Processando...

Simulado HC-UFPR | CONCURSO

Simulado HC-UFPR

SIMULADO HC-UFPR

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos HC-UFPR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da HC-UFPR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores HC-UFPR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado HC-UFPR contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos HC-UFPR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos HC-UFPR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO HC-UFPR
Para realizar o simulado HC-UFPR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado HC-UFPR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para HC-UFPR é aqui!


#184871
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Durante a exacerbação da asma, a avaliação da função pulmonar mostra:

  • a) diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), da capacidade vital e do volume de reserva inspiratório.
  • b) aumento do volume residual (VR), da capacidade residual funcional (CRF) e da capacidade vital.
  • c) diminuição do volume de reserva inspiratório, da capacidade pulmonar total (CPT) e da capacidade residual funcional.
  • d) aumento do volume residual e do VEF1.
#184872
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A respeito das bronquiectasias, é correto afirmar:

  • a) Recursos como flutter (pressão expiratória positiva oscilante) estão indicados nesses casos, pois os pacientes apresentam secreção pulmonar abundante, exceto nas bronquiectasias secas.
  • b) O termo bronquiectasia significa dilatação brônquica e refere-se a um distúrbio ventilatório restritivo.
  • c) Quanto à forma, as bronquiectasias podem ser classificadas como cilíndricas ou tubulares, saculares ou císticas, fusiformes, mistas e espessas.
  • d) Nas bronquiectasias secas há menor tendência a hemoptoicos.
#184873
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A dispneia e a intolerância ao exercício são sintomas frequentes em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em relação aos fatores responsáveis pela diminuição da capacidade funcional nesses pacientes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A inatividade física, desnutrição proteico-calórica, hipoxemia e o próprio processo inflamatório sistêmico são causas estabelecidas de disfunção muscular na DPOC.

( ) Alguns pacientes desenvolvem hipertensão pulmonar, que tem como consequência a diminuição da fração de ejeção do ventrículo esquerdo, podendo limitar ainda mais a atividade física nesses pacientes.

( ) Para aumentar a ventilação alveolar ao esforço, esses pacientes elevam a frequência respiratória, com pouca modificação no volume corrente.

( ) Uma das causas da intolerância ao esforço é a limitação ventilatória, pois não ocorre aumento adequado da ventilação para eliminação de CO2 produzido durante a atividade física.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) V – F – V – V.
  • b) V – F – V – F.
  • c) F – V – V – F.
  • d) F – V – F – V.
#184874
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O termo atelectasia refere-se a um colapso do tecido pulmonar que pode ocorrer em qualquer nível dos pulmões. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Na ausculta pulmonar, pode ser observada redução do murmúrio vesicular, indicando a ausência ou diminuição significativa da ventilação em determinadas áreas, assim como presença de ruídos adventícios, indicativa de secreções retidas ou mesmo bronquiodilatação.
2. Em cirurgias abdominais altas, a dor pós-operatória está associada à redução do aporte respiratório, redução da pressão pleural e aumento da pressão intra-abdominal, resultando em atelectasia.
3. O posicionamento no leito para promover reexpansão pulmonar em casos de atelectasia deve manter o pulmão acometido em situação contralateral ao decúbito
4. Padrões respiratórios e incentivadores inspiratórios a volume estão indicados em casos de atelectasia, com o objetivo de aumentar a capacidade pulmonar total (CPT) e a capacidade inspiratória (CI).

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
#184875
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A respeito da avaliação fisioterapêutica pneumofuncional e morfodinâmica do tórax e do abdome, é correto afirmar:

  • a) A cirtometria refere-se à avaliação das medidas do tórax nos movimentos respiratórios.
  • b) No enfizema, enfermidade de componente obstrutivo, as articulações condroesternais encontram-se rígidas e o tórax em expiração permanente.
  • c) A hiperpneia refere-se à frequência alta, com profundidade superficial e ritmo regular.
  • d) A avaliação da ventilação alveolar é refletida pela tensão do dióxido de carbono (PaCO2), que em condições normais encontra-se entre 25 a 35 mmHg.
#184876
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

As funções cardiopulmonares e do sistema autônomo são dinâmicas e passam por mudanças à medida que os indivíduos envelhecem. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As medidas da função cardíaca e sistólica durante o repouso não se alteram com o processo de envelhecimento.

( ) No processo de envelhecimento, a função sistólica apresenta alterações significativas em resposta a exercícios físicos.

( ) Dentre as mudanças da função pulmonar, as maiores alterações advindas do envelhecimento são o enrijecimento da parede torácica e a redução da retração elástica pulmonar.

( ) A perda do recolhimento elástico com a idade está diretamente associada ao aumento do fluxo expiratório forçado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) V – V – V – F.
  • b) F – F – V – V.
  • c) F – V – F – F.
  • d) V – F – F – V.
#184877
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Na década de 1980, o professor Postiaux e seu grupo descreveram a técnica conhecida como expiração lenta total com a glote aberta no decúbito infralateral (ELTGOL). Em relação a essa técnica, considere as seguintes afirmativas:

1. Não utiliza a força da gravidade para o deslocamento da secreção e é indicada tanto para neonatologia e pediatria quanto para adultos.
2. Há uma variação da técnica em decúbito dorsal quando não se pode utilizar o decúbito infralateral, descrita como ELTGO.
3. É necessária a colaboração do paciente para manter a glote aberta com um bocal e realizar inspiração nasal até o volume corrente e expiração oral lenta até o volume residual.
4. É classificada com uma técnica de desobstrução brônquica, pois desloca secreções de vias aéreas até sua posterior eliminação, mas não auxilia na depuração do muco brônquico.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • d) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
#184878
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

As atelectasias têm inúmeros fatores causais e podem ser passivas ou de absorção. Paciente neurológico, escala de coma de Glasgow 8 (resposta motora 3, resposta verbal 3 e abertura ocular 2), ventilando espontaneamente em ar ambiente, sem via aérea artificial, mantendo-se estável hemodinamicamente, com raio X mostra atelectasia em área do terço médio inferior de pulmão direito. A conduta mais adequada nesse caso é:

  • a) drenagem postural seletiva brônquica associada a inaloterapia com ar comprimido e oscilação oral de alta frequência.
  • b) drenagem postural seletiva brônquica associada a inaloterapia com ar comprimido e exercícios respiratórios de reexpansão pulmonar.
  • c) drenagem postural seletiva brônquica associada a inaloterapia independentemente da fonte e ventilação com pressão positiva (EPAP ou PEP).
  • d) drenagem postural seletiva brônquica associada a inaloterapia independentemente da fonte e inspirometria de incentivo com incentivador fluxodependente.
#184879
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Entre as principais complicações no aparelho respiratório no pós-operatório das cirurgias abdominais do tipo laparotomia, está:

  • a) a sepse de foco abdominal pela incisão e tempo de procedimento, que leva à pneumonia nosocomial.
  • b) a infecção de parede, que leva à diminuição do mecanismo de tosse.
  • c) a diminuição dos volumes e capacidades pulmonares, predispondo ao aparecimento de atelectasias.
  • d) o tempo de anestesia prolongado, que leva ao aumento do tônus brônquico.
#184880
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
HC-UFPR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A monitorização hemodinâmica e ventilatória, além do exame físico e clínico constante do paciente submetido à ventilação mecânica, faz parte da rotina diária do fisioterapeuta que atua em hospitais. Dentre esses exames, os mais relevantes e necessários são:

  • a) raio X, gasometria arterial, ausculta pulmonar, dados vitais e peep intrínseca.
  • b) peep intrínseca, capnografia, queixa principal e edema de extremidades.
  • c) raio X, gasometria arterial, ausculta pulmonar, dados vitais e inspeção estática/dinâmica.
  • d) raio X, gasometria arterial, dados vitais, peep intrínseca e edema de extremidades.