Processando...

Simulado Gerência de Projetos | CONCURSO

Simulado Gerência de Projetos

Simulado Gerência de Projetos

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Gerência de Projetos não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Gerência de Projetos

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Gerência de Projetos foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Gerência de Projetos
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Gerência de Projetos

  1. Todos Simulados Gerência de Projetos
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Gerência de Projetos e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Gerência de Projetos

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Gerência de Projetos, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Gerência de Projetos

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#215707
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considere a definição de projeto como "um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único" e analise as seguintes afirmações relativas à Gerência de Projetos de Software:

I. O termo "Temporário" não está aplicado corretamente já que a duração de um projeto é indeterminada, tornando projetos em esforços continuados.

II. O termo "Único" significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes.

III. O termo "Temporário" significa que cada projeto tem um início e um fim muito bem definidos. Chega-se ao fim do projeto quando os seus objetivos foram alcançados ou quando torna-se claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão mais ser atingidos.

IV. Os projetos devem envolver todas as unidades da organização, mas não podem atravessar as fronteiras organizacionais.

Estão corretos os itens:

  • a) I e II
  • b) II e III
  • c) III e IV
  • d) I e III
  • e) II e IV
#215708
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Analise as seguintes afirmações relacionadas à Gestão de Projetos:

I. No ponto de consumo de maior esforço para o projeto, normalmente 50% do ciclo de vida do projeto, deve-se fazer uma reunião de avaliação dos erros e acertos da equipe. Isso tem a finalidade de gerar uma lista de "melhores práticas", contribuindo para a formação de uma base de conhecimento que poderá ser muito útil em projetos futuros.

II. O "escopo do projeto" é o trabalho que deve ser realizado para se obter um produto ou serviço com determinadas características e recursos.

III. A monitoração dos riscos envolve acompanhar o status de cada risco e as opções de ações definidas para enfrentá-los caso eles venham a se tornar problemas reais, sem se preocupar com a probabilidade de sua ocorrência.

IV. No momento do encerramento do projeto, deve-se formalizar o seu encerramento para que fique claro para todos os envolvidos, inclusive o cliente, que o projeto está concluído e que novas necessidades serão atendidas em um novo projeto. Qualquer extensão ou alteração deverá ser orçada e todo o ciclo se inicia novamente.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a) I e II
  • b) II e III
  • c) II e IV
  • d) I e III
  • e) III e IV
#215709
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Segundo o PMBOK, a gerência de risco do projeto inclui vários processos principais, entre eles,

  • a) o gerenciamento de recursos dos riscos, que tem como principal tarefa garantir o contínuo fornecimento de recursos fi nanceiros para dar continuidade ao projeto.
  • b) a identifi cação dos riscos, que tem como principal tarefa definir as melhorias necessárias para o aproveitamento de oportunidades e respostas às ameaças.
  • c) o controle das respostas aos riscos, com a tarefa de responder às mudanças nos riscos no decorrer do projeto.
  • d) a avaliação periódica do desempenho dos riscos, que tem como principal tarefa defi nir e avaliar o desempenho geral do projeto, buscando assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade.
  • e) a monitoração dos riscos, com a tarefa de analisar os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar as formas para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.
#215710
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo o PMBOK, a gerência das aquisições do projeto inclui os processos necessários à obtenção de bens e serviços externos à organização executora. Essa gerência é discutida no PMBOK do ponto de vista do comprador, na relação comprador-fornecedor. Com relação aos processos da Gerência das aquisições do projeto, é correto afirmar que

  • a) o planejamento das aquisições é o processo de assegurar que o desempenho do fornecedor está adequado aos requerimentos contratuais. Em grandes projetos, com diversos fornecedores de produtos e serviços, um aspecto chave do planejamento das aquisições é o gerenciamento das interfaces entre os diversos fornecedores. A natureza da relação contratual obriga que a equipe do projeto, ao planejar o contrato, esteja perfeitamente ciente das implicações legais das ações tomadas.
  • b) o encerramento do contrato é similar ao encerramento administrativo na medida em que ele envolve tanto a verifi cação do produto, quando é observado se o trabalho foi todo completado correta e satisfatoriamente, quanto o fechamento administrativo, quando são atualizados os registros para refletir os resultados finais e arquivar as informações para uso futuro. Os termos e condições contratuais podem determinar procedimentos específicos para encerramento do contrato. O término precoce de um contrato é um caso especial de encerramento do contrato.
  • c) o planejamento das aquisições é o processo que envolve a recepção de coletas de preços ou propostas e a aplicação dos critérios de avaliação para selecionar um fornecedor.
  • d) a administração dos contratos é o processo de identificar que necessidades do projeto podem ser melhor atendidas por meio da contratação de produtos ou serviços fora da organização do projeto. Envolve considerações sobre quando, como, o que, quanto e onde contratar.
  • e) no planejamento das aquisições, firma-se um compromisso mútuo que obriga o vendedor a fornecer o produto especificado e obriga o comprador a pagar por ele. Após sua aprovação, o planejamento das aquisições torna-se relacionamento legal sujeito a recurso no Tribunal. O planejamento das aquisições pode ser simples ou complexo, usualmente refletindo a simplicidade ou a complexidade do produto. Ele pode ser chamado de declaração de entendimento mútuo.
#215711
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Analise as seguintes afirmações relativas ao processo Seleção de fornecedores, segundo o PMBOK:

I. Um Sistema de classificação é um método para quantificar dados qualitativos de forma a minimizar os efeitos de influências pessoais na seleção de fornecedores. A maioria desses sistemas envolve: designar um peso numérico para cada critério de avaliação; atribuir notas para cada fornecedor em cada critério, multiplicar o peso pela nota e totalizar os produtos resultantes para cálculo do resultado final.

II. Nas Estimativas independentes, a organização contratante pode preparar suas próprias estimativas para servir de base para avaliação dos preços propostos. A ocorrência de diferenças significativas em relação às estimativas pode indicar que a Declaração de Trabalho não foi adequada, que o fornecedor não entendeu ou errou no pleno atendimento da mesma. Essas estimativas são frequentemente referenciadas como estimativas, isto é, "quanto deve custar".

III. Um Sistema de ponderação envolve o estabelecimento de requerimentos mínimos de desempenho para um ou mais critérios de avaliação. Por exemplo, pode ser exigida dos fornecedores, a apresentação de um gerente de projetos que seja um Project Management Professional (PMP) antes que o restante da proposta seja considerada.

IV. A Negociação contratual envolve o esclarecimento e o acordo mútuo da estrutura e requerimentos do contrato antes de sua assinatura. A linguagem final do contrato deve refletir, o máximo possível, todo o acordo alcançado. Os assuntos cobertos incluem, mas não se limitam a responsabilidades e autoridades, termos e leis aplicáveis, abordagens quanto à gerência técnica e do negócio, financiamento do contrato e preço.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a) I e II
  • b) II e III
  • c) II e IV
  • d) I e III
  • e) III e IV
#215712
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Com relação a conceitos e funções de ferramentas de auxílio de gerência de projetos é correto afirmar que

  • a) o diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço e a duração das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e o fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.
  • b) um framework é uma ferramenta de controle de versão. Com um framework é possível que grupos de pessoas trabalhem simultaneamente no desenvolvimento de software e outros produtos baseados em arquivos, como por exemplo, manuais, apostilas, dados de configuração, entre outros.
  • c) o PERT é uma coleção de artefatos de software utilizável por várias aplicações diferentes.
  • d) um framework é um gráfico utilizado para definir o caminho crítico de um projeto, bem como a duração do seu ciclo de vida.
  • e) o PERT é uma ferramenta de modelagem UML muito utilizada para apresentação de diagramas de componentes e diagramas de sequência.
#215713
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Analise as seguintes afirmações relacionadas ao Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos - PMBOK.

I. O Gerenciamento das comunicações do projeto descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.

II. Segundo o PMBOK, os objetivos dos projetos e das operações são fundamentalmente diferentes. A finalidade de um projeto é atingir seu objetivo e, em seguida, terminar. Por outro lado, o objetivo de uma operação contínua é manter o negócio.

III. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e da integração dos seguintes processos de gerenciamento de projetos: Gerenciamento de risco, Desenvolvimento e Teste.

IV. Segundo o PMBOK, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a) I e II
  • b) II e III
  • c) III e IV
  • d) I e III
  • e) II e IV
#215714
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No contexto de gestão de riscos de um projeto de software, assinale a afirmativa correta.

  • a) É uma boa prática de gerenciamento de risco criar logo no início do projeto uma baseline dos riscos identificados e utilizá-la ao longo de todo o projeto para comunicar à equipe do projeto os riscos identificados.
  • b) Quanto menor o número de riscos em uma lista de riscos, maior será a probabilidade de o projeto ter sucesso.
  • c) Dado um conjunto de riscos identificados, a gerência do projeto deverá preocupar-se principalmente com aqueles riscos que têm maior probabilidade de ocorrer.
  • d) O gerente de projeto é a pessoa da equipe que identifica os riscos que compõem a lista de riscos do projeto.
  • e) O gerenciamento de riscos pode acarretar um grande aumento de recursos de tempo e custo ao projeto.
#215715
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Os empregados de uma determinada empresa costumam entrar em greve sempre no mesmo mês de cada ano. Sabendo disso, o gerente de projetos que trabalha com esses empregados faz o seu planejamento de resposta a riscos seguindo as melhores práticas do PMBOK. Assim, na ocorrência desse risco, entra em ação o Plano

  • a) de Contenção.
  • b) de Contingência.
  • c) de Controle de Mudanças.
  • d) de Melhoria de Processos.
  • e) Estratégico.
#215716
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gerência de Projetos Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Você montou a WBS (Work Breakdown Structure) do seu projeto e chegou ao seu nível mais baixo, no qual foram especificadas as estimativas de custo e tempo. De acordo com o PMBOK, esse nível da WBS é denominado

  • a) subprojetos.
  • b) pacotes de trabalho.
  • c) entregas acordadas.
  • d) entregas principais.
  • e) fases do projeto.