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Simulado História da Educação Brasileira | CONCURSO

Simulado História da Educação Brasileira

Simulado História da Educação Brasileira

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Este Simulado História da Educação Brasileira foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: História da Educação Brasileira
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões História da Educação Brasileira

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#220487
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História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 1 - 

Relacione as reformas educacionais com suas respectivas características
1. Reforma Rocha Vaz.
2. Reforma Carlos Maximiliano.
3. Reforma Rivadávia Correia.
4. Reforma Benjamin Constant.
( ) Considerada na historiografia da educação como a que gerou uma desregulamentação excessiva, propiciando o caos na educação nacional com a omissão completa do Estado em sua condução.
( ) Estabeleceu o processo educativo sob o modelo seriado e ampliou o currículo das escolas brasileiras, incentivando o enciclopedismo.
( ) Restaurou os certificados de conclusão do curso secundário expedidos pelo Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, reconhecidos pelo governo federal; reinstituiu a possível equiparação de outros estabelecimentos de ensino ao Colégio Pedro II, desde que fossem estabelecimentos públicos estaduais.
( ) Última reforma a afetar o ensino secundário na Primeira República. Criou disciplina de educação moral e cívica, deu continuidade ao Colégio Pedro II e sua equiparação apenas aos estabelecimentos de ensino secundário estaduais e instituiu juntas examinadoras nos colégios particulares para exames de validade igual aos do Colégio Pedro II ou de estabelecimentos equiparados.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada

  • a) 3, 4, 2 e 1.
  • b) 1, 2, 3 e 4.
  • c) 2, 1, 4 e 3.
  • d) 4, 3, 1 e 2.
  • e) 2, 3, 1 e 4.
#220488
Banca
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Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
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(1,0) 2 - 

O contexto histórico-cultural é fundamental para as diferentes percepções de viver a juventude ou de ser jovem. Sobre o protagonismo juvenil é possível afirmar:

  • a) Desenvolver habilidades de liderança e propor atividades e reflexões somente no espaço escolar. É uma condução ao protagonismo juvenil.
  • b) Condição juvenil é constituída de múltiplas dimensões que podem ser compreendidas a partir do contexto social, referindo-se a uma dimensão histórica, cultural e geracional.
  • c) O protagonismo juvenil é uma construção determinada pela faixa etária.
  • d) A juventude é um período relativamente longo de nosso ciclo vital que envolve apenas transformações biológicas.
  • e) A juventude é uma construção social elaborada a partir dos interesses das classes sociais de maior poder aquisitivo.
#220489
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História da Educação Brasileira
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(1,0) 3 - 

Segundo estudos históricos, a concepção de família foi se alterando ao longo dos tempos, a partir de cada momento histórico e de contextos específicos. No Brasil, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) compreende família como “um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou, de solidariedade.” (BRASIL, 2005, p. 41). Assinale a afirmativa que dialoga com esse conceito.

  • a) As instituições de educação infantil devem prestar um atendimento igual a todas as famílias.
  • b) A tutora legal de uma criança matriculada em uma instituição de educação infantil pertence a uma categoria diferente do que se compreende por família.
  • c) Os distintos arranjos familiares são agrupamentos de pessoas com origem histórica recente.
  • d) As famílias monoparentais devem ser acolhidas e atendidas pela instituição de educação infantil da mesma forma que outros arranjos familiares.
  • e) Diferentes formas de interação e de participação das famílias são ações pontuais sem necessidade de constar nas propostas pedagógicas das instituições de educação infantil.
#220490
Banca
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História da Educação Brasileira
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(1,0) 4 - 

Acerca das questões que abarcam o processo de aprendizagem e desenvolvimento humanos, consta na Teoria Histórico-Cultural que:

1. Compreender o conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente é importante para entender que as ações que hoje uma criança realiza com ajuda de um parceiro poderão ser realizadas sem assistência amanhã, pois o nível do desenvolvimento atual da criança altera de maneira significativa quando ela recebe auxílio de pessoas mais experientes e também quando ela imita as tarefas realizadas por amigos mais velhos.
2. No processo de desenvolvimento humano, ocorrem mudanças significativas e qualitativas, e essas mudanças demarcam pontos de estabilidade e de virada. Os pontos de estabilidade podem ser entendidos como marcadores ou indicadores de períodos de desenvolvimento.
3. As idades constituem formações globais e dinâmicas, são estruturas que determinam o papel e o peso específico de cada linha parcial de desenvolvimento. Em cada período de idade, o desenvolvimento não modifica, em seu transcorrer, aspectos isolados da personalidade da criança, reestruturando toda a personalidade em seu conjunto.
4. No início de cada período de idade, a relação que se estabelece entre a criança e o meio que a rodeia, sobretudo o social, é totalmente peculiar, específica, única e irrepetível para essa idade. Essa relação é denominada como situação social do desenvolvimento em dita idade. A situação social do desenvolvimento é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas que se produzem no desenvolvimento durante o período de cada idade. Determina plenamente e por inteiro as formas e a trajetória que permitem à criança adquirir novas propriedades da personalidade, já que a realidade social é a verdadeira fonte do desenvolvimento, a possibilidade de que o social se transforme em individual.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
#220491
Banca
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História da Educação Brasileira
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(1,0) 5 - 

De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a gênese das funções psicológicas superiores está ligada, de modo particular, à ideia de:

  • a) Mediação simbólica.
  • b) Introspecção.
  • c) Assimilação.
  • d) Acomodação.
  • e) Intuição mediada.
#220492
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(1,0) 6 - 

Acerca da história do pensamento pedagógico brasileiro, assinale a opção correta.

  • a) A formação secundária era menos valorizada no Estado Novo.
  • b) O ensino primário era organizado em séries e classes na escola do período imperial.
  • c) A reforma educacional de 1971 separou os cursos primário e ginasial em dois níveis de instrução.
  • d) A Escola Nova propôs a articulação entre o ensino primário e o profissional.
  • e) A qualificação de profissionais generalistas para lecionar no ensino secundário ganhou importância com os escolanovistas.
#220493
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(1,0) 7 - 

Analise as afirmativas a seguir relativas à comunicação científica e à divulgação científica.
I. A divulgação científica objetiva primordialmente democratizar o acesso ao conhecimento científico e possibilitar a alfabetização científica da sociedade de maneira geral, ao público leigo.
II. A comunicação científica objetiva primordialmente promover a disseminação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações entre os pares da comunidade científica.
III. Embora ambos os conceitos sejam bem próximos no que diz respeito à ação empreendida, eles se diferenciam quando são analisados o perfil do público-alvo, o nível do discurso e os canais utilizados para veiculação das informações.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#220494
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(1,0) 8 - 

Com relação à comunicação científica e à divulgação científica, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Na divulgação científica, a difusão de informações científicas e tecnológicas para o público leigo requer decodificação ou recodificação do discurso, preferencialmente utilizando recursos como metáforas, ilustrações, infográficos, entre outros.
  • b) Na comunicação científica, o público frequenta espaços e ambientes como eventos técnico-científicos e periódicos científicos e apresenta familiaridade com os termos e contextos, não sendo necessária a decodificação do discurso.
  • c) O jornalista ou divulgador comumente não está capacitado para a realização da decodificação do discurso científico, sendo muitas vezes explorado na notícia um caráter especulatório, que busca ampliar a audiência e não repassar a notícia científica em sua completude.
  • d) A divergência básica entre ambos os discursos científicos é que a divulgação científica mobiliza o debate entre especialistas como parte do processo de produção e legitimação do conhecimento científico e a comunicação científica possibilita ao público leigo entender e assimilar as descobertas e progressos científicos.
  • e) Existem pontos de divergência, mas também de convergência entre a comunicação científica e a divulgação científica que vêm dialogando de maneira recompensadora e, tradicionalmente, o esforço de interação com o público leigo tem sido realizado por representantes ilustres da comunidade científica.
#220495
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(1,0) 9 - 

Nos ambientes escolares, a atividade de supervisão surgiu por necessidade social e acompanhou as modificações da históricas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

  • a) Surgiu no século XX, década de 30, com a função de garantir a execução, função de inspeção.
  • b) Surgiu no período colonial com garantia legal e prestígio por parte da coroa portuguesa.
  • c) Inicialmente eram os tesoureiros das escolas, com o avanço do ensino privado no país.
  • d) A atividade de supervisão é criada no início do século XXI e coincide com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras.
  • e) Em seu primeiro papel, o supervisor foi uma espécie de ouvidor, em meados dos anos 90 no século XX, quando emergiram as políticas de gestão de qualidade no Brasil.
#220496
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(1,0) 10 - 

Segundo Érika Dias e Fátima Cunha de Ferreira Pinto, [...] o ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Sobre as relações entre educação e sociedade, NÃO representa decorrências da concepção de Dias e Pinto:

  • a) A proposta educativa de uma dada sociedade revela uma certa concepção de mundo, a qual determina os fins a serem atingidos pelo processo educativo.
  • b) A educação é um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade.
  • c) A organização e as formas de funcionamento social não são influenciadas pelo processo educativo ensejado no âmbito escolar.
  • d) As relações entre sociedade e educação concretizam-se também pelo preparo para o trabalho e pelo exercício da cidadania.
  • e) O exercício da cidadania, em uma sociedade democrática, é mediado pelas oportunidades educativas ofertadas às crianças, adolescentes e adultos que a constituem.