Simulado História e Geografia do Estado do Acre | CONCURSO
Simulado História e Geografia do Estado do Acre
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Este Simulado História e Geografia do Estado do Acre foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: História e Geografia do Estado do Acre
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões História e Geografia do Estado do Acre
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #231597
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- História e Geografia do Estado do Acre
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
No início do século XX, a criação do estado do Acre, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e a ligação telegráfica estabelecida por Cândido Rondon, representaram:
- a) emigração da população para a cidade de Brasília;
- b) queda da produção de gado leiteiro;
- c) emigração da população para a cidade de São Paulo;
- d) estímulo aos movimentos de independência do Brasil;
- e) novo impulso à colonização.
- #231598
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(1,0) 2 -
Rondônia e Acre possuem semelhanças, tanto nos aspectos naturais como nos aspectos históricos. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma semelhança na evolução histórica dessas duas unidades da federação.
- a) Foram governados pelo Barão do Rio Branco.
- b) Possuem áreas com plena proteção dos grupos indígenas.
- c) Foram colonizados, predominantemente, por migrantes italianos.
- d) Foram ambos ocupados no século XIX com o projeto Calha Norte.
- e) Ostentaram a condição de Território Federal antes de serem elevados à categoria de Estado.
- #231599
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(1,0) 3 -
Rondônia é considerado, hoje, um mosaico de diversas culturas devido ao grande número de migrantes de várias partes do Brasil que foram para o estado. Sobre estes processos migratórios, analise.
I. Assim como o Acre, pertenceu a Bolívia e detém ainda grande número de imigrantes bolivianos que se dedicam à extração vegetal. II. Na década de 1970, a região atraiu milhares de migrantes com o objetivo de se fixarem em terras do estado e se dedicarem a atividades rurais. III. No final do século XIX, nordestinos foram para terras do estado fugindo da seca e atraídos pela intensa borracha natural na Amazônia, muito visada na época pelos europeus.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- a) I, II e III.
- b) I, apenas.
- c) II, apenas.
- d) I e III, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #231600
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(1,0) 4 -
Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.
A exploração da borracha fez parte da história econômica da Região Norte em dois importantes momentos ou “ciclos”, favorecidos, respectivamente, pela
- a) conclusão da ferrovia Madeira-Mamoré no final do século XIX e pelos planos econômicos de desenvolvimento do Norte e do Nordeste, executados pelo governo João Goulart.
- b) aquisição do Acre, antes pertencente à Bolívia, no início do século XX, e pela alta na demanda internacional por borracha durante a II Guerra Mundial.
- c) escassez do produto no mercado, durante a I Guerra Mundial, e pela criação de uma grande estatal para a exploração do látex, ao fim do governo militar brasileiro.
- d) liberação das manufaturas no Brasil, no começo do século XIX e a consequente necessidade de abastecer o mercado interno, e pelo fracasso da política do café com leite nos anos 1920, que favoreceu a expansão dos seringais.
- e) ela criação da indústria automobilística no Brasil, a exemplo da Fordlândia, nos anos 1930, e pela posição vantajosa do Brasil na comercialização com o bloco socialista, durante a Guerra Fria.
- #231601
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(1,0) 5 -
“[...] A negociação que se abriu [...] entre o Brasil e a Bolívia permitiu a solução consagrada pelo Tratado de Petrópolis, que dispunha a incorporação ao Brasil de 190.000 km² de territórios de população brasileira, a cessão à Bolívia de pouco mais de 3.000 km², o pagamento de 2 mi lhões de l ibras (hoje correspondentes a quase 180 milhões de dólares) a título de compensação pela permuta desigual [...]”
(RICUPERO, Rubens. Rio Branco:o Brasil no mundo . Rio de Janeiro:Contraponto – Petrobrás, 2000, p. 31).
Com o Tratado de Petrópolis, além das negociações a que o texto se refere, o Brasil assumiu coma Bolívia o compromisso de:
- a) construir a Estrada de FerroMadeira-Mamoré.
- b) gerar energia elétrica para as províncias bolivianas.
- c) proteger as reservas indígenas contra a expansão agrícola.
- d) criar unidades de conservação em 30% do território acreano.
- e) liberar a aquisição de terras brasileiras por empresas bolivianas.