Simulado História da Arquitetura e Urbanismo | CONCURSO
Simulado História da Arquitetura e Urbanismo
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Este Simulado História da Arquitetura e Urbanismo foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: História da Arquitetura e Urbanismo
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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Questões História da Arquitetura e Urbanismo
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #246264
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(1,0) 1 -
O modelo de arquitetura e urbanismo conhecido como Modernista assume, em um primeiro momento, os princípios da Carta de Atenas (1933) como fruto do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM) e, em um segundo momento (pós Segunda Guerra Mundial), uma proposta de difusão tecnológica e de paradigma estético. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios e características da arquitetura e urbanismo no movimento moderno.
- a) Predomínio da regularidade na composição, substituindo a tradicional simetria axial acadêmica.
- b) Ausência de decoração e forte ênfase na dimensão técnica, funcionalista e racional.
- c) A arquitetura aparece mais como volume, como jogo dinâmico de planos.
- d) Produção em série e pré-fabricação, apoiando-se em processos industrializados de construção da cidade.
- e) Disposição de estrutura dependente e ornamentos discretos, tanto interna, como externamente.
- #246265
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(1,0) 2 -
A arquitetura modernista no Brasil assumiu uma importância internacional, destacando-se seja pela sua forte expressão formal seja pela distinção em relação à paisagem de entorno dos edifícios. Dentre os arquitetos modernistas brasileiros que se destacam, encontra-se Affonso Eduardo Reidy. Qual obra NÃO teve participação desse arquiteto em seu projeto?
- a) Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
- b) Hospital Sul-América.
- c) Edifícios e Equipamentos do Parque do Flamengo.
- d) Conjunto Residencial Pedregulho.
- e) Colégio Experimental Paraguai-Brasil.
- #246266
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(1,0) 3 -
O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornou-se símbolo da modernidade do Estado.
Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:
- a) parede estrutural;
- b) planta compartimentada;
- c) embasamento direto no solo;
- d) pano de vidro;
- e) terraço pavimentado.
- #246267
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(1,0) 4 -
O conjunto residencial − com seu respectivo autor − que atendia às demandas técnicas e funcionais preconizadas pelo CIAM e representou a conjugação de forma e função, preconizada pelos modernistas é o
- a) de São Bartolomeu, de autoria de Francisco Bolonha.
- b) de Heliópolis Gleba G, de autoria de Attílio Correia Lima.
- c) da Gávea, de autoria de Affonso Eduardo Reidy.
- d) da Várzea do Carmo, de autoria de Rino Levi.
- e) do Jardim Celeste, de autoria de Lúcio Costa.
- #246268
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(1,0) 5 -
Os CIAMs, Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, passaram por três etapas de desenvolvimento.
Considerando-se a sequência cronológica destas etapas, suas ênfases predominantes foram, respectivamente:
- a) doutrina / planejamento urbano / idealismo liberal.
- b) idealismo liberal / planejamento urbano / doutrina.
- c) planejamento urbano / doutrina / idealismo liberal.
- d) idealismo liberal / doutrina / planejamento urbano.
- e) doutrina / idealismo liberal / planejamento urbano.
- #246269
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(1,0) 6 -
Um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil, apontado como “traidor” pelo grande promotor da arquitetura neocolonial, José Mariano Filho, por ter abandonado este estilo em detrimento do outro, foi o arquiteto
- a) Affonso Reidy.
- b) Carlos Leão.
- c) Ernani Vasconcellos.
- d) Lucio Costa.
- e) Oscar Niemeyer.
- #246270
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(1,0) 7 -
O projeto definitivo para o Ministério da Educação e Saúde foi elaborado pela equipe brasileira liderada por Lucio Costa, sob inspiração dos ideais corbusianos.
Assinale a opção que apresenta uma característica arquitetônica desse projeto, que se identifica com as ideias de Le Corbusier.
- a) A implantação da construção colada numa das divisas do terreno.
- b) O desenvolvimento horizontal do edifício principal.
- c) A criação de pátio interno de pequenas proporções cercado pelo embasamento do edifício.
- d) A localização das salas de trabalho voltadas para a mesma fachada, com melhor orientação.
- e) A supressão de paredes, substituídas por divisões à meia altura, o que permite ventilação constante.
- #246271
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(1,0) 8 -
Em sua “Memória Descritiva do Plano Piloto” para Brasília, o arquiteto Lucio Costa escreveu que a solução apresentada “nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse”.
Este gesto foi representado, graficamente, na forma de
- a) um eixo central.
- b) dois eixos centrais paralelos entre si.
- c) dois eixos cruzando-se em ângulo reto.
- d) dois eixos paralelos cruzando-se com outro em ângulos.
- e) três eixos formando-se um triângulo.
- #246272
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(1,0) 9 -
Entre os projetos de Lucio Costa, inclui-se
- a) a Casa da Cascata na Pensilvânia, nos EUA.
- b) o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.
- c) a Unidade de Habitação em Marselha, na França.
- d) a Torre de TV localizada na região central de Brasília.
- e) o Edifício Marques do Herval, no Rio de Janeiro.
- #246273
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(1,0) 10 -
As primeiras edificações construídas na Cidade Universitária do Fundão guardam características dos preceitos assimilados pelo grupo carioca dos modernos e constituem parte do patrimônio arquitetônico da UFRJ. Esses preceitos, herança do arquiteto francês Le Corbusier, foram denominados e constituem-se de:
- a) fundamentos modernistas – modulação, racionalidade construtiva, a forma segue a função;
- b) cartilha moderna – estrutura independente, pilares, fachada envidraçada, volumes destacados;
- c) os cinco pontos da arquitetura – planta livre, fachada livre, pilotis, terraço jardim, janela em fita;
- d) cânones modernos – sólidos simples, estrutura auto- portante, sem divisão funcional;
- e) manifesto modernista – geometria orgânica, volumes sinuosos, edifícios dialogando com jardins.