Processando...

Simulado Geologia do Petróleo | CONCURSO

Simulado Geologia do Petróleo

Simulado Geologia do Petróleo

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Geologia do Petróleo não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Geologia do Petróleo

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Geologia do Petróleo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Geologia do Petróleo
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Geologia do Petróleo

  1. Todos Simulados Geologia do Petróleo
  2. Simulados
  3. Questões de Simulados

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Geologia do Petróleo e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Geologia do Petróleo

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Geologia do Petróleo, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Geologia do Petróleo

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#238005
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Geologia do Petróleo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Na indústria do petróleo, por ser alicerçada em exploração e produção ininterrupta de recurso mineral exaurível, a intensidade de capital é particularmente significativa na fase de E&P, em função do alto risco.
Não obstante todo conhecimento e experiência acumulados por mais de um século, a ocorrência de petróleo em quantidades economicamente rentáveis só é definitivamente provada ao final de uma campanha de perfuração bem-sucedida.
Sobre os riscos de natureza única da indústria do petróleo, que se adicionam aos riscos normais de outras atividades econômicas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A indústria do petróleo enfrenta riscos de custos, mercados, demandas e preços que são semelhantes aos riscos enfrentados por outras atividades econômicas.
( ) A Industria do petróleo apresenta risco geológico , devido a incerteza do desconhecido na descoberta de jazidas economicamente rentáveis.
( ) Não existe risco técnico associado à atividade exploratória, uma vez que se faz a interpretação de dados previamente à exploração.
( ) A indústria do petróleo não enfrenta risco político que venha a advir de mudança inesperada do regime político do país hospedeiro.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • a) V – F – V – V.
  • b) V – V – F – F.
  • c) V – F – F – V.
  • d) V – F – F – F.
  • e) F – V – V – V.
#238006
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Geologia do Petróleo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A Geologia Estrutural preocupa-se com o estudo das estruturas (forma e geometria) causadas pela deformação das rochas após sua formação, suas causas e distribuição geográfica.
A análise estrutural é essencial na exploração de petróleo, pois as estruturas como falhas/juntas são condutos potenciais para fluidos (água, gás, óleo) e controlam o transporte de fluido em subsuperfície, enquanto outros tipos de estruturas, como as dobras, podem ser responsáveis pelas trapas estruturais.
A respeito dos conceitos de geologia estrutural, assinale a afirmativa correta.

  • a) Nos ambientes compressionais, os sistemas de falhas são dominados pelas falhas de empurrão, cujo componente de esforço principal é vertical.
  • b) As falhas de rejeito direcional, que conectam hemigrabens de polaridade oposta, são um tipo de falha de transferência. Essas falhas são comuns em riftes, como nos sistemas de rifte do leste da África e no rifte do Mar do Norte.
  • c) Os sistemas extensionais geralmente são caracterizados por associações de falhas normais, que podem exibir geometria em dominó ou geometria lístrica, assim como observado na margem oeste da Bacia do São Francisco
  • d) A Bacia do Recôncavo é um rifte abortado, formado no início da separação dos continentes sul-americano e africano. A Falha de Salvador, que limita o embasamento (Cidade Alta) da Bacia do Recôncavo (Cidade Baixa) em Salvador, Bahia, é um tipo de falha inversa.
  • e) As estruturas em flor podem ser positivas ou negativas. As estruturas em flor negativas ocorrem quando há compressão e são associadas à transpressão.
#238007
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Geologia do Petróleo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Devido a eficiência da mineralização da matéria orgânica, poucas moléculas conservam sua estrutura intacta ou mesmo seu esqueleto carbônico original. Assim compostos orgânicos que resistem a destruição parcial das suas estruturas originais pelo processos biogeoquímicos foram chamados de “Fósseis Quimicos” por Eglinton (1967).
Em relação à geoquímica orgânica, analise as afirmativas a seguir.
I. Biomarcadores são compostos orgânicos, resistentes à degradação, uma espécie de assinatura química, como um fingerprint, permitindo a identificação da origem dos hidrocarbonetos. II. Durante a diagênese nos sedimentos os biomarcadores sofrem as mesmas reações que os outros compostos orgânicos do sedimento: perda dos grupos funcionais, aromatização e isomerização. A diferença é que o esqueleto carbônico básico é conservado. III. Em betumes imaturos e óleos de maturidade muito baixa, formas insaturadas e funcionalizadas podem estar presentes. IV. A distribuição dos biomarcadores pode fornecer dados para distinguir rochas geradoras depositadas em diferentes ambientes e óleos gerados a partir delas., bem como nível de biodegradação, maturação, ambiente deposicional e correlação óleo-óleo e óleo-rocha geradora e migração.
Está correto o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) I, II, III e IV.
  • d) II e IV, apenas.
  • e) IV, apenas.
#238008
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Geologia do Petróleo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A perfilagem geofísica é um método de investigação indireta utilizado para gerar perfis, que pode ser aplicado em poços de petróleo, poços tubulares, poços de monitoramento, furos de sondagens na mineração e sondagens geotécnicas. Consiste no emprego de sondas que descem dentro do poço ou furos de sondagens, registrando propriedades dos maciços rochosos em função da profundidade, cujos dados são armazenados em arquivos digitais. Sobre objetivos, resultados, técnicas e equipamentos de perfilagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) A perfilagem geofísica fornece alta resolução vertical e caracterização das propriedades físicas dos materiais geológicos investigados, permitindo a estimativa de parâmetros petrofîsicos. Entretanto, as informações são limitadas às vizinhanças das paredes dos furos.
  • b) O objetivo da perfilagem ótica em poços tubulares, surgentes ou não, é visualizar as características internas, permitindo observar suas condições de funcionalidade, conservação e problemas construtivos à contaminação de águas subterrâneas, subsidiando a tomada de decisão nos serviços de manutenção e recuperação de poços, além de possibilitar a elaboração do perfil construtivo do poço, documento necessário para a obtenção de outorga de uso.
  • c) Estudos de perfilagem geofísica em poços tubulares revestidos não permitem o contato direto da sonda com as unidades atravessadas pelo poço. Entretanto, as sondas que utilizam o princípio da indução eletromagnética (IL-Induction Log) ou de radiação gama (GN- Gamma Natural) podem ser utilizadas.
  • d) O televisiamento de sondagens, que consiste na obtenção de imagens 360º das paredes dos furos, permite a caracterização e classificação geológico-geotécnica de maciços, para identificação de condicionantes geológicos associados à estabilidade de escavações e estruturas subterrâneas.
  • e) As sondagens em pesquisa mineral são executadas, preferencialmente, perpendiculares às estruturas geológicas. Entretanto, essas sondagens são desviadas de suas trajetórias pelas anisotropias de caráter geológico/estrutural do maciço rochoso (características geomecânicas), erros operacionais, falta de manutenção do equipamento de perfuração e desgaste diferencial de bits. Para determinar a real trajetória do furo executado, atualmente faz-se a perfilagem pelo equipamento denominado Tropari.
#238009
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Geologia do Petróleo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei nº 1.425, com o objetivo de criar um marco legal para a exploração da atividade de armazenamento permanente de dióxido de carbono de interesse público em reservatórios geológicos ou temporários, e seu posterior reaproveitamento.
Sobre captura, armazenamento e utilização do dióxido de carbono (CCUS), analise as afirmativas a seguir.
I. A implementação das atividades que formam a cadeia de CCUS requer a edição de um marco regulatório específico para o seu desenvolvimento no Brasil, especialmente no que se refere à etapa de armazenamento de CO2, uma vez que esta etapa da cadeia inaugura novos usos para o subsolo brasileiro, que podem representar custos e riscos econômicos para o operador.
II. O processo se inicia com a separação e captura do CO2 de misturas gasosas, principalmente de fontes industriais altamente emissoras e de plantas de geração de energia elétrica. As plantas produtoras de biocombustíveis não se configuram como altamente emissoras de CO2 e não são consideradas no processo.
III. O CO2 capturado é comprimido e transportado até o local em que será realizado o armazenamento. Ele será injetado no subsolo, em grandes profundidades, para ser armazenado em formações rochosas – como reservatórios de petróleo e gás depletados, camadas profundas de carvão ou aquíferos salinos profundos.
Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I, II e III.
  • d) II, apenas.
  • e) I e III, apenas.