Processando...

Simulado Historiador | CONCURSO

Simulado Historiador

Simulado Historiador

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Historiador não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Historiador

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Historiador foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Historiador
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Historiador

  1. Todos Simulados Historiador
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Historiador

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Historiador, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Historiador

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#253396
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

“Parece justo afirmar que se processa uma revolução silenciosa, quando segmentos da sociedade civil, detentores de saberes tradicionais e locais, associados a profissionais no interior do aparelho de Estado, e possuidores de saberes específicos, colocam em marcha um novo conceito de patrimônio cultural, contribuindo social e politicamente para a construção de um acervo amplo e diversificado de expressões culturais em diferentes áreas: línguas, festas, rituais, danças, lendas, mitos, músicas, saberes, técnicas e fazeres diversificados”. ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro, FAPERJ / DP&A / UNI-RIO, 2003, p. 01.
Sobre a redefinição contemporânea da noção de patrimônio cultural e a ampliação dos repertórios de práticas de preservação para incluir a memória de manifestações como: interpretações musicais e cênicas, conhecimentos tradicionais, práticas culinárias, terapêuticas e lúdicas, técnicas de produção, etc., avalie as sentenças abaixo e selecione a opção correta.
I - A ampliação da noção de patrimônio aproxima as produções culturais do passado e do presente.
II- Essa ampliação viabiliza as leituras da produção cultural dos diferentes grupos sociais, incluindo aquelas transmitidas oralmente, dando-lhes voz tanto na produção como também na leitura e na preservação dos sentidos do seu patrimônio.
III-A redefinição do campo do patrimônio cria condições para que se cumpra o preceito constitucional de “direito à memória” como parte dos “direitos culturais” de toda a sociedade brasileira.
IV-Contribui para a inserção dos bens produzidos em contextos culturais tradicionais em novos sistemas e circuitos, a exemplo do mercado de bens culturais e do turismo, o que compromete os valores e significados desses mesmos bens.

  • a) Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
  • b) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
  • c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
  • d) Todas as afirmações estão corretas.
  • e) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
#253397
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A partir da leitura do fragmento abaixo, leia o enunciado e identifique a alternativa correta.
“Fonte histórica’ é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado e de seus desdobramentos no presente. As fontes históricas são as marcas da história”. Barros, José D’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019 p. 10.
Entre as concepções acerca das fontes históricas no campo historiográfico, examine as sentenças e indique as afirmações que convergem com a sentença acima.
I – No sentido indicado, as fontes históricas incluem tanto os documentos textuais (crônicas, memórias, registros cartoriais, processos criminais, cartas legislativas, jornais, obras de literatura, correspondências públicas e privadas e tantos mais) como também quaisquer outros registros ou materiais que possam servir de indício e/ou testemunho relevante para o presente do historiador.
II – As fontes históricas não precisam ser, necessariamente, materiais no sentido tradicional da palavra, visto que há uma série de registros e vestígios que não assumem o formato de documentos registrados em suportes de papel (registros virtuais, fontes imateriais, genética, transformações geológicas).
III-A extraordinária expansão do universo das “fontes históricas”’ ocorreu concomitantemente à flexibilização dos sentidos atribuídos à palavra documento, de tal maneira que hoje são expressões praticamente sinônimas no âmbito da historiografia.
IV-A despeito da variedade de possibilidades abertas pela ampliação da definição de fontes históricas, no campo historiográfico, estas se restringem exclusivamente às fontes históricas produzidas diretamente pela ação e pela existência humanas.

  • a) Todas as afirmações estão corretas.
  • b) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
  • c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
  • d) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
  • e) Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
#253398
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Para o historiador Marcos Napolitano, as fontes audiovisuais e musicais ganharam espaço importante na pesquisa histórica, exigindo, cada vez mais, dos historiadores que adotem cuidados metodológicos na articulação entre crítica externa e crítica interna, análise e síntese. Para o autor, “o uso de fontes audiovisuais e musicais pelo historiador pode ir além da "ilustração" do contexto ou do "complemento soft" de outras fontes mais "objetivas" (escritas ou iconográficas), revelando-se uma possibilidade a mais de trabalho historiográfico” (NAPOLITANO, 2005, p. 238).
Ao abordar alguns dos problemas teóricos derivados da relação entre o cinema e a história, o autor apresenta algumas das principais perspectivas que a nova historiografia tem atribuído ao cinema como fonte primária para investigação historiográfica. Entre as perspectivas abaixo, escolha a que representa, adequadamente, essa nova perspectiva de tratamento dos registros fílmicos.

  • a) Os filmes são abordados como formas de resgate do passado, testemunhos do presente e prenúncios do futuro.
  • b) Os filmes devem ser abordados como documentos brutos que registram o real de maneira fidedigna ou de maneira manipulada.
  • c) Os documentos fílmicos devem ser avaliados em função de sua autenticidade em relação aos fatos registrados.
  • d) Os filmes devem ser tomados somente em função de suas estruturas internas de linguagem, seus mecanismos de representação da realidade e seus códigos internos.
  • e) O documento fílmico deve ser abordado a partir de suas múltiplas significações internas, dos projetos ideológicos com os quais dialoga, sem perder de vista sua singularidade narrativa dentro do seu contexto de produção.
#253399
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em história, o Marxismo e o grupo chamado dos Annales, no período 1929-1969, têm sido reconhecidos como as vertentes mais influentes e prestigiosas do paradigma iluminista. Entre as sentenças abaixo, assinale a alternativa que compara, apropriadamente, o Marxismo com a Escola dos Annales (1929-1969).

  • a) O Marxismo e a Escola dos Annales (1929-1969) concordam com que a temporalidade histórica deve ser enfrentada por meio de uma escrita histórica científica e racional, uma vez que não é possível identificar leis ou regularidades na realidade social e histórica.
  • b) O Marxismo e a Escola dos Annales (1929-1969) nos legaram o entendimento de que, embora se possa pretender reunir, num único movimento do pensamento, os enfoques genético e estrutural das sociedades, um pesquisador deverá optar por uma visão ou holística (estrutural) ou dinâmica (relativa ao movimento, à transformação) das sociedades humanas, não sendo possível integrar as duas visões.
  • c) Se, por um lado, o Marxismo defende a determinação, em última instância, do econômico e aceita a inexistência de fronteiras estritas entre as ciências sociais (sendo a História uma delas), defendendo a unidade delas; por outro lado, os historiadores da Escola dos Annalles (1929- 1969) são contrários ao pressuposto do econômico como nível de determinação última do processo histórico e entendem que as fronteiras entre as disciplinas devem ser mantidas, embora diálogos pontuais possam ocorrer.
  • d) Dentre os pontos comuns entre o Marxismo e a Escola dos Annales (1929-1969), podem-se destacar: a crença no caráter científico da história que, no entanto, é uma ciência em construção; a necessidade de passar de uma “história-narração” a uma “história-problema” mediante a formulação de hipóteses de trabalho.
  • e) Embora o Marxismo e a Escola dos Annales (1929-1969) se aproximem em diferentes pontos, é notório que se distanciam, significativamente, na medida em que, ao contrário do que ocorre no Marxismo, na Escola dos Annales (1929-1969) não se verificam significativas formulações teóricas por parte dos historiadores, tampouco a tentativa de construção de uma teoria da mudança social.
#253400
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

“Embora haja diversas escritas da história, o que tem relação com as variações epistemológicas que, invariavelmente, subentendem pressupostos teórico-metodológicos distintos, todas partilham da certeza com relação à realidade da História. Nesse sentido, poderiam ser vistas como historicistas, mas a apenas uma delas se atribui o termo historicismo, à fala e escrita germânica”. FALCON, F. J. C. Historicismo: Antigas e Novas Questões. História Revista.7 (1/2): 23-54, jan.-dez. 2022.

Assinale a alternativa que expresse, adequadamente, o historicismo naturalista e/ou o historicismo marxista ou dialético e/ou o historicismo culturalista.

  • a) O historicismo culturalista ou historismo, tal como o historicismo marxista ou dialético, parte da distinção radical entre natureza e cultura, entre o mundo natural e o mundo humano, concluindo que se a inteligibilidade do mundo natural é essencialmente discursiva, o mundo da cultura só é percebível de modo explicativo e objetivo.
  • b) O historicismo marxista ou dialético propõe a superação da oposição natureza/cultura, fazendo da história uma produção eminentemente humana, racional e teleologicamente orientada.
  • c) O historicismo marxista ou dialético tem como fundamento central a noção de que a economia e não a história é elemento nuclear da análise social.
  • d) Tal como o historicismo marxista ou dialético, o historicismo naturalista se baseia nas diferenças entre o positivismo comtiano e o empirismo cientificista e preconiza uma inteligibilidade da História discursiva e explicativa, idêntica àquelas aplicadas às ciências naturais ou da matéria.
  • e) O historicismo culturalista ou historismo pressupõe uma identidade fundamental entre sujeito e objeto do conhecimento que compromete o princípio da objetividade, ao mesmo tempo em que reconhece a diferença, a alteridade.