Simulado GHC - Língua Portuguesa | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado GHC - Língua Portuguesa
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado GHC - Língua Portuguesa
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Fundamental do concurso GHC.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado GHC - Língua Portuguesa
Este simulado contém questões da banca FUNDATEC, para nível Fundamental do cargo de Auxiliar Técnico de Higienização Hospitalar. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes GHC.
*Conteúdo Programático do Simulado GHC - Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Língua Portuguesa.
- #43139
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Qual alternativa apresenta o sinônimo da palavra ingênuo (l.40)?
- a) inocente.
- b) malicioso.
- c) utópico.
- d) infantil.
- e) ingênito.
- #43140
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considerando o uso que tem no texto, a palavra exagerado (l.28) pode ser substituída, sem alterar o sentido, por:
- a) abrasivo.
- b) diminuído.
- c) grande.
- d) importante.
- e) demasiado.
- #43141
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta a ideia geral do texto.
- a) Os antibióticos desenvolvidos e o plano para melhorá-los no futuro.
- b) As epidemias existentes e futuras e as estratégias para combatê-las.
- c) O surgimento do ebola e do H1N1 e as formas de erradicá-los.
- d) As armas do homem contra as doenças infecciosas.
- e) Métodos e planejamento para evitar as doenças virais.
- #43142
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Analise as afirmações a respeito de frases retiradas do texto, levando em conta o contexto de ocorrência, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) E a doença que ele provocava foi batizada de gripe suína. (l.20) – O termo ‘batizada’ foi utilizado de forma figurada, para dizer que a doença foi chamada de gripe suína.
( ) mas está perdendo terreno. (l.33) – Essa frase demonstra que houve perda de terras e propriedades devido à tentativa de redução do uso dos antibióticos.
( ) Nossas armas estão acabando. (l.35) – As ‘armas’ que são mencionadas nessa frase se referem aos antibióticos que podem acabar com os vírus e bactérias existentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) F – V – F.
- b) V – V – V.
- c) V – F – F.
- d) F – F – F.
- e) V – F – V.
- #43143
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considerando a frase "A realidade do século 21 é muito mais dura." (l.41), analise as seguintes afirmações, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A frase poderia ser reescrita, mantendo o sentido que tem no texto, da seguinte forma: “A realidade do século 21 é muito mais difícil”.
( ) Pode-se perceber que a ideia dessa frase é uma comparação do século 21 com outras épocas (não mencionadas especificamente no texto).
( ) A frase passa a ideia de que, se houver uma epidemia futuramente, não conseguiremos combatê-la.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) F – V – F.
- b) V – V – V.
- c) V – F – F.
- d) F – F – F.
- e) V – F – V.
- #43144
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa que apresenta o antônimo da palavra pior (l.24 – nas duas ocorrências).
- a) ruim.
- b) bom.
- c) mau.
- d) melhor.
- e) péssimo.
- #43145
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A partir da frase "A humanidade tem tentado reduzir o uso dos antibióticos (no Brasil, por exemplo, agora só é possível comprá-los com receita, que fica retida na farmácia) e criar novas versões deles" (l.31-33), analise as seguintes afirmações:
I. A humanidade está cansada de tentar reduzir o uso de antibióticos.
II. Essa ação de tentar reduzir o uso de antibióticos e criar novas versões deles é um processo contínuo, que começou no passado e ainda continua no presente.
III. Somente os brasileiros usam poucos tipos de antibióticos.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III
- #43146
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa cuja pergunta NÃO pode ser respondida pelo texto.
- a) Quais são os antibióticos mais eficazes?
- b) Onde surgiu a gripe suína?
- c) Quais são alguns dos sintomas do ebola?
- d) Como surgiu o supervírus H1N1?
- e) Existe algum plano para atacar possíveis bactérias futuras?
- #43147
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O primeiro parágrafo do texto aborda, predominantemente, o seguinte tema:
- a) Epidemias em geral.
- b) Os problemas da saúde.
- c) A fragilidade do ser humano.
- d) O ebola.
- e) Os vírus e as bactérias existentes.
- #43148
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- GHC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a alternativa que apresenta outro título adequado para o texto.
- a) A luta contra o ebola
- b) A história das epidemias no mundo.
- c) O futuro da humanidade e as epidemias.
- d) Como se prevenir dos vírus e bactérias.
- e) Cuidar da saúde é essencial.