o professor Miranda, “com invejáveis 69,4 de suas florestas primitivas, o Brasil tem grande autoridade para tratar desse tema frente às críticas dos campeões de desmatamento mundial”. Se não somos um modelo de preservação, não são também os EUA, onde o Bush afirma cinicamente “levar muito a sério” a questão, mas não vai adotar qualquer medida que prejudique a economia americana. Ou seja, continuará envenenando a natureza com o gás que sai de suas fábricas.
VENTURA, Zuenir. In O GLOBO, pág.7, 07/04/2007
“O Brasil tinha, já no século XVI, uma lista de árvores reais protegidas por lei, portanto se pode entender que a defesa da natureza, aqui, é uma preocupação antiga” Na sentença acima as orações relacionam-se por intermédio de coordenação. Transforme-a em um período composto por subordinação, de modo que o mesmo valor semântico seja mantido:
- a) Conforme o Brasil tinha, já no século XVI, uma lista de árvores reais protegidas por lei, se pode entender que a defesa da natureza, aqui, é uma preocupação antiga.
- b) Em virtude de o Brasil ter uma lista de árvores reais protegidas por lei, se pode, já no século XVI, entender que a defesa da natureza, aqui, é uma preocupação antiga.
- c) Apesar de o Brasil ter, já no século XVI, uma lista de árvores reais protegidas por lei, se pode entender que a defesa da natureza, aqui, é uma preocupação antiga.
- d) Desde que o Brasil tenha uma lista de árvores reais protegidas por lei, se pode, já no século XVI, entender que a defesa da natureza, aqui, é uma preocupação antiga.
- e) Caso o Brasil tenha uma lista de árvores reais protegidas por lei, se pode, já no século XVI, entender que a defesa da natureza, aqui, é uma preocupação antiga.
- #137139
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IABAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
De acordo com a RENAME 2014, dentre os medicamentos listados a seguir, o que pertence ao componente básico da assistência farmacêutica é:
- a) cloroquina.
- b) fenoterol.
- c) benznidazol.
- d) teclozana.
- e) ritonavir.