Processando...

Simulado HCPA - Enfermagem | CONCURSO

Simulado HCPA - Enfermagem

📚 Simulado HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre | Técnico de Enfermagem | cód.3809

Seu futuro começa com uma escolha: treinar de verdade. E o simulado HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre é o primeiro passo! 🏁

 

🔗 Vejam mais simulados HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Ver apostilas para HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre


📢 Concursos Abertos para HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Veja os concursos abertos da instituição HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#42342
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Considere as afirmações abaixo quanto à insuficiência renal aguda em crianças.

I - Essa síndrome ocorre quando a função renal deteriora-se rapidamente até o nível que impede a homeostase normal.

II - Causa diversas complicações, como crises hipertensivas, congestão grave, edema pulmonar, acidose e hipocalemia.

III - O quadro tende a se normalizar com retorno progressivo da função renal, geralmente com poliúria, em um período de 3 a 10 dias, podendo demorar até quatro semanas.

Quais estão corretas? 

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II. 
  • c) Apenas I e II. 
  • d) Apenas I e III. 
  • e) I, II e III. 
#42346
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Durante o século XX, um dos maiores avanços da pediatria foi a diminuição das doenças infectocontagiosas, devido ao amplo uso de imunizações para preveni-las. Em relação a essa afirmativa, assinale a alternativa correta. 

  • a) A vacina Hib é aplicada no recém-nascido antes da alta hospitalar. 
  • b) MMR é a vacina contra a coqueluxe, rotavírus e influenza. 
  • c) DTaP protege a criança contra tuberculose, tétano e hepatite B. 
  • d) Crianças que são imunizadas na idade recomendada e que não receberam todas as doses, devem reiniciar o calendário de vacinação. 
  • e) A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola é a MMR. 
#42348
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Em relação aos direitos de crianças e de adolescentes hospitalizados, é correto afirmar que 

  • a) a Resolução 41, de 13 de outubro de 1995, do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, estabelece que toda criança e adolescente hospitalizados devem, obrigatoriamente, ser acompanhados por sua mãe, pai ou responsável, durante todo o período de sua hospitalização. 
  • b) o Estatuto da criança e do adolescente em seu Art. 7º estabelece que a criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam exclusivamente um nascimento sadio e harmonioso. 
  • c) os hospitais devem identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital do pai, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente. 
  • d) as crianças e os adolescentes hospitalizados têm o direito de serem informados sobre sua enfermidade, prognósticos, cuidados terapêuticos e diagnósticos a serem utilizados, respeitando sua fase cognitiva, além de receber amparo psicológico, quando se fizer necessário. 
  • e) os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão obrigatoriamente, em todos os níveis de atendimento, proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou de adolescente. 
#42351
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso), em relação à terapêutica hemato-oncológica.

( ) Antes da administração de um quimioterápico, devemos usar antieméticos para evitar as náuseas e os vômitos provocados por aquela medicação.

( ) Algumas quimioterapias, como o metotrexate, exigem hiperidratação antes da sua administração, para evitar maiores danos ao paciente.

( ) Alopécia é um efeito colateral comum de vários quimioterápicos.

( ) O transplante de medula óssea alogênico usa a medula óssea da própria criança, coletada de tecido livre da doença.

( ) A observação da hematúria (verificada com fita teste) é um cuidado de enfermagem para pacientes em uso de alguns quimioterápicos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

  • a) V – V – V – F – V. 
  • b) V – F – V – F – V. 
  • c) F – V – V – F – F. 
  • d) V – V – F – V – F. 
  • e) F – F – V – F – V. 
#42354
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

O uso seguro, eficaz e ético de medicamentos exige conhecimento, habilidades e julgamento dos profissionais da saúde, bem como estruturas e sistemas adequados dos ambientes de cuidado. Em relação aos cuidados na administração de medicamentos, é correto afirmar que 

  • a) os erros associados ao uso terapêutico de medicamentos devem ser classificados exclusivamente como erros de prescrição. 
  • b) a medida de maior segurança, dentre os fatores potenciais de risco de ocorrência de eventos adversos relacionados a medicamentos, é atentar para nomes de medicamentos com sons ou grafia semelhantes aos de outras drogas.  
  • c) medicamentos potencialmente perigosos, de alta vigilância, tais como antieméticos e antibióticos, devem ser utilizados de forma criteriosa. 
  • d) medicamentos com nomes e embalagens parecidos são uma preocupação em todo ambiente hospitalar. O problema exige atenção e ações corretivas exclusivamente por parte do setor farmacêutico que administra o medicamento ao paciente. 
  • e) a manipulação de medicamentos deve ser precedida de higiene correta das mãos e de técnicas assépticas para a respectiva administração. Cada vez que um medicamento for administrado, é necessário ler atentamente o rótulo. 
#42357
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

A suspeita ou a confirmação de castigo físico, tratamento cruel ou maus tratos contra criança ou adolescente, devem ser obrigatoriamente comunicadas 

  • a) à Vara da Infância e da Juventude. 
  • b) à delegacia mais próxima. 
  • c) à administração do estabelecimento de saúde. 
  • d) ao Conselho Tutelar. 
  • e) à Delegacia Especializada na Criança e Adolescente (DECA). 
#42358
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa que apresenta sinal indicativo de técnica adequada de amamentação. 

  • a) Ruídos da língua do bebê. 
  • b) Dor na amamentação. 
  • c) Bochechas do bebê encovadas a cada sucção. 
  • d) Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada. 
  • e) Boca do bebê bem aberta e o queixo tocando a mama. 
#42359
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

A manutenção de uma via aérea permeável ainda é uma meta prioritária na Unidade Neonatal.

Em relação ao posicionamento adequado do recémnascido para facilitar a drenagem das secreções, especialmente após a amamentação, assinale a alternativa INCORRETA. 

  • a) Deve-se usar o cateter de tamanho adequado e empregar técnica de sucção correta, para evitar lesão da mucosa e edema. 
  • b) Deve-se posicionar os neonatos saudáveis em decúbito ventral durante o sono. 
  • c) Deve-se fazer sucção suave para evitar bradicardia reflexa, laringoespasmo e arritmias cardíacas por estimulação vagal. 
  • d) Deve-se realizar a sucção orofaríngea por cinco segundos, com tempo suficiente entre as sucções, para permitir que o recém-nascido se recupere e se reoxigene. 
  • e) Deve-se identificar os sinais de angústia respiratória no recém-nascido, que incluem taquipneia, dilatação nasal, ronco, retrações intercostais e cianose.  
#42360
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Chamamos de _____________ a eliminação de fezes escuras, resultantes de sangue desnaturado.

______________ é a coloração amarelada da pele e escleróticas.

______________ é a transferência passiva de conteúdo gástrico para o esôfago e boca.

______________ é a dificuldade para deglutir.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos parágrafos acima. 

  • a) Melena – Refluxo – Icterícia – Hematêmese 
  • b) Hematêmese – Refluxo – Icterícia – Melena 
  • c) Melena – Icterícia – Refluxo – Disfagia 
  • d) Refluxo – Icterícia – Melena – Hematêmese 
  • e) Disfagia – Icterícia – Refluxo – Melena 
#42361
Banca
FAURGS
Matéria
Enfermagem
Concurso
HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa correta em relação à Ética e à Bioética. 

  • a) As informações contidas no prontuário do paciente são de propriedade do paciente e de todos profissionais que prestarem cuidados a ele. 
  • b) Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, assim como uma postura de pró-atividade são características que estão longe de serem pensadas na ética profissional. 
  • c) As informações que os pacientes fornecem, quando de seu atendimento em um hospital, posto de saúde ou consultório privado, assim como os resultados de exames e procedimentos realizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica, são de propriedade do próprio paciente. 
  • d) Na área hospitalar, decisões são tomadas com base apenas em fatos. 
  • e) A Bioética aborda problemas de forma original, individual, contemporânea, global e sistemática.