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Simulado Geografia Cultural | CONCURSO

Simulado Geografia Cultural

Simulado Geografia Cultural

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Este Simulado Geografia Cultural foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Geografia Cultural
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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#219349
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(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa correta acerca da paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”:

  • a) A paisagem cultural não apresenta alteração ao longo do tempo.
  • b) A paisagem cultural é constituída apenas por elementos culturais, que são aqueles construídos (criados) ou modificados pela ação do ser humano. A paisagem cultural é, por conta disso, estática.
  • c) A paisagem cultural é resultado da interação dos seres humanos com o seu ambiente natural, e é através delas que podemos perceber as diferentes formas com que a sociedade se relaciona com a natureza.
  • d) A paisagem cultural é aquela formada por elementos da natureza, os quais sofreram pouca ou nenhuma interferência da ação humana.
#219350
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(1,0) 2 - 

Leia o texto a seguir.

O território Kalunga é, antes de tudo, uma convivialidade, uma espécie de relação social, política e simbólica que liga o homem a sua terra e, ao mesmo tempo, constrói sua identidade cultural. Também é modo como criam uma identidade e “enraízam-se” no território.

ALMEIDA, M. G. Territórios De Quilombolas: pelos vãos e serras dos Kalunga de Goiás - patrimônio e biodiversidade de sujeitos do Cerrado. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 10, p. 36-63, abr/2010.

Na perspectiva do texto, a institucionalização do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga justificou-se pela formação territorial de um povo cuja cultura se forma a partir

  • a) das relações interpessoais.
  • b) dos vínculos familiares.
  • c) do passado histórico.
  • d) do espaço habitado.
#219351
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(1,0) 3 - 

Sobre a Territorialização, analise as afirmativas abaixo.

I. A Territorialização deve ser realizada de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem aquele espaço e estão, portanto, adstritos a ele.
II. Considera-se Território a unidade geográfica única, de construção descentralizada do Sistema Único de Saúde (SUS) na execução das ações estratégicas destinadas à vigilância, promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.
III. Os Territórios são destinados para dinamizar a ação em saúde pública, o estudo social, econômico, epidemiológico, assistencial, cultural e identitário, possibilitando uma ampla visão de cada unidade geográfica e subsidiando a atuação na Atenção Básica, de forma que atendam a necessidade da população adscrita e ou as populações específicas.


IV. População Adscrita é a população que está presente no território da Unidade Básica de Saúde (UBS), de forma a estimular o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado e com o objetivo de ser referência para o seu cuidado.


Estão corretas as afirmativas:

  • a) II, III e IV apenas
  • b) II e IV apenas
  • c) I, II e III apenas
  • d) I, II, III e IV
#219352
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(1,0) 4 - 

Nos estudos atuais, defendemos a ideia da criança sujeito que se produz dentro de realidades, por isso, afeta e é afetada pelo contexto no qual interage. Em contrapartida, negamos a infância universal e padronizante. Concebemos a diversidade no campo da infância como espaço de construções e interações relacionadas à cultura e ao lugar no qual a identidade das crianças se constitui e se encontra em permanente devir. Conclamamos uma infância inter/multicultural nas dimensões política, econômica, cultural, geográfica e social.

(GONÇALVES, 2017, p. 24)

Acerca da concepção da infância e da desigualdade educacional:

  • a) A riqueza de experiências e as possibilidades de construções e interações vivenciadas na escola se perdem diante da exposição das crianças a situações de vulnerabilidade social.
  • b) A infância, como uma etapa do desenvolvimento do sujeito, não existe para muitas crianças, no Brasil, uma vez que as desigualdades sociais e a vulnerabilidade a que estão expostas não lhes permitem ter infância.
  • c) Dada a diversidade de experiências a que as crianças estão expostas, não é possível definir uma proposta curricular que atenda à complexidade que o campo da infância apresenta.
  • d) Uma concepção dialética de infância não se sustenta em uma definição universal e padronizante, mas sim na dinâmica de relações sociais, em que as interações modificam o contexto, ao mesmo tempo em que o contexto as afeta.
#219353
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(1,0) 5 - 

Leia o texto a seguir: “[...] aquilo que os seres humanos têm em comum é sua capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, línguas, modos de conhecimento, instituições, jogos profundamente diversos; pois se há algo natural nessa espécie particular que é a espécie humana, é sua aptidão à variação cultural” (LAPLANTINE, 2003). Sobre a capacidade de aprendizado da cultura, analise as assertivas abaixo:
I. Os padrões endócrinos tornaram os humanos propícios a construir famílias matrilineares.
II. As diferenças geográficas influenciam a produção de variações culturais.
III. Meninos e meninas agem de modos diferentes devido às suas formas de socialização, não por determinação hormonal.
Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas III.
  • c) Apenas I e II.
  • d) Apenas II e III.
#219354
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(1,0) 6 - 

Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países. A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhassem de características em comum. Desta forma, nasce a ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está interligado. O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas. Costumes, tradições, comidas e produtos típicos de determinada localidade passam a estar presentes em outros lugares totalmente diferentes. Isso acontece graças à troca e liberdade de informações que a globalização pode proporcionar. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista em que foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
(https://www.significados.com.b...)
A globalização promoveu, portanto, diversos impactos na organização do espaço geográfico mundial, não sendo correto afirmar acerca desse fenômeno:

  • a) Seus principais agentes são as empresas multinacionais e as organizações internacionais.
  • b) Baseia-se na política econômica do neoliberalismo e na abertura da economia para o comércio exterior.
  • c) Permitiu que o comércio internacional se tornasse mais competitivo, facilitando a expansão das áreas de influência das pequenas empresas.
  • d) Favoreceu a formação de blocos econômicos.
#219355
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(1,0) 7 - 

Considerando-se o Sistema de Informação em Saúde, associe corretamente as principais categorias de informação que devem estar ao alcance das gerências das três esferas de gestão às suas respectivas características.

CATEGORIAS
1 - Morbidade 2 - Eventos vitais 3 - Avaliação hospitalar 4 - Produção dos serviços 5 - Classificação Internacional de Doenças 6 - Demográfica/econômico-social e cultural

CARACTERÍSTICAS
( ) Indica a percentagem da ocupação, mortalidade hospitalar, necropsia hospitalar, infecção hospitalar e outros.
( ) Faz o registro de nascimentos vivos, nascimentos mortos, óbitos e outros, fornecendo dados para a elaboração de indicadores de mortalidade, morbidade, vida média ou esperança de vida e cobertura das ações.
( ) Permite conhecer a estrutura de uma população em determinada área geográfica, por sexo, idade, estado civil, religião, nacionalidades e outras características sociais, econômicas e culturais, constituindo as “pirâmides de população”.
( ) Agrupa as doenças ou eventos segundo as características semelhantes apresentadas, criando a nomeclatura de doenças e sua classificação e fornecendo a padronização e a universalização do diagnóstico, os códigos das doenças para os fins clínicos, epidemiológicos e de processamento das informações.
( ) Fornece dados sobre a quantidade de consultas produzidas por idade, sexo, tipos de procedimento e outras variáveis de interesse, permitindo a construção de indicadores de cobertura populacional e utilização dos serviços, concentração das atividades por paciente, produtividade, dentre outros.
( ) Permite o registro de doenças por sexo, idade, procedimentos médicos, raça, nacionalidade, procedência e outras variáveis de interesse clínico, epidemiológico, social, econômico e cultural, fornecendo dados para o controle das doenças, para a investigação de etiologia e patogenia e da relação com fatores econômicos, sociais e culturais e para a investigação de eficácia das medidas preventivas e terapêuticas.

A sequência correta dessa associação é

  • a) 4, 6, 2, 1, 3, 5.
  • b) 1, 5, 2, 4, 3, 6.
  • c) 4, 5, 1, 2, 6, 3.
  • d) 3, 2, 6, 5, 4, 1.
#219356
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(1,0) 8 - 

A Portaria do Ministério da Saúde que regulamenta a Política Nacional de Atenção Básica no Brasil apresenta as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo essa Portaria, analise as afirmações a seguir:
I - Elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, a partir da realização de estratificação de risco. II - Trabalhar com adscrição de indivíduos e famílias em base geográfica definida e cadastrar todas as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informação vigente. III - Realizar a análise da situação de saúde, com apoio da equipe, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, e priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local. IV - Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantindo o sigilo ético. V - Realizar diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território em que atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe. VI - Informar os usuários sobre as datas e horários de consultas e exames agendados.
É correto o que se afirma em:

  • a) II, III e V, apenas.
  • b) I, IV e VI, apenas.
  • c) I, II, III, IV, V e VI.
  • d) II, III, IV, V e VI, apenas.
#219357
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(1,0) 9 - 

TEXTO 5

Centenário da Semana de Arte Moderna

Há cem anos, acontecia a Semana de Arte Moderna e o Brasil discute agora sua relevância, seus desdobramentos e seu legado. Nessa vertente, o MAM Rio anuncia a exposição “Nakoada” (com curadoria de Denilson Baniwa e Beatriz Lemos) que pretende apresentar pontos de partida alternativos para pensar o que poderia ser uma produção artística que se engaja com alguns dos ideais modernos, mas que escapa de suas armadilhas.

“A mostra pretende somar às atuais discussões que visam a leitura histórica dos discursos de legitimação e centralidade de um ideal modernista no país, cuja construção insiste na invisibilidade de pessoas, criações e narrativas localizadas fora dos grandes centros e originárias de outras visões de mundo”, afirma Beatriz Lemos, curadora adjunta do MAM Rio. “Buscamos, por um lado, evidenciar os mecanismos de estratificação cultural exercidos pelos eixos geográficos de poder, e, ao mesmo tempo, afirmar a existência de outras experimentações e criações ocorridas no mesmo período ou até mesmo muito antes do inventado marco moderno, em temporalidades que escapam à história linear das vanguardas.

Um dos principais nomes da arte indígena contemporânea e do campo de suas articulações por meio da arte e da comunicação, Denilson Baniwa, co-curador de “Nakoada”, procura em sua pesquisa evidenciar algumas das contradições que balizam o percurso das histórias da arte, especialmente o do modernismo brasileiro e de sua dívida às cosmologias indígenas

Nakoada é parte do conjunto de éticas de guerra Baniwa. Em seu vasto campo de significados, Nakoada seria o estudo e profundo entendimento de outra cultura para exercer a habilidade de capturar conhecimentos não-indígenas e construir narrativas que sejam radicais na continuidade da vida e dos saberes indígenas. “Em outras palavras, uma contra-antropofagia ou re-antropofagia”, explica Beatriz Lemos. [...] Disponível em:

Disponível em: https://mam.rio. Acesso em 24 set. 2022. Modificado.

Assinale a alternativa em que o fragmento do texto apresenta uma contradição ao conceito de Modernismo.

  • a) “invisibilidade de pessoas, criações e narrativas localizadas fora dos grandes centros e originárias de outras visões de mundo”
  • b) “o estudo e profundo entendimento de outra cultura para exercer a habilidade de capturar conhecimentos não-indígenas”
  • c) “principais nomes da arte indígena contemporânea e do campo de suas articulações por meio da arte e da comunicação”
  • d) “afirmar a existência de outras experimentações e criações ocorridas no mesmo período ou até mesmo muito antes do inventado marco moderno”
#219358
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(1,0) 10 - 

Planejando uma sequência didática para uma turma de 1° ano do Ensino Médio Integrado ao técnico em Meio Ambiente, a professora de artes visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, usa como referência a proposta de plano de aula disponível no site da enciclopédia do Itaú Cultural, intitulada “Uma Arte Além da Arte: Frans Krajcberg e as Ciências”.
Apresentação: Partindo da trajetória de Frans Krajcberg, apresentaremos, nesta sequência de atividades, como a relação entre os conhecimentos e experiências pessoais podem estimular a pesquisa, a reflexão e a criação artística. Ao estudar a poética de Frans Krajcberg, a escolha dos materiais e as simbologias de sua produção, a turma terá a oportunidade de expandir conhecimentos para além da arte contemporânea.
Objetivos: Conhecer a biografia do artista Frans Krajcberg; Relacionar as disciplinas da base curricular com o processo de criação artística; Desenvolver um trabalho de pesquisa; produzir esculturas inspiradas nas obras do artista; Fabricar tintas com pigmentos naturais.
Áreas do conhecimento abordadas: Artes visuais, geografia, história, língua portuguesa, biologia, química e física.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a referida proposta didático-pedagógica, avalie as habilidades abaixo que melhor contemplam as competências específicas a serem aprofundadas na área de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio.

1. Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos. (EM13LGG101).
2. Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais). (EM13LGG203).
3. Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EM13LGG402).
4. Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. (EM13LGG301).
5. Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. (EM13LGG704).

Marque a alternativa CORRETA que descreve as habilidades de acordo com o exposto na BNCC:

  • a) 3, 4 e 5, apenas.
  • b) 1, 2 e 4, apenas.
  • c) 1, 2, 3, 4 e 5.
  • d) 1, 3 e 5, apenas.