Processando...

Simulado História da Psicologia | CONCURSO

Simulado História da Psicologia

Simulado História da Psicologia

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de História da Psicologia não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados História da Psicologia

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado História da Psicologia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: História da Psicologia
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado História da Psicologia

  1. Todos Simulados História da Psicologia
  2. Simulados
  3. Questões de Simulados

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados História da Psicologia e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões História da Psicologia

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de História da Psicologia, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados História da Psicologia

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#243806
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Psicologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Georges Canguilhem, no clássico texto “O que é a psicologia?”, considera que:

  • a) “o psicólogo contemporâneo exercita um saber científico que se ancora em larga tradição filosófica e que também está articulado à ascensão do método experimental, constituindo- se prática relevante e fundamental para compreensão da dimensão psíquica dos indivíduos.”
  • b) “o psicólogo é o profissional competente para investigar a personalidade e maturidade individuais, os modos de relacionamento familiar, a adaptação laborativa, a capacidade de constituição do vínculo e o desenvolvimento de atitudes tolerantes e disciplinadas em atividades comunitárias.”
  • c) “o psicólogo é, na maioria das vezes, um prático profissional cuja ciência é totalmente inspirada nas ‘leis’ de adaptação a um meio sociotécnico, o que confere às [suas] operações de medida uma significação de apreciação e um alcance de perícia.”
  • d) “o psicólogo é um estudioso das causas e consequências da violência familiar, relacionando o fenômeno da violência doméstica à violência estrutural (que incide sobre a vida das crianças e adolescentes) e à delinquência, entendida como forma de violência cometida por crianças e jovens transgressores.”
  • e) “o psicólogo é o profissional indicado a motivar, treinar e desenvolver habilidades esportivas tanto em atletas que visem aumentar seu rendimento esportivo quanto em crianças e jovens em processo de iniciação desportiva, bem como em atletas com burnout.
#243807
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Psicologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Com relação à História da Psicologia Brasileira, assinale a afirmativa correta.

  • a) Os laboratórios experimentais não fizeram parte da tradição do ensino da psicologia no Brasil.
  • b) As ideias de Lombroso não foram veiculadas nos primórdios da psicologia brasileira.
  • c) A principal influência da Escola Francesa na Psicologia Brasileira foi a de Theodore Ribot.
  • d) O trabalho de Wundt teve pouca importância no desenvolvimento da psicologia brasileira.
  • e) A Liga Brasileira de Higiene Mental, em uma primeira etapa, teve importante papel na psicologia brasileira, especialmente por meio do desenvolvimento de testes psicológicos.
#243808
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Psicologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A Psicologia como profissão, no Brasil, completou, oficialmente, 50 anos em 2012. Mudanças sócio-culturais e nas ciências contribuíram para o surgimento da Psicologia como um ramo científico independente. Dos questionamentos à soberania religiosa e a ruptura com outras convenções sociais, a Psicologia trilhou um longo caminho para a sua soberania. Associada por muito tempo e vista como subordinada às ciências, como a Biologia e Filosofia, a autonomia da Psicologia e a construção de um objeto passível de verificação científica teve um marco.
Assinale a alternativa que apresenta esse marco.

  • a) O surgimento da modernidade com o pensamento Cartesiano: “Penso, logo existo.”
  • b) O método proposto por Francis Bacon que pregava como base da razão experiências “puras” isentas de “erros” e “ilusões”
  • c) O método de Associação Livre de Sigmund Freud.
  • d) O procedimento “Genealogia” de Nietzsche.
  • e) O método experimental cerne da Psicologia Social de W. Wundt.
#243809
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Psicologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

“Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos.” (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve-se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.
II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.
III. Pode-se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • a) I, II e III.
  • b) I, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) N.D.A.
#243810
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Psicologia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em relação à história da psicologia, podemos dizer, por enquanto, que ela cresce enquanto ciência quando reconhece seu objeto de estudo, ou seja, o homem inserido na sociedade em todos os seus vieses. Isto é, a psicologia só ganha espaço no rol das ciências quando se tem o reconhecimento da experiência privatizada, bem como o reconhecimento da experiência da crise da subjetividade (Figueiredo, 1991). Ainda, é quando a doutrina liberal afirma a individualidade, liberdade e igualdade dos homens que se dá o reconhecimento daquela subjetividade. Entretanto, o próprio indivíduo percebe que estes princípios são mera ilusão, ocasionando assim a crise da subjetividade, que requer solução.

Quando os homens passam pelas experiências de uma subjetividade privatizada e ao mesmo tempo percebem que não são tão livres e tão diferentes quanto imaginavam, ficam perplexos. Põem-se a pensar acerca das causas e do significado de tudo que fazem, sentem e pensam sobre eles mesmos. Os tempos estão maduros para uma psicologia científica (Figueiredo, 1991, p.30). ( L. G. Cambaúva, L. C. da Silva e W. Ferreira,1998)A seguir assinale a assertiva que melhor corresponde ao conceito da psicologia enquanto ciência:

  • a) O campo de conhecimento da psicologia se constituiu como área do conhecimento científico muito recentemente, ao final do século XIX, a despeito de existir há muito tempo na filosofia enquanto preocupação humana, o que permite hoje uma exatidão com teorias já acabadas e definitivas denominar com precisão seu objeto de estudo.
  • b) A psicologia enquanto área da ciência vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhem Wundt criou o primeiro laboratório de Experimentos em Psicofisiologia em Leipzig, na Alemanha, marcando historicamente o desligamento da psicologia a ideias abstratas e espiritualistas, obedecendo a partir de então critérios da metodologia científica.
  • c) A área da psicologia enquanto ciência de conhecimento relativo, se viu obrigada a incorporar-se a outros campos do saber humano, adotando práticas associadas à psicologia, como por exemplo, a astrologia, numerologia entre outras práticas adivinhatórias e místicas e se mantém desta forma até hoje.
  • d) O objeto de estudo da psicologia científica, percebe o homem como um ser autônomo, que se desenvolve por si mesmo, independente de sua relação com o mundo social, sua cultura e subjetividade.
  • e) N.D.A.