Simulado História e Geografia do Estado do Amapá | CONCURSO
Simulado História e Geografia do Estado do Amapá
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de História e Geografia do Estado do Amapá não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados História e Geografia do Estado do Amapá
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado História e Geografia do Estado do Amapá foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: História e Geografia do Estado do Amapá
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado História e Geografia do Estado do Amapá
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados História e Geografia do Estado do Amapá e saiam na frente em seus estudos.
Questões História e Geografia do Estado do Amapá
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de História e Geografia do Estado do Amapá, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados História e Geografia do Estado do Amapá
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #231607
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História e Geografia do Estado do Amapá
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere as afirmações abaixo sobre a chamada “República de Cunami”.
I. Foi a primeira denominação colonial do Amapá, que remetia à presença abundante, naquela região, do peixe cunami, hoje mais conhecido como tucunaré.
II. Tratou-se de uma tentativa de oficialização de um suposto “estado livre” por iniciativa do comerciante francês Jules Gros, com duração de poucos anos.
III. Foi uma iniciativa não oficial e controversa, extinta pelo próprio governo francês, mas houve uma tentativa de retomada do projeto, anos depois, pelo comerciante Adolph Brezet, com apoio de alguns empreendedores brasileiros.
IV. Resultou de um projeto expansionista do governo francês que pretendia incorporar parte do Amapá ao território da Guiana Francesa, transferindo a capital desta para a “Vila de Cunami”, na atual Macapá, onde se instalaria um governo democrático e republicano.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II e III.
- b) II e IV.
- c) II e III.
- d) I, III e IV.
- e) I e IV.
- #231608
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História e Geografia do Estado do Amapá
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considere o texto:
“Após a criação do Território Federal do Amapá três períodos econômicos indicam as ações dos setores privados e públicos na aplicação de investimentos, repercutindo no aumento do movimento migratório, a sua urbanização e a sua reorganização espacial. Esses períodos são: gênese, estruturação produtiva e organização espacial (1943-1974); planejamento estatal e diversificação produtiva (1975-1987); estadualização e sustentabilidade econômica (após 1988)”.
(Extraído de PORTO, José Rabelo. Transformações espaciais e institucionais no Amapá: conflitos e perspectivas. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. USP, 2005. Disponível em: http://observatoriogeograficoa...)
No trecho acima são citados três períodos importantes para a história econômica do Amapá cujas datas iniciais remetem, respectivamente, aos regimes políticos nacionais nomeados pela historiografia como:
- a) Estado Novo, Regime Militar e Nova República.
- b) Regime Militar, Democracia Populista e Regime Constitucionalista.
- c) Segunda República, Estado Revolucionário e Democracia Populista.
- d) Era Vargas, Estado Patrimonialista e República burocrático-constitucionalista.
- e) República Velha, Ditadura corporativa e Democracia neoliberal.
- #231609
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História e Geografia do Estado do Amapá
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O território do Amapá foi criado em um contexto de centralização político-administrativa e ideologia nacionalista. A Carta constitucional que determinou a existência de Territórios Federais indicou que estes
- a) estavam desvinculados dos antigos estados aos quais pertenciam até então e deveriam adotar leis soberanas e autônomas, ainda que em desacordo com a Constituição Federal.
- b) precisavam ser protegidos por tropas especiais das Nações Unidas, de modo que as fronteiras fossem fechadas à imigração e ao comércio local, a fim de dirimir o caos social e garantir a segurança do país.
- c) podiam se fundir em uma única unidade federativa de forma a constituir um distrito federal forte do ponto de vista político e econômico, ainda que descentralizado geograficamente.
- d) eram criados em nome da defesa nacional, a partir de partes desmembradas de estados (unidades federativas) já existentes, com administração regulada por Lei Especial.
- e) seriam novamente reincorporados aos estados aos quais haviam pertencido, caso não se cumprissem a curto prazo algumas metas de desenvolvimento econômico e populacional fixadas por leis federais.
- #231610
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História e Geografia do Estado do Amapá
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O Tratado de Amiens (1802), que envolveu as potências europeias em luta contra Napoleão Bonaparte, teve impacto no contexto de disputas entre França e Portugal em relação ao território atual do Amapá, ao determinar que as fronteiras entre as possessões francesas e portuguesas seriam
- a) negociadas a longo prazo entre França e Portugal, em função do histórico de ocupação de cada país na região e da predominância de habitantes de uma ou de outra nacionalidade em cada parte do território.
- b) definidas pelo Rio Araguari, cabendo o território ao norte para os franceses e ao sul para os portugueses, com navegação livre pelo mesmo rio para os barcos de ambos países.
- c) estipuladas definitivamente por uma arbitragem internacional, uma vez que os dois países não conseguiam chegar a um consenso sobre a fatia do território que correspondia a cada nação.
- d) demarcadas pelo curso do rio Caciporé, ao norte do qual ficaria assegurada a parte a ser anexada à Guiana Francesa, cabendo a Portugal o domínio do resto do território.
- e) estabelecidas pela Inglaterra que, interessada em firmar um acordo de paz com a França, reconhecia que esse país, juntamente com a Espanha, deveria ter a posse do Amapá, pelos esforços colonizatórios empreendidos.
- #231611
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História e Geografia do Estado do Amapá
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
É considerado elemento importante da geografia física de Macapá a presença
- a) dos terraços cristalinos levemente inclinados na direção norte-sul devido a ação combinada da erosão fluvial e pluvial.
- b) do estuário do rio Araguari que fornece ao litoral densa camada de sedimentos aluviais em fase de forte consolidação.
- c) de extensa planície formada por terrenos cristalinos antigos com idade semelhante àqueles que formam a serra da Lombarda.
- d) de inúmeras colinas de origem sedimentar que apresentam escarpas íngremes e permanentemente sujeitas à erosão.
- e) de pequenas falésias, baixas, esculpidas nos sedimentos terciários do Grupo Barreiras na região urbana da capital até a cidade de Santana.