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Simulado História, Tendências do Design | CONCURSO

Simulado História, Tendências do Design

Simulado História, Tendências do Design

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Este Simulado História, Tendências do Design foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: História, Tendências do Design
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões História, Tendências do Design

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#239916
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História, Tendências do Design
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(1,0) 1 - 

Relativamente aos Tipos e Gêneros Textuais, conforme nos ensina Marcuschi, avalie as afirmações que seguem:
I. As distinções entre um gênero e outro não são predominantemente linguísticas e sim funcionais. Já os critérios para distinguir os tipos textuais seriam linguísticos e estruturais, de modo que os gêneros são designações sociorretóricas e os tipos são designações teóricas. II. Os gêneros textuais são dinâmicos, de complexidade variável e não sabemos ao certo se é possível conta-los todos, pois como são sócio-históricos e variáveis, não há como fazer uma lista fechada, o que dificulta ainda mais sua classificação. A tendência hoje é explicar como eles se constituem e circulam socialmente. III. Os gêneros são atividades discursivas socialmente estabilizadas que se prestam aos mais variados tipos de controle social e até mesmo ao exercício do poder. Pode-se dizer que os gêneros textuais são nossa forma de inserção, ação e controle social no dia a dia.
Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas I e II.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II e III.
#239917
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História, Tendências do Design
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(1,0) 2 - 

O que ocorre é que a palavra “documento histórico” era muito empregada desde o século XIX, quando os historiadores utilizavam como fontes de informação e como caminhos de análise, de modo muito mais preponderante, alguns tipos de textos como aqueles produzidos pelas instituições, pelos organismos do Estado e dos poderes constituído; ou, ainda, como as crônicas de época oficiais patrocinadas por estes mesmos poderes, entre outras possibilidades. Essa escolha de fontes era essencialmente orientada por um modelo específico de História Política que perdurou amplamente no primeiro século da historiografia científica. Por causa do amplo predomínio da produção textual no universo que os historiadores tomavam como o seu conjunto de fontes históricas – e também por causa da enfática ideia de prova que estes textos assumiam no trabalho dos historiadores – a designação “documento histórico” surgiu como uma tendência no vocabulário historiográfico, o que inclusive parecia aproximar do trabalho dos juristas o tipo de trabalho que os historiadores desenvolviam. A palavra documento é ela mesma resíduo de um tipo de História que se fazia em um período anterior. (Fonte: _Histricas._Jos_DAssuno_Barros_ANPUH-RJ_2019.pdf.)
A prática historiográfica foi mudando bastante, o universo de fontes possíveis aos historiadores foi se expandindo e expandiu-se, inclusive, o sentido da palavra “documento”. Nesse contexto, e na atualidade, o uso da expressão “fonte histórica”:

  • a) Substitui amplamente a expressão “documento histórico”, uma vez que esta última passa a ser referente apenas aos documentos escritos demarcados pelas instituições oficiais e encontráveis nos arquivos.
  • b) Vem dando lugar, nos meios historiográficos, a outras expressões como “vestígios” e “registros históricos”, em uma referência aos aspectos informacional e tecnológico que ganham cada vez mais espaço.
  • c) Restringe o uso exclusivo de “texto” (um documento estatal ou uma receita de bolo) a um tipo de pesquisa e o uso de um objeto material ou ainda uma foto ou uma canção, a outro tipo de pesquisa histórica.
  • d) É visto como um termo mais fluido que passou a ser empregado alternativamente à palavra “documento” (não excluindo- a), aos conteúdos, materiais, vestígios e indícios, dentre outros, que os historiadores usavam e usam.
  • e) Elenca apenas algumas “reálias” com os quais os historiadores costumam trabalhar na sua cuidadosa e obstinada busca de informações, sendo expressões praticamente sinônimas no âmbito mais específico da historiografia.
#239918
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(1,0) 3 - 

De acordo com Luckesi (2005), citado por Casagrande (2019, p. 22), considerando-se as tendências pedagógicas, associe-as corretamente à sua respectiva função.
TENDÊNCIAS
1 - Pedagogia Liberal 2 - Liberal Tradicional 3 - Liberal Tecnicista 4 - Progressista Libertadora 5 - Progressista Libertária 6 - Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
FUNÇÕES / CARACTERÍSTICAS
( ) não leva em consideração a experiência de vida do aluno e sua realidade social, mas o valor intelectual, o que fez, inclusive, com que essa tendência fosse designada também de intelectualista ou enciclopédica.
( ) os conteúdos de ensino são chamados de “temas geradores” e são obtidos a partir de problematizações da prática de vida dos educandos, e a aprendizagem se dá pela compreensão, reflexão e crítica.
( ) a escola atua em articulação direta com o sistema produtivo, tendo os conteúdos de ensino estabelecidos e ordenados por especialistas; consiste em informações, princípios científicos, leis que asseguram a transmissão/recepção de conteúdos.
( ) espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos em um sentido libertário e autogestionário, criando grupos de pessoas com base nesses princípios educativos.
( ) a escola tem a função de preparar os indivíduos para exercerem seu papel social de acordo com as aptidões.
( ) define que uma pedagogia crítica é a consciência de seus condicionantes histórico-sociais e que a função da pedagogia dos conteúdos é estar à frente no papel transformador da escola a partir das condições existentes.

A sequência correta é

  • a) 1, 5, 6, 3, 2, 4.
  • b) 2, 4, 3, 5, 1, 6.
  • c) 3, 1, 2, 4, 6, 5.
  • d) 5, 6, 4, 1, 3, 2.
  • e) 6, 3, 5, 2, 4, 1.
#239919
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(1,0) 4 - 

Com relação à obra Formação da Literatura Brasileira, de Antônio Cândido, julgue as seguintes afirmativas:

I. Em suma, importa no estudo da literatura o que o texto exprime. A pesquisa da vida do autor e do momento histórico vale menos para estabelecer uma verdade documentária, comumente inútil, do que para ver se nas condições do meio e na biografia há elementos que esclareçam a realidade elevada do texto, por vezes uma grande mentira, segundo os padrões usuais.

II. A literatura não é um conjunto de obras, e sim de fatores e de autores. O texto literário é a integração de elementos sociais e psíquicos, estes devem ser usados com parcimônia para interpretá-lo, uma vez que se deve optar por modelos mais racionais e tecnicistas para que o estudo do texto literário seja aceito pela comunidade acadêmica.

III. O momento decisivo em que as manifestações literárias vão adquirir, no Brasil, características orgânicas de um sistema, é marcado por três correntes principais: o Quinhentismo, a Literatura de Informação e o Barroco.

IV. Perante o estudo de uma obra literária, há vários níveis possíveis de compreensão, de acordo com o ponto de vista em que o estudioso se situa. Para começar, leva em consideração os fatores externos, que a vinculam ao tempo e se podem resumir na designação de fatores sociais; em seguida, o fator individual, isto é, o autor, o homem que a mentalizou e a materializou, e está presente no resultado; por fim, este resultado, o texto, contendo os elementos anteriores e outros, específicos, que os elevam e não se deixam reduzir a eles.

V. O Neoclassicismo, a Ilustração e o Arcadismo são sinônimos, pois referem-se ao conjunto de tendências ideológicas próprias do século XVII, de fonte alemã e francesa.

Diante das proposições, assinale a afirmativa correta:

  • a) As proposições I, III e V são verdadeiras.
  • b) As proposições I, II e III são verdadeiras.
  • c) As proposições I e IV são verdadeiras.
  • d) Apenas a proposição III é verdadeira.
  • e) As proposições I, II, III e IV são falsas.
#239920
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(1,0) 5 - 

Para gerenciar os recursos do projeto é recomendável planejar o gerenciamento dos recursos, processo que envolve definir, adquirir, gerenciar e utilizar recursos físicos e de equipe. Nessa etapa, o Guia PMBOK 6ª edição recomenda, como uma das ferramentas,

  • a) o registro de lições aprendidas, no qual técnicas eficazes para gerenciar a logística dos recursos, descartes, variações de uso e ações corretivas são registradas para guiar projetos futuros.
  • b) a estrutura analítica dos recursos, para mostrar como as entregas do projeto são decompostas em pacotes de trabalho, fornecendo uma visão das áreas de responsabilidade de modo detalhado.
  • c) a análise de tendências, para determinar os recursos necessários em estágios futuros do projeto, examinando o desempenho do projeto ao longo do tempo para determinar se o desempenho está melhorando ou piorando.
  • d) a estimativa paramétrica, que utiliza um relacionamento estatístico entre dados históricos e outras variáveis para calcular as quantidades de recursos necessárias para uma atividade, com base em históricos de parâmetros de projeto.
  • e) a matriz RACI, para garantir a designação clara de papéis e responsabilidades quando a equipe consiste em recursos internos e externos.