Simulado História da Arquitetura e Urbanismo | CONCURSO
Simulado História da Arquitetura e Urbanismo
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de História da Arquitetura e Urbanismo não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados História da Arquitetura e Urbanismo
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado História da Arquitetura e Urbanismo foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: História da Arquitetura e Urbanismo
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado História da Arquitetura e Urbanismo
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados História da Arquitetura e Urbanismo e saiam na frente em seus estudos.
Questões História da Arquitetura e Urbanismo
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de História da Arquitetura e Urbanismo, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados História da Arquitetura e Urbanismo
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #231032
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História da Arquitetura e Urbanismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em "A História Crítica da Arquitetura Moderna", Frampton (2003) estuda o regionalismo crítico. Assinale a opção que NÃO expressa suas conclusões sobre o tema.
- a) Desconsidera todos os aspectos emancipatórios e progressistas do legado arquitetônico moderno e favorece as plantas de grandes dimensões, abandonando as plantas pequenas.
- b) Tende a florescer nos interstícios culturais, que, de um modo ou de outro, são capazes de fugir da investida otimizadora da civilização universal.
- c) Favorece a realização da arquitetura como fato tectônico e não como a redução do ambiente construído a uma série de episódios cenográficos desordenados.
- d) Enfatiza fatores específicos do lugar, como a topografia e as condições climáticas e de luz, opondo-se à tendência da "civilização universal" de privilegiar o uso de ar condicionado.
- e) Enfatiza tanto o tátil quanto o visual, sendo sensível às sensações ambientais de calor, frio, umidade, deslocamento de ar e às diversidades dos aromas e sons produzidos por materiais e volumes diferentes.
- #231033
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História da Arquitetura e Urbanismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:
I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.
II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.
III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.
IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II e III.
- b) I, II e IV.
- c) I e III.
- d) II, III e IV.
- e) IV.
- #231034
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História da Arquitetura e Urbanismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela
- a) utopia, entendida como "um país imaginário onde um governo ideal reina sobre um povo feliz".
- b) adoção de uma atitude "estética", pela subserviência à matéria e suas características físicas.
- c) disciplinada obediência ao "princípio da utilidade" e regras simples do funcionalismo.
- d) inspiração na fascinante natureza brasileira e nos primitivos costumes indígenas.
- e) conjugação de técnica e beleza, pela valorização da noção de "ordem" e, simultaneamente, da experiência mundana das "coisas boas de olhar".
- #231035
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História da Arquitetura e Urbanismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são
I. predominância da arquitetura urbana;
II. importância fundamental dos edifícios públicos;
III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.
É correto o que consta em
- a) III, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II e III.
- e) I, apenas.
- #231036
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- História da Arquitetura e Urbanismo
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Quando um importante arquiteto brasileiro faz menção aos princípios "da planta de dentro para fora, do ângulo reto, da máquina de habitar”, refere-se
- a) aos ideais nacionalistas em contraposição às influências da arquitetura contemporânea internacional.
- b) às premissas estilísticas das correntes conservadoras contra as influências internacionais.
- c) às premissas das correntes modernistas brasileiras em contato com as aspirações de inovação daquele contexto cultural internacional.
- d) às relações entre as tradições construtivas e a arquitetura contemporânea.
- e) às imposições da visão saudosista do passado à arquitetura contemporânea.