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Simulado Gestão de Pessoas | CONCURSO

Simulado Gestão de Pessoas

SIMULADO GESTÃO DE PESSOAS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Gestão de Pessoas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Concursos Diversos, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Gestão de Pessoas contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Gestão de Pessoas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos Diversos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos Diversos. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Concursos Diversos
Para realizar o simulado Concursos Diversos você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!


#212252
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Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
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(1,0) 1 - 

Um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando pontos de excelência e pontos de carências, suprindo lacunas e agregando conhecimento e, tendo por base certos critérios mensuráveis objetivamente é denominado:

  • a) gestão social.
  • b) gestão do conhecimento.
  • c) educação corporativa.
  • d) desenvolvimento organizacional.
  • e) gestão por competências.
#212254
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(1,0) 2 - 

No processo de seleção de pessoal, o teste que tem a propriedade de avaliar candidatos em determinadas situações práticas do dia-a-dia no trabalho, quanto a sua rapidez e eficácia na tomada de decisão, denomina-se

  • a) prático.
  • b) grafológico.
  • c) situacional.
  • d) psicológico de aptidão.
  • e) psicológico de personalidade
#212256
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(1,0) 3 - 

A empresa Gama registrou, durante o ano de 2006, a saída de 65 empregados. Em 1o de janeiro de 2006 havia 350 empregados e, em 31 de dezembro de 2006, 650 empregados. O índice de rotatividade da empresa Gama é

  • a) 6,5%.
  • b) 10%.
  • c) 13%.
  • d) 18%.
  • e) 21%.
#212258
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(1,0) 4 - 

De acordo com o modelo de Hamblin de níveis de avaliação no treinamento, quando o treinando, após participar de um processo de treinamento que gostou e demonstra ter aprendido, embora continue a executar a tarefa sob sua responsabilidade pelo mesmo método utilizado antes do treinamento, retrata o nível de avaliação de

  • a) avaliação de resultados finais.
  • b) aprendizado.
  • c) avaliação de valores.
  • d) reação.
  • e) comportamento.
#212262
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(1,0) 5 - 

Considere os conceitos abaixo relacionados aos estilos interpessoais, segundo à "Janela Johari":

I. Tende a gerar hostilidade nos outros, pois a falta de relacionamento é, geralmente, interpretada em função das necessidades das outras pessoas e esta lacuna afeta sua satisfação, pois não fornece e nem busca "feedback". É encontrado, com freqüência em organizações burocráticas, onde, muitas vezes, é até conveniente evitar abertura e envolvimento.
II. Caracteriza-se por uma tendência a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas idéias e atos, utilizando preferencialmente o processo de solicitar "feedback". Ao mesmo tempo, indica pouco desejo de se expor, o que pode ser interpretado como sinal de desconfiança nos outros.
III. Os outros podem percebê-lo como egocêntrico, com exagerada confiança nas próprias opiniões e valorizando a sua autoridade, sem buscar "feedback". Os outros podem desenvolver sentimentos de insegurança, hostilidade e defensividade com relação à pessoa.
IV. Caracteriza-se pela utilização ampla e equilibrada na busca de "feedback" e de exposição, permitindo franqueza e empatia pelas necessidades dos outros.

Os estilos acima correspondem ao:

  • a) I - Eu Desconhecido; II - Eu Secreto; III - Eu Cego; IV - Eu Verdadeiro.
  • b) I - Eu Desconhecido; II - Eu Secreto; III - Eu Cego; IV - Eu Aberto.
  • c) I - Eu Secreto; II -Eu Desconhecido; III - Eu Cego; IV - Eu Aberto.
  • d) I -Eu Cego; II - Eu Secreto; III - Eu Desconhecido; IV - Eu Aberto.
  • e) I - Eu Hostil; II - Eu Secreto; III -Eu Egóico; IV - Eu Harmônico.
#212263
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(1,0) 6 - 

A declaração escrita do que faz o ocupante do cargo e de como e por que seu trabalho é realizado denomina-se

  • a) planejamento de recursos humanos.
  • b) especificação do cargo.
  • c) descrição do cargo.
  • d) avaliação de desempenho.
  • e) plano de carreira.
#212266
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(1,0) 7 - 

A Elétrica AK atua basicamente com a venda de materiais elétricos e hidráulicos e vende também alguns produtos básicos para reforma. Possui em seu quadro de empregados cinco vendedores, um caixa, um motorista freelancer - João -, um estoquista e uma gerente geral - Marisa.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos ao comportamento organizacional.

I Considere que João, apesar de gostar do que faz, de ver reconhecida sua competência pelos outros e de ganhar, em média, cerca de 50% a mais que um motorista exclusivo da empresa, com carteira assinada, está insatisfeito com a sua situação em relação à empresa. Nessa situação, é correto afirmar que João não está motivado, segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, pois sua necessidade básica de segurança não está sendo atendida.
II Supondo que Marisa tem atuado de forma controladora na Elétrica AK, que toma as decisões de forma meticulosa, que possui muita competência na atividade de gestão da empresa e que é uma excelente orientadora para os empregados da empresa, é correto afirmar, portanto, que Marisa é uma líder do tipo autocrática.
III Admitindo que Carlos, estoquista da Elétrica AK, trabalha em um local um pouco abafado, situado à margem da principal rodovia de acesso à cidade, e que lida diariamente com poeira oriunda do trânsito de carros e dos produtos estocados, como gesso, cimento, argamassa etc., mas gosta muito de trabalhar na Elétrica AK, então, segundo a teoria de Herzberg (Teoria dos dois fatores - higiênicos e motivacionais), é correto afirmar que, se o depósito em que Carlos trabalha for reestruturado de modo a tornar-se mais ventilado, com menos barulho e quantidade menor de poeira, Carlos estará certamente mais motivado.
IV Sabendo que Domingues é o mais antigo e experiente vendedor da Elétrica AK e que é normalmente referência para os outros vendedores, é correto concluir que Domingues possui uma liderança baseada na sua autoridade formal em relação aos outros vendedores.
V Assuma que Natália é empregada da referida empresa há mais de 10 anos. Quando iniciou as suas atividades no caixa, ela estava terminando o ensino médio. Atualmente, é formada em administração, com habilitação em logística de distribuição. Natália continua com um desempenho muito bom nas atividades de caixa. Nessa situação, é correto concluir que suas atuais habilidades e o trabalho estão em sintonia, pois o seu desempenho no caixa continua bom, o que significa que a Elétrica AK não corre o risco de Natália tornar-se insatisfeita.

Estão certos apenas os itens

  • a) I e II.
  • b) I e V.
  • c) II e III.
  • d) III e IV.
  • e) IV e V.
#212268
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(1,0) 8 - 

Uma companhia circense que viaja pelo Brasil, apresentando peças teatrais e espetáculos, é composta por palhaços, malabaristas e contorcionistas. Seus integrantes somam trinta e duas pessoas e existe aceitação dos clientes, mas com tendência de declínio.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

I Considere que Tontom, um dos malabaristas, está cada vez mais apreensivo, pois tem visto muitos colegas de trabalho saírem da companhia neste último ano. Então, é correto concluir que o que torna Tontom apreensivo deve ser também foco de preocupações do gestor da companhia: o nível de rotatividade.
II Se os novos artistas da companhia são recrutados por intermédio de escolas e cursos especializados em arte dramática e circense, então o recrutamento utilizado é do tipo interno.
III Um processo de seleção eficaz para os novos malabaristas a serem contratados deve basear-se exclusivamente na análise do currículo dos candidatos, do qual serão colhidos dados relativos a experiências anteriores e referências, e na técnica de entrevista, para comparar os candidatos e checar detalhes sobre cada um.
IV Se uma contorcionista estiver fazendo um curso de aperfeiçoamento de suas técnicas de contorcionismo, é correto afirmar que ela está sendo treinada.
V Considere que Tânia é malabarista e está participando de um conjunto de cursos oferecidos pelo SEBRAE sobre gestão moderna das empresas. Sendo assim, é correto afirmar que Tânia está sendo treinada.

Estão certos apenas os itens

  • a) I e IV.
  • b) I e V.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e V.
#212271
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(1,0) 9 - 

"O BNDES apóia projetos que tenham impacto direto na melhoria das condições de vida da população brasileira."
Disponível em: http://www.bndes.gov.br/social....

Essa premissa social do BNDES está de acordo com a prática de gestão preconizada pela Instituição no que concerne à sua relação com o desenvolvimento humano e também com os princípios de Responsabilidade Social.

Considerando esse conceito, analise as afirmativas abaixo.

I - As organizações são instituições que utilizam recursos da sociedade.
II - O papel da empresa é aumentar a riqueza da sociedade.
III - A responsabilidade pelos problemas da sociedade é do governo e dos cidadãos.

Tais afirmações representam visões, respectivamente, de

  • a) empresas - acionistas - acionistas.
  • b) empresas - empresas - acionistas.
  • c) empresas - empresas - empresas.
  • d) acionistas - empresas - acionistas.
  • e) acionistas - acionistas - empresas.
#212274
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(1,0) 10 - 

O processo de recompensar é um elemento importante na condução de um funcionário em termos de retribuição, retroação ou reconhecimento do seu desempenho na organização. Atualmente, enquanto algumas organizações se apóiam em processos rígidos e tradicionais, outras buscam processos mais avançados e flexíveis tanto para motivar quanto para incentivar seus funcionários. A abordagem tradicional baseia-se nas seguintes premissas:

I - processos individualizados;
II - política de generalização;
III - modelo do homem econômico;
IV- baseado em metas;
V - ênfase no futuro.

Estão corretas as premissas

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I, II e IV, apenas.
  • d) I, IV e V, apenas.
  • e) III, IV e V, apenas.