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Simulado História da Arquitetura e Urbanismo | CONCURSO

Simulado História da Arquitetura e Urbanismo

Simulado História da Arquitetura e Urbanismo

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Este Simulado História da Arquitetura e Urbanismo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: História da Arquitetura e Urbanismo
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões História da Arquitetura e Urbanismo

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#231032
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Matéria
História da Arquitetura e Urbanismo
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. Concursos Diversos
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(1,0) 1 - 

Em "A História Crítica da Arquitetura Moderna", Frampton (2003) estuda o regionalismo crítico. Assinale a opção que NÃO expressa suas conclusões sobre o tema.

  • a) Desconsidera todos os aspectos emancipatórios e progressistas do legado arquitetônico moderno e favorece as plantas de grandes dimensões, abandonando as plantas pequenas.
  • b) Tende a florescer nos interstícios culturais, que, de um modo ou de outro, são capazes de fugir da investida otimizadora da civilização universal.
  • c) Favorece a realização da arquitetura como fato tectônico e não como a redução do ambiente construído a uma série de episódios cenográficos desordenados.
  • d) Enfatiza fatores específicos do lugar, como a topografia e as condições climáticas e de luz, opondo-se à tendência da "civilização universal" de privilegiar o uso de ar condicionado.
  • e) Enfatiza tanto o tátil quanto o visual, sendo sensível às sensações ambientais de calor, frio, umidade, deslocamento de ar e às diversidades dos aromas e sons produzidos por materiais e volumes diferentes.
#231033
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História da Arquitetura e Urbanismo
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(1,0) 2 - 

Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:

I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.

II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.

III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II e III.
  • b) I, II e IV.
  • c) I e III.
  • d) II, III e IV.
  • e) IV.
#231034
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História da Arquitetura e Urbanismo
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(1,0) 3 - 

Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela

  • a) utopia, entendida como "um país imaginário onde um governo ideal reina sobre um povo feliz".
  • b) adoção de uma atitude "estética", pela subserviência à matéria e suas características físicas.
  • c) disciplinada obediência ao "princípio da utilidade" e regras simples do funcionalismo.
  • d) inspiração na fascinante natureza brasileira e nos primitivos costumes indígenas.
  • e) conjugação de técnica e beleza, pela valorização da noção de "ordem" e, simultaneamente, da experiência mundana das "coisas boas de olhar".
#231035
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História da Arquitetura e Urbanismo
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(1,0) 4 - 

Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são

I. predominância da arquitetura urbana;

II. importância fundamental dos edifícios públicos;

III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.

É correto o que consta em

  • a) III, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II e III.
  • e) I, apenas.
#231036
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(1,0) 5 - 

Quando um importante arquiteto brasileiro faz menção aos princípios "da planta de dentro para fora, do ângulo reto, da máquina de habitar”, refere-se

  • a) aos ideais nacionalistas em contraposição às influências da arquitetura contemporânea internacional.
  • b) às premissas estilísticas das correntes conservadoras contra as influências internacionais.
  • c) às premissas das correntes modernistas brasileiras em contato com as aspirações de inovação daquele contexto cultural internacional.
  • d) às relações entre as tradições construtivas e a arquitetura contemporânea.
  • e) às imposições da visão saudosista do passado à arquitetura contemporânea.