Simulado História da Educação Brasileira | CONCURSO
Simulado História da Educação Brasileira
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Este Simulado História da Educação Brasileira foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: História da Educação Brasileira
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões História da Educação Brasileira
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #243611
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- História da Educação Brasileira
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Para a compreensão das tendências pedagógicas e dos seus ideários, faz-se necessário contextualizá-las, ou seja, situá-las historicamente. Na história da educação brasileira, o movimento denominado Escola Nova marcou seu tempo, sendo reflexo de um liberalismo político e econômico.
Segundo o ideário da Escola Nova, afirma-se que
- a) apresentou os conteúdos numa perspectiva crítica.
- b) apontou o papel da escola como reprodutora do sistema econômico
- c) adaptou o nível do ensino na escola pública para se dizer democrática, procurando garantir educação para todos.
- d) buscou romper os laços com a escola tradicional para contribuir com a industrialização no início do século XX.
- e) contribuiu para a elitização do ensino com o discurso de “escola de qualidade”.
- #243612
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(1,0) 2 -
A década de 1980 passou por um momento de ampliação do debate a respeito das funções das instituições infantis para a sociedade brasileira.
A partir desse período, as instituições passaram a ser pensadas e reivindicadas como lugar de:
- a) Disciplina e conformação dos corpos para crianças com baixo poder aquisitivo.
- b) Cuidados para as crianças de 0 a 3 anos e educação para as crianças de 4 a 6 anos.
- c) Educação e cuidados coletivos somente para as crianças de 0 a 3 anos.
- d) Educação e cuidados coletivos das crianças de 0 a 6 anos.
- e) Assistência e formação civil às crianças carentes.
- #243613
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(1,0) 3 -
A trajetória da educação profissional do Brasil passou por transformações que se articulam com demandas e pressupostos ideológicos próprios de cada período histórico. A respeito desse assunto, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.
- a) A educação profissional, no período da redemocratização, passou por uma fase de estagnação calcada na lógica neoliberal governamental.
- b) Os estabelecimentos de ensino profissionalizantes foram, inicialmente, criados para instruir parte da população que vivia marginalizada a fim de inseri-las economicamente na sociedade.
- c) O ensino profissionalizante passou por uma ampliação a partir da década de 50 do século XX a fim de atender às demandas do modelo nacional-desenvolvimentista, implantado no período e também como resultado de acordos internacionais firmados.
- d) As bases curriculares do ensino técnico profissionalizante, desde o seu início, apresentaram uma equivalência com os estudos propedêuticos.
- e) A rede de educação profissional, na primeira década do século XXI, passou por uma fase de expansão e incentivo em virtude de uma concepção estatal progressista a respeito dessa modalidade de ensino.
- #243614
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(1,0) 4 -
A educação está vinculada em cada época a uma visão de homem e de sociedade. O movimento Escola Nova teve suas ideias representadas no Manifesto dos pioneiros da educação nova lançado em 1932, propondo que:
- a) Para uma educação de qualidade social os empresários deveriam investir mais nas escolas públicas.
- b) O centro do processo educativo seria o docente, uma vez que este era detentor do conhecimento.
- c) A educação é um direito social de cada indivíduo e por isso essencialmente pública.
- d) O indivíduo é o centro do processo educativo, partindo-se de uma doutrina de individualismo libertário.
- e) O ensino fundamental deveria ser técnico e profissionalizante.
- #243615
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(1,0) 5 -
No Brasil durante o período colonial, ou seja, do ano de 1500 a 1822, a estrutura educacional se nutria de uma ampla organização heterogênea, dividida em três fases específicas. Tínhamos uma primeira fase que tratava educação como elemento da essência e origem das coisas em Deus; depois uma 32 segunda fase que articulava o processo educativo com as características filosóficas do positivismo e do iluminismo; e por último, uma terceira fase, que definia estrutura educacional ao pragmatismo. Diante do exposto, essas fases foram denominadas, respectivamente, de:
- a) Educação indígena; Reforma Leôncio de Carvalho; Educação Imperial.
- b) Educação jesuítica; Reforma Leôncio de Carvalho; Educação Imperial.
- c) Educação jesuítica; Reforma Leôncio de Carvalho; Educação Joanina.
- d) Educação jesuítica; Reforma Pombalina; Educação Joanina.
- e) Educação indígena; Reforma Pombalina; Educação Imperial.