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Simulado Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil | CONCURSO

Simulado Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil

Simulado Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil

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Este Simulado Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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#221452
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(1,0) 1 - 

Um dos princípios fundamentais da Reforma da Gestão Pública de 1995 é o de que o Estado só deve executar diretamente as tarefas que sejam exclusivas de Estado, que envolvam o emprego do poder de Estado, ou que apliquem os recursos do Estado. Nesse contexto, isso significa dizer que

  • a) o Estado deveria reduzir sua ação na área social.
  • b) as tarefas de formulação das políticas públicas devem ser exercidas pelas agências executivas.
  • c) as tarefas de execução devem ser descentralizadas, tendo como um de seus instrumentos as agências reguladoras, com gozo de autonomia.
  • d) os serviços sociais caracterizados por mercados imperfeitos devem ser atribuídos a organizações estatais, dotadas de servidores públicos.
  • e) as organizações sociais não devem ser submetidas ao controle social, e sim à auditoria, nos moldes da administração burocrática.
#221453
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(1,0) 2 - 

A história do conceito de cidadania é a história dos processos que configuraram a dinâmica dos direitos e dos deveres dentro das comunidades politicamente organizadas. Nesse sentido, são responsabilidades exclusivas do Estado Brasileiro:

  • a) Fiscalização, Fomento, Segurança Pública, Serviços de Educação e Serviços de Saúde.
  • b) Regulamentação, Fiscalização, Fomento, Segurança Pública e Serviços de Saúde.
  • c) Fiscalização, Fomento, Segurança Pública, Seguridade Social Básica, Serviços de Educação.
  • d) Regulamentação, Fiscalização, Fomento, Segurança Pública e Seguridade Social Básica.
  • e) Regulamentação, Segurança Pública, Seguridade Social Básica, Serviços de Saúde e Atividades Culturais.
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(1,0) 3 - 

Do ponto de vista histórico, há várias definições de Estado, com suas respectivas características. Considerando o tema em questão e a evolução do Estado moderno, assinale a alternativa correta.

  • a) O Estado socialista caracteriza-se por desconcentrar o poder entre a população por meio de um sistema multipartidário.
  • b) O Estado estamental caracteriza-se por uma divisão de classes entre os detentores, ou não, dos meios de produção.
  • c) O Estado absolutista caracteriza-se por um duplo processo de concentração e centralização de poder em um determinado território.
  • d) O Estado feudal caracteriza-se por uma concentração de poder, em um determinado território nacional, na figura do rei.
  • e) O Estado representativo caracteriza-se por ser exclusivo a sociedades democráticas modernas, não existindo em monarquias.
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(1,0) 4 - 

A reforma do aparelho do Estado inclui a dimensão institucional-legal, que visa

  • a) aumentar a governabilidade do Estado por meio da capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência.
  • b) suprimir os elementos patrimonialistas existentes no Estado para implantar uma administração por objetivos.
  • c) mudar a mentalidade, que passe da desconfiança generalizada que caracteriza a administração burocrática para uma confiança maior, própria da administração gerencial.
  • d) descentralizar a estrutura organizacional por meio da criação de novos formatos organizacionais, como as agências executivas e as regulatórias e as organizações sociais.
  • e) ampliar a autonomia e introduzir três novas formas de responsabilização dos gestores: administração por resultados, competição administrada por excelência e controle social.
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(1,0) 5 - 

Diversas reformas foram realizadas na administração pública brasileira desde a década de 30 do século passado. Assim, considerando a evolução da administração pública brasileira tendo como marco o ano de 1930, pode-se afirmar sobre os objetivos das reformas ocorridas e as características dos modelos de gestão introduzidos no país que:

  • a) A reforma administrativa implementada em 1938, com a criação do DASP, buscou substituir o modelo patrimonialista de gestão.
  • b) O Governo FHC criou um ministério para tratar da reforma do aparelho do Estado. A reforma objetivava fortalecer as instituições do Estado a partir da centralização e do foco em resultados, como propôs a APO de Peter Drucker.
  • c) O modelo gerencial, implementado no Brasil na década de 30 do século passado, se caracteriza pela rigidez das normas e da centralização.
  • d) No modelo burocrático, privilegiam-se o nepotismo e a troca de favores.
  • e) O modelo gerencial brasileiro superou, de forma definitiva, a rigidez burocrática e o patrimonialismo tradicional.
#221457
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(1,0) 6 - 

Em se tratando da evolução da administração pública no Brasil após 1930, percebe-se, principalmente com a entrada em vigor da Constituição de 1946, a ampliação da estatização dos serviços de utilidade pública. No que se refere à estatização dos serviços de utilidade pública no Brasil entre os anos 40 e 80 do século XX, assinale a alternativa correta.

  • a) Ampliou-se a competência de estados e municípios na prestação de serviços de utilidade pública no Brasil.
  • b) Diminui a intervenção do Estado na atividade econômica do país.
  • c) Amplia-se as concessões de serviços de utilidade pública para empresas privadas.
  • d) O regime de concessões de serviço de utilidade pública, no período citado, mantem-se aberto para o capital estrangeiro.
  • e) A progressiva estatização dos serviços de utilidade pública tornou inoperante grande parte das cláusulas típicas dos contratos de concessão.
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(1,0) 7 - 

A Constituição da República de 1988 (CRFB/1988) é reconhecida pelo seu caráter democrático e protetivo, e promoveu ampliação no rol de direitos e garantias individuais e sociais. Em termos de reforma administrativa, contudo, a doutrina especializada aponta a ocorrência de retrocessos, tornando a administração pública mais burocrática.
Nesse sentido, é exemplo de retrocesso trazido pela CRFB/1988:

  • a) o incentivo à descentralização político-administrativa;
  • b) o apoio ao clientelismo e ao fisiologismo como política de Estado;
  • c) a institucionalização de mecanismos de democracia direta, favorecendo o controle social e a accountability;
  • d) a extensão às entidades da administração indireta de procedimentos e mecanismos de controle aplicáveis à administração direta;
  • e) a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), para comandar as reformas administrativas e implementar as políticas de governo.
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(1,0) 8 - 

A evolução da administração pública brasileira pode ser compreendida por intermédio de diferentes paradigmas. Relacione as características a seguir com os paradigmas correspondentes.

I. Direito Administrativo e Administração Pública são equivalentes
II. Ênfase na mobilização social
III. Racionalização dos procedimentos
IV. Capacidade política aliada à competência técnica

A. Paradigma da Administração Pública como Ciência Política
B. Paradigma da Administração Pública como Ciência Jurídica
C. Paradigma da Administração Pública como Administração Pública
D. Paradigma da Administração Pública como Ciência Administrativa

A relação correta é:

  • a) I – B; II – A; III – D; IV – C;
  • b) I – A; II – B; III – D; IV – C;
  • c) I – B; II – A; III – C; IV – D;
  • d) I – D; II – A; III – C; IV – B;
  • e) I – C; II – A; III – D; IV – B.
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(1,0) 9 - 

O movimento da Nova Gestão Pública − NGP sugere novos paradigmas gerenciais para a Administração pública, um dos quais é a gestão por resultados. É característica desse modelo:

  • a) descentralização, transferindo recursos e atribuições para os governos subnacionais.
  • b) desconcentração administrativa, pela delegação de competência aos administradores públicos, transformando-os em gerentes cada vez mais autônomos.
  • c) centralização das decisões, com confiança limitada e não desconfiança total no servidor.
  • d) desconcentração administrativa, com controle a posteriori, e não controle passo a passo, dos processos administrativos.
  • e) passagem de uma gestão autocentrada para uma abordagem que se orienta pela identificação e atendimento às necessidades e interesses dos cidadãos.
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(1,0) 10 - 

Selecione a opção correta.

  • a) A era Vargas caracterizou-se pelo patrimonialismo do serviço público, estabelecendo como forma de acesso a cargos do governo o processo discricionário de seleção.
  • b) Antes da década de 40 do século passado, prevalecia na administração pública o modelo weberiano de administração pública.
  • c) Durante o regime militar dos anos 70, prevalece o crescimento da administração indireta e com ela a profissionalização de seu alto escalão, regido pelo regime celetista.
  • d) Nos anos 30, a criação do DASP marca a implantação do modelo burocrático na administração pública, tendo como paradigma a avaliação de desempenho.
  • e) A reforma da década de 90 tem como um dos seus focos o princípio do mérito e o estabelecimento de regras rígidas e universalmente válidas.