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Simulado História da Educação Brasileira | CONCURSO

Simulado História da Educação Brasileira

Simulado História da Educação Brasileira

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Este Simulado História da Educação Brasileira foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: História da Educação Brasileira
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

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Questões História da Educação Brasileira

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#243611
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Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
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(1,0) 1 - 

Para a compreensão das tendências pedagógicas e dos seus ideários, faz-se necessário contextualizá-las, ou seja, situá-las historicamente. Na história da educação brasileira, o movimento denominado Escola Nova marcou seu tempo, sendo reflexo de um liberalismo político e econômico.
Segundo o ideário da Escola Nova, afirma-se que

  • a) apresentou os conteúdos numa perspectiva crítica.
  • b) apontou o papel da escola como reprodutora do sistema econômico
  • c) adaptou o nível do ensino na escola pública para se dizer democrática, procurando garantir educação para todos.
  • d) buscou romper os laços com a escola tradicional para contribuir com a industrialização no início do século XX.
  • e) contribuiu para a elitização do ensino com o discurso de “escola de qualidade”.
#243612
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História da Educação Brasileira
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(1,0) 2 - 

A década de 1980 passou por um momento de ampliação do debate a respeito das funções das instituições infantis para a sociedade brasileira.
A partir desse período, as instituições passaram a ser pensadas e reivindicadas como lugar de:

  • a) Disciplina e conformação dos corpos para crianças com baixo poder aquisitivo.
  • b) Cuidados para as crianças de 0 a 3 anos e educação para as crianças de 4 a 6 anos.
  • c) Educação e cuidados coletivos somente para as crianças de 0 a 3 anos.
  • d) Educação e cuidados coletivos das crianças de 0 a 6 anos.
  • e) Assistência e formação civil às crianças carentes.
#243613
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(1,0) 3 - 

A trajetória da educação profissional do Brasil passou por transformações que se articulam com demandas e pressupostos ideológicos próprios de cada período histórico. A respeito desse assunto, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

  • a) A educação profissional, no período da redemocratização, passou por uma fase de estagnação calcada na lógica neoliberal governamental.
  • b) Os estabelecimentos de ensino profissionalizantes foram, inicialmente, criados para instruir parte da população que vivia marginalizada a fim de inseri-las economicamente na sociedade.
  • c) O ensino profissionalizante passou por uma ampliação a partir da década de 50 do século XX a fim de atender às demandas do modelo nacional-desenvolvimentista, implantado no período e também como resultado de acordos internacionais firmados.
  • d) As bases curriculares do ensino técnico profissionalizante, desde o seu início, apresentaram uma equivalência com os estudos propedêuticos.
  • e) A rede de educação profissional, na primeira década do século XXI, passou por uma fase de expansão e incentivo em virtude de uma concepção estatal progressista a respeito dessa modalidade de ensino.
#243614
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(1,0) 4 - 

A educação está vinculada em cada época a uma visão de homem e de sociedade. O movimento Escola Nova teve suas ideias representadas no Manifesto dos pioneiros da educação nova lançado em 1932, propondo que:

  • a) Para uma educação de qualidade social os empresários deveriam investir mais nas escolas públicas.
  • b) O centro do processo educativo seria o docente, uma vez que este era detentor do conhecimento.
  • c) A educação é um direito social de cada indivíduo e por isso essencialmente pública.
  • d) O indivíduo é o centro do processo educativo, partindo-se de uma doutrina de individualismo libertário.
  • e) O ensino fundamental deveria ser técnico e profissionalizante.
#243615
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(1,0) 5 - 

No Brasil durante o período colonial, ou seja, do ano de 1500 a 1822, a estrutura educacional se nutria de uma ampla organização heterogênea, dividida em três fases específicas. Tínhamos uma primeira fase que tratava educação como elemento da essência e origem das coisas em Deus; depois uma 32 segunda fase que articulava o processo educativo com as características filosóficas do positivismo e do iluminismo; e por último, uma terceira fase, que definia estrutura educacional ao pragmatismo. Diante do exposto, essas fases foram denominadas, respectivamente, de:

  • a) Educação indígena; Reforma Leôncio de Carvalho; Educação Imperial.
  • b) Educação jesuítica; Reforma Leôncio de Carvalho; Educação Imperial.
  • c) Educação jesuítica; Reforma Leôncio de Carvalho; Educação Joanina.
  • d) Educação jesuítica; Reforma Pombalina; Educação Joanina.
  • e) Educação indígena; Reforma Pombalina; Educação Imperial.